sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Eliminação precoce de Raissa foi a grande injustiça de "A Fazenda 12"

 O sucesso de "A Fazenda 12" é incontestável e vem incomodando a Globo. A verdade é que o time foi muito bem selecionado pela equipe do reality. Mas entre os vários participantes da edição, uma figura se destacou logo no início graças aos barracos protagonizados e virou uma das favoritas ao prêmio: Raissa Barbosa. Porém, a participante acabou eliminada nesta quinta-feira (26/11), em uma roça com Mariano e Lidi Lisboa. 

Raissa é vice-campeã do Miss Bumbum e posou nua. Mas não era conhecida do grande público. À primeira vista, parecia aquele perfil desinteressante e apático, que pouco sobressai ao longo das semanas. A impressão se dissipou rápido após a primeira votação, quando a combinação do grupo liderado por Biel se desnudou. Foram vários votos que culminaram na primeira roça da participante. A surpresa logo se transformou em fúria e o descontrole emocional de Raissa resultou em uma grande repercussão dentro e fora do reality.

A participante foi a primeira responsável em colocar o programa na boca do povo. Muitos adoraram vê-la liderando várias discussões e enfrentando seus rivais sem medo. Até porque é sempre mais complicado o surgimento de desavenças em início de reality, quando a temperatura ainda está baixa e o clima de paz se instaura.

O medo de virar alvo domina os concorrentes. Mas Raissa não tinha receio e logo chamou o jogo para si. Virou a protagonista. O número de fãs nas redes sociais só cresceu. A então desconhecida virou uma das mais queridas. 

E, como toda protagonista, questões sobre sua vida vieram à tona. Porque seu descontrole emocional no reality aumentou, o que provocou receio no público. E em pouco tempo foi exposto que a vice-miss bumbum enfrenta a Síndrome de Borderline ou Transtorno de Personalidade Borderline há anos. É um padrão comportamental anormal caracterizado pela instabilidade nos relacionamentos interpessoais. Ou seja, há uma instabilidade na imagem de si-próprio e em alguns casos há comportamentos de risco, como perda de controle e autolesões.

No caso de Raissa, é necessária uma outra observação. Segundo a Record, todos os participantes passam por testes psicológicos antes da seleção final. O mesmo ocorre no "Big Brother Brasil". Mas no caso de "A Fazenda" essa consulta já pode ser colocada em dúvida. Como uma psicóloga não observou isso? E o transtorno da participante era de conhecimento público. A própria declarou isso no reality, mas a edição nunca exibiu no canal aberto ou tocou no assunto através do apresentador Marcos Mion. A emissora simplesmente fingia que não há nada com ela. Perderam a chance de levantar um bom debate. Um absurdo. 

O grande público nem sabia do transtorno no início do reality, tanto que houve uma surpresa geral quando Raissa se descontrolou logo depois da primeira formação de roça do reality e jogou água na cara de Lipe, Biel e Matheus. Já a segunda vez que foi vítima do complô do grupo formado por Biel, Juliano, Cartolouco, Rodrigo e Lipe. Jjogou creme hidratante em Biel, Cartolouco e Juliano. Em outro instante de desequilíbrio emocional, após uma séria discussão com Luiza Ambiel, a participante esmurrou e quebrou a porta do banheiro. Inegavelmente, virou a figura central da temporada. E, automaticamente, ganhando empatia e torcida dos telespectadores, já cientes do Borderline e vendo os adversários se aproveitando da questão para desestabilizá-la. O principal gatilho era chamá-la de louca. 

E Jojo acolheu Raíssa quando soube do problema. Aos poucos, as duas foram firmando uma bonita amizade que se solidificou. Tanto que Jojo foi a única que ficou totalmente do lado de Raíssa quando Luiza, Victória e Mirella se voltaram contra a 'ex-amiga' depois que se bandearam para o lado de Biel e Juliano. Jordana ainda virou o porto-seguro de Raíssa, pois era a única que conseguia segurá-la durante um surto. Foi assim que evitou uma agressão quando Mirella, Victória e Luiza fizeram de tudo para provocá-la em uma discussão --- ainda exigiram que a soltasse para ocorrer a expulsão. Um dos momentos mais revoltantes do reality. 

