quinta-feira, 14 de outubro de 2021

"Orgulho Além da Tela", nova série documental da Globoplay, vale a pena ser conferida

 A Globoplay estreou nesta segunda-feira, dia 11, "Orgulho Além da Tela". Uma série documental que faz um retrospecto, ao longo de três episódios, da trajetória das novelas da Globo em torno da abordagem do universo LGBTQIA+, desde os anos 70 até os dias atuais, acompanhando a evolução da pauta da sociedade e na forma como é abordada na ficção. Como as tramas e os personagens foram importantes para a pavimentação do caminho para um presente de maior inclusão e representatividade. 


A série começa com o primeiro personagem gay na teledramaturgia, feito por Ary Fontoura em 1970, e a partir daí vai destacando outros que fizeram essa história da temática LGBTQIA+ avançar. Dirigida por Antonia Prado, tendo como redator Lalo Homrich ---- que concebeu o projeto a partir de sua tese de doutorado sobre o tema ----, a produção conta com 50 pessoas entrevistadas entre elenco da Globo e personagens da vida real que falam sobre a construção desses perfis ficcionais e o reflexo deles na sociedade. 

Os três episódios não só percorrem a trajetória dos personagens LGBTQIA+ ao longo das cinco décadas subsequentes, mas também resgatam importantes marcos da história do país que contribuíram ora para uma maior aceitação das tramas, ora para rejeição das novelas pelo público. Ao traçar essa cronologia, o documentário costura o material de acervo com depoimentos dos atores que deram vida a essas histórias e das mentes criativas por trás das obras, como Walcyr Carrasco, Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares, Manoel Carlos, Gilberto Braga, Manoel Carlos, Euclydes Marinho, Silvio de Abreu, Gloria Perez e Dennis Carvalho. Especialistas, ativistas e formadores de opinião também participam, como o influenciador Hugo Gloss e o jornalista Jorge Luiz Brasil. 

Telespectadores e fãs de novelas que tiveram suas vidas afetadas por personagens LGBTQIA+ ajudam a completar os episódios. Em estúdio, eles contam como reagiram às tramas à época. A série ainda promove encontros especiais e marcantes entre essas pessoas e os atores que deram vida aos personagens e cenas que se destacaram ao logo dos anos, como Mateus Solano e Antonio Fagundes, o inesquecível Félix e César, de "Amor à Vida", com pai e filho que voltaram a se aproximar após a cena final da novela, entre outros momentos de grande emoção. 

"O documentário traz três camadas diferentes em todos os episódios. A primeira é uma enciclopédia desses personagens e como foram retratados, com cenas da época e um recorte cronológico. Na segunda, autores, diretores, atores e pessoas envolvidas com a obra falam do backstage das cenas, contando um pouco sobre o fazer televisão e curiosidades de cada novela. E a terceira camada são as pessoas LGBTQIA+ e seus familiares mostrando o impacto das novelas nas suas vidas, deixando claro como a arte se inspira na vida e como a vida pode ser impactada pela arte. O primeiro capítulo fala dos primeiros 30 anos: do momento em que surge o primeiro personagem até o momento em que a pauta avança na teledramaturgia nos anos 90. A gente passa pela ditadura, pela epidemia do HIV e pela censura. O segundo capítulo já abarca o momento em que os personagens começam a ter história mais profundas. É quando a gente começa a ver os beijos, as famílias, como o primeiro beijo entre duas mulheres em "Mulheres Apaixonadas", o beijo que não foi mostrado em "América", o beijo entre dois homens em "Amor à Vida", famílias homoafetivas tratadas com naturalidade. E o capítulo três traz as tramas que abordaram questões de gênero. Menos sobre com quem você se relaciona e mais sobre quem você é. E terminamos com um olhar de futuro, do que a gente quer ver nos próximos anos na televisão", conta a diretora. 

Alguns personagens que aparecem nos dois primeiros episódios são Rodolfo Augusto (Ary Fontoura), de "Assim na Terra como no Céu"; Inácio (Dennis Carvalho), de "Brilhante"; Cecília (Lala Deheizelin) e Laís (Cristina Prochaska) de "Vale Tudo"; Buba (Maria Luísa Mendonça), de "Renascer". Leila 9Silvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni), de "Torre de Babel"; Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), de "Mulheres Apaixonadas"; Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), de "América"; Gilvan (Miguel Roncato), de "Insensato Coração"; Crô (Marcelo Serrado), de "Fina Estampa"; Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), de "Amor à Vida"; Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Muller), de "Em Família"; Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro), de "Babilônia"; e Maura (Nanda Costa) e Selema (Carol Fazú), de "Segundo Sol". 

O último episódio foca na identidade dos personagens. Foi um longo caminho de tabus e preconceitos a serem rompidos desde "Tieta" (1989), quando a atriz Rogéria deu vida a Ninete, até os dias de hoje, com as interpretações recentes de Nany People vivendo Marcos Paulo, em "O Sétimo Guardião", Carol Duarte e Silvero Pereira, na pele de Ivan e Nonato em "A Força do Querer", e Glamour Garcia, com a Britney de "A Dona do Pedaço". 

"Orgulho Além da Tela" tem direção de gênero de Mariano Boni, direção executiva de Rafael Dragaud, direção geral da já citada Antonia Prado, direção de Rodrigo Rocha, redação de Lalo Homrich e Isadora Wilkison e produção de Beatriz Nesser. É uma produção curta e que abrange bem tanto o universo da teledramaturgia quanto a evolução da temática LGBTQIA+ na ficção. Vale a pena conferir. 

21 comentários:

Anônimo disse...

Eu vi e adorei, mas senti falta do casal de Orgulho e Paixão.

Heitor disse...

Darei uma olhada, parece boa.

piteis da dinha disse...

Oi Sergio, bom dia!
Eu ando tão sem tempo, mas já anotei p/dar aquela espiadinha.
Bjssss e um ótimo FDS p/vcs

Andressa Mattos M. disse...

Eu parei no segundo episódio, mas verei o terceiro.

Teresa Isabel Silva disse...

Ainda não vi, mas até fiquei curiosidade!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Fatyma Silva disse...

Bom dia Sérgio!
Vou vê se sobra um tempino pra dar aquela espiadinha... vai ser top!

desejando um feliz fim de semana.
Beijos

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? A teledramaturgia tem funcionado como espaço de discussão de temas sensíveis da nossa sociedade. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Adriana Helena disse...

Que tema incrível Sérgio!!
Faz-se necessário essa abordagem, contando com fontes históricas, exemplos concretos e a delicadeza da teledramaturgia sobre esse assunto que é tão importante e necessário!!
Com certeza é uma produção belíssima e merece ser assistida por todos!!
Eu já estou super encantada com a iniciativa!!
Beijos amigo e uma linda e especial semana!!

Ane disse...

Hum... parece muito boa!
Tema muito atual.
Gostaria de ver!

Ane🌺
De Outro Mundo

Jovem Jornalista disse...

Já baixei no meu celular para assistir algum dia.

Boa semana!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Boa lembrança, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Dinha.

Sérgio Santos disse...

Veja todos, Andressa.

Sérgio Santos disse...

É ótimo, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fatyma.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Isa.

Sérgio Santos disse...

Com certeza, Dri. bjs

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Ane.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson.