terça-feira, 17 de novembro de 2020

"As Five" mantém a qualidade de "Malhação - Viva a Diferença"

 A Globoplay disponibilizou o primeiro episódio de "As Five", série exclusiva do serviço de streaming e derivada de "Malhação - Viva a Diferença" (2017/2018), no dia 12 de novembro, meia noite em ponto. Isso após um protesto dos fãs da trama contra o horário estipulado anteriormente (às 17h), mesmo sendo uma produção para assistir a hora que quiser. E a estratégia é exibir um episódio por semana, atraindo mais engajamento e audiência em uma determinada hora. 

A Globo também exibiu o primeiro capítulo nesta segunda-feira (16/11); mas neste caso, sim, valeria um protesto dos fãs. O episódio foi ao ar depois da meia noite, em um horário ingrato para a audiência. A faixa logo depois da reprise de "A Força do Querer" seria bem mais adequada. Porém, a série é exclusiva da Globoplay e a exibição foi apenas um chamariz para mais assinantes. O que é possível observar da nova saga das protagonistas de "Malhação", escrita por Cao Hamburger, é a permanência de todas as características já observadas no seriado adolescente vespertino. Tanto na essência das personagens quanto na elaboração de seus dramas. E, como a temporada foi primorosa, não é um demérito.

É no momento mais conturbado da vida de Tina (Ana Hikari) que as cinco jovens se reencontram após seis anos sem se verem e cerca de três desde a última mensagem no grupo "As Five". As amigas se mobilizam para estarem presentes no velório da mãe de Tina. Morando nos Estados Unidos, Ellen (Heslaine Vieira) volta ao Brasil especialmente para acompanhar a cerimônia.

Keyla (Gabriela Medvedoski) leva Tonico (Matheus Dias), agora com sete anos, para rever as madrinhas. Mas o garoto prefere andar em um patinete elétrico, derrubando o caixão de Mitsuko (Lina Aigu), a interagir com elas, de quem mal consegue lembrar. Lica (Manoela Aliperti) chega sozinha ao local e fica constrangida quando seu olhar cruza com o de Samantha (Giovanna Grigio). Já Benê (Daphne Bozaski) conta com a companhia de Guto (Bruno Gadiol) e nem imagina que seu casamento está com os dias contados. 

A ideia para o ponto de partida do spin-off foi genial. O surgimento da amizade das cinco personagens, em "Viva a Diferença", foi o parto de Keyla em um metrô. Já a retomada do vínculo foi a partida da mãe de uma delas. A vida e a morte serviram como elemento fundamental para a criação ou fortificação do laço que as une. A licença poética é compreensível para a concretização da nova premissa --- afinal, o contexto de quatro amigas que sabem que a mãe da quinta está gravemente doente e nem sequer mandam mensagens de preocupação não tem muita lógica. Embora tenha cerca de 42 minutos, o episódio passa rápido em virtude da quantidade de acontecimentos, um diferencial do seriado adolescente. Em "Malhação", Cao explorava os assuntos com mais calma e na série há uma sensação de cortes abruptos, algo até natural no formato ---- as meninas se desentendem logo durante o velório e pouco tempo depois aparecem conversando animadas no apartamento de Lica, por exemplo. Também não deu para entender muito bem a razão do corte da participação da atriz Cristina Mullins, intérprete da chefe que demite Keyla. A sua imagem só apareceu em chamadas da série. No capítulo não, apenas sua voz foi ouvida. Um desrespeito com a profissional.

O maior atrativo da nova saga é a junção de Benê e Lica. As duas sempre representaram figuras diametralmente opostas. A primeira sofre da Síndrome de Asperger, um leve grau de autismo, e sempre foi muito metódica. Tudo tem que seguir um padrão, uma regra. Já a segunda nunca teve responsabilidade para nada e esbanja rebeldia. Ainda adolescente, tinha a militância como principal foco, mas como adulta deixou essa característica de lado e passou a se preocupar apenas em curtir o momento, sem saber o dia de amanhã. Benedita passa a morar no apartamento da amiga, sustentado por Marta (Malu Galli), e as inúmeras diferenças entre elas logo surgem. Esse amadurecimento mútuo promete. Uma pena, porém, que para realizar esse ótimo 'plot' o autor tenha transformado Guto em um babaca. A forma como o rapaz termina uma relação de seis anos com Benê é fria, grosseira e ainda deixa a então companheira sem moradia. Cao sempre quis colocar o personagem como homossexual, mas se acovardou em virtude do sucesso do casal "Gunê", o mais popular de "Viva a Diferença". Como solução, elaborou um longo conflito em torno da descoberta da assexualidade de Guto. Resolveu ignorar o desdobramento para realizar seu desejo na série. Sem problemas, mas não precisava mudar a índole do personagem, ainda que não tenha relevância para a trama das cinco. 

