quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Maior revelação do ano, Lucy Alves é uma grata surpresa de "Velho Chico"

Um dos defeitos de "Velho Chico" (e foram muitos observados ao longo de sua exibição) definitivamente não é o elenco. O time da novela das nove de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, é muito bem escalado e há vários intérpretes talentosos, vide Christiane Torloni, Selma Egrei, Domingos Montagner, Irandhir Santos, Zezita Matos e Dira Paes, por exemplo. Mas entre os ótimos nomes do time, há uma revelação surpreendente e que tem se sobressaído cada vez mais na trama: Lucy Alves.


Ela se revelou para os telespectadores na segunda edição do "The Voice Brasil", onde mostrou seu imenso talento para o canto. A linda voz de Lucy encantou a todos e foi uma das favoritas da competição musical, conseguindo merecidamente chegar à final (Sam Alves foi o vencedor em 2013). Suas apresentações, acompanhada do seu inseparável acordeon, foram inesquecíveis e desde então não saiu mais da mídia. Seus shows triplicaram e sua carreira como cantora deslanchou de vez.

Porém, Lucy ainda não tinha apresentado todas as suas facetas para o grande público. Além de cantar lindamente, ser compositora e multi-instrumentista, ela também tem vocação para as artes cênicas. A finalista do "The Voice" estreou no teatro com o musical "Nuvem de Lágrimas" e angariou elogios pela sua atuação.
Anteriormente, havia feito um teste para a série "Dois Irmãos" (já finalizada e ainda não exibida pela Globo), mas não conseguiu um papel. Entretanto, foi convidada por Luiz Fernando Carvalho para fazer parte de "Velho Chico" ---- época em que a produção seria a das 18h e nem tinha sido transferida para o horário nobre, inclusive.

O acerto entre o diretor e a atriz rendeu uma das melhores surpresas da atual novela das nove. A invejosa e obsessiva Luzia parece ter sido escrita sob medida, pois a intérprete dominou a personagem desde a sua primeira aparição. A vilã nutre um amor doentio por Santo (Domingos Montagner) e foi a responsável pelo afastamento do protagonista e Tereza (Camila Pitanga), pois sempre fez questão de não entregar as cartas que a mocinha escrevia para o seu amado --- impedindo até que ele soubesse que Miguel (Gabriel Leone) é seu filho.

Para culminar, a personagem tem uma carga dramática muito forte e uma de suas características é o temperamento explosivo. Ou seja, é um perfil importante para o andamento do enredo e que engrandeceria o desempenho de qualquer boa atriz. Portanto, Luzia poderia ser interpretada por qualquer grande nome da Globo, o que só aumenta a responsabilidade de Lucy. Afinal, é preciso muita coragem para confiar um papel como esse a uma novata. Luiz Fernando Carvalho está de parabéns por ter apostado nela, que correspondeu plenamente às expectativas do diretor.

Luzia começou a segunda fase de forma tímida, mas, ainda assim, a atriz conseguia brilhar em cena, mostrando seu potencial. Assim que a personagem teve sua importância aumentada, à medida que Santo e Tereza iam se aproximando, não demorou para Lucy protagonizar uma sucessão de grandes cenas. E desde então o telespectador tem sido agraciado com uma atuação visceral de uma entregue profissional. Ela consegue despertar ódio e medo em quem assiste através de sua interpretação, mesclando com competência toda a gama de sentimentos daquela obsessiva mulher ---- cuja humanização foi bem trabalhada nesta reta final, ressaltando um lado mais sofrido e obscuro da nordestina que foi até vítima de um estupro.

As cenas em que Luzia enfrenta Tereza são sempre repletas de fúria, evidenciando o talento de Lucy. Foram muitos bons momentos protagonizados por ela até então, incluindo a grande sequência em que a vilã tenta estapear Santo, sendo impedida pelo marido. Aliás, Domingos Montagner, Camila Pitanga, Zezita Matos (a mãe Piedade) e Giullia Buscacio (a filha Olívia) são seus principais parceiros, dividindo com ela situações quase sempre bastante dramáticas. E é surpreendente vê-la de igual para igual com vários talentos, sendo até difícil classificá-la como estreante.

