quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Cobra e Jade: um complexo e atrativo casal de "Malhação Sonhos"

Um bom vilão sempre desperta atenção do público. E a atenção é duplicada quando há um casal de vilões. No caso de "Malhação Sonhos", o par que apresenta desvios de caráter é composto por Cobra e Jade, interpretados respectivamente por Felipe Simas e Anaju Dorigon. Porém, inicialmente apresentados como duas pestes, os personagens estão longe de serem 'maus', principalmente se forem comparados com Lobão (Marcelo Faria) e Heideguer (Odilon Wagner), estes sim os grandes malvados da temporada.


Rosane Svartman e Paulo Halm construíram muito bem os perfis e rechearam os dois com complexidades muito interessantes. Cobra é um sujeito agressivo, antiético e não mede esforços para atingir suas ambições. Jade é uma menina arrogante, vaidosa e que faz questão de se mostrar cruel e debochada diante dos colegas. Entretanto, ambos têm conflitos internos que não expõem a ninguém. Enquanto ele faz questão de não falar de seu passado sombrio, ela esconde de todos sua baixa autoestima, provocada pela opressão da mãe (Lucrécia - Helena Fernandes).

A similaridade de 'estilos' aproximou os personagens, que começaram a se envolver emocionalmente. A relação é repleta de problemas, uma vez que Cobra tem uma forte resistência em demonstrar qualquer tipo de sentimento bom. O rapaz faz questão de afastar qualquer pessoa que começa a criar um laço com ele.
Agiu de forma agressiva quando percebeu que Karina (Isabella Santoni) começou a nutrir um carinho fraternal e tenta várias vezes evitar qualquer tipo de vínculo mais forte com Jade, que encontrou nele um ponto de apoio para suas angústias.

Cobra e Jade são dois tipos muito ricos dramaturgicamente e juntá-los foi mais um acerto dos autores, que estão conseguindo desenvolver a história com competência. O casal é mais um que agrada nesta temporada tão cheia de pares românticos bem construídos e cheios de química. Os 'quase vilões' têm fortes questões que explicam suas atitudes (ainda que não justifiquem) e os personagens despertam interesse, tanto quando estão juntos se apoiando, quanto separados, enfrentando seus dilemas.

Entre as muitas boas cenas do casal, é preciso citar o afogamento de Jade, que aconteceu na 'AcquaZen', após os dois terem invadido o local para tomar um banho. A sequência onde a menina escorrega na beira da piscina e bate com a cabeça no chão foi forte e muito bem interpretada por Anaju Dorigon. Felipe Simas também convenceu no instante que o lutador vê a garota boiando desacordada e mergulha rapidamente para salvá-la. Aquele foi um dos momentos que o aprendiz de vilão demonstrou seu real carinho pela filha de Lucrécia.

E, recentemente, outras boas situações expuseram a cumplicidade do par. A cena em que Jade fala para Cobreloa que sua mãe está com câncer, recebendo imediatamente o apoio do seu companheiro, emocionou. Já o momento da menina se trancando no banheiro e arrancando seus cabelos ----- cuja doença é chamada de Tricotilomania -----, sendo rapidamente impedida pelo rapaz, que promete ajudá-la, foi uma demonstração de extrema insegurança dela e de afeto dele.

O casal tem química e os atores estão bem entrosados. Esta relação, aliás, é a mais 'quente' da temporada e a forte atração física entre os personagens fica evidente em todas as cenas. Os riscos que eles correm, sempre por conta da vida perigosa que Cobra leva, acaba sendo um bom combustível para isso. Vale destacar que, nos primeiros meses, Felipe Simas estava inexpressivo. Mas, ao longo dos meses, o ator foi evoluindo e agora acertou o tom, fazendo por merecer o reconhecimento. Já Anaju Dorigon está ótima desde o início e, à medida que os capítulos vão passando, a atriz é mais exigida, correspondendo plenamente.

Os dramas particulares de Cobra e Jade são enriquecedores para os personagens e o envolvimento do casal contribui para evidenciar estes conflitos. Com pouquíssimos amigos, um só pode contar com o outro, fazendo desta relação um benefício para ambos. Rosane Svartman e Paulo Halm conseguiram criar dois tipos parecidos mas diferentes ao mesmo tempo, que se complementam. O resultado é uma boa história paralela, que compõe muito bem o núcleo central. O par 'Cobrade', como apelidaram os fãs, é um dos muitos acertos da história.

