quinta-feira, 16 de junho de 2016

Após o fim de "Totalmente Demais", público é presenteado com a ótima websérie "Totalmente Sem Noção Demais"

"Totalmente Demais" chegou ao fim no dia 30 de maio, excepcionalmente uma segunda-feira. O fenômeno das sete saiu de cena com um saldo muito positivo e deixando saudades, tanto no público quanto na própria Globo, que era beneficiada com uma audiência que não era vista desde 2012 -- época de "Cheias de Charme". Porém, a novela não acabou de vez. Isso porque, em uma ação nova na teledramaturgia, a trama vem apresentando episódios inéditos somente na internet, através da GloboPlay, em um formato de websérie. E são tão bons quanto os que foram exibidos na televisão, ainda que bem mais curtos, obviamente.


Chamada de "Totalmente Sem Noção Demais", a nova história é na verdade um spin-off (muito comum em seriados, quando personagens secundários de uma determinada série ganham outra série onde eles são os protagonistas). No caso, o núcleo do Bairro de Fátima da novela passou a ser o foco central, onde Cassandra (Juliana Paiva), Hugo (Orã Figueiredo) e Débora (Olívia Torres) são os perfis principais. São três capítulos por semana ---- toda terça, quinta e sábado ---- e a história vem tendo a redação final de Cláudia Sardinha, que foi uma das colaboradoras do folhetim e agora está sob a supervisão de Rosane Svartman e Paulo Halm. Os novos roteiros estão sob domínio da equipe que colaborou com os autores.

O enredo é todo voltado para o período que antecedeu a novela, ou seja, mostra a rotina da família de Cassandra antes do surgimento do concurso da Garota Totalmente Demais e de todos os desdobramentos que originaram o folhetim de sucesso. Além dos três personagens citados, a trama ainda conta com a presença de Dorinha (Samantha Schmutz), Zé Pedro (Helio de la Peña) e os filhos deles: João (Leonardo Lima Carvalho) e Maria (Juliana Louise), além de Lurdinha (Carolyna Aguiar) e Kátia (Aline Borges), periguetes que vivem atrás de Hugo.
Fábio Assunção narra a abertura de cada episódio e Juliana Paes chegou a participar na trama em que Dorinha cria uma conta fake para achar um namorado pela internet.

Os episódios (todos com título) têm em torno de 18 minutos e, como são exibidos apenas na internet, não há a famigerada "classificação indicativa" para censurar as situações, possibilitando uma maior liberdade do texto (que abusa das piadas de duplo sentido) e das situações ---- como a sequência em que Dorinha e Zé Pedro ensaiam posições do Kama Sutra e quando Maurício Ricardo, primo de Cassandra e Débora, aparece pelado (com direito a imagens do 'bumbum') enquanto foge de Hugo. Ou seja, o conjunto ficou ainda melhor sem as limitações que o horário das sete impunha ao folhetim (embora os autores tenham conseguido driblar várias vezes esses 'impedimentos' com muita criatividade).

Cada trama também conta com uma participação especial, além de algum outro personagem presente na novela, como a já mencionada Carolina. O Maurício Ricardo, por exemplo, foi interpretado pelo carismático Rafael Vitti e o ator divertiu do início ao fim do episódio. Christian Monassa interpretou um rapaz que despertou o interesse de Max (Pablo Sanábio sempre ótimo) e Cassandra em uma balada. Letícia Lima viveu a vlogueira Drika, cujo sotaque paulista era propositalmente exagerado, e Rodrigo Simas deu vida a Lucas, amigo de Débora que chama a atenção de Cassandra. O ator, aliás, repetiu a parceria bem-sucedida com Juliana Paiva, já vista em "Malhação Intensa" (2012) ---- onde viveram o casal sensação Bruno e Fatinha ---- e em "Além do Horizonte" (2013) ---- cujo par formado por Marlon e Lili roubou a cena e acabou virando uma solução na problemática novela.

