sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Na pele da cativante Stelinha, Glória Menezes rouba a cena em "Totalmente Demais"

Ela estava longe das novelas há quase sete anos. A sua última personagem foi a ingênua Irene, na ótima "A Favorita", em 2008. Depois chegou a 'interpretar' a si mesmo em "Cama de Gato" (2010), em uma rápida participação, e esteve no último capítulo de "Joia Rara" (2013), vivendo a Pérola na fase adulta em uma breve cena final. Desconsiderando a área de folhetins, a atriz esteve também na série "Louco por Elas", onde brilhou com a sua carismática Violeta. Agora, Glória Menezes está de volta em "Totalmente Demais" ---- a atual e deliciosa novela das sete da Globo ----, na pele de uma cativante, irônica e refinada socialite.


A personagem entrou na trama no dia 1º de janeiro, ou seja, dois meses após a estreia do folhetim de Rosane Svartman e Paulo Halm. Stelinha Carneiro de Alcântara é mãe de Arthur (Fábio Assunção) e vive da mesada que ele lhe dá. Ela estava morando em Paris e voltou graças ao apelo do filho, que lhe incumbiu a difícil missão de educar Eliza (Marina Ruy Barbosa), para que a menina possa ganhar o famigerado concurso que tem o nome da novela. A perua topou o desafio, mas só porque soube da aposta do agenciador de modelos com Carolina (Juliana Paes) ---- se a garota não ganhar, ele perde a sua agência Excalibur.

A chegada da atriz deixou a trama ainda mais atrativa e movimentou o enredo, que ganhou novo fôlego. E não demorou muito para Glória roubar a cena. As tiradas geniais da personagem, fruto do perspicaz texto dos autores, e o seu total desprezo por pobres, são impagáveis, proporcionando uma sucessão de ótimas cenas cômicas.
A perua tem todas as características clássicas de uma grande vilã de horário nobre, mas nesse caso não há grandes maldades, só reclamações constantes mesmo, repletas de humor ferino. O perfil parece ter sido escrito sob medida para Glória.

Stelinha também detesta ser chamada de avó pela neta Jojô (Giovanna Rispoli) e acha deplorável a forma como a menina se veste. Ela ainda vive protagonizando 'embates' com a empregada Cida (Guida Viana) e alfineta Carolina quando a encontra. Mas a grande 'vítima' da voluntariosa personagem é mesmo a Eliza, que já 'apanhou' algumas vezes de leque (os momentos sempre divertem) para aprender a se comportar como uma menina refinada. A missão de educar a ex-vendedora de flores está sendo executada com rigidez.

Tem sido um imenso prazer ver Glória Menezes de volta às novelas e interpretando uma personagem que faz jus ao seu conhecido talento. A mãe de Arthur já é um dos grandes destaques de "Totalmente Demais" e a atriz está completamente à vontade na pele daquela avó nada convencional. Ela tem tido uma ótima parceria com Fábio Assunção, além de protagonizar excelentes cenas com Marina Ruy Barbosa, Giovanna Rispoli e Guida Viana, que são outras intérpretes que brilham muito na trama. Aliás, Felipe Simas, o mocinho Jonatas, também tem uma boa sintonia com a veterana.

A socialite se acha a pessoa mais importante do mundo e sempre trata os outros com ar de superioridade. Para culminar, ela ainda troca os nomes o tempo todo, o que deixa as situações ainda mais engraçadas do que já são. Stelinha chama o Jonatas de Jonas e o bairro de Curicica vira Muriçoca na boca dela, por exemplo. Outra 'característica' impagável da personagem é o seu olhar de desprezo quando avista alguma figura, digamos, mais humilde. Os momentos em que ela observa Cassandra (Juliana Paiva), Gilda (Leona Cavalli) e o próprio Jonatas, se tornam hilários. Muitas vezes nem precisa de texto.