Outro bom drama que desperta curiosidade é a conturbada vida de Keyla, criando um filho sozinha e sendo demitida logo na estreia de um emprego já ingrato: atendente de telemarketing. A rebeldia de Tonico e a infelicidade da personagem, que tenta retomar a vida sexual após um longo tempo sem ninguém, provocam interesse sobre os futuros acontecimentos. Mas, é preciso lembrar, que boas explicações precisam ser dadas nos próximos episódios para quem acompanhou "Malhação". Afinal, Roney (Lúcio Mauro Filho) sempre foi um pai presente e Tato (Mateus Abreu) lutou a temporada toda para ficar com Keyla e assumir o filho de Deco. Os dois deixarem a personagem desamparada com uma criança desperta muitos questionamentos. Nada, entretanto, que atrapalhe a qualidade da série.

"As Five" é a produção com maior divulgação da Globoplay e a Globo não esconde a aposta alta na série. Desenvolvida pelos Estúdios Globo, criada e escrita por Cao Hamburger, com Vitor Brandt, Jasmin Tenucci, Luna Grimberg, Ludmila Naves e Francine Barbosa. Com supervisão de Direção de Fabrício Mamberti e Cao Hamburger, a direção é de Dainara Toffoli, Rafael Miranda, Natalia Warth e José Eduardo Belmonte. A estreia mantém todos os acertos da boa história construída pelo autor. A chance de mais um êxito para a carreira de Cao é alta. Que venham os próximos episódios. 

21 comentários:

Anônimo disse...

Acabei de ver na Globo. O autor fez essa série pra quem nao viu a Malhação? Porque o Guto virou a Malu em nivel de nojeira????

Anônimo disse...

Adorei a série menos o plot do Guto ser um macho escroto com a Benê a deixando na rua. ELE DEIXOU UMA AUTISTA LARGADA NA RUA. QUE NOJO. É pra criar empatia por homossexual ou ranço?

Andressa Mattos M. disse...

Esperava mais. Achei tudo jogado.

Fernanda disse...

Achei mediana. Valeu rever as atrizes, mas as construções jogaram a lógica no lixo. Seis anos sem saberem que a mãe da outra tava morrendo? Nem precisa ser proxima, bastaria perguntar.

Paula disse...

E o fandom insuportável das Limanthas te atacando no Twitter??? E EXIGINDO QUE OS ATORES NÃO FALEM COM VOCE. A CHACOTA MEU PAI!!!!!!!!!!

Vanessa disse...

Eu gostava dessa Malhação mas essas fãs insuportáveis do Twitter me fizeram pegar ranço. Hoje pra mim ultrapassou todos os limites elas surtando te xingando e ainda exigindo que os atores nao falassem com voce. Deve ser esse o real motivo de te odiarem verem que os atores te adoram.

Pedrita disse...

estou tão frustrada que não vou ver a continuação. é streaming demais e bolso de menos. o horário era péssimo mesmo. para assistir a hora que quiser quem pagou globoplay. uma minoria portanto. tb achei genial o motivo de encontro. com algo não tão forte, uma ou outra poderia não ter conseguido comparecer, mas algo tão forte, não teria como se ausentar. infelizmente a morte une as pessoas. espero que algum dia chegue na tv aberta. beijos, pedrita

Adriana Helena disse...

Olá amigo, eu não posso opinar sobre a Série, "As Five" porque não assisto, mas sobre o seu texto está impecável, como sempre!!
Desejo uma ótima semana!

Anônimo disse...

Sergio, esse fandom de Viva a Diferença é tão insuportável que se acha OS DONOS DOS ATORES ORDENANDO COM QUEM ELES PODEM OU NÃO GOSTAR. HAHAHAHAH ELES NÃO SE CONFORMAM QUE VOCE É QUERIDO. INVEJA MATA. KKKKK

Anônimo disse...

Sérgio, essas fãs imbecis são um bando de adolescente querendo se autoafirmar e são mt corajosas no Twitter. Só descobriram essa Malhação no ultimo mês por causa do casal lésbico e nunca ligaram pra temporada. AGORA BANCAM AS FÃS. E ainda morrem de ódio de voce porque o elenco te ama. E só passam vergonha querendo colocar eles contra voce. Imagino as risadas que voces darão na coletiva de Nos Tempos do Imperador. ESSA CAMBADA SÓ PASSA VERGONHA E JURAM QUE TODO MUNDO QUE DISCORDA É HOMOFÓBICO.

Anônimo disse...

É óbvio que algumas alterações na trajetória dos perfis principais de "Malhação - Viva A Diferença" (2017) deixaram os telespectadores ressabiados, mas ainda assim há chances de "As Five" cair nas graças deles. Agora os "fãs" que só se importam com o desenvolvimento do casal Limantha e de outros pares românticos na série estão desestimulando algumas pessoas a acompanhá-la e consequentemente fazendo com que se desencantem por "Malhação - Viva A Diferença" com tantos ataques na Internet. Esses insanos lembram bastante os shippers insuportáveis de Arliza na novela "Totalmente Demais" (2015). Revoltante.

Guilherme

Anônimo disse...