72 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI!!!!!!!!!! Acho o melhor casal da temporada!

Anônimo disse...

Tu escreve bem mesmo. Por isso tanta gente no Twitter fica te pedindo pra escrever sobre casal. Tu faz isso como ninguém! (Júlia)

Raíssa disse...

Casal que esbanja química e concordo que o Simas começou muito mal. Mas melhorou e agora domina o personagem. Essa sua crítica é construtiva e não depreciativa. Anaju é a maior relevação dessa temporada e tomara que a Rosane escale ela pra novela dela. Faz um texto sobre Perina e outro sobre Duanca também. =)

Anônimo disse...

Sérgio sem dúvidas arrasando nos posts. Cobrade é sem dúvida o melhor casal dessa temporada. O Felipe está trabalhando muito bem, já essa Ana Ju é a grande revelação da temporada, sempre nos convencendo com sua complexa Jade. Se a Globo não contratá-la estarádio perdendo sua maior revelação.

Anônimo disse...

Meu casal favorito. Amo a Anaju e acho ela a revelação da temporada. Eles se destacam em uma história em que tudo funciona. Se destacar em uma obra dramatúrgica já é dificil imagina em uma em que todos os casais funcionam. Parabens ótima critica.

Anônimo disse...

Você arrasa! Eles são os melhores, e os atores estão ótimos! Felipe começou meio robótico mas está arrasando e merece todo o reconhecimento! Anaju Dorigon é a melhor atriz da temporada e está mostrando a que veio em cada cena de drama! Uma das melhores temporadas de todas, e um dos melhores casais de todos. Adorei o texto, parabéns!

Anônimo disse...

Você arrasa! Sempre fala coisas maravilhosas e realistas!

Ana Carolina disse...

Sérgio, me viciei nessa temporada por sua culpa. Nem sempre consigo ver mas faço o possível. E os três melhores casais são Cobrade, Duanca e Perina. Sobre Cobrade, você escreveu tudo e mais um pouco. Os dois são tipos complexos e fazem maldades sim, mas tudo tem uma explicação e uma situação por trás. Não justifica, mas explica. E os dois se apoiam, embora não consigam criar um laço em virtude dos problemas de cada um. Acho Felipe fraquinho, mas Anaju Dorigon é um talento.

A Viajante disse...

Eu sempre achei Malhação adolescente demais. Essa edição é super indicada para os adultos entenderem os conflitos e desejos dos jovens. Adoro muito! Beijo, Sérgio!

Anônimo disse...

É bom que o casal ganhe essa "homenagem",que além de merecedora aproveita para acalmar os ânimos dos fãs do casal.Não entrarei no mérito de afirmar ou descordar desse casal ser o "melhor da temporada",uma vez que existem outros tão bem desenvolvidos quanto.Todavia dessa vez eu concordo com a sua opinião,o casal Cobrade é bonito de se acompanhar mas além do aspecto romântico vale ressaltar o peso de cada personagem individualmente,que desde o início vem sido bem definidos.Todos os (poucos) personagens próximos a Cobra e Jade,tem um laço muito interessante de se acompanhar.As cenas da Lucrécia,Edgar e do Cobra com a Jade são muito sensíveis e comoventes. Já o personagem Cobra,embora não tenha tantas pessoas próximas,as que mais se encaixam nessa categoria seriam Karina ,Jade e as vezes Gael.O último,embora tenha menos cenas com o personagem não deixam de ser emocionantes,o carinho entre o Mestre com Cobra é visível.Acho importante ressaltar também a relação de Cobra e Karina,uma vez que é recorrente o fato que alguns personagens acabam se estereotipando,se resumindo apenas apenas ao romance com o parceiro.Todavia esses dois conseguem sair desse padrão,e particularmente formam uma das amizades mais bonitas da temporada.Aliás acho importante que a relação deles continue dessa forma,uma vez que em novelas teens o costume é que não existam amizades entre homens e mulheres,afinal sempre rola um caso e isso acaba apagando o brilho de um laço importante.Não me esqueço que uma das relações mais bonitas de se acompanhar era o carinho que o Duca tinha por Karina,não que ele ainda não tenha o mesmo sentimento,só que o mesmo anda apagado se comparado com a amizade que ela tem com Cobra.
Resumindo,são personagens cativantes,com histórias e dramas boas de se acompanhar.Meu reino por mais casais como Cobrade,Perina e Dandael (Que embora menos comentado é um dos meus favoritos) nas outras novelas.