Nada melhor do que ter uma das melhores atrizes do país no ar e sendo valorizada como merece. Glória tem mais de 50 anos de televisão, vários filmes e peças teatrais, configurando uma imensa lista de elogiados trabalhos. Nem há como mencionar todos, uma vez que até os mais marcantes foram muitos. Porém, entre os principais estão a presidiária Emily ("2-5499 Ocupado" - 1963), a mulher de várias personalidades em "Irmãos Coragem" (Maria de Lara, Diana e Márcia - 1970), a cativante Roberta Leone ("Guerra dos Sexos" 1983), a espalhafatosa Rosemere ("Brega & Chique" - 1987), a grande vilã Laurinha Figueroa ("Rainha da Sucata" - 1990) ----- sua melhor personagem na carreira ----, a simpática Zoroastra ("O Beijo do Vampiro" - 2002), a Baronesa de Bonsucesso ("Senhora do Destino" - 2004), e a já mencionada ingênua Irene ("A Favorita"), entre outros.

Glória Menezes é uma atriz com 'a' maiúsculo e a arrogante Stelinha ganhou a melhor pessoa para interpretá-la. Assim como Eva Wilma ---- que estava afastada das novelas desde 2011 e voltou brilhando como a Fábia em "Verdades Secretas" ---- e Marieta Severo ---- que ficou quase 14 anos em "A Grande Família", retornando aos folhetins dando show na pele da Fanny em "Verdades Secretas" ----, ela retornou em grande estilo em "Totalmente Demais", ganhando o destaque que merece.

46 comentários:

Fernanda disse...

Ela é maravilhosa e estou encantada pela Stelinha. Melhor personagem da novela que é mesmo uma delícia.

Thallys Bruno Almeida disse...

Ter a Glória Menezes no elenco é um presente pra qualquer autor. E ela está sensacional como Stelinha. O senso de humor ácido dela é impagável. Além, é claro, de algumas boas cenas dramáticas, como ela incentivando Eliza a brilhar na prova após ela ficar abalada ao saber do Jonatas preso. Maravilhosa.

Por outro lado, recentemente vi umas críticas de que a novela estaria lenta. Entendo quem ache assim, mas não vejo essa lentidão, pelo contrário, ainda acho a trama boa, com um ritmo legal, dinâmico. Atualmente é a única que eu sou assíduo.

No mais, foi uma grande sacada dos autores trazer Glória pra trama. O que era bom ficou melhor ainda.

Kika disse...

Que falta ela fazia nas novelas!!!!!!!!

Kellen disse...

Promessa é dívida, Serginho. Prometeu e cumpriu. Adorei o texto e concordo. A entrada dela deixou a novela ainda melhor e estou amando a Stelinha.Foi feita sob medida pra Glória.

Ana Carolina disse...

Pra mim é a melhor atriz do país junto de Irene Ravache e Fernanda Montenegro. Estou rindo muito com ela e achando a novela deliciosa. Mas li que já acaba em abril. Pq tão cedo? Aquela Paraisópolis péssima durou bem mais tempo. Injusto.

Unknown disse...

Algo a comentar...

E um detalhe muito importante é que aos 81 anos ela esbanja vitalidade na atuação. É perceptível a grande diferença no tempo da atuação de uma atriz mais que experiente em relação as mais jovens. Ela não faz só caras e bocas, perceba como Glória Menezes atua com as mãos e com todo o corpo em cena.

Agora Sérgio uma pergunta, entre os papéis mais marcantes que você cita no texto é fruto de uma pesquisa sobre a atriz ou de fato você viu a Emily de "2-5499 ocupado" e a Lara e a Diana de "Irmãos Coragem"? Porque olha, já se vai mais de 40 anos (risos).

O primeiro papel que vi Glória atuar foi no grande sucesso de Janete Clair "Pai Herói" de 1979, onde ela esteve impecável como a Ana Preta, um papel dramático e uma atuação memorável. Logo em seguida veio "Jogo da Vida" de Sílvio de Abreu, onde ela brilhou num papel muito divertido, a Jordana.

