segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Gloria Pires: dose tripla de talento

 A atual novela das nove está em sua última semana de exibição. "Terra e Paixão" foi um sucesso de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes e um dos acertos da trama foi o destaque dado a Gloria Pires na pele da vilã Irene. Mas o público tem o privilégio de vê-la em dose tripla na Globo graças a duas reprises de outros trabalhos bem-sucedidos da veterana: "Mulheres de Areia" e "Paraíso Tropical". O melhor é que são três papeis totalmente distintos, o que destaca ainda mais o talento da intérprete. 


O momento de, com o perdão do trocadilho irresistível, maior glória da carreira da atriz foi em 1993 com o remake de "Mulheres de Areia". A reprise vem fazendo sucesso no início das tardes da Globo, o que comprova a potência da história da saudosa Ivani Ribeiro. As gêmeas Ruth e Raquel foram um divisor de águas na carreira de Gloria Pires. A mocinha ingênua e a vilã cínica foram interpretadas com tanto brilhantismo que viraram referência em todas as produções posteriores que abordaram o clichê de irmãos gêmeos. A intérprete esteve tão bem que conseguiu demonstrar sem maiores dificuldades quando uma irmã fingia se passar pela outra, o que não deixa de ser uma interpretação dentro da intepretação. 

Já em "Terra e Paixão" é um privilégio ver Gloria vivendo um dos papeis de maior destaque da novela e repetindo pela quinta vez a parceria bem-sucedida com Tony Ramos. E a novidade é ver a dupla representando um casal de vilões assassinos.

A atriz dominou a cena logo no começo, mas ao longo dos meses foi ganhando cada vez mais importância e ficando ainda mais à vontade. Irene começou como uma vilã mais contida e aos poucos foi soltando suas garras até se firmar como uma mulher mergulhada na racionalidade depois da morte de seu filho predileto, provocada por ela mesma em uma armadilha cruel do destino. 

Embora tenha sempre a frieza e o pragmatismo como características, a personagem vem perdendo a sanidade na reta final depois que seu segredo foi exposto a Antônio, que resultou em mais uma expulsão de casa. Sem rumo, Irene pensa mais em Danielzinho e o sequestra, mesmo sabendo que o menino não é filho de Daniel (Jhonny Massaro). É um desdobramento crível para uma poderosa mulher que está a cada instante mais encurralada. Uma vilã que teve várias fases e em todas a atriz correspondeu em cena, o que honrou a importância da personagem que tem um dos finais mais aguardados.

E "Paraíso Tropical" começou a ser reprisada recentemente no "Vale a Pena Ver de Novo". Neste início, Lúcia não tem muita relevância. Até causa a falsa sensação de uma desvalorização da atriz. Mas não é o caso. A personagem vai crescendo ao longo dos meses até virar uma das mais importantes por conta do seu relacionamento com Antenor Cavalcante, interpretado por Tony Ramos. É a única mulher que enfrenta o poderoso empresário e com isso o deixa perdidamente apaixonado, a ponto de deixar no passado sua conduta lastimável de traições em todos os relacionamentos. A química de Gloria e Tony mais uma vez deu certo e o casal caiu nas graças do público na época. E as cenas da intérprete com Débora Duarte e Reginaldo Faria, que vivem os pais de Lúcia, aquecem o coração. A cumplicidade familiar é transmitida de forma natural. 

Gloria Pires não é uma atriz de emendar vários trabalhos na televisão porque seus papeis costumam marcar e há a necessidade de uma pausa maior. Por isso é tão atípico vê-la em três novelas ao mesmo tempo na maior emissora do país. E são três trabalhos que despertaram o carinho da atriz que não tem uma legião de fãs por acaso. 

10 comentários:

Adriana Helena disse...

Sérgio, é só falar em Glória Pires que eu venho correndo ler a sua incrível matéria!
Que atriz maravilhosa, que interpretação dessa malvada em Terra e Paixão!
E mesmo sendo tão cruel e perversa, passa sensação da serenidade em pessoa...rsrs
Nas demais novelas também está incrível!! Vale a pena recordar esse talento triplo, ou quádruplo, já que interpretação as gêmeas. A música da abertura da novela Mulheres de Areia passa uma sensação tão boa, do tempo em que eu era feliz, mas não sabia...rsrsr
Fica bem amigo, beijos e uma linda semana!!

Anônimo disse...

Em todos esses anos como contratada da Globo, Gloria Pires viveu uma ou outra personagem de destaque em novelas e minisséries. Sempre há telespectadores dispostos a comprovar o talento da intérprete.

Guilherme

Jovem Jornalista disse...

Uma verdadeira atriz.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Marly disse...

Olha, lendo o texto, eu fico pensando na combinação de talento, oportunidade e trabalhos bem executados, que é tipo o resumo da vida dessa artista.
E o melhor de tudo é que ela parece gostar muito do que faz, apesar de ter sido quase que ' empurrada', ainda criança, para dentro desse meio.

Beijão

Lulu on the sky disse...

Adoro a Glória Pires desde que ela fez a Maria de Fátima em Vale Tudo e de lá pra cá a gente pode acompanhar a versatilidade dela em vários papeis. Adoro as gêmeas Ruth e Raquel. Não acompanhei Paraísto Tropical e nem Terra Paixão, porem adorei a parceria dela no cinema com o Tony em Se Fosse Você e também na novela Belíssima, em que ele fazia um grego.

Big Beijos
www.luluonthesky.com

Sérgio Santos disse...

Te entendo, Dri. kkkk

Sérgio Santos disse...

Sempre sempre, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Atriz, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Resumiu mt bem, Marly!

Sérgio Santos disse...

É isso, Lulu.