domingo, 3 de outubro de 2021

"Zig Zag Arena" mostra que nem toda boa ideia funciona na prática

 Ao invés de substituir o "The Voice Kids" na grade vespertina com mais filmes, a Globo resolveu dar um novo programa para Fernanda Gentil aos domingos. Com isso, acabou subitamente com o "Se Joga" aos sábados, que já tinha retornado em 2021 de uma forma bem pouco planejada, após uma avalanche de críticas ao fracassado formato diário da atração (em 2019/início de 2020), que logo acabou com a chegada da pandemia do novo coronavírus. O novo desafio da apresentadora tem o estranho nome de "Zig Zag Arena". 

O programa é quase uma espécie de "Olimpíadas do Faustão" (quadro de sucesso e até hoje lembrado do "Domingão" na década de 90) modernizado através de muitas luzes e tecnologia. O palco de 1500 m², inspirado em um gigantesco e multicolorido tabuleiro de pinball ---- há o objetivo de relembrar várias brincadeiras da infância ----, conta com um campo de camas elásticas, além de escorregas e muitos obstáculos. É um cenário luxuoso e que custou um bom investimento da Globo, deixando claro que a intenção da emissora é emplacar mesmo o formato. 

As partidas acontecem em três fases: "Pique-Pega", "Megaball" e "Tudo ou Nada". Assim como no mundo dos esportes, todas as etapas são narradas por um profissional. Everaldo Marques, conhecido no canal pago SporTV e que caiu nas graças do grande público com suas recentes narrações das Olimpíadas de Tokyo, é o escalado para observar cada lance e transmitir toda a energia para o telespectador.

Ao lado dele, a jogadora Hortência e o humorista Marco Luque comentam os melhores momentos. A competição é realmente levada a sério, embora o objetivo seja a diversão de quem assiste. 

Famosos e anônimos ----- em grupos formados por atores, humoristas, cantores, apresentadores e ex-participantes de reality ---- competem entre si. Além deles, também participarão profissionais de diversas áreas de atuação, como médicos, garis, enfermeiros, advogados, enfim. Os anônimos da atração de estreia, neste domingo (03/10), foram os profissionais da saúde. Dois times, com seis participantes em cada lado ---- três homens e três mulheres ----, se enfrentam nas três fases já mencionadas. E todos precisam traçar estratégias para uma boa organização. A equipe vencedora leva R$ 30 mil. 

A premissa é bem interessante. Reunir um amontoado de brincadeira infantis clássicas valendo um prêmio em dinheiro e com regras que deixam a disputa "séria" ---- lembra até um pouco a sinopse de "Round 6", nova série de sucesso da Netflix. Todavia, na prática não funcionou. Muita informação visual. É um exagero. Fica difícil prestar atenção em alguma coisa. As regras são confusas e soou ridículo ouvir Everaldo Marques dizer que não vale nada a equipe criar vantagem na primeira e segunda etapas porque o que decide o jogo é a fase final. Então qual a razão para o esforço dos grupos nas duas primeiras? Não faz o menor sentido. Para culminar, os comentaristas falam um em cima do outro e não havia a menor necessidade de tê-los ali. Isso ainda diminui a relevância de Fernanda Gentil. Aliás, coitada da apresentadora. Não vem tendo sorte na área de entretenimento da Globo. Até hoje só ganhou programa ruim. Claro que foi apenas a estreia do novo formato, mas causou a pior das impressões. 

O "Zig Zag Arena" é um formato inédito, criado pelo gênero de reality show dos Estúdios Globo, com direção artística de Raoni Carneiro e direção de gênero de Boninho. Embora seja chamado de 'novidade', o programa em si não tem nada de realmente novo. Nada mais é do que uma simples disputa entre equipes em um cenário de encher os olhos. Funcionaria como um bom passatempo, mas a premissa se mostrou equivocada na prática. Talvez seja bem divertido para quem participe. Só que a experiência não é compartilhada com quem assiste. Não deve durar na grade da Globo.

20 comentários:

Unknown disse...

Quando li sobre jogos infantis tb lembrei de Round 6, rs.
Coitada da Ferdanda, gosto dela, mas a Globo não tá ajudando.

Lulu on the sky disse...

Nem me empolguei em assistir esse programa, pela chamada eu sabia que ia ser horrível.
Big beijos
www.luluonthesky.com

Unknown disse...

Era melhor continuar com o Faustão aos domingos...

Anônimo disse...

Essa é a prova que de nada vale uma alta produção se o programa é ruim e a apresentação é péssima. Basta olhar e ver que a apresentadora não está nada a vontade no programa, os comentaristas ajudam a afundar mais ainda. É um programa para ser apresentado por alguém do nível da Angélica, talvez assim fosse melhor.

Lucinalva disse...

Bom dia, Sérgio
Passando por aqui para agradecer a visita no meu blog, gostei muito, abraços.

Marcio Silva disse...

Sem querer ser presunçoso, e muito menos nostálgico, mas a emissora de tv aberta, que mais acertou ao longo dos tempos, o formato "game show" foi o SBT, os clássicos "Passa ou Repassa", "Curtindo uma Viagem" ou "Curtindo com Reais", são programas inesquecíveis (pra mim), a Globo é muito "engessada" nessa arte, o quadro "Vídeo Game" do "Vídeo Show", ao lado das "olimpíadas do Faustão",foram(talvez) os quadros de game mais marcante da Globo!!!!!!!!!

Inês disse...

Pois é, por cá, também de vez em quando alguns programas não alcançam sucesso. Boa semana. :)
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Teresa Isabel Silva disse...

Parece ser interessante, mas confesso que nunca vi!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Arthur Barbosa disse...

A parte do "soou ridículo" é praticamente um trocadilho com a fala do comentarista! hahahaha

Jovem Jornalista disse...

Eu achei divertido, mas com muitas regras que confundem a cabeça de quem assiste.

Boa semana!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Nao ta mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Mas o Faustão que quis ir embora, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Acho que o formato é ruim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lucinalva.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Marcio.

Sérgio Santos disse...

Em todo lugar, Inês.

Sérgio Santos disse...

Nao perdeu nada, Teresa.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Arthur.... kkkk

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Emerson.