Depois disso vieram os vários papéis marcantes citados no post, mas eu, particularmente, considero a lendária Laurinha Figueiroa, a grande vilã de "Rainha da Sucata" seu melhor papel e sua primeira e única vilã na carreira. Essa personagem tinha ótimas tiradas e a cena de sua morte é uma das mais antológicas da história da teledramaturgia.

Esse post foi uma grata surpresa a essa que uma é uma das grandes divas da teledramaturgia brasileira.

Parabéns Sérgio... beijos...

jlgiam disse...

A novela já era ótima e depois da entrada da Glória Menezes ficou ainda melhor! A Stelinha é uma verdadeira "carne de pescoço" porém bastante carismática!

Sobre a trama, já ouço críticas de o concurso Garota Totalmente Demais estaria ficando cansativo e há até comparações com o reality-show da fraca "Geração Brasil". Sinceramente, não tem o menor cabimento! Aquela novela só tinha de interessante mesmo o reality-show pra escolher o sucessor do Jonas Marra(Murilo Benício) na empresa e quando acabou, a história(se é que existia história) acabou junto. O concurso de "Totalmente Demais" realmente está estagnado há algumas semanas, mas essa novela é infinitamente superior áquela, pois não gira em torno só disso. Portanto, a comparação chega a ser ridícula! A única coisa que está cansando é o chove-não-molha entre Lu(Juliane Trévisol) e Rafa(Daniel Rocha). Não vejo graça nisso de a garota(que não possui vida própria) ficar só se humilhando atrás daquele galinha escroto que, ao que parece, não vai mudar nem depois de descobrir o real caráter da falecida noiva.

Tirando isso, a novela está ótima e merece o sucesso que vem fazendo!

Unknown disse...

Olá Sérgio,a novela está deliciosa mesmo e a Stelinha já se tornou um dos grandes destaques da trama. O texto dos autores é ótimo e me lembra muito as maravilhosas Bárbara Ellen e Damáris de Sangue Bom. Glória está impecável e fazia uma grande falta nas novelas. Quanto ao resto apenas peço que o concurso garota td+ volte andar já que os últimos capítulos estão focados no passado da Sofia e os dilemas de Joliza e Carthur (S2) . Abraço.

NÃO!!! EU NUNCA DIREI, POSSO NÃO CONVENCER...... disse...

Sérgio ...
Fazia um bom tempo que não via a Glória Menezes num papel tão carismático e ao mesmo tempo má, mas está cativando. Tenho rido muito quando aparece em cena com o leque na mão. Essa novela promete muito com as façanhas da Glória Menezes.
Abraços sempre.
Luandabela.

MARILENE disse...

Esses grandes atores não podem ser esquecidos. Glória está, de fato, brilhando na novela. O concurso já está chato e se não fosse a presença de Stelinha!!!! Bjs.

Anônimo disse...

Amando Joliza, Carthur, Cassandra e Rafael, Fabinho e Debora, Gerlili e Stelinha brigando com Jojo. HAHAHAHAHAHA

Leandro disse...

É bom ver atrizes que mesmo com o passar do tempo continuam ótimas. Esses dias olhei a novela das 9, nossa senhora, achei a Suzana Vieira está péssima, não que antes eu achava ela uma grande atriz, mas está cada vez pior. Como pode isso?

Bruno disse...

Glória Menezes é ,além de uma excelente atriz,uma diva.E dessa vez ela recebeu um presente dos autores. Sua Stelinha é maravilhosa. Os autores capricham no texto da personagem e Glória ,com todo o seu talento,o faz de forma magistral.
Glória fazia falta na TV. Ainda bem que voltou num papel à altura de seu talento!!!

Anônimo disse...