Fernanda disse...

Uma relação complexa e longe de qualquer esteriótipo. Estou gostando como a doença dela está sendo mostrada pq muita menina sofre disso de arrancar os cabelos em ataques de ansiedade. O casal é quente e se fosse exibido mais tarde teria cenas bem melhores. Felipe é mediano mas Anaju é ótima. Muito bom seu texto, Sérgio.

Anônimo disse...

Parabéns pela ótima crítica, Sérgio!
Cobrade é um casal incrível, tenho que concordar com os demais comentários e reafirmar aqui que eles são o melhor casal da temporada. Os dramas individuais de cada um ganham uma leitura mais sensível e dramática quando acompanhamos o envolvimento do Cobra na vida da Jade e da Jade na vida do Cobra. O que começou como uma relação de puro interesse, ganhou fôlego e tornou-se sim uma gama massiva de sentimentos intensos, os quais classifico como amor.
Jade, uma menina insegura, cheia de traumas e com uma doença psicológica, encontrou no Cobra alguém com quem compartilhar seus mais profundos medos e pensamentos. Cobra, por sua vez, resistiu bravamente a aproximação da garota, mas foi com ela, uma menina cheia de complexos, que o mesmo conseguiu reavivar um coração que precisava ser encontrado e um ponto de partida para grandes mudanças em sua postura, como o mesmo já disse diversas vezes, é a Jade quem o faz mudar, mesmo que ela vez ou outra tenha algumas recaídas para a "maldade" em si hehehe.
A relação Cobrade é linda por se mostrar muito realista, ao passo que os dois são companheiros, apoiam um ao outro e se mostram apaixonados, os mesmos possuem uma relação conflituosa, pois tanto o Cobra quanto a Jade, agem impulsivamente e são detentores de um gênio forte, o que contribui ainda mais para a construção incrível desse casal.
Aqui, preciso discordar um pouco com o comentário da Ana Carolina: Ao meu ver, é evidente que Cobra e Jade construíram não só um simples laço afetivo, mas sim, um laço amoroso fortíssimo que se torna perceptível a qualquer um que acompanha as construções dos grandes amores épicos de Malhação, tais como Bruno e Fatinha ou até mesmo Jaque e Urubu que lembram bastante Cobrade.
Destaco aqui a linda execução das cenas dos mesmos pelos incríveis Felipe Simas e Ana Júlia Dorigon, que emocionam e arrepiam a cada cena do casal e dão aula com essa química invejável que esbanjam em cena quando estão juntos. Foco em Ana Júlia Dorigon, que mostra a cada dia que é mesmo a grande revelação dessa temporada, com a sua Jade complexa e muito bem interpretada, uma personagem incrível que apesar de seus vários conflitos internos e da pouca idade (acredito que ela tenha entre 17 e 18 anos) possui uma maturidade sentimental muito boa, uma vez que ela foi a primeira, entre os dois, a perceber que estava apaixonada e não se deu ao trabalho de afastar esse sentimento assim como o Cobra tentou, ela simplesmente aceitou e, aos poucos, fez com que o rapaz entendesse que sentia o mesmo por ela. Essa é a magia de Cobrade!
Rosane Svartman e Paulo Halm acertaram em cheio não só com Cobrade, mas com Duanca e Perina também! Espero poder acompanhar muitas outras lindas cenas desses casais e, sobretudo, que continuem explorando a história maravilhosa do casal Cobra e Jade, que mesmo com suas particularidades, lembram muito Chuck e Blair de Gossip Girl.
Mais uma vez, parabéns Sérgio, você é um gênio!

Pedro Bertoldi disse...

