quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Núcleo de Helena é o que sustenta "Elas por Elas"

 O remake de "Elas por Elas" está a cerca de dois meses de seu fim. A produção baseada na obra original de Cassiano Gabus Mendes, exibida em 1982, e adaptada por Alessandro Marson e Thereza Falcão, tem sete protagonistas, mas ao longo dos meses foi ficando evidente que a novela era sustentada pelos dramas do núcleo de Helena, interpretada com brilhantismo por Isabel Teixeira. 


As outras seis protagonistas até têm conflitos e dramas, mas poucos se mostram realmente convidativos. Já todos os conflitos em cima da família Aranha são dignos de um dramalhão e vêm rendendo bons desdobramentos. Todos os personagens do núcleo enfrentam atualmente um momento caótico, fruto de reviravoltas que explodiram no centésimo capítulo. Vale lembrar que agora o público está acompanhando uma obra inédita porque a trama de 1982 chegou ao fim logo depois que o mistério envolvendo a troca de bebês foi revelado, o que causou uma solução rasa para os dramas na época. 

Na obra original, Helena nem pode ser considerada uma vilã de fato. Havia muito mais sutileza em tudo. Agora as tintas são bem mais carregadas e em todos os personagens integrantes da família. Cassiano criou uma troca de bebês na maternidade promovida por Sérgio (antes Mário Lago e agora Marcos Caruso), já que o dono da empresa queria um sucessor e não uma sucessora.

Mas há 41 anos não existia ultrassom, portanto, a situação era cabível diante da troca de Ísis e Giovani (Filipe Bragança).O filho de Helena na verdade era de Adriana (Thalita Carauta), enquanto a filha de Adriana era de Helena. Os autores conseguiram criar um contexto em que Sérgio é o pai de Ísis em virtude de uma única relação no passado. Ao invés de serem mãe e filha, agora as inimigas mortais são irmãs, o que também é algo benéfico dramaturgicamente. 

E a revelação do laço sanguíneo entre Helena e Ísis promete render o melhor embate da história. Mas o melhor é que várias outras situações de intensa carga dramática já foram expostas e movimentaram o núcleo, como o 'plot' de Giovani não ser o filho biológico da empresária com Jonas (Mateus Solano). A verdade provocou o término do namoro do rapaz com Ísis, que descobriu semana retrasada uma gravidez. Mas vale citar ainda o golpe de Danilo (Erom Cordeiro), que fugiu com dez milhões de dólares da empresa da ricaça e deu dois tiros em Jonas durante uma perseguição, o que causou uma paraplegia no personagem. 

 Já na semana passada uma outra virada aconteceu porque Miriam (Paula Cohen) tinha guardado o segredo a respeito da sobrevivência do bebê dado como morto no dia do parto de Helena. Como a criança acabou se recuperando, a então enfermeira fingiu a morte para que o acordo financeiro com Sérgio não fosse desfeito. A vilã ficou com o menino e o criou como tia. O tal herdeiro é Marcos, filho do irmão de Natália (Mariana Santos), que morreu caindo de um penhasco ---- e o responsável por sua morte só será revelado na reta final ou no último capítulo. O rapaz mau-caráter é filho de uma transa de Helena com Bruno. Miriam nunca soube que seu 'sobrinho' era o filho biológico de Helena, mas descobriu quando o reencontrou com o intuito de chantagear Sérgio. E foi exatamente isso que a interesseira fez. Contou ao vilão que seu neto de sangue está vivo e exigiu casar com o ricaço para não  ocasionar mais um estrago na família. 

Porém, a chantagem da vilã em breve mudará porque Marcos e Giovani descobriram no capítulo desta quinta-feira que eles foram os bebês trocados na maternidade e o rapaz já inicia um embate com Helena, o que deixa a vilã em uma situação ainda pior porque a desmascara de vez para Jonas, que não é o pai de Marcos. Ou seja, um novo arco dramático se inicia e agora Miriam descobrirá que Sérgio é o pai de Ísis. Uma verdadeira avalanche de descobertas e contra-ataques. 

