sexta-feira, 25 de maio de 2018

Trama de "Onde Nascem os Fortes" é ótima, mas não se sustenta em 53 capítulos

A atual produção das onze estreou no dia 23 de abril. Ou seja, está há pouco mais de um mês no ar. George Moura e Sérgio Goldenberg criaram um enredo instigante, cujo capricho é observado na fotografia, tomadas de câmera, construção de personagens, direção de José Luiz Villamarim e escalação do elenco. Um conjunto primoroso, sem qualquer dúvida. Entretanto, já está bastante claro que o roteiro não se sustenta em 53 capítulos (número estipulado pela emissora antes mesmo da estreia).


A saga de Maria (Alice Wegmann, totalmente entregue) na fictícia Sertão, iniciada após o sumiço de seu irmão gêmeo (Nonato - Marco Pigossi), despertou logo o interesse de quem assistia. O desespero daquela menina em achar seu grande parceiro de vida envolveu e resultou em intensas cenas na primeira semana de história. A sua relação com Hermano (Gabriel Leone) transbordou química, enquanto a parceria com Cássia (Patrícia Pillar) expôs um genuíno amor entre mãe e filha.

Já o ódio entre a protagonista e o poderoso Pedro Gouveia (Alexandre Nero) --- principal suspeito da morte do rapaz ---- é o grande elemento de tensão da trama, até porque a menina se apaixonou pelo filho do algoz, sendo correspondida.
Um conjunto de elementos que desperta atenção, sendo necessário ainda citar o inescrupuloso Ramiro (Fábio Assunção) ----- juiz que se aproveita do sumiço de Nonato para se aproximar de Cássia e atrapalhar a vida de Pedro, seu grande rival -----, o asqueroso Plínio (Enrique Diaz), delegado que assedia mulheres e abusa de seu poder sempre que pode, e o reprimido Ramirinho (Jesuíta Barbosa), filho do poderoso juiz que incorpora a sensual Shakira do Sertão à noite, escondendo sua orientação sexual de todos.

Entretanto, o enredo vem se arrastando e quase nada de relevante tem acontecido. Após a primeira semana eletrizante, onde Maria iniciou sua saga em busca de justiça pelo irmão desaparecido e até sofreu uma tentativa de estupro, matando o capanga de Pedro, a "supersérie" parece que estagnou. A protagonista segue fugindo de seus agora inimigos e as cenas já estão repetitivas. Sempre alguém acha Maria e ela foge para outro lugar, enquanto Cássia se lamenta e Ramiro a corteja. Hermano se envolveu com Valquíria (Carla Salle) e Ramirinho anda avulso no roteiro, sofrendo chantagem do delegado, que descobriu seu segredo. Até mesmo o promissor enredo em cima de Rosinete (Débora Bloch), esposa religiosa de Pedro, e a filha Aurora (Lara Tremouroux), que sofre de lúpus, não se desdobra.

Outro personagem que parecia atrativo era Samir, interpretado magnificamente por Irandhir Santos. O religioso que abriga vários necessitados e ajuda doentes com sua fé até agora não disse a que veio. Até ajudou Maria no início e tem sofrido ameaças de Ramiro para deixar seu terreno, mas nada além disso. Uma pena. A produção, aliás, tem poucos personagens e nesse caso acaba sendo um limitador em virtude do único foco da história ser a descoberta do responsável pelo desaparecimento de Nonato. Não precisava um elenco inchado, claro, até porque haveria o costumeiro desperdício de talentos, mas ao menos proporcionaria outros caminhos para o roteiro enquanto o foco central não é desvendado.

Não há estrutura para prender o telespectador e incentivá-lo a seguir acompanhando a trama. Quem assiste pode se dar ao luxo de perder uns cinco capítulos seguidos que não afetará em nada seu entendimento do enredo. E infelizmente esse fato tem sido constatado na audiência. A supersérie vem marcando entre 11 e 13 pontos quando exibida na segunda faixa, pós- "Mister Brau", "Carcereiros" e "Globo Repórter". A audiência também despencou às segundas, mas nesse caso há o fator término do fenômeno "O Outro Lado do Paraíso", que alavancava bem os números entregando acima dos 45 pontos.