Sérgio, acho que o grande mérito dos autores de Malhação, principalmente a Rosane (não desmerecendo o Paulo), é que eles não se prendem as limitações do horário. Eles não tratam seu público-alvo, os adolescentes, como crianças ( o que ocorria, e muito, na temporada anterior). Isso fez com que a novela não segmentasse o seu público, prova disso é que não há idades pra acompanhar essa temporada (eu estou começando a faculdade e mesmo assim não perco um capítulo, heheh). Outro aspecto que acho interessante é que essa temporada é menos elitista. O colégio, que aparece raramente, é público. A Ribalta oferece bolsas e uma das protagonistas (pelo menos da minha opinião, a Sol é uma das principais personagens), é negra e pobre. É uma temporada que foge de esteriótipos. É ousada, criativa, instigante, complexa... Acho também que Cobra e Jade não são vilões e sim vítimas de problemas existenciais e familiares muito grandes. Isso torna os personagens muito atraentes e faz Malhação ter mais uma inovação: os vilões não são adolescentes com picuinhas bobas e sim adultos envolvidos em crimes. entre eles, um assassinato. Os autores entenderam que o público não é bobo e que cansou de assistir as mesmas histórias com novos rostos.

Anônimo disse...

Casal mais complexo, quente e com a historia mais imprevisível da temporada. Atores tem muita química, e anaju é claramente a revelação da novela.

Vinícius disse...

Adorei a crítica e concordo com tudo. Nada melhor do que perfis que fogem do maniqueísmo de bem X Mal. Sérgio, escreve também sobre Duanca e Perina!

Bell disse...

Eu acompanho pouco, mas gosto deles.
Ela sofre a síndrome da menina mimada, quer tudo pra ela do jeito dela.
Ele faz o tipo de marrudo mas é no fundo um bom menino,buscando seu espaço.
Resumindo ambos são carentes e buscam aceitação.

Um ótimo feriadão pra vc =)

Bell disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Andressa Mattos M. disse...

Sérgio, essa temporada está muito boa e os três melhores casais são Cobra e Jade, Duca e Bianca e Pedro e Karina, embora como vc bem colocou, todos os pares agradam. Ótimo esse seu texto expondo todas as complexidades desses personagens tão ricos. Estou curiosa pra saber a trama do Cobra porque até agora nada sobre seu passado foi revelado. Já Jade se mostra forte pros outros mas é uma insegura e sofre com isso. Os dois tem desvios de caráter mas são humanos. Anaju Dorigon é uma revelação e tanto. Beijo.

Anônimo disse...

Sérgio como sempre autoritário e direto ao ponto em suas palavras! Parabéns.
Essa Malhação Sonhos é um sucesso seja em audiência e em qualidade. Os fãs dessa temporada são muito presente sem campanhas, se envolvem em assuntos da novela e etc e isso é bom.
O casal Cobrade é sem sombra de dúvidas o melhor casal da novelinha teen. Felipe Simas começou mediano e agora já se consolidou no seu inconsequente Cobra. Já a Anajú Dorigon é a revelação da ano, não digo da Malhação, digo do ano, da Rede Globo, ela é incrível, consegue mesclar drama e humor em um piscar de mágica e é de uma qualidade insuperável. Ana Júlia é umas das melhores atrizes da temporada, na verdade a melhor fico feliz ao ver que todos tem a mesma opinião que eu quanto a sua impecável atuação, acho até que Rosane e Paulo deveria colocá-la em "Poderosa" ela tem muoto futuro pela frente, e um futuro brilhante, palmas porque Anajú Dorigon, Felipe Simas e Cobrade merece!
Sérgio sempre falando o que todos acham num tom suave e precavido, não poderia ter falado de casal melhor Sérgio

Karina disse...

Oi Sérgio! Espero que a globo aproveite todos os "novatos" dessa temporada e valorize os veteranos porque tá sendo um dos melhores elencos de toda história de malhação.

Renatinha disse...

Eu geralmente tenho preguiça de comentar hahaha, mas preciso dessa vez expor que esse casal, sem exagero, é o mais complexo da temporada, quiçá de todas as novelas da globo atualmente, apesar das pouquíssimas cenas deles juntos!!
Eu acho que já passei da idade de ver malhação, mas volta e meia me pego correndo no horário pra conseguir ver o desenrolar deles dois, e fico irada que passa SEMANAS sem ter nada.
Jade e Cobra são fogo e gasolina, são muito profudos, é beleza de ser a Anaju e o Felipe com tanta sintonia em cena. Morro de curiosidade pra saber d família do Cobreloa, e como a Jade vai sair desse vazio da auto estima dela (que na verdade, é baixa).

