quinta-feira, 3 de maio de 2018

O show de Marieta Severo em "O Outro Lado do Paraíso"

Todo ator prefere interpretar vilões, por mais que alguns neguem e digam que gostam de qualquer bom personagem. Afinal, o malvado, inevitavelmente, acaba tendo mais cenas impactantes e é o responsável pela movimentação de todo roteiro, fazendo a história andar. Não por acaso há tantos 'diabos' na lista de tipos marcantes da teledramaturgia. E, após 13 anos se dedicando ao seriado "A Grande Família", Marieta Severo conseguiu uma víbora no horário nobre em "O Outro Lado do Paraíso".


Ao contrário da doce e simpática Dona Nenê, Sophia tem tudo o que uma boa vilã precisa: é fria, cruel, só pensa em si, manipula e humilha os filhos, desgraçou a vida da mocinha e ainda só pensa em dinheiro. É um tipo maniqueísta, sem nuances, o que não é um demérito e nem uma qualidade, apenas uma característica do papel. E Marieta estava precisando demais de um tipo assim, depois de tanto tempo vivendo uma senhora tão querida por todos, cuja maior identidade era a paixão pela família.

A obsessão da vilã é pelas esmeraldas de Clara (Bianca Bin), usando a família para conseguir atingir seu maior objetivo. Walcyr Carrasco criou uma mulher maquiavélica e todo o processo de destruição da vida da mocinha foi construído ao longo da primeira fase, até a vilã interná-la em um hospício, isolado em uma ilha deserta, ficando com as terras da protagonista, após ter arranjado o casamento dela com o seu violento filho (Gael - Sérgio Guizé).
A atriz não demorou para dominar a personagem, imprimindo um tom debochado que caiu como uma luva para a poderosa mulher.

As suas cenas com Bianca Bin, Sérgio Guizé e Grazi Massafera são sempre boas e carregam uma dose de tensão, expondo a frieza da personagem, que não se preocupa com os sentimentos de ninguém. Vale citar ainda as sequências que expunham a relação da vilã com seus antigos comparsas, agora devidamente aniquilados por Clara. Os momentos de Marieta com Luis Melo (Gustavo), Eliane Giardini (Nádia), Flávio Tolezani (Vinícius) e Eriberto Leão (Samuel) também merecem menção, valorizando o desempenho da atriz.

Ao longo do enredo, todavia, a crueldade de Sophia foi se agravando. A víbora virou uma assassina que elimina qualquer inimigo chantagista a tesouradas. A tesoura se transformou em um 'complemento' da ricaça. Ela matou Laerte (Raphael Vianna), a prostituta Vanessa (Fernanda Nizatto), Rato (César Ferrario) e tentou eliminar Mariano (Juliano Cazarré), seu ex. Todos com golpes de tesoura, se desfazendo do corpo em seguida. Foram cenas fortes que destacaram o brilhantismo de Marieta, sempre entregue.

A atriz vem dominando os capítulos da reta final da trama. Sophia é a última vítima de Clara e essa aguardada revanche finalmente chegou. Marieta se destacou recentemente na cena em que Caetana (Laura Cardoso) manipulou a vilã, obedecendo as ordens da mocinha. Ela até tentou matar a cafetina a tesouradas, mas acabou pega em flagrante pela polícia. Conseguiu fugir, mas o cerco está se fechando cada vez mais. Outra grande sequência que merece menção foi o confronto da ricaça com o filho, contando a ele todo o seu passado de crimes, deixando claro que tudo o que conseguiu foi banhado em sangue. Uma cena de dez minutos que fez a intérprete brilhar do início ao fim. Mas ainda tinha outro show no capítulo seguinte. O início do julgamento da víbora destacou seu trabalho corporal, impressionando no instante em que Sophia sofreu um AVC assim que viu Xodó (Anderson Tomazini) como testemunha de acusação. A boca tremendo e os lábios afrouxando remeteram aos casos reais de pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral, expondo uma profissional irretocável. Pareceu real.

Essa é a segunda novela que a atriz faz com Walcyr. O autor foi o responsável pelo seu retorno aos folhetins em "Verdades Secretas" (2015), lhe presenteando com a interesseira Fanny. A personagem já era totalmente diferente da Dona Nenê, motivando a intérprete a retornar logo, sem conseguir tirar umas férias da televisão. E foi um excelente papel. A cafetina disfarçada de agenciadora de modelos não era propriamente uma vilã, pois não tecia planos para destruir a vida de ninguém, e tinha como único objetivo ganhar dinheiro. Achava, inclusive, que fazia um ''bem'' para várias de suas agenciadas. E Marieta deu um show, motivando o escritor a criar essa rainha da maldade especialmente para ela, marcando sua volta ao horário nobre, após 18 anos ---- sua última novela na faixa foi "Laços de Família" (2000), onde viveu maravilhosamente bem a arrogante Alma, no enredo de Manoel Carlos.

