segunda-feira, 25 de outubro de 2021

"Desalma" é uma produção caprichada, mas peca no ritmo

 A série "Desalma" estreou na Globoplay em outubro de 2020. Foi um dos lançamentos mais divulgados do serviço de streaming da Globo. Escrita por Ana Paula Maia --- premiada escritora de livros e vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura ---, a produção é dirigida por Carlos Manga Jr. e protagonizada por Cláudia Abreu, Cássia Kiss e Maria Ribeiro. Um ano depois, a emissora resolveu exibir a trama na faixa do "Corujão", a partir desta segunda, em episódios duplos, quase sempre perto das três da madrugada, para 'homenagear' a semana do Dia das Bruxas. 

Em "Desalma", os moradores de Brígida, fictícia cidade do interior do Sul do país, pagam pelas escolhas feitas no passado e são atormentados por eventos sobrenaturais. Cássia é a feiticeira Haia; Cláudia a instável Ignes e Maria a cética Giovana. Na história que tem como pano de fundo a mitologia eslava, a floresta de árvores altas e as enormes cachoeiras têm protagonismo. Fenômenos sobrenaturais assombram a população ao longo de décadas, enquanto rituais de bruxaria prometem trazer de volta ao mundo dos vivos almas de pessoas que já se foram. 

Nos anos 80, a população de Brígida se reúne para comemorar a Ivana Kupala, considerada a noite mais escura do ano. Mas a jovem Halyna (Anna Melo), filha da feiticeira Haia (Cassia Kis), some em meio à floresta e seu corpo aparecer dias depois. Com a cidade traumatizadapela tragédia, a celebração é banida do calendário festivo do município.

Apaixonado por Halyna, Aleksey (Nicolas Vargas) não se conformava com o amor que a jovem sentia por Roman (Eduardo Borelli/Nikolas Antunes). Roman é desejado por muitas meninas da escola, mas Halyna era a única moça com quem ele se relacionava, além dos amigos Bóris (Lucas Soares/Ismael Caneppele) e Ivan (Giovanni Gallo/ Bruce Gomlevsky), Natasha (Bela Leindecker) e Anele (Giovanna Figueiredo/Isabel Teixeira). Como é possível constatar, o elenco é composto por muitos rostos novos, fugindo um pouco da 'panelinha' conhecida do grande público. 

Com o assassinato de Halyna, os amigos se dividem. Roman decide deixar a cidade, Ivan e Anele se casam e a vida de Ignes (Valentina Ghiorzi/Claudia Abreu) passa por uma forte transformação. Além de perder a amiga de forma trágica, seu irmão Aleksey é acusado e preso pelo crime. Cumpre pena por alguns anos até conseguir a liberdade condicional, mas morre dias depois da prisão. Deprimida, Ignes se casa com Bóris e com ele tem Anatoli (João Pedro Azevedo). É no filho de Ignes deposita todo o seu amor. E trinta anos se passam. Os moradores decidem que está na hora de deixar os traumas do passado para trás. Haia comemora o fim do ciclo de 365 luas cheias que iluminaram o céu nebuloso desde a morte de sua filha e coloca em prática um feitiço há muito tempo esperado. A quilômetros de Brígida, o corpo de um homem aparece às margens de uma cachoeira. É Roman, que havia deixado a cidade pouco depois da tragédia há 30 anos. A morte repentina do marido transforma a vida de Giovana e ela decide se mudar de São Paulo para Brígida com as duas filhas do casal: Melissa (Camila Botelho) e Emily (Juliah Mello). Ignes, prima de Roman, deixa tudo arrumado para a chegada das novas moradoras. Giovana traz leveza para a vida de Ignes e as duas se tornam confidentes. Mas dois meses após a morte de Roman, acontecimentos enigmáticos passam a assustar a população, principalmente as duas amigas. 

A história é mais simples do que parece. A leitura do enredo provoca a impressão de um roteiro confuso. Não é, mas se torna cansativo ao longo dos episódios. A narrativa é muito lenta e cansa o telespectador. Não é uma série que dá vontade de 'maratonar' e isso ficou evidente quando foi lançada na Globoplay. Também não é uma série para todos. Quem não curte o estilo não vai se interessar, pois não apresenta nada de muito diferente dos clichês do 'sobrenatural'. E até quem gosta do gênero pode se decepcionar porque não há muitas cenas de fato assustadoras. Porém, é uma produção caprichada e com uma fotografia de encher os olhos. Analisando o conjunto, é possível constatar que se trata de um produto apenas correto. Não é ruim, mas passa longe do ótimo. A Globo exibi-la na faixa da madrugada não deixa de ser uma certeza sobre a falta de interesse do grande público caso fosse colocada na faixa da reprise de "Verdades Secretas", por exemplo. Apesar disso, a série já está com a segunda temporada sendo gravada. Que seja melhor que a primeira. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu nao consegui passar do terceiro episódio. Dormi.

William O. disse...

Nem a Cássia Kiss e a Claudia Abreu conseguem salvar essa série.

Teresa Isabel Silva disse...

Vou levar a sugestão! Obrigado pela partilha!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Arthur Barbosa disse...

Não acho que seja falta de interesse do público, afinal de contas, quando a série foi lançada no Globoplay, no ano passado, foi um dos maiores sucessos da plataforma de streaming, por exemplo. Acontece que ela não é um conteúdo que todo mundo consiga assistir, mesmo que o sobrenatural não seja tão aterrorizante. Tanto é que alguém dos bastidores, não me lembro quem exatamente, disse que a série não seria exibida na TV Aberta pelo fato de Desalma não ser um conteúdo tão popularizado, pelo menos nas noites da Globo.

Adriana Helena disse...

Puxa, não tinha ideia da produção desta série amigo!!
Ainda bem que você vem e nos salva por completo!!!
Eu vou assistir, pois adoro esse assunto que transita na área sobrenatural!
Muito obrigada pela indicação Sérgio!!
Tenha uma semana maravilhosa!!

Lulu on the sky disse...

Nem fiz questão de ver essa série porque eu detesto terror.
big beijos
www.luluonthesky.com

Jovem Jornalista disse...

Adicionei ela para ver, mas ainda não vi.

Boa semana!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Urso Malvado disse...

Gostei com ressalvas. Os diálogos são absurdamente artificiais. A trama tem inconsistências gritantes que não teriam se mantido se o roteiro houvesse passado por uma revisão honesta. O roteirista é parente de algum figurão da Globo? Só pode...

Cris Mohr disse...

Estou adorando! Fotografia maravilhosa!!

Igor Ramos disse...

A série é boa pra k7 um bom amante do terror sabe reconhecer uma seria boa de suspense e terror..