Como é possível observar, Raíssa teve uma trajetória de 'mocinha' em "A Fazenda 12". Isso porque, além de ter enfrentando os tradicionais "vilões", sua integridade era vista em vários momentos. Após o carro de som enviado pelos fãs de Mirella para a MC se afastar de Biel e Juliano, Raíssa aceitou a reaproximação da então inimiga, mesmo com um pé atrás. Sempre esteve do lado de Stéfani em todas as horas e realmente acreditou em Lucas, com quem se relacionou. Em nenhum instante duvidou do jogador que vivia falando dela pelas costas, inclusive com as rivais da "namorada". Ela acreditava em quem era carinhoso ou carinhosa com ela. Mesmo em um jogo. Ou seja, quase um enredo de folhetim. Mas sem final feliz. 

A eliminação precoce da participante foi a grande injustiça da atual edição. E questionável. Afinal, uma afiliada da Record no Mato Grosso do Sul, através do programa "Balanço Geral", promoveu um mutirão para manter Mariano no reality e sorteou uma cesta de presentes e R$500 para quem fosse ao WhatsApp do jornal e publicasse a hashtag "Fica Mariano". O apresentador Rodrigo Nascimento torceu declaradamente e a atração costuma receber mais de cem mil mensagens por dia. Um número elevado. Isso contraria a ética de qualquer emissora, mesmo em um mero reality de entretenimento. Claro que pode ter influenciado, e muito, na permanência do sertanejo com mais de 40% dos votos. 

Raíssa Barbosa foi uma das figuras mais marcantes de "A Fazenda" e já deixou sua marca no reality da Record. A única participante da décima segunda temporada que nunca teve medo de se comprometer e enfrentar seus adversários, além de defender quem gostava. Mergulhou de cabeça no jogo e proporcionou ótimos momentos para a audiência do programa. Merecia, no mínimo, uma vaga na final e com chances de ganhar. Brigou, chorou, sofreu, surtou, comemorou, lutou e se entregou. O sucesso aqui fora é inevitável. Que venham os bons frutos. 

25 comentários:

Anônimo disse...

NÃO VEJO MAIS!!!!!!!!!!!

Rose disse...

A Fazenda pra mim acabou!
Emissora lixo!
FOI MANIPULAÇÃO SIM!

Anônimo disse...

É inacreditável e revoltante ver em que "A Fazenda 12" se transformou. Raissa Barbosa foi a protagonista dessa temporada e merecia muito estar na final e até ser a campeã. Mas, independentemente do resultado da roça de horas atrás, o sucesso de Raissa será ainda mais intenso do que foi na sede de "A Fazenda 12". Agora, a poucas semanas da final, declaro que apenas Jojo importa no jogo.

Guilherme

Anônimo disse...

QUE TEXTO LINDO!!!! ELA MERECE!

Amanda disse...

Lindo demais!

John disse...

Não acredito que a produção do programa em si tenha manipulado o resultado, sabendo que a Raissa é uma das que mais movimentam o jogo. Mas certamente o Mariplanta não merecia ter voltado. Se for por mérito e pela proposta do jogo, Raissa e Lidiane são as que mais vem causando, e como a gente gosta de ver tretas, mereciam estar no programa de novo

Anônimo disse...