Lucy Alves é a maior revelação de "Velho Chico" e já está entre as melhores surpresas do ano. A multi-instrumentista que fez sucesso no "The Voice Brasil" está mostrando que a sua carreira de atriz está apenas começando e tem tudo para ser tão bem-sucedida quanto a de cantora.

23 comentários:

Marília disse...

Ela é incrível mesmo e nem parece estreante.

chica disse...

Trabalha muito bem e nos fez detestá-la, co0m suas chatices e insistências... Ótima atriz ela se revelou@! abraços,chica

Anônimo disse...

Até que enfim veio o texto! Gostei!

Anônimo disse...

Ela desperta ódio, como você bem falou. Estou encantado com o talento dela e aposto que ela leva o troféu de atriz revelação do "Melhores do Ano" do "Domingão". Ja quero ver Lucy em outra novela interpretando uma personagem diferente!

Pâmela disse...

Texto maravilhoso e merecido, Sérgio.
Velho Chico não me decepcionou porque eu já esperava por uma trama assim - quase morna - como é de praxe do Benedito. Pelo menos o elenco não ficou devendo nem nada. Todos os atores tiveram sua hora de brilhar.

Lisandra disse...

Uma atriz surpreendente.Jamais imaginaria que fosse tão talentosa!!!!!

Anônimo disse...

Ela é ótima cantora e atriz!

Junior Neves disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo texto e pela critica muito bem feita . Realmente o trabalho dessa moça foi uma agradável surpresa . A performance dela é claramente intuitiva, mas passa uma verdade que impressiona e comove a cada cena, e muitas vezes ela consegue fazer isso com um simples olhar . É um talento nato, sem duvida alguma !!

Kimmy disse...

Essa novela pode ter mesmo muito defeitos mas o elenco é incrível e a direção (luz,imagens, som) eu acho lindo!
A Lucy vai ter uma linda carreira, o início da regeneração de Luzia vendo o sofrimento da filha Olivia foi algo tocante, e a cena em que ela revela para a filha a verdade eu chorei rios!
Mas entre veteranos e enormes surpresas o elenco merece mesmo ser destacado olha para o trabalho de Irandhir, Lee Taylor... e os mais jovens? Gabriel Leone a Giullia Buscacio estes atores têm feito cenas muito boas.. e como disse apesar dos defeitos da novela vale a pena por esses atores.

Anônimo disse...

Virei fã. E nem a conhecia no The Voice porque não acompanho esse tipo de programa.

Sérgio Santos disse...

Nem parece, Marília.

Sérgio Santos disse...

Ótima mesmo, Chica. bj

Sérgio Santos disse...

Que bom, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ela merece muito levar todos os premios de revelação, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz que tenha gostado, Pâmela. E é verdade, tb não me decepcionou pq já esperava algo tedioso e mais do mesmo.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Lisandra.

Sérgio Santos disse...

Canta tão bem quanto atua, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Junior. E ela é incrível!

Sérgio Santos disse...

Kimmy, a novela teve mts erros, mas concordo que o elenco não foi um deles. Tb achei a direção do Luiz primoroso como sempre, embora tenha cometido alguns tropeços. E eu tb escrevi sobre o Irandhir meses atrás. Tb concordo sobre Giulia e Gabriel, entre tantos outros. bjs

Sérgio Santos disse...

Ela é ótima, anonimo.

Vane M. disse...

Essa menina arrasa, Sérgio! Minha mãe não perde um capítulo do Velho Chico e sempre destaca o talento da atriz! Bem colocado! Abraços!

Sérgio Santos disse...

Ela tá incrível mesmo, Bia. bjssss

Unknown disse...

Assino embaixo do seu comentário, Sérgio.