terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Ótima em "Fuzuê", Giovana Cordeiro estava pronta para protagonizar uma novela

 O sonho de quase todo ator é ter um protagonista para chamar de seu, ao menos uma vez na carreira. Ainda que muitos neguem, é uma ambição natural. Porém, não são poucas as vezes em que um intérprete é colocado para protagonizar uma produção e demonstra despreparo com a trama no ar. Felizmente, não é o caso de "Fuzuê", que está a menos de duas semanas de seu fim. Gustavo Reiz acertou na escolha de Giovana Cordeiro para viver a mocinha de seu primeiro folhetim das sete da Globo. 


O autor também é feliz na composição da personagem. Luna não é ingênua, nem idiota e muito menos passiva. É uma mulher que sabe o que quer e não pensa duas vezes antes de ir atrás de seus objetivos. Assim foi a saga em busca de sua mãe, Maria Navalha (Olívia Araújo), onde a protagonista não mediu esforços até achar pistas concretas sobre o seu paradeiro. A procura durou o primeiro mês de novela porque assim que achou a carta da então desaparecida constatou que ela na verdade fugiu atrás do famigerado tesouro cobiçado por Preciosa (Marina Ruy Barbosa). 

Giovana está muito segura no papel e empresta seu carisma e sua beleza à personagem. A mocinha era uma das poucas figuras da trama que tinha algumas cenas dramáticas nos meses iniciais, época em que o enredo em quase sua totalidade se resumia a um festival de pastelão ou sequências farsescas.

Depois, com as várias mudanças no roteiro por conta de baixa audiência, o drama passou a dominar a narrativa, mas em nada afetou a trajetória da protagonista, que já era sólida.

A atriz tem boas cenas ao lado da grande Olívia Araújo e repetem a parceria bonita que fizeram durante uma breve participação de Olívia em "Mar do Sertão" ano passado. Já os embates entre Luna e Preciosa destacam Giovana e Marina, que protagonizam sequências atrativas em meio a um enredo monotemático e cansativo. A intérprete também teve química com Nicolas Prattes, mas é uma pena que o casal não tenha sobressaído por conta da ausência de história. Os personagens se apaixonaram subitamente no primeiro capítulo e ficaram juntos logo na primeira semana, o que prejudica o interesse por qualquer par de mocinhos na teledramaturgia, ainda mais quando não há conflitos entre eles. 

A estreia de Giovana Cordeiro na televisão foi em "Rock Story", de 2016, onde também contracenou com Nicolas Prattes. Era uma personagem pequena. Em 2017, esteve em duas produções: na minissérie "Dois Irmãos" e no sucesso "O Outro Lado do Paraíso", onde viveu Cleo, neta de uma das melhores personagens da trama de Walcyr Carrasco: Mercedes, vivida por Fernanda Montenegro. Em 2019, brilhou como Moana em "Verão 90". Já em 2022 participou apenas do primeiro capítulo do remake de "Pantanal", onde interpretou a prostituta Generosa. Mas foi em 2022 que ganhou sua melhor oportunidade na carreira na já citada "Mar do Sertão", onde roubou a cena na pele da arrebatadora Xaviera. Inicialmente apresentada como uma vilã interesseira, a personagem foi se regenerando até praticamente virar uma quase mocinha da história de Mário Teixeira. Ali ficou claro que merecia uma protagonista. 

E de fato Giovana Cordeiro estava para protagonizar uma novela. A atriz declarou em várias entrevistas que tinha se preparado para a Luna de "Fuzuê" e sabia que o momento chegaria. Chegou e soube aproveitar muito bem. 

14 comentários:

Anônimo disse...

Giovana Cordeiro, assim como muitos intérpretes da sua geração, vem construindo uma sólida carreira na televisão. Merecia há tempos ser agraciada com uma protagonista, e defende Luna como pode em uma novela que tinha potencial para bem mais, como é o caso de "Fuzuê".

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Mais uma vez concordo plenamente, Guilherme!!!

Pedrita disse...

realmente ela é linda e talentosa. e que honra a personagem ser filha de olívia araújo e leopoldo pacheco. beijos, pedrita

Fá menor disse...

É preciso dom e amor ao que se faz.

Citu disse...

Genial . Te mando un beso.

Marly disse...

Fui lendo o post e pensando: o novo sempre vem! rsrs. Está surgindo uma nova geração de atores talentosos, e esta linda Geovana Cordeiro está entre eles.

Anônimo disse...

Acho a Giovana otima, pena que essa novela não rolou, essa insistencia do autor na busca do tesouro atrapalhou demais a novela, tudo girava ao re, dor disso, quando tu achava que o plot to tesouro iria se resolver, vinha mais... de qualquer maneira, a Giovana segurou muito bem a personagem, assim como fez com a Xaviera... Tava pensando, a Giovana bem que daria uma ótima Maria de Fátima em Vale Tudo, já que ao que parece vão apostar numa Raquel negra, a Giovana seria uma boa escolha.

Anônimo disse...

Meu comentario não tem relação alguma com a postagem, mas vi a sugestão da Giovana como Maria de Fatima e SIM!!! Aproveitando o embalo, a Lucinha Lins iria servir muito como Odete e sairia das escolhas obvias.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Sim, Fá.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Citu.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, Marly.

Sérgio Santos disse...

Seria uma boa, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Gostei, anonimo.