"Onde Nascem os Fortes" é uma produção de grande qualidade e os autores têm um respeitável currículo, vide as primorosas "O Canto da Sereia", "Amores Roubados" e "O Rebu". Todavia, o ritmo lento e os poucos acontecimentos realmente interessantes vêm prejudicando o andamento da trama das 23h. A impressão é de que tudo poderia ser contado em duas semanas ou em 20 capítulos. E os envolvidos nem podem mexer em nada porque a trama está praticamente finalizada ---- as gravações estavam adiantadas e poucas cenas ainda restavam. Portanto, resta torcer apenas para que novas viradas ou maiores conflitos estejam presentes no enredo futuramente, surpreendendo o telespectador.

33 comentários:

William O. disse...

É, concordo. Estava empolgado mas a trama tá se arrastando.Nao acontece nada e duas semanas eram suficientes para contar essa história.Pena porque os autores são talentosos e o elenco é maravilhoso.

Guilherme disse...

Discordo de ti, Sérgio. Acho que Onde nascem os fortes não é o tipo de trama que vive de super acontecimentos, agilidade, viradas. É uma trama baseada no seu texto e no psicológico dos personagens. Não espere viradas e grandes acontecimentos. O estilo dos autores é mais pautado no texto. Acho que a trama está ótima nesse estilo, construindo os perfis das personagens, se desenvolvendo nesse estilo de drama psicológico, até chegar ao clímax. Não é uma história de viradas e acontecimentos. Amo esse estilo de Onde nascem os fortes.

Anônimo disse...

Guilherme (que comentou acima), claramente é fã da supersérie. "o estilo dos autores é pautado no texto" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
Certamente esse aí não assistiu as produções anteriores dos autores.

Anônimo disse...

Esperava tanto dessa trama,fiquei decepcionada. Como você mesmo disse Sérgio a trama fica muito repetitiva em torno da Maria, sempre que a acham ela escapa e assim vai, e ainda tem esse sumiço desse irmão dela que já não desperta minha curiosidade em mais nada porque já me irritou. Agora acho uma pena o Jesuíta Barbosa ficar avulso no roteiro porque ele tá maravilhoso e é um dos meus atores preferidos.
Essa " supersérie " não se sustenta mesmo em 53 capítulos e eu nem tenho mais vontade de assistir.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Onde Nascem os Fortes realmente é uma sueprsérie apenas regular... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Adriana Helena disse...

Nossa Sérgio, você falou TUDO!!!
Começou muito bem, mas agora parece que nada de diferente acontece...
Assim vai acabar ficando chato, que pena...
Maravilhoso final de semana amigo!!
Beijos!! :))))

Anônimo disse...

Ainda acho boa mas que tá chata tá.

Elisabete disse...

Está mesmo de olho nos detalhes.
Bom fim de semana.

Lulu on the sky disse...

Só vi o começo, depois parei de assisti passa muito tarde e eu acordo cedo.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Anônimo disse...

Oi. Não assisto sempre a trama, então vale a pergunta: já ficou claro q o personagem do Pigossi morreu? Pq não vi e tava achando q ia ser mantido o suspense sobre este desfecho até o final da série, ainda q sua morte fosse a possibilidade mais óbvia. Alguém pode comentar como isso se confirmou? Obrigada. Denise Toledo

Outsiders disse...

Então vou te passar a lista de razões dessa trama ser a atualmente a melhor produção da emissora, logo aqui embaixo!

