terça-feira, 29 de maio de 2018

Melhor aproveitamento das bruxas movimenta "Deus Salve o Rei"

A atual novela das sete da Globo deu uma boa guinada com a volta de Afonso (Rômulo Estrela) ao trono de Montemor e desde então "Deus Salve o Rei" vem apresentando um bom ritmo, além de convidativos desdobramentos. A trama de Daniel Adjafre, dirigida por Fabrício Mamberti, deixou de andar em círculos e agora parece que finalmente engrenou de vez. A intervenção de Ricardo Linhares surtiu efeito positivo. Após as ótimas cenas da expulsão de Rodolfo (Johnny Massaro) do poder e do povo aclamando o novo rei, o enredo passou a focar na bruxaria e novamente empolgou.


A chegada da peste provocou algumas mortes ----- desligando Saulo (João Vitor Oliveira) e Martinho (Giulio Lopes) da novela ---- e amedrontou a população. Até mesmo Catarina (Bruna Marquezine) e Ulisses (Giovanne De Lorenze) pegaram a doença, embora tenham sobrevivido. É verdade que ficou inverossímil os sadios entrarem em contato com os doentes o tempo todo e não serem contaminados, mas essa situação funcionou como o trampolim para o destaques das três bruxas da história: Brice (Bia Arantes), Selena (Marina Moschen) e Agnes (Mel Maia).

Ainda serviu para aumentar a rivalidade entre Amália (Marina Ruy Barbosa) e Catarina, uma vez que a vilã, mesmo doente, pediu para sua fiel escudeira Lucíola (Carolina Ferman) espalhar pelo reino que a mocinha tinha trazido a peste para Montemor.
O boato gerou uma boa tensão na trama e ainda proporcionou uma participação luxuosa: Stênio Garcia vivendo Dom Bartolomeu, o temido e assustador Inquisidor, chamado por Catarina para queimar sua rival na fogueira. O único ponto negativo foi a saída da ótima Rosa Maria Colin do elenco, após a sábia Mandigueira ter sido morta por populares.

Apesar desse desfalque em um elenco que já carece de atores veteranos, os conflitos prenderam o público, destacaram os intérpretes e movimentaram o folhetim. Até porque estava na hora de Amália protagonizar algum bom drama. A mocinha nunca teve um enredo próprio e era muito difícil torcer por ela depois que a mesma não se preocupou nem um pouco em ficar ao lado de Afonso, quando o então príncipe a convidou para morar no castelo como sua esposa. Seu egoísmo prejudicou a empatia que o telespectador deveria ter pela personagem. O mesmo valeu para a atitude de Afonso, abdicando do trono pelo seu amor, sem se preocupar com o seu reino. A volta do mocinho ao poder de forma heroica resolveu essa questão, mas ainda faltava solucionar o mau desenvolvimento de Amália. Ser vítima de um falso boato (e quase ser morta por isso) acabou funcionando.

Marina Ruy Barbosa demonstrou com competência o sofrimento da mocinha com as falsas acusações e se destacou quando Amália precisou enfrentar a ira do povo, que pedia a sua queimação na fogueira. Ainda protagonizou ótimas cenas com Stênio Garcia, irretocável na pele do Inquisidor. O ator tem feito muitas participações nos últimos anos ---- a última novela que contou com sua presença do início ao fim foi "Salve Jorge", em 2012, e ainda assim era um perfil desimportante ---- , mas essa foi a sua melhor, sem dúvida. Vale destacar também os embates entre Dom Bartolomeu e Afonso, além, claro, da última cena, quando o vilão acabou assassinado por Brice, através do seu beijo mortal.