Sérgio, esse fandom asqueroso Limantha destruiu a imagem dos verdadeiro fandom de Viva a Diferença. Elas nunca ligaram pa a trama e só foram ver no último mês pq descobriram que tinha um casal lésbico com destaque. Nunca ligaram para as demais personagens e só estão aclamando essa série pq o casalzinho delas está garantido. Se tivesse sido destruído como os outros foram seriam as primeiras a surtarem na internet. Agora bancam as militantes maduras, mas são umas cínicas. E chamar de homofóbico qualquer um que aponte a incoerência do enredo do Guto prova como são umas militantes de merda. Parabéns pelo seu profissionalismo e siga bloqueando todas. Sei que teus seguidores ficam te mandando os prints das haters, né? kkkkk

Chaconerrilla disse...

Sinceramente, estou desanimada para acompanhar a série. Amava Keyto, Gunê e Jotellen, e nenhum deles sobreviveu. Ótimo texto, Zamenzito!

Daniela Gomes disse...

Confesso q esse primeiro episódio me deixou confusa. Não sei dizer exatamente o q achei. A personagem q mais me causou uma curiosidade foi Keyla, por parecer mais real. As outras ficaram meio caricatas. Eu esperava mais da Lica q pareceu mais rasa q um pires.

Marcio Silva disse...

Da adolescência pra vida adulta, muita água rola por de baixo da ponte, a maioria muda pra melhor, outros se tornam "babacas" igual o Guto!!!!!!!!

MARILENE disse...

Muito do que tomo conhecimento, a propósito de programas de TV, é lendo posicionamentos como o seu, completo e impecável. Parabéns por seu talento e senso de observação.Abraço.

Welton disse...

Não dá pra mim assistir essa série porque não tenho Globoplay, mas amei Malhação Viva a Diferença, pra mim foi uma das melhores temporadas de Malhação, a minha protagonista favorita é a Nenê, é uma personagem bem construída, com camadas, além de ser muito fofa e a Daphe é MUITO talentosa, espero que tenha novas oportunidades na TV!

Welton disse...

Correção: minha protagonista favorita é a *Benê!

Antonia disse...

Assisti Malhação Viva a diferença a partir da entrada do professor Ernesto por se tratar do ator ser meu sobrinho Bruno Kott mas confesso que acabei vendo até o fim..e qdo disseram que iria fazer a saga delas depois fiquei empolgada..comecei a assistir confesso que se tivesse uma filha adolescente não recomendaria a série..gente os jovens não são assim tão irresponsáveis com sua vida pessoal..sexual..nada contra mas o exemplo sim de um cara como o Guto usar a Bene por tanto tempo escondendo ser gay e ficar se beijando com outro rapaz na frente dela já é d+e ela virar uma moça que só faz sexo virtual com o vizinho..tbm não dá..Keyla um péssimo exemplo de educação do filho e de ser mãe só pensa em sexo e deixa o filho e nada de educar..Lica então nem pensar continua a mãe a dar tudo e sua vida continua fútil sem sentido totalmente perdida email exemplo de como se cuidar parece aqueles homens ué vão pra rua caçar mulher para passar a noite e de manhã nem sabe o nome da pessoa fora as drogas em que até a mãe fuma junto..Elen a menina doce da periferia que agarrou as chances que a educação te deu virou uma metida que acha melhor em tudo usa um rapaz que quer casar com ela pra poder ficar no exterior ..Tina acho que a melhorzinha de todas nas ainda vive de aparências na internet..péssimos exemplos de rebeldia e mostra que os jovens não sabem como ser alguém de como ser bem sucedido na vida que os pais lutaram para dar um futuro e que nenhum soube aproveitar..só festas..sexos.. secos grupal..drogas..seus problemas com orientação sexual..gente a vida não é assim temos que enxergar que tudo pode ser mudado e não dar um exemplo de que a vida é só isso..então de que vale os pais lutarem por um futuro a seus filhos..educar para a vida e não achar que tudo isso é normal..existem sim jovens sejam ricos ou não dá zona sul ou periferia que querem sim ser serem bem sucedidos..e querem um futuro melhor..me desculpem tenho 64 anos divorciada que teve que ralar para criar uma filha com 29 anos hoje para que ela tivesse uma boa educação e hoje formada trabalhando em sua área Engenharia Quimica mas estudou pelo Fies..nada fácil mas hoje já tem seu carro seu apto fez línguas fala ingles e espanhol fluente já viajou pra fora para cursos e ainda me sustenta em tudo pois com a minha idade nada de emprego e ainda brigo para se aposentar..e nada ..ela aproveitou tudo que pude dar a ela que foi o estudo ..te mostrei a vida mas ela nunca foi rebelde em nada tranquila.. mas detesta Malhação QQ uma ...agradeço muito a Deus a religião..me perdoem mas aqui quis me expressar um pouco sobre como um veículo de grande alcance pode ajudar ou prejudicar alguém com seus exemplos e impor a todos que tudo é normal ..e já adianto que assisti todos os capítulos das Five para poder opinar mas não assistirei mais nenhum tenho que selecionar melhor o que entra em minha 🏠..fiquem com Deus

Antonia disse...

Vc pode baixar no Cel o app MegaSérie que vc assisti QQ série ou até filme de graça.. no seu cel

Antonia disse...

Baixe no seu cel app MegaSerie e vai assistir tudo de graça