A) Sua História precisa se passar nas regiões Norte ou Nordeste do Brasil... Parecem o cenário perfeito para se desenrolarem tramas mais pesadas, como foram as de “Amores Roubados” e “O Canto da Sereia”, ou, ainda, para expressarem todo o imaginário lúdico que a cultura local propicia, como foi visto em “Velho Chico”, “Meu Pedacinho de Chão” ou “Cordel Encantado”, por exemplo.

B) Deixe que o silêncio seja uma das personagens... Somente pelos teasers da trama, os telespectadores mais atentos já haviam percebido que o silêncio teria vez e "VOZ" (essa última não) durante a narrativa.
https://www.youtube.com/watch?v=WFiW2Z-5sxk
https://www.youtube.com/watch?v=YDJdn7Dtl2A

C) Opte por uma abertura que mescle canções cult com imagens bonitas (e que estariam no feed do seu Instagram)... Aconteceu em “O Rebu”, por exemplo — novela dos mesmos autores responsáveis pela saga de Maria (Alice Wegmann) à procura de seu irmão desaparecido, Nonato (Marco Pigossi).
https://www.youtube.com/watch?v=xYOsUUH69Gc [A melhor trama das 23h... Melhor até que Verdades Secretas]

“Onde Nascem os Fortes” foi longe demais na proposta, colocando para cantar sua vinheta ninguém mais, ninguém menos do que ele, Zeca Veloso (sim, filho de Caetano, o mais conceitual dos cantores).
https://globoplay.globo.com/v/6684924/

A música de abertura da trama é esse aí https://www.youtube.com/watch?v=yjxriFArvMk

D) Um elenco de atores TOP que não ficam presos em novelas que tem como meta Ibope mas sim Qualidade de primeira linha... Uma listinha para te ajudar:

Jesuíta Barbosa;
Irandhir Santos;
João Miguel;
Gabriel Leone;
Enrique Diaz;
Maeve Jinkings;
Camila Márdila;
Mariana Lima;
Carla Salle;
Ricardo Blat;
Cyria Coentro e por aí vai.
Nem vou falar da Débora Bloch e da Patrícia Pillar, não é gente.

E) Por último, mas não menos importante: saiba imaginar e redigir essas cenas conceituais... https://www.youtube.com/watch?v=dlsr8JFc3NE

Sérgio Santos disse...

Uma pena, William!

Sérgio Santos disse...

Sem problema, Guilherme. Respeito sua opinião. Mas o estilo dos autores não é pautado em texto não, eles gostam de momentos tensos e viradas. Basta ver as tramas anteriores deles.

Sérgio Santos disse...

Ainda tenho esperança que volte ao bom começo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Uma pena, anonimo, porque eu também estava muito animado e confiante.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Exato, Adriana.

Sérgio Santos disse...

Isso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Elisabete.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Oi Denise. Ainda não, mas nessa semana a Cassia descobre o corpo do filho.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Day.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Concordo com vc!!! É uma pena pois a história é muito boa, só não precisava ter tantos capítulos!!!


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Fernando Oliveira disse...

Essa novela das 11 (vale a pena falar sobre essa) tem enredo e roteiro. Quem, assiduamente assiste desde o início, provavelmente entendeu a proposta. Não é um produto baseado em grandes acontecimentos e reviravoltas estúpidas para garantir audiência. É um produto que desperta o interesse do público e se mantém na proposta inicial com elementos suficientes para evitar aquilo que a atração anterior do horário (Os Dias Eram Assim) fazia o público sentir. Aquela sensação de estar assistindo algo fraco e que não se sustenta.
Em Onde Nascem os Fortes, cada capítulo mostra um roteiro condizente com o enredo e um texto forte. É uma das melhores novelas da Globo no ar.

Guilherme disse...