E, Brice, inclusive, finalmente teve o destaque que sempre mereceu. Entrando e saindo da novela ao longo dos meses, a personagem deveria ter sido um dos focos do enredo desde o início. Bia Arantes está muito bem na pele da bruxa que mescla vilania e traços de humanidade, protagonizando bons momentos ao lado de Mel Maia e Marina Moschen. A personagem cresceu com o enredo focado na bruxaria, implicando ainda em sequências bem realizadas envolvendo feitiços e poderes. O mergulho na fantasia melhorou bastante o roteiro e deveria ser mais explorado. Mel é outro destaque vivendo a bruxinha Agnes, responsável pelo salvamento de Amália, após ter transmitido pela força do pensamento o salmo da bíblia que a mocinha deveria repetir para Dom Bartolomeu diante do povo. Marina é que merecia mais espaço, pois sua Selena é um dos tipos mais interessantes do roteiro. Ela defende o papel com talento e ainda forma um lindo par com Giovanne De Lorenze (Ulisses). Ao menos ganhou mais destaque em virtude dessa nova virada.

Após um período de altos e baixos, "Deus Salve o Rei" finalmente parece ter tomado um rumo e todos os desdobramentos em torno das bruxas de Montemor ajudaram a manter a atenção do público, mexendo no enredo de forma inteligente. Resta torcer apenas para que tipos tão atrativos como Brice, Selena e Agnes continuem em evidência e não percam importância com a conclusão desse contexto.

21 comentários:

Anônimo disse...

Brice tinha que ter tido muito mais destaque e quando teve a novela ficou muito melhor.Adorei seu texto e tomara que Bia leia.

Nina disse...

A sua sensatez me espanta.

Fernando Oliveira disse...

Essa novelinha (que está sendo entregue ao público numa bela embalagem, com cenários e figurino impecáveis) simplesmente não tem enredo, consequente não possui um roteiro. Isso está claro, andou em círculos uns 100 capítulos e só agora que restam 54 e após as intervenções de outro autor, conseguiu chamar um pouquinho a atenção de uma parcela baixa do público. Tenho visto no aclamado twitter a revolta de uma parte do público para com Marina Ruy Barbosa. Rejeitam Amália em detrimento ao robô Catarina. E isso não sou eu que estou dizendo, apenas, deu também no Daniel Castro, provavelmente pq ele acompanha a movimentação e procura apurar o que as redes sociais pensam sobre as novelas. Enfim, vou ler outros posts do blog, essa novelinha nem vale a pena.

Kika disse...

A novela estava muito chata mas melhorou bastante mesmo e agora tem me prendido atenção.Adoro as bruxinhas.

Lulu on the sky disse...

Não tenho mais paciência com a novela, vejo só pedaços.
big beijos
www.luluonthesky.com

Anônimo disse...

Bia Arantes está perfeita de bruxa e queria que investissem mais nessa trama dos feitiços. Agora já voltou pro maramos de sempre com aquilo de Catarina tramar tudo e ficar impune...

Heitor disse...

Nunca concordei com as criticas. Gosto da novela e acho muito melhor que aquela Pega Pega.

izabel disse...

O MARTELO DAS FEITICEIRAS OU MALLEUS MALEFICARUM era o manual operacional da Inquisição, durante todo o período de funcionamento do Tribunal do Santo Ofício, os processos de bruxaria tiveram como documento norteador o Malleus Maleficarum (O Martelo das Feiticeiras), escrito em 1486 pelos frades dominicanos James Sprenger e Heinrich Kramer, a partir do Manual dos Inquisidores elaborado cem anos antes por Nicolás Eymirick. O Martelo das Feiticeiras – Malleus Maleficarum é uma das páginas mais terríveis do cristianismo. É difícil imaginar que, durante três séculos ele foi a Bíblia do inquisidor, e se transformou no apogeu ideológico e pragmático da Inquisição contra a bruxaria, atingindo intensamente as mulheres, entendendo também que a mulher era muito visada por causa do celibato, era a própria tentação para os inquisidores. Assim, para que a bruxaria fosse devidamente punida foi escrito o Malleus Maleficarum, as teses centrais eram que norteavam essa bíblia dos inquisidores erram:

1) O demônio, com a permissão de Deus, procura fazer o máximo de mal aos homens a fim de apropriar-se do maior número possível de almas.

2) E este mal é feito prioritariamente através do corpo, único “lugar” onde o demônio pode entrar, pois, “o espírito [do homem] é governado por Deus, a vontade por um anjo e o corpo pelas estrelas” (Parte I, Questão I ). E por as estrelas são inferiores aos espíritos e o demônio é um espírito superior, só lhe resta o corpo para dominar.

