quinta-feira, 17 de maio de 2018

"As Aventuras de Poliana" tem tudo para ser mais um sucesso infantil do SBT

"Carinha de Anjo", atual sucesso do SBT, estreou em novembro de 2016 e ainda está no ar. Virou regra na emissora de Silvio Santos estender ao máximo as produções infantis, aproveitando a ótima aceitação que todas vêm tendo com o público. Outro costume do canal (e até copiado recentemente pela Globo no "Vale a Pena Ver de Novo") é emendar a reta final de uma trama com o início da outra, aproveitando a migração de audiência. Como a história protagonizada pela fofa Lorena Queiroz está em plena reta final (já estava na hora), "As Aventuras de Poliana" entrou na grade nesta quarta-feira (16/05), iniciando uma nova saga que promete durar ainda mais que a de Dulce Maria.


Inspirada no romance "Pollyanna", um clássico da literatura infantojuvenil, de Eleanor H. Porter (1913), a nova novela é dirigida por Reinaldo Boury e escrita por Íris Abravanel, que também supervisionou "Carinha de Anjo". A missão da trama é, óbvio, manter os elevados índices da atual produção, que deixou "Apocalipse", da Record, em terceiro lugar praticamente todas as vezes. A confiança da emissora no produto é grande, pois, como já mencionado, planeja deixá-la no ar por mais de dois anos, se tornando uma das novelas mais longas do SBT (700 capítulos). Pena que isso muitas vezes desgaste o roteiro, criando uma barriga gigantesca e prejudicando a narrativa. A sorte do canal é que o público infantil dificilmente abandona uma história depois que foi conquistado por ela.

O enredo não é muito diferente das últimas tramas exibidas anteriormente. Poliana tem 11 anos e é uma menina doce e extrovertida. Ela viajava com seus pais, Lorenzo (Lázaro Menezes) e Alice (Kiara Sasso), na trupe de teatro mambembe Vagalume. Todavia, a protagonista vê seu mundo mudar quando a mãe morre e seu pai adoece.
A garotinha livre acaba indo morar com Luísa (Milena Toscano) em São Paulo, uma tia rica e severa, que não queria cuidar dela, embora se sinta obrigada pela memória da irmã. Apesar das atitudes rígidas da mulher, Poliana encontra na empregada Nancy (Rafaela Ferreira) um elo forte de amizade.

Os demais personagens vão surgindo através da curiosidade da protagonista, que vai conhecendo seus novos vizinhos aos poucos: Sr. Pendleton ---- Dalton Vigh, de volta ao SBT após uma longa carreira na Globo ---- é um homem misterioso, cujo passado é um grande enigma; a rabugenta Dona Branca (Lilian Blanc) só sabe reclamar da vida; Afonso (Victor Pecoraro) é um rapaz perdidamente apaixonado por Luísa; enquanto Gleyce (Maria Gal) e Arlete (Letícia Tomazella) vivem em pé de guerra, embora seus maridos ---- Ciro (Nando Cunha) e Lindomar (Ivan Parente) ---- sejam melhores amigos. Já o padeiro Durval (Marat Descartes) é tio de Poliana, mas a menina nem imagina, pois o simpático homem acabou rejeitado por Luísa por não se portar de forma nobre ao ter se casado com uma moça pobre.

A história ainda terá uma escola como cenário importante, ganhando destaque assim que Poliana começa a estudar lá, ficando amiga de Luigi (Enzo Krieger) e Kessya (Duda Pimenta) e sendo bem recebida pela diretora Ruth (Myrian Rios). Porém, a menina precisará lidar com as maldades de Filipa (Bela Fernandes), Eric (Lucas Burgatti) e Hugo (Henry Fiuka), além de suportar uma professora que não tolera crianças: Débora (Lisandra Parede). Larissa Manoela, uma das atrizes de maior sucesso do SBT, revelada em "Carrossel" (2012), também está no elenco e interpreta a fútil Mirela, que sonha em ser famosa e precisa lidar com a ira de Brenda (Flávia Pavanelli), garota mais popular da escola que não aceita perder o posto. O elenco ainda tem nomes como João Guilherme Ávila (Luca), Guilherme Boury (Sérgio), Mylla Christie (Verônica) e Clarisse Abujamrra (Glória).