Não tem como saber se de fato existiu manipulação pq quem acompanhou ontem o dia de votação viu que davam muito como certo que Raíssa ia ficar e como tinham acabado de comprar a Lidi ( quem a mim não convence),tentaram sim salvar as duas e a própria torcida da Raissa sabe que fez isso,queriam eliminar o Mariano mas se esqueceram de focar só na Raissa e acharam que votando nas duas conseguiriam isso,várias contas que comentam a Fazenda incentivaram o voto nas duas e a gente sabe que divisão de votos é um risco que geralmente não da certo.Acabou que a Lidi teve mais torcidas no geral votando nela e Raissa no final só a sua própria votando de verdade e ainda com muitos do meio votando em ambas,já Mariano tinha toda a torcida do casal só pra ajuda-lo mais parte dos fãs da Jojo que também imaginando que ele estava saindo pra Lidi o ajudaram.Ou seja esse conjunto de fatores pode sim explicar o que aconteceu ontem olhando racionalmente sem emoção,até pq não vejo motivos concretos pra record querer abrir mão assim de uma participante que trás audiência como a Raissa,se fosse assim a roça com Jojo e Lucas seria um momento mais justificável pra tira-la pq era uma roça considerada mais difícil,então acredito que infelizmente foi sim a repentina e equivocada comoção com a Lidi e posteriormente a tentativa de deixa-la pra peitar a Jojo (que pra mim nem errada está com relação a Lidi) culminou sim em terem sacrificado a própria favorita,agora reconhecerem isso ou não vai de cada um e boa sorte pra Raissa aqui fora que de fato foi a "mocinha" de novela dessa temporada.

Anônimo disse...

A RECORD É UM LIXO MESMO. JAMAIS SERÁ A GLOBO.

FABIOTV disse...

Ao lado da Jojo Todynho e Biel, Mariano é um dos mais conhecidos do grande público. Ele, de fato, é um dos cantores sertanejos mais famosos. Não cometeu erros graves em #AFazenda12 E tem um fã-clube forte. E isso ficou evidente na votação. Fui contra a escalação da Raissa em #AFazenda12 (pelos distúrbios psicológicos), mas ela aproveitou a oportunidade no reality. Deixou sua marca. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Welton disse...

Raíssa era a minha favorita, junto com a Jojô, tbm gosto da Lidi, queria as três na final, infelizmente não deu, A Fazenda perdeu ainda mais a graça com a saída da Raíssa, nem estou assistindo mais, talvez só volte a assistir na final!

Anônimo disse...

Qual o motivo da Record manipular resultado pra tirar um participante que gera tretas e intrigas pra deixar uma planta? E OUTRA COISA, O TWITTER É O REDUTO DA LACRAÇÃO, AQUILO NÃO SERVE DE TERMOMETRO PRA NADA, SE VOCE ASSISTIR OS VIDEOS OFICIAIS DA FAZENDA NO YOUTUBE VERÁ QUE A GRANDE MAIORIA DOS COMENTARIOS DESAPROVA AS ATITUDES DA RAÍSSA E AINDA TORCE PRO BIEL.

Raiane disse...

a fazenda perdeu total sentido.

leitor disse...

Essa moça devia ter sido EXPULSA logo na primeira semana quando atacou os garotos da casa só porque foi votada, já pensou se todo participante que for votado resolvesse fazer isso? E depois o showsinho dela continuou com quebradeiras e ofensas até com as "amigas" dela. Ah mas ela tem uma síndrome então tá tudo bem... Parece que ela se curou depois que a produção avisou que não toleraria mais os ataques de fúria dela. Uma pessoa com um tendência a agressividade como ela jamais deveria ter aceito entrar num reality pois ela já sabia que tinha esse problemas mas os outros participantes não, e correram risco lá dentro.

Sérgio Santos disse...

Foi triste, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Rose, foi uma saída triste.

Sérgio Santos disse...

E vai ganhar, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Amanda.

Sérgio Santos disse...

É isso, John.

Sérgio Santos disse...

Bom comentario, anonimo.

Sérgio Santos disse...

E foi eliminado, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Welton.

Sérgio Santos disse...

Que vença a Jojo, Raiane.

Sérgio Santos disse...

Discordo, Leitor.