Todos os acontecimentos citados vêm sustentando o folhetim e beneficiando os atores envolvidos. Marcos Caruso e Paula Cohen estão fazendo uma grande parceria através do embate entre os vilões, enquanto Isabel Teixeira domina a cena com uma personagem que está se encaminhando para um futuro desequilíbrio mental. O núcleo ainda tem a vilania de Cris, defendida com talento por Valentina Herszage, e a sofrência de Giovani e Ísis separados, o casal que destacou desde o início Filipe Bragança e Rayssa Bratillieri. Não há dúvidas que é o melhor de "Elas por Elas". 

22 comentários:

Andie disse...

Helena de 1982 tinha uma certa sutileza, mas ela armou para que a Miriam (Ísis) fosse acusada de roubo!

Marly disse...

Não sou do tipo que fala: nossa, isso parece uma novela mexicana, rsrs. Porque sei que a vida tem muito de novela mexicana e muitas vezes supera essas, no que diz respeito a vidas intricadas, cheias de problemas inusitados.
Isabel Teixeira realmente tem feito a vilã Helena com brilhantismo.

Beijão

Anônimo disse...

Sem dúvidas, os acontecimentos relativos à família Aranha são a maior riqueza dramatúrgica do reboot de "Elas Por Elas", mesmo com o esforço de Thereza Falcão e Alessandro Marson para tornar os conflitos e dramas dos demais núcleos tão cativantes quanto o dos membros dessa família.

Guilherme

Anônimo disse...

Esse núcleo da Helena daria muito certo até mesmo em uma novela das 9 horas. Funcionaria perfeitamente tanto o quanto nesse horário das 6 horas. Estou errado?

Anônimo disse...

Desculpa corrigir você, mas no texto afirma que Miriam nunca soube que Marcos era filho de Helena, mas descobriu quando o reencontrou. Na verdade ela nunca soube que ele era filho de Bruno. Foi isso que ela descobriu quando reencontrou ele. E esse núcleo é mesmo o melhor de longe. As outras histórias das outras protagonistas não são muito interessantes o quanto a central e também andam em círculos, vide a trama de Renée. Quem ainda aguenta a insuportável Márcia levando sempre a melhor? Até a filha já caiu na manipulação dessa cretina detestável. Agora talvez o Tony também embarque, o que nem tem nexo. A Carol também desperdiçou tempo se envolvendo com Marcos. Natália é interessante, mas também não sai do lugar, coitada. Só agora está melhor aproveitada contratando os serviços do Mário. A Lara talvez seja a única que desperte um mínimo interesse porque tem uma trama onde precisa vencer um inimigo vilão. Mas foi enganada por muito tempo por ele. Adriana também está ligada a trama central, mas Taís só tem alguns momentos porque sua história não é muito consistente. Esse ciúmes do marido é muito forçado. Só tem a trama central mesmo e o relacionamento da Lara da com o Mário de empolgantes, porque o resto cansa. Concordo com o seu texto e gostei muito de ler.

Anônimo disse...

A novela está cada vez melhor! Sem dúvida o núcleo da família Aranha entrega os melhores conflitos e desdobramentos. Os atores seguram muito bem as cenas, entregando excelentes performances!
Mérito dos autores são os personagens bem construídos, todos tem justificativas plausíveis pra fazer o que fazem, dos erros a acertos, figuras q já amamos e odiamos a depender do momento da trama.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Um dos poucos destaques positivos do remake é o ator Filipe Bragança que aproveitou bem a oportunidade. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Lulu on the sky disse...

Sérgio,
Não acompanho essa novela por isso não tenho como opinar no seu post de hoje.
big beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Minha mãe assiste. Vou mostrar essa sua publicação pra ela. Bju

A Casa Madeira disse...

Recriei os personagens na minha cabeça.
janicce.

Adriana Helena disse...

Oi Sérgio, parece ser uma ótima novela, mas não estou acompanhando ...
Entretanto sei que a atriz Isabel Teixeira, revelada em Pantanal, dá um show de interpretação.
Os olhos dela falam, é algo incrível!!
Valeu amigo, excelente resenha!!
Tenha uma semana maravilhosa!

Sérgio Santos disse...

Verdade, Andie.

Sérgio Santos disse...

Fato, Marly!

Sérgio Santos disse...

São mt, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Está certo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nao se desculpe, anonimo. Corrija mesmo e é verdade. Concordo com seu comentário.

Sérgio Santos disse...

É isso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ro.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Janicce.

Sérgio Santos disse...

Isabel é incrivel, Dri. bjs