O maior desafio da trama será em torno da presença de Milena Toscano vivendo um dos principais papéis. Isso porque a atriz engravidou depois de já ter iniciado as gravações e deixou a produção em uma saia justa. Como muitas cenas já foram feitas, a emissora não cogitou descartar tanto material para não prejudicar o orçamento. A solução seria a invenção de uma viagem para a personagem, retornando após a licença-maternidade (afinal, serão dois anos no ar). Porém, a ideia já foi descartada e a outra ideia é uma mera substituição, sem maiores explicações. Uma nova atriz foi escalada (Thais Melchior) para viver a mesma Luisa (como aconteceu em "Império", na Globo, com a Cora). A alternativa menos pior seria o afastamento da tia da menina, colocando uma outra irmã afastada no lugar. Tomara que a produção pense melhor nessa ideia. A novela perderia bastante.

O primeiro capítulo mostrou um paralelo da vida de Poliana e João (Igor Jansen). Ela, muito feliz com os pais, passando por vários lugares com o grupo Vagalume; e ele, infeliz, sendo maltratado pelo padrasto. Pouco depois, as situações se inverteram. Ela sofreu um baque com a morte da mãe e mudança para a mansão da tia intransigente, enquanto o menino fugiu de casa com a ajuda da mãe, indo atrás dos seus sonhos e respirando aliviado. Os dois acabaram se encontrando em São Paulo, começando uma bonita amizade. A estreia alcançou 15 pontos de média e 17 de pico, índice acima de qualquer boa expectativa da emissora.

"As Aventuras de Poliana" teve um agradável início e a fórmula é a mesma das novelas anteriores da faixa, comprovando o acerto do SBT em seguir apostando nas crianças como principal atrativo, se aperfeiçoando cada vez mais na produção desse tipo de folhetim. Até agora tem dado certo.

25 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem, mas precisa ser tão longa??? Nem o mais criativo autor conseguiria. Quando li no texto 700 capítulo quase tive um treco.

Anônimo disse...

Eu acho a Larissa Manoela bem talentosa. Mas, eu acho que tem gente que exagera e enche muito a bola dela. Não a vejo como esse furacão todo que costumam dizer sobre ela. Vc tbm acha ela tão boa a ponto de ser tão bajulada?

Anônimo disse...

Vc achou o João Guilherme Ávila bom em Cúmplices de um Resgate? Eu, particularmente não achei. Não entendi a recontratacao dele. Mas, é típico do sbt uma fraca seleção no elenco infantil.

Anônimo disse...

Eu assisti os dois primeiros capítulos, me animei pq Pollyana segue sendo meu livro queridinho, se não perderem a mão pra q a novela fique tão longa tem td pra ser sucesso.
Achei o elenco infantil sensacional, a maioria q ja apareceu até agora são desconhecido do publico, e ótimos atores, diferente das outras novelas q o elenco infantil foi melhorando com o tempo. A protagonista a gente já conhece de duas novelas anteriores, já conhecida por desempenhar mto bem todos os papeis q faz, a menina é uma graça e se encaixou mto bem à personagem.
Quanto a mudança da atriz, Milena Toscano, é uma pena ter a troca, mas eles fazem a substituição sem culpa pq o publico infantil aceita fácil, em Cúmplice trocaram Duda por Sophia no meio da novela e em poucos capitulo o publico mal lembrava que haviam trocado um personagem (q tinha um destaque na trama) ou seja, uma novela tão longa, logo a substituição cai no esquecimento, principalmente pras crianças. (ps: gostei da escolha de Thais Melchior, tem uns traços q lembrará milena).
Por fim, a novela é fofa, com uma fotografia linda e com certeza seguirá o sucesso das anteriores.