Thiciane Diniz disse...

Concordo com tudo, Sérgio! Essa temporada de malhação merece todo o sucesso que está fazendo, pois conseguiu reunir um baita elenco jovem com grande potencial, ótimas histórias, tramas ricas e complexas, e uma trilha sonora simplesmente maravilhosa. Enfim, o casamento perfeito! Felipe e Anaju estão dando um show como Cobra e Jade, e os dois têm química pra dar e vender! Na minha opinião, os dois formam o melhor casal dessa temporada, juntamente com Perina. São meus casais favoritos.

O mais interessante é que como você mesmo ressaltou no texto, os autores tiveram a sacada de não repetir o velho 'Vilão e Vilã da temporada ficam juntos e tramam todas para separar o outro casal'.
Cobra e Jade não são dois típicos vilões, e aliás, estão bem longe disso. Eles são dois personagens altamente ricos em complexidade, e ambíguos, o que torna a trama dos dois ainda mais interessante!

p.s: Não conhecia essa doença (Tricotilomania), de arrancar os cabelos. Não conhecia bem, e realmente pode ser classificado como um distúrbio sério de ansiedade, beirando ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Espero que eles continuem explorando o tema, pois é bem sério e pode ajudar meninas que passam pelo mesmo problema.

E que venham mais belos momentos do casal Cobrade!

Anônimo disse...

Cobrade é o único casal de Malhação que mesmo brigando parece que a química só aumenta! Quando os dois estão juntos, falta sair faísca, são líbido puro. Por isso, que estranha-me o fato do casal mais ousado da novela, ainda não ter tido nenhuma cena de sexo sendo exposta. Já passou da hora. Acho também que tanto os problemas pessoais da Jade, como o misterioso passado do Cobra, merecem ser expostos. Serem evidenciados e mostrados, o casal tem uma trama rica junta, mas individualmente também são dois ótimos personagem. Cobrade é um ótimo casal, só falta mais destaque por parte dos autores. Seus intérpretes, Anaju e Felipe, estão muito bem. Além de muita química, o entrosamento dos jovens atores é excelente, o melhor casal da novelinha teen. Muito bom o texto Zamenza. Abraço.

Bruna disse...

Eles são um ótimo casal, na minha humilde opinião o melhor casal das novelas atuais.
Eu já tinha assistido uma peça com o Felipe Simas e achei ele ótimo, mas acho que ele começou meio travado na malhação, talvez pelo peso de dois irmãos talentosos que já participaram da novelinha, ainda mais depois do boom do Rodrigo interpretando o Bruno, fiquei feliz por ele ter se encontrado no papel e hoje ele já está mais seguro no papel, e vem dando conta do recado.... Já a Anaju que menina talentosa creio que a melhor do elenco feminino jovem, com grande distância das outras (embora ache Isabella boa atriz), espero que ela seja valorizada na emissora, pois ela é um talento!

Unknown disse...

Eba um texto sobre Cobrade. Rsrs Obrigada Sérgio. :)

Tem como não gostar esse lindo e atraente casal? Para mim é missão quase que impossível. Sou completamente apaixonada por Cobra e Jade, os acho um casal incrível, com uma história repleta de superação, dramas, conflitos, romance e nuances. A melhor história entre os casais acho eu. Pelo menos a mais emocionante e cheia de reviravoltas. Compartilho da opinião de muito dos seus eleitores acima, eu também acho a Anaju Dorigon a melhor atriz jovem do elenco, ela vem dando um show de atuação na pele da difícil e problemática Jade, e considero o Felipe Simas muito seguro comuna o dúbio e misterioso Ricardo Cobreloa, vulgo Cobra. Os dois atores além de muita cumplicidade, têm química de sobra em cena, formam um lindo casal. Já torço para que a parceria se repita em outras futuras produções, ficam muito bem contracenando juntos. No mais, adorei o seu texto Sérgio. Parabéns, Bjs.

Gustavo Nogueira disse...