3) E este domínio lhe vem através do controle e da manipulação dos atos sexuais. Pela sexualidade o demônio pode apropriar-se do corpo e da alma dos homens. Foi pela sexualidade que o primeiro homem pecou e, portanto, a sexualidade é o ponto mais vulnerável de todos os homens.

4) E como as mulheres estão essencialmente ligadas á sexualidade, elas se tornam agentes por excelência do demônio (as feiticeiras). E as mulheres têm mais conivência com demônio “porque Eva nasceu de uma costela torta de Adão, portanto nenhuma mulher poder reta” ( I,6).

5) A primeira e a maior característica, aquela que dá todo o poder às feiticeiras, é copular com o demônio. Satã é, portanto, o senhor do prazer.

6) Uma vez obtida a intimidade como demônio, as feiticeiras são capazes de desencadear todos os males, especialmente a impotência masculina, a impossibilidade de livrar-se de paixões desordenadas, abortos, oferendas de crianças a Satanás, estrago das colheitas, doenças nos animais etc.

7) E esses pecados eram mais hediondos que os próprios pecados de Lúcifer quando da rebelião dos anjos e dos primeiros pais por ocasião da queda, porque agora as bruxas pecam contra Deus e o Redentor (Cristo), e portanto este crime é imperdoável e por isso só pode regatado com tortura e a morte.

O Malleus Maleficarum ou O Martelo das Feiticeiras está dividido em três partes:

Primeiramente ele traz como principal personagem o Demônio e relaciona seus poderes ligando suas ações com a bruxaria. Por isso, que as mulheres eram o alvo mais desejado, visto que, a relação entre o Demônio e a Bruxa era a mais aceitável no caso dos pactos e relação sexual, como explica o manual.

A segunda parte encontram-se instruções para reconhecer e ao mesmo tempo eliminar a bruxaria, em todos os momentos do cotidiano das pessoas, em qualquer fato ocorrido: brigas; fenômenos da natureza; impotência sexual, entre outros.

A terceira e última parte encontra-se o relato dos julgamentos e sentenças. Tudo detalhado para não ser esquecido nenhum detalhe na hora de julgar algum (a) acusado(a), muito menos deixar de punir rigorosamente de acordo com o que regia o Malleus Maleficarum.

E ainda nós nos perguntamos: De onde sai tanta ideia para os filmes de terror?

Adriana Helena disse...

Sérgio, que legal! Parece que a novela está muito boa!!
Vejo pela reação de meus pais que assistem e adoram e, em vista disso, também gosto por eles!! rsrs
E a história de bruxas sempre foi empolgante e o melhor, bruxinhas do bem, que não fazem mal nenhum!!
Aí tudo fica mais bonito!

Parabéns por mais esse belo texto amigo!!
Tenha um ótimo restinho de feriado!!
Beijos!! :)))

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Que texto sensacional!
Bia Arantes merecia mesmo esse destaque, está interpretando sua Brice com a maior competência.
Eu também sou fã das bruxinhas Selena e Agnes hihihi elas são umas lindas e fofis.
Sei que muita gente não gosta da novela, mas eu acho que é um diferencial nas temáticas das 7, essa pegada medieval encanta e é claro que precisam acertos na obra, mas vale a pena dar um crédito, as interpretações estão corretas e se não é muito amorzinho, pelo menos é não é mais do mesmo.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. Ela leu e fiquei honrado.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Nina.

Sérgio Santos disse...

Não tinhaa, Fernando. Agora tem. E eu não apuro msm mais isso de briguinha de fandom digna de quinta série pq tenho mais o que fazer. Isso aí é fã de Marquezine X fã de Marina e pretendo continuar passando longe dessa estupidez.

Sérgio Santos disse...

Exato, Kika.

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Eu ainda acho que a novela segue boa, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Idem, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Boas observações, Izabel.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo carinho, Adriana. bjs

Sérgio Santos disse...

Endosso suas palavra,s Luli. bjssss

Estimulante sexual masculino disse...

Estimulante sexual