Mari!

Anônimo disse...

Teve uma boa repetição do elenco de Cúmplices de um Resgate. Não concordo tanto com isso. Depois da Larissa Manoela, eu só via talento, ou mais uma promissa mesmo, na Giovanna Chaves (Priscila). Depois da Larissa Manoela, vc achava outras crianças de Cúmplices talentosas?

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Minha irmãzinha gostou da estreia.
Acho que a emissora faz bem em investir na faixa etária e buscar bons roteiros para adaptação. Esse é um título infantojuvenil muito amorzinho e traz memória afetiva <3
Gosto da Larissa Manoela acho ela bem focada na interpretação, sou apaixonada pelo Dalton Vigh (não sabia que ele estava no SBT), o elenco é bem fofis, massssssssss 2 anos no ar não dá não rsrsrs
No entanto sei que para os novinhos é uma maneira bacana de acompanhar até porque no decorrer das tramas surgem muitos produtos de marketing que eles adooooooram :)
Seu texto como sempre excelente!
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,qual análise você faz da atuação da Sophia Valverde(q já não é nenhuma novata no SBT,pois fez´´Chiquititas´´e´´Cúmplices de Um Resgate´´)com a protagonista Poliana?

Anônimo disse...

Achei a personagem da Larissa Manoela um pouco fraca. Depois da Maria Joaquina e de ter feito Gêmeas, além de ser a estrelinha da emissora, era de se esperar uma personagem mais forte dramaturgicamente. A novela em si, eu gostei. Carinha de Anjo era linda, mas não me empolgou nada. Essa já me divertiu mais, apesar de ser infanto-juvenil (específica para crianças menores).

Famosos disse...

Deveria dá mas uma chance a Giovanna chaves nunca mas chamaram ela então tomara que ela vá para globo além de linda é muito talentosa.

Chaconerrilla disse...

Eu ainda não assisti o primeiro capítulo, mas ainda bem que o SBT disponibiliza no youtube. Amo a Sophia Valverde, a Larissa Manoela e fiquei muito feliz em saber do Dalton Vitch, Marat Descartes e da Lisandra Parede. Espero que o SBT pense melhor nesses 700 capítulos. Chiquititas com 545 (que não foram 545 mesmo, porque era muito mais edição do que capítulos) foi sofrível de acompanhar até o fim. Em determinado momento, as novelas infantis do SBT já se estenderam tanto que a única coisa que você quer é que tenha logo um final digno.

Marco Maciel disse...

A linda Thays Gorga, a Helena de Cúmplices, poderia merecer uma nova chance. Muito talentosa.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,eu não acho a Mirella,personagem da Larissa Manoela fútil não,cara.o problema é que a avó dela,Dona Branca(Lilian Blanc)é muito rabugenta,e vive reclamando da vida,Sérgio

Sérgio Santos disse...

Virou norma no SBT isso, anonimo. É pena pq realmente desgasta o produto.

Sérgio Santos disse...

Não acho tudo isso não, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Achei péssimo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Mari.

Sérgio Santos disse...

Bem poucas, anonimo...

Sérgio Santos disse...

É tempo pra burro, né, Lulli?? rsrsrs Obrigado pelo carinho. bjs

Sérgio Santos disse...

To achando ela muito bem, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Tb gosto dela, Diego.

Sérgio Santos disse...

A novela tá no começo, é cedo pra esse tipo de análise, anonimo. Aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Perfeita observação, Chaconeerrilla.

Sérgio Santos disse...

Mas aí seria emendar uma na outra, Marco.

Sérgio Santos disse...

É patricinha sim, Matheus.

Unknown disse...

Olá Sérgio o que você tá achando do quase casal guiquel( Guilherme e Raquel)