terça-feira, 12 de outubro de 2021

Helena Rizzo foi uma escolha certeira para o "Masterchef BR"

 A versão nacional do "Masterchef" estreou na Band em 2014 e desde então virou um dos principais programas da emissora. É verdade que a audiência caiu muito ao longo dos anos e a repercussão já não chega nem perto do que era, mas ainda é um formato consagrado e bem aceito pelo público. Um dos maiores êxitos do formato era o trio de jurados. Mas Paola Carosella, justamente a integrante mais querida, pediu para sair do reality em janeiro deste ano. Uma situação que tinha tudo para afundar a competição de vez. No entanto, a Band conseguiu se sair muito bem da difícil situação com a entrada de Helena Rizzo.

 A substituta de Paola tinha que ser certeira. Não havia possibilidade para qualquer erro. A chef argentina estava no formato desde o início e tinha um entrosamento perfeito com Erick Jacquin e Henrique Fogaça. Era a que mais provocava medo e ao mesmo tempo admiração nos competidores. Como colocar outra pessoa do mesmo 'nível'? Afinal, além de competente e rígida nas análises, havia a necessidade de colocar alguém tão carismática quanto ela. Nem todo profissional se sai bem diante das câmeras, por melhor que seja. Trabalhar na televisão exige uma troca com a câmera que muitas vezes não se aprende. 

E Helena Rizzo se mostrou uma ótima escolha logo no primeiro programa da oitava temporada. Claro que havia o natural nervosismo, mas nada que tenha atrapalhado. Por incrível que pareça nem deu para sentir tanta falta de Paola. A chef conseguiu imprimir sua identidade com naturalidade e foi possível observar seu estilo durante sua inicial participação. Em nenhum momento tentou copiar o jeito da colega ou criou algum tipo de personagem. Já ao longo das semanas foi se soltando cada vez mais e atualmente parece estar no reality culinário desde a primeira temporada. 

Simpática e levemente tímida, a nova integrante do trio demonstra delicadeza com os competidores, ao mesmo tempo que expõe um certo mistério na hora que observa o desempenho de cada participante. Também se mostra solícita na hora de dar algumas dicas, enquanto não poupa críticas quando desgosta de algum prato. Todavia, raramente tira o sorriso do rosto. E não demorou para demonstrar um bom entrosamento com Fogaça e Jacquin. As brincadeiras entre eles não soam forçadas ou artificiais. 

Helena Rizzo Bins tem 42 anos, é gaúcha, de Porto Alegre, e não é marinheira de primeira viagem na televisão. Foi jurada do "The Taste Brasil", extinta disputa de cozinheiros profissionais, exibida no canal pago GNT entre 2017 e 2019. Ainda participou de uma disputa internacional em Los Angeles, em 2018: o "The Final Table". Até chegar ao patamar atual, teve um longa estrada. Fez apenas um semestre do curso de arquitetura, na PUC-RS, e depois virou modelo fotográfica. Trabalhava como garçonete no tempo livre e foi se encantando com o mundo da gastronomia. A profissionalização começou quando surgiu um estágio no restaurante Roanne, no Jardim Paulistano. Aos poucos, foi passando por vários restaurantes, incluindo muitos fora do Brasil. Até virar a respeitada chef que é hoje. 

O "Masterchef Br" segue com muitas qualidades, apesar do desgaste. E a entrada de Helena Rizzo renovou um pouco o fôlego do formato. Uma cara nova, ainda que Paola seja eternamente lembrada. A produção do programa conseguiu transformar uma complicada substituição em uma deliciosa surpresa. 

19 comentários:

Heitor disse...

Assino embaixo!

Anônimo disse...

Acho melhor que a Paola, desculpa.

Isa Sá disse...

Em Portugal também deve estar a começar outra temporada.

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Maria Lucia (Centelha) disse...

Esse é dos programas de TV, em especial a Band, que gostei muito. Pena que começa tarde e termina mais tarde,ainda, pra quem madruga como eu, para o trabalho.
Excelente postagem , Sérgio.
💋 beijo.

Jovem Jornalista disse...

No início eu achei que ela quis copiar a Paola Carosela, mas não sei como ela se saiu no decorrer dos episódios.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Teresa Isabel Silva disse...

Ainda não vi a versão brasileira, mas gosto do programa!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Adriana Helena disse...

Adorei as dicas Sérgio!
Eu adoro acompanhar programas de culinária!
Torço junto e adorei saber mais sobre a Helena Rizzo!! :)))
Tenha uma semana maravilhosa!!!
beijos!!

Artes e escritas disse...

A televisão pode ser um bom passatempo, mas o tempo que tem que se passar na cozinha é suficiente, isso é para os mestres. Um abraço, Yayá.

Lulu on the sky disse...

Vi poucas vezes essa temporada, mas achei a Helena Rizzo muito mais simpática e educada do que a Paola Carosella.
big beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Achei igualmente boa, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Legal, Isa.

Sérgio Santos disse...

O horario nao é dos melhores mesmo, Maria.

Sérgio Santos disse...

Ta mt bem, Emerson.

Sérgio Santos disse...

É mt bom, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Honrado, Dri.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Yaya.

Sérgio Santos disse...

Ela é simpatica mesmo, Lulu.

Anônimo disse...

Que o master nunca acabe 🙌