O spin-off foi uma excelente ideia e entrou para a lista de ousadias de "Totalmente Demais", após as cenas extras divulgadas no site durante a exibição da trama e do 'capítulo zero', que exibia em seis minutos tudo o que Jonatas (Felipe Simas), Eliza (Marina Ruy Barbosa), Carolina e Arthur (Fábio Assunção) faziam antes do início do primeiro capítulo. Todas as situações protagonizadas pela família de Hugo, incluindo o núcleo familiar de Dorinha, são divertidas e conseguiram ser tão criativas quanto todos os momentos exibidos ao longo do folhetim na televisão. Vale destacar, mais uma vez, a sintonia perfeita entre Juliana Paiva, Orã Figueiredo e Olívia Torres (três talentos), que formam uma família impagável, e o show de Samantha Schmutz, cuja veia cômica é visível.

"Totalmente Sem Noção Demais" se mostrou tão atrativa e bem-sucedida (há recordes de acessos no GloboPlay, chegando a uma média de 3,4 milhões de visualizações) quanto a novela recém-terminada e poderia tranquilamente virar uma série cômica na Globo. Há fôlego o bastante para o desenvolvimento de várias situações envolvendo as famílias do bairro de Fátima da trama de Rosane Svartman e Paulo Halm. Porém, independente da produção se transformar ou não em um seriado para a televisão, valeu muito a pena a iniciativa de produzir episódios especiais para a internet, aproveitando todo o potencial que perfis como Cassandra, Débora, Hugo e Dorinha tinham e exibiram ao longo do folhetim.

25 comentários:

Sandro disse...

To amando essa série porque ajuda a matar as saudades da novela. E daria mesmo pra ser uma série na tv.

Heitor disse...

Eu já vi uns 3 e verei mais. Está muito boa. Concordo com tudo e ri muito do Rafa Vitti!!!!!!!

Anônimo disse...

A série tá aplacando a saudade dessa novela maravilhosa e o seu texto ótimo também ajudou a diminuir a saudade que tá grande.

Pamela Sensato disse...

Eu vi que está um pampeiro na internet mas não cheguei assistir kkk

Tem resenha nova blog, passa lá pra da uma espiadinha 😍

Beijinhos,
Blog Resenhas da Pam
Facebook

Fernanda disse...

A novela segue fazendo um imenso sucesso agora na internet com esses episódios. E os vídeos de todas as novelas atuais não chegam nem perto do número de acessos que essa tinha.

Anônimo disse...

Esse spin off foi uma ideia de gênio. Endosso sua crítica e aquela mala do Twitter e haterc da Juliana Paiva segue relinchando e falando de vc pelas costas. Ô INVEJA! kkkkkkk

Denise disse...

Os autores ainda provaram que têm um ótimo time de colaboradores porque os episódios estão divertidíssimos e já dão um banho nessa Haja Coração ultrapassada. Estou amando.

Ulisses disse...

A Cassandra está ainda mais genial nessa série e amo Olivinha Torres.O episódio do Rafa Vitti foi o melhor até agora!

Anônimo disse...

Tenho acompanhado e adorado.Essa novela faz falta.

Renato disse...

Saudades dessa novela!

Paula disse...

Ju Paiva, Olivia e Orã formam um trio perfeito e eu morro de rir com eles.Adorei o texto falando da websérie que é uma delícia mesmo.

Sérgio Santos disse...

Daria msm, Sandro.

Sérgio Santos disse...

Foi o melhor episódio, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Ajuda msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tá fazendo um baitaa sucesso msm, Pamela. bjs

Sérgio Santos disse...

É verdade, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Deixa esse babaca pra lá, anonimo. hahaha

Sérgio Santos disse...

Têm mesmo, Denise. Os colaboradores são tão competentes quanto. bjs

Sérgio Santos disse...

Olivia Torres é ótima mesmo, Ulisses. O núcleo todo, aliás. E o do Rafael foi o melhor episódio msm.

Sérgio Santos disse...

Faz mta falta, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Muitas saudades, Renato.

Sérgio Santos disse...

É uma delícia, Paula!

Familia disse...

Melhor coisa!! Eu amo muito. Me deu ate inspiração Pra me tornar uma verdadeira Atriz

Sérgio Santos disse...

Que bacana, Graciele!

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.