Sérgio, as únicas produções que eu assisto atualmente são Malhação e Alto Astral(que está muito boa), Boogie Oogie e Império não me empolgam e eu já larguei faz tempo.E concordo com vc, Cobra e Jade formam um ótimo casal e há química de sobra e os personagens são muito interessantes, considero eles o segundo melhor casal de Malhação- na minha opinião ficam só atrás do Pedro e da Karina.A Anaju Dorigon é uma ótima revelação de Malhação, desde a Marjorie Estiano não tínhamos uma grande revelação assim(embora a Nathália Dill, Sophie Charlotte, Bianca Bin, Luiza Valdetaro e Fernanda Vasconcellos tenham sido boas revelações e atualmente são muito boas atrizes).Mas acho o Felipe Simas muito fraco(apesar do personagem dele também ser interessante), na minha opinião a Anaju Doringon o engole em cena.Mas o casal é realmente ótimo e há bastante química entre os atores.

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto sobre Cobrade Zamenza. Você sempre um ótimo e imparcial crítico, parabéns. Considero Cobra e Jade de longe o casal mais atrativo, empolgante e quente da temporada. Sempre que aparecem roubam a cena, gosto de como Cobrade mescla momentos tensos e de adrenalina, com tantos outros românticos e cheios de ternura. O casal é muito maneiro! É repetitivo enumerar as qualidades da AnaJu Dorigon, mas essa moça é um talento, a grande revelação da temporada. No entanto, é preciso sim, elogiar o grande progresso do Felipe Simas, o rapaz está excelente como o Cobra, gosto muito de sua atuação (as cenas que o Cobra demonstra ciúmes da Jade, Felipe transmite toda a possessividade do lutador para com a bailarina, somente com um olhar. Muito bom!). Juntos Felipe e AnaJu esbanjam química e têm uma cumplicidade cênica ótima. É o casal que mais me agrada. Abç e parabéns pelo texto.

Paulo

Bruna Gouvêa disse...

Own, você falando sobre Cobrade <333

Boa tarde, Sérgio. Eu achei a sua crítica excelente, meus parabéns! Amo Cobra e Jade, e fico emocionada com a intensidade do amor e do relacionamento deles em Malhação. Sou suspeita para falar, mas pelo o que eu vejo e acompanho da novela, são de Cobrade as cenas mais intensas e fortes da temporada. Muita emoção envolvida. Acho comovente como os dois são pessoas melhores quando estão juntas, a Jade desperta o que há de melhor no Cobra, ele é outro homem perto dela, muito mais ético, sereno, amoroso; e o Cobra oferece a Jade a confiança, o afeto e segurança que faltam para que a frágil garota se transforme em uma forte e mais feliz mulher. É a bonita história de amor, na qual esse forte sentimento é o responsável por modificar e melhorar a outra pessoa. Cobra e Jade é o ponto de equilíbrio um do outro, é uma relação muito bem construída pelos autores.

Foi grande acerto da Rosane e do Paulo, juntá-los na novela, Cobra e Jade são o que há de melhor em MSonhos. Como se nota, estou encantada pelo romance dos dois, e mesmo eu gostando muito dos outros núcleos, confesso que só assisto malhação por causa do casal. Como opinião é algo estritamente pessoal, para mim, é do Felipe Simas e Anaju Dorigon a melhor química e sintonia da novela. A dupla se encaixa perfeitamente em cena, são dois talentos. Sérgio, obrigada pela primorosa crítica. Legal ver que você também curte Cobrade. rs

Bjoos

Anônimo disse...

Zamenza, ótima análise sua sobre Cobra e Jade. Adoro o casal, é o meu favorito. Concordo com o blogueiro, Cobrade é mesmo o casal mais quente da novela. Porém, o que chama a minha atenção, e que eu gosto bastante, é que mesmo disfarçando, e escondendo-se por trás de uma armadura de "indiferente", perto da Jade, o Cobra consegue ser carinhoso e protetor com a moça. A linda bailarina que com um simples sorriso, consegue amolecer o coração do ambíguo lutador. O Vagabundo é um verdadeiro príncipe com a sua Dama. Casal lindo, um amor! Anajú e Felipe estão ótimos, baita química têm os dois. Bjs

Jackeline disse...

De longe o casal mais lindo e complexo da temporada! Cobrade é um amor, e os atores possuem uma química perfeita, sem contar nas atuações maravilhosas dos dois!

patricia disse...