Marieta Severo é uma profissional que sempre merece reverências. E nada mais prazeroso do que vê-la na principal faixa de novelas da Globo, vivendo a grande vilã de "O Outro Lado do Paraíso", sendo valorizada como merece.


22 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei embasbacado com ela sofrendo um AVC hoje. Que atriz!!!!

Anônimo disse...

Realmente Marieta está sendo valorizada como merece, ao contrário do que argumentam alguns. Esteve sempre no centro das atenções na novela atual e participou das melhores cenas. E ela faz tudo com maestria, é uma atriz irretocável. Ouso dizer que ela foi "desperdiçada" fazendo tanto tempo a dona Nenê. Uso as aspas pois até nesse papel, sendo feito por anos, ela ainda soube cativar e emocionar a cada capítulo. Adorei seu texto, Sérgio! Faustona, do twitter.

Victor disse...

Tava esperando esse texto desde o primeiro mês de novela! Demorou, viu! kkkkkkk Mas ficou da hora. Adorei!

Unknown disse...

Marieta esteve brilhante em todos os momentos e vai estar ainda mais nesses capítulos finais, foi uma baita vilã! Espancava e humilhava Gael, sempre rejeitou Estela e mentiu sobre ser mãe de Lívia. A serial killer das tesouradas e de vários outros crimes que você respeita. Ela fez tudo isso com uma competência absurda e a rivalidade dela com Clara é o ápice da trama. Show! Esperei muito por esse texto e finalmente ele veio.

Anônimo disse...

QUE SHOW!!!!!!!!!

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Realmente ela está ótima e merece todo esse destaque!!!


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Gabriella disse...

Essa é uma vilã de verdade e há anos não tinhamos uma assim na horário nobre.

Paula Müller disse...

Que atriz maravilhosa! Consegue se desvencilhar completamente de um personagem. Depois de mais de 10 anos na Grande Família, Marieta Severo conseguiu dar vida a duas personagens muito diferentes, que não lembram em nada a Dona Nenê, mesmo sendo uma personagem tão marcante para o público. Marieta está ótima desde o início da novela, mas a cena em que a Sophia sofre um AVC foi realmente um show à parte.

Dean Winchester disse...

A novela é ruim, com várias situações absurdas e com várias tramas paralelas péssimas, mas a Marieta Severo é um dos grandes destaques mesmo é está ótima.A parceria com Bianca Bin também é interessante.

Lulu on the sky disse...

Ela é ótima atriz.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Eduardo disse...

A Marieta está muito bem nesse papel. O que mais gostei na novela foi a vilã e a mocinha tendo vidas próprias. Apesar de ter o tema da vingança, a Clara teve interesses amorosos e fez de tudo pelo bem da sua família, fosse tentando conquistar o filho, protegendo o avô ou lutando pela vida da mãe e da irmã. O mesmo vale para a Sophia que disputou o Mariano com a Lívia e sofreu chantagem por um crime que nada tinha a ver com a Clara. Também gostei da Sophia ter tentado impedir a vingança logo no retorno da mocinha, mas ter se dado mal em praticamente todas as vezes: viu o filho favorito ser preso, foi presa também, sentiu na pele um pouco do que a Clara passou ao tomar os medicamentos, viu seus aliados caírem um por um, enquanto sua inimiga conquistava o seu espaço.

Agora vamos combinar que essa novela só tem cenão. Ontem teve a Beth finalmente contando a verdade para a filha e a Mercedes expulsando Zé Vitor de sua casa com a ajuda "deles". Também gostei da união da Clara e da Lívia no momento do aperto. Acho que apesar dela ter feito muita coisa ruim para a mocinha, esse "perdão" convenceu. A única coisa que acho ruim é que fica a sensação de que a Lívia foi a única a não sofrer a lei do retorno. Todos os outros pagaram. Seria bom se ela tivesse sofrido rejeição do Tomás.

Sérgio Santos disse...

Baita atriz, anonimo!

Sérgio Santos disse...

OI Faustona, adorei te ver aqui!!!!

Sérgio Santos disse...

Quem espera sempre alcança, Victor. rsrs

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, John.

Sérgio Santos disse...

Showzaço, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Merece mesmo, Debora.

Sérgio Santos disse...

Fato, Gabriella!!!

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Paula!!!

Sérgio Santos disse...

Ela é sempre ótima, Dean.

Sérgio Santos disse...

É sim, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Eduardo, onde assino?????????