Que bom que a globo lembra as vezes desses verdadeiros atores e atrizes e dá um papel nessas novelinhas atuais tosquérrimas. Imagino o sacrifício da Gloria Menezes em fazer cenas com tantas nulidades mas pelo menos garante seu salario e a sensação de estar na TV.

Joana Limaverde disse...

Estou encantada com ela e com a novela.

Vane M. disse...

Oi, Sérgio como vai? A Glória está arrasando no papel!!! Essa geração que citou pode ficar o tempo que ficou longe das novelas, quando retornam, é sempre garantia de ótimas interpretações. Gosto dessa novela das sete, uma trama diferente com a leveza própria para o horário. Pena mesmo fiquei com o final de Além do tempo, uma das melhores novelas que assisti até hoje. Abraços!

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo! Eu amei a entrada dela na novela, achei muito bacana pois já pensava que ela não faria mais novelas! Concordo com vc, a entrada dela deu uma movimentada na novela! Amei! Palmas p ela! Abraçoss

Ani Braga disse...

Seu blog é muito legal!

Se puder dá uma passadinha no meu e segue também se gostar.

Beijos
Ani

HTTP://cristalssp.blogspot.com.br

rodrigo lima disse...

Gloria Menezes>>>>>todo o "elenco" jovem da novela. Não assisto mas creio que esses monstros sagrados dão uma levantada nas novelas atuais tão chaaatas!

Unknown disse...

TD+ vai ter mais capítulos que Paraisopolis. Vai acabar dia 13 de Maio. Pesquise mais.

Unknown disse...

Apesar de ter me cansado da novela, concordo com o texto. É sempre bom ver Glória Menezes em uma novela, ainda mais com um tipo tão divertido como a Stelinha. As cenas dela são hilárias. E ela tem química com todos os colegas do elenco. Nessas horas a gente percebe como os atores veteranos fazem falta na tv.
Abraços

Lulu on the sky disse...

Oi Sérgio
Achei a escolha super acertada de colocar a Glória Menezes.
Tá rolando uma pesquisa de público no blog, sua opinião é muito importante.
Big Beijos
LULU ON THE SKY

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Adorei ver Glória Menezes novamente em cena. Ela está ótima como Stelinha. Aliás, nem poderia ser o contrário, haja vista a qualidade e talento de dita atriz.

Abraço.

Unknown disse...

Também gosto da Stelinha. Glória Menezes, em mais uma ótima atuação.

Sérgio Santos disse...

Fato, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Está sim.

Sérgio Santos disse...

Fazia mesmo.

Sérgio Santos disse...

Obrigada, Kellen.

Sérgio Santos disse...

Podiam estender em um mes, ao menos, Ana.

Sérgio Santos disse...

F Silva, é fruto de pesquisa, claro. hahahaha Mas já vi alguns trechos também. Só que Gloria é maravilhosa sempre. bjssss

Sérgio Santos disse...

Merece sim, JLgiam. Ela viajou na novela, mas volta em breve.

Sérgio Santos disse...

Abração, Saulo!

Sérgio Santos disse...

Abçs, Luandabela.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Marilene.

Sérgio Santos disse...

Tb, anonimo. rs

Sérgio Santos disse...

Leandro, eu acho a Susana mt bem como Adisabeba.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Bruno.

Sérgio Santos disse...

Tb, Joana.

Sérgio Santos disse...

Eu adoro, Bia.

Sérgio Santos disse...

Palmas mesmo, Kellen. bj

Sérgio Santos disse...

Ok, Ana. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Lulu. bj

Sérgio Santos disse...

É mt bom, Ed.

Sérgio Santos disse...

Nem poderia mesmo, Vera. bjs

Sérgio Santos disse...

Ótima mesmo, Elvira.

Leandro disse...

É, realmente, tenho que concordar que ela está melhor. Porém agora ela não está expondo tanto a ida pessoal dela, talvez isso ajude a não contaminar tanto a carreira dela, por que os últimos trabalhos quase todos tinham sido desastrosos