Zamenza te acompanho no twitter e adoro seus posts, mas esse sobre cobra e jade superou tudo, lacrou tudo, cobrade é vida é o melhor casal de msonhos e um post seu sobre meu querido casal é um orgulho!

Sérgio Santos disse...

Tb gosto mt, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Júlia.

Sérgio Santos disse...

Raíssa, pois é, ele começou muito mal. Estava robótico. Mas evoluiu mt e agora está mt bem ao lado da Anaju. Pode deixar que escreverei sobre Perina e Duanca tb. bj

Sérgio Santos disse...

Duvido que os autores deixarão de aproveitá-la em novos trabalhos, anônimo. Mt obrigado;

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anônimo. E é verdade, todos os casais funcionam, isso é ótimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anônimo, fico feliz. Tb acho que essa temporada já entrou pra lista das melhores e Anaju está perfeita.

Sérgio Santos disse...

Que bom, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Ana, que bom que vc confiou na minha opinião, foi ver e gostou. A temporada é mt boa mesmo e Anaju é um talento. Tb acho os 3 casais ótimos. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Tb gosto mt, Ju. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo, e gostei mt do seu comentário. A amizade entre Karina e Cobra é mt bonita msm e tb gosto da relação com Edgar, Jade e Lucrécia, além de Gael. A trama vem sendo bem desenvolvida e desperta interesse.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Fernanda. Tb acho bem interessante colocar essa questão do distúrbio de ansiedade que Jade tem arrancando o cabelo. É um problema mais comum do que se pensa mesmo. E Anaju é uma grata revelação. Tb acho que o casal num horário mais tarde ficaria ainda mais quente. bjs

Sérgio Santos disse...

Anônimo, mt obrigado pelo carinho e parabéns pelo comentário!Concordo com tudo o que vc falou a respeito dessa relação tão bem construída e desse laço que eles criaram. Há um sentimento forte que os une e os problemas internos de cada um interferem diretamente no par. Tb acho Duanca e Perina excelente casais. Abçs

Sérgio Santos disse...

Concordo, Pedro.A temporada aborda temas mt atrativos, apesar das limitações do horário, e os autores fizeram uma trama para todas as idades. A anterior era mt infantil e concordo sobre a Sol. É mt interessante msm ver uma das principais personagens ser negra e pobre, mas que não se faz de coitada. abçs

Sérgio Santos disse...

Casal bem complexo msm, anônimo!

Sérgio Santos disse...

Vou escrever, Vinícius. abçs

Sérgio Santos disse...

É verdade, Bell. E espero que vc tenha tido um bom feriado. bjsss

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Andressa. E tb acho. Os 3 casais são ótimos e esse mistério do passado do Cobra com certeza irá explicar o pq dele ser assim. Aguardemos. bjs

Sérgio Santos disse...

Anônimo, mt obrigado mesmo. Da próxima vez coloque seu nome. Tb acho Anaju uma grata revelação e tomara que a autora a escale pra sua novela, embora eu ache que ficará mt em cima pro elenco dessa temporada emendar com as gravações da novela. Mas esse casal é mt interessante e a relação desperta mt interesse. Grande abraço e fico feliz que goste dos meus textos.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Karina, tomara. Mas tenho quase certeza que isso irá acontecer.

Sérgio Santos disse...

Ah, é, Renatinha? haha Que bom que agora não teve preguiça. E eu tb já passei da idade, mas qual o problema? Quando a história é boa não tem idade. E tá sendo uma temporada mt gostosa. Cobrade é um lindo casal e tb estou curioso pra saber desse passado do Cobreloa. bjssssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Thiciane! E concordo com o seu comentário, realmente a trama, a trilha, o elenco, o personagens, enfim, está tudo bom demais e em perfeita harmonia. Ainda bem que fugiram desse clichê da Malhação dos vilões terem como função separar os mocinhos e só. Eles estão longe de serem meros vilões pq tudo é explicável, embora não justifique. E são perfis mt ricos dramaturgicamente. A Tricotilomania é um distúrbio de ansiedade mt grave e pena que o horário não permita uma profundidade na questão, mas a abordagem já valeu mt. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo. E concordo, os personagens são ricos juntos e ricos individualmente tb. O casal é mt interessante e bem construído. abçsss

Sérgio Santos disse...

