segunda-feira, 2 de novembro de 2020

A força de Ana Maria Braga na homenagem a Tom Veiga, o Louro José

 A notícia da morte de Tom Veiga. intérprete do Louro José, aos 47 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ontem (01/11), chocou o Brasil. O papagaio falastrão que fazia todo mundo rir provocou um choro doloroso. E todos os fãs pensaram na hora no estado de Ana Maria Braga, que tinha o colega como filho e maior parceiro. Muitos questionaram se haveria condição emocional para apresentar o "Mais Você" hoje, um dia após o falecimento. Ana conseguiu. 


Com a voz embargada e os olhos vermelhos de tanto chorar, Ana Maria Braga apresentou seu primeiro programa sem o companheiro de quase toda a vida profissional por quase 40 minutos. Sem interrupções com ações de merchandising. Foi uma homenagem do início ao fim. Em nenhum momento as lágrimas deixaram de cair, o que só provou a dificuldade da apresentadora no dia mais doloroso do "Mais Você". Mas a sua força é conhecida há muito tempo pelos telespectadores e fãs. 

Ana Maria Braga, de 71 anos, já venceu quatro lutas contra o câncer. O primeiro foi um câncer de pele, em 1991. Por isso usava aquelas famosas luvinhas na década de 90. Era uma proteção. Já em 2001 foi o seu câncer mais grave: um tumor no reto e na virilha. O público acompanhou sua luta, a perda dos cabelos pela quimioterapia, enfim. Em 2015, Ana descobriu um tumor maligno no pulmão. Fumante assumida, precisou interromper o vício e fazer o tratamento. Novamente uma vitória. Mas em janeiro deste ano, em exames de rotina, soube que o câncer no pulmão havia voltado. Uma nova batalha se iniciou e a apresentadora mais uma vez venceu em abril, durante a pandemia do novo coronavírus. 

E Ana sempre teve Tom Veiga ao seu lado como base de apoio e suporte. Ela sabia que tinha com quem contar, tanto na vida pessoal quando na profissional. Impossível não ter chorado junto com a apresentadora durante a linda homenagem feita ao seu alter ego. A imagem da bancada sem o louro José, apenas com um pequeno buquê de rosas, doeu. Outra situação que provocou uma inevitável emoção foi o início do programa, com Ana falando que hoje era quinta-feira. É segunda-feira, mas não teve o Louro José para corrigi-la: "É segunda, Namariaaaaaaa". O silêncio foi ensurdecedor. E a mensagem dita por Ana expôs em poucas palavras toda a magnitude daquela parceria tão amada pelo público. 

"Hoje é quinta-feira, Dia de Finados. Que ironia, né. Nós, da família Louro José, estamos de luto. Um filho amado que tive do lado nos últimos 25 anos. Deu vida a uma ideia. Fiquei pensando como eu ia conseguir chegar aqui e dizer bom dia pra vocês. Dói muito. É como uma mãe que perde um filho, um companheiro. Porque filho é companheiro, né. Você viu nascer. Não podia deixar de estar aqui. Moída por dentro. Não to perdendo o Tom, to perdendo um grande amigo. E com ele foi junto o meu filho. Hoje ele estaria aqui e sempre vai estar", disse uma dilacerada Ana. 

A apresentação do "Mais Você" de hoje, dia 2 de novembro, também merece entrar na lista de vitórias de Ana Maria Braga. Comandar um programa para homenagear o melhor amigo e parceiro, um dia após a sua morte, sozinha e sem texto pronto, não é para os fracos. Mesmo destruída emocionalmente, a apresentadora fez questão de marcar sua presença e mostrar a verdade para os fãs. Afinal, nunca escondeu nada deles. Sempre compartilhou a sua alegria de viver com maestria. Chegou a dolorosa hora de compartilhar sua dor. E a fez com uma força admirável. Força, Ana Maria! 

10 comentários:

Anônimo disse...

Tenho nem palavras...Chorei com seu texto.

Fernanda disse...

Que texto!

MARILENE disse...

Ela merece aplausos. Mulher cuja vida já mostra sua força e determinação. Uma belíssima postagem, Sérgio. Abraço.

Anônimo disse...

Foi muito bonita e tocante a homenagem de Ana Maria Braga a Tom Veiga, o Louro José. O "Mais Você" de horas atrás serviu para comprovar quão guerreira Ana é, enfrentando corajosamente todos os infortúnios que se apresentam em seu caminho e saindo vitoriosa deles. Força, Ana Maria!

Guilherme

Adriana Helena disse...

Sérgio, eu chorei demais com a perda do Tom Veiga!!
E chorei com a Ana, e agora , chorei com o seu texto...
Por favor, queria que não me esquecesse...
Tenha um lindo final de semana!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Fernanda!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Marilene!

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Beijo, Adriana.