Acho que eu não me fiz entender. O estilo dessa produção é esse. O estilo dos autores também é baseada em texto, no psicológico dos personagens. No Rebu não acontecia tantas coisas assim durante a trama não. Tinha muita pegada, cenas fortes, mas viradas mesmo foram poucas na trama, até pelo limite do tempo. Os autores trabalham muito com a tensão durante a produção. É a grande característica deles. Amores Roubados foi a mesma coisa. Uma produção que tinha muita ação, mas viradas mesmo foram bem poucas. Não é característica principal deles e nunca foi. Lembro bem das tramas dos autores e não tinha tanta virada assim não. Tinha sim muita ação e nessa também tem. A diferença é que as ações dos personagens na atual não levam à viradas. A tensão está sempre presente e o texto se sobressai. Isso pra mim não é um defeito. A intenção da produção é se diferenciar das novelas tradicionais. Tem cenas excelentes em todos os capítulos como ameaças, reflexões. É sim uma produção focada no texto e no psicológico dos personagens. Não dá pra esperar uma trama de viradas com uma proposta dessa. Antes de começar, os autores já tinham avisado que seria algo diferente. Querer embarcar pensando que é uma novela acaba se decepcionando. É outro formato e está ótima nesse sentido. Andar em círculos é pra novela, igual você comentou e o Nilson também. Discordei ainda mais da crítica dele, falando da falta de verossimilhança. Ele viajou legal e forçou uma crítica.

Anônimo disse...

Entenderam sim, Guilherme, mais claro do que vc se expressou, só se ficar transparente igual água.
O problema é que aqui e em outros blogs e redes sociais não é permitido discordar do ponto de vista de quem escreve. Até mesmo pq esses blogueirinhos tuíteiros tem até fandom que concordam com tudo. Quando aparece gente pra discordar, sai de baixo.

Anônimo disse...

Não vou entrar em nenhuma discussão até pq não há necessidade nenhuma disso. Mas se vc se deixa incomodar com o Sérgio, com os leitores deles ou até mesmo com pessoas de opiniões contrárias às suas ou de qualquer outro, então, cara vc tem sérios problemas.

Anônimo 1 disse...

Aí não falei?! É só discordar que o fandom aparece pra defender. E esses pobres coitados vivem tão na paranoia que acham q incomodam kkkk se acham mesmo.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Mais um texto perfeito.
A qualidade da obra é inquestionável e sem dúvida até agora o protagonismo da Maria (nossa Maria Bonita contemporânea) tem sido um escândalo de maravilhosa.
O destaque para a fotografia e o drama é bem desenvolvido, massssssss concordo plenamente que é pouca história para muita narrativa :/
Uma pena porque poderia ser excepcional não fosse esse detalhe que o torna cansativo e as novis demoram muitooooooo para acontecer.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Sérgio Santos disse...

Exato, Debora.

Sérgio Santos disse...

Sim, Fernando, tem enredo, mas esse enredo não se sustenta em 53 capítulos. Está andando em círculos e poderia ser contado de forma irretocável em um mês, no máximo. Isso que falo no texto.

Sérgio Santos disse...

Guilherme, não precisa ter viradas. Basta ter acontecimentos e isso não tem tido. Ou melhor, teve nessa sexta só com a morte do parceiro da Maria. Licia Manzo, por exemplo, tem um estilo baseado nos diálogos, mas as novelas dela envolvem pelos acontecimentos dramáticos. Não há viradas. Sou fã do George, mas esse enredo não se sustenta em tantos capítulos.A própria Shakira do Sertão tá avulsa e eu achava que seria um dos pilares do enredo. O Rebu não tinha virada, mas tinha um clima de tensão constante com um desconfiando do outro o tempo todo, prendendo em todo capítulo. Onde Nascem os Fortes pode ser vista uma vez por semana que vc não perde nada. Isso não é bom. Até mesmo a maravilhosa Debora Bloch nao tá sendo muito valorizada...Lamento mt pq apostava alto na trama. Mas, como disse, tem um enredo excelente. Só que poderia ser contado em 3 semanas.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Luli. E concordo com vc. Ainda assim, acho a produção infinitamente melhor qque Os Dias Eram Assim e Saramandaia, por ex.