Oi Bruna! São um ótimo casal mesmo. Eu não vi nenhuma peça do Felipe, mas ele começou mt robótico e inexpressivo. Pensei na época que seria um dos destoantes do bom elenco. Mas ele foi evoluindo a olhos vistos e agora está mt bem, dominando o personagem. Anaju é uma revelação e tanto. Merece mesmo ser aproveitada. bjssss

Sérgio Santos disse...

Promessa feita, promessa cumprida, Alexia. =) Que bom que correspondeu às suas expectativas. E tb acho a Anaju uma grata revelação e o casal é mt interessante. Olhando superficialmente, os dois parecem inconsequentes e frios, mas analisando com profundidade é possível perceber todas as nuances. Bjss

Sérgio Santos disse...

Oi Gustavo. Costumo dizer que as únicas produções que gosto atualmente são Malhação e Alto Astral. A das seis vejo esporadicamente pq não há mais saco que aguente o que a novela virou, e Império acho regular apenas, embora assista com regularidade. Cobra e Jade formam um par ótimo e os conflitos que protagonizam são bem atrativos. Eu no começo achei Felipe mt ruim, mas agora vejo uma nítida evolução. Já Anaju é maravilhosa desde o começo. abçssss

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Paulo. Algumas vezes sou xingado e umas pessoas tentam me desqualificar, mas esse tipo de elogio me motiva e me deixa feliz. Cobra e Jade tem peculiaridades bem elaboradas e a relação sempre funcionou cenicamente. Ao longo da temporada, o entrosamento foi aumentando e a relação do casal ficando cada vez mais forte. Os atores merecem elogios msm, assim como os autores. abçrs!

Sérgio Santos disse...

Que bom que gostou, Bruna. =) E é verdade, Jade desperta o lado humano do Cobra e ele a deixa desarmada, coisa que não ocorre fora da relação. A cumplicidade é nítida e eles se amam mesmo. Os atores têm mta química e sempre que aparecem se destacam. Eu acho todos os casais ótimos, principalmente esses 3 principais, e a temporada tá mt boa. bjão!

Sérgio Santos disse...

É verdade, anônimo. Principalmente agora que o Cobra tem demonstrado mais o seu carinho pela Jade. Antes eram raros os momentos. E o casal está cada vez mais unido. Abçs

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Concordo, Jackeline, é o casal mais complexo. bjsss

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Patrícia! =) bjão!

Filha do Rei disse...

O casal tem carisma, química.A Malhação desta temporada está tendo grandes revelações.

Rosane Svartman disse...

Com certo atraso, finalmente posto meu comentário depois de ler esta ótima crítica - como já escrevi antes, adoro este diálogo! Muito interessante também ler os comentários e respostas. Cobra e Jade são personagens que cresceram muito graças ao talento dos atores, o bom trabalho de direção e preparação do elenco. É uma delícia escrever para eles, pensar novas histórias. Apesar de ir muito pouco ao set (quase nunca) acompanho diariamente a novela enquanto escrevo e é muito legal ver o amadurecimento dos dois atores, como só melhoram o que estava no papel (ou melhor, no computador).

Anônimo disse...

Esta Malhação está ótima, cheio de revelações, mas eu queria destacar aqui, a atriz que na minha opinião e de outros críticos mais elevados, foi a que mais se destacou, e esta conseguindo nos emocionar com o olhar, com a sua brilhante atuação, uma verdadeira revelação da Rede Globo, a nossa dedicada AnaJú Dorigon, que além de linda e especial brilha e vira dona do capítulo até com uma cena de 5 segundos.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, Cleu!

Sérgio Santos disse...

Rosane, é sempre um prazer te ver aqui! Olha, não precisa se explicar, eu nem sei como vc conseguiu tempo pra comentar. Agradeço o seu carinho comigo. Mas vc e o Paulo devem estar atolados de coisas. Capítulos da Malhação, capítulos da novela nova, escalação do novo elenco.. Não sei nem como vcs respiram! rs E Cobra e Jade são um ótimo casal. Vcs acertaram em cheio com eles e dá gosto de ver. Beijão!

Sérgio Santos disse...

A Malhação tá ótima mesmo e Anaju é uma grata revelação.

Unknown disse...

E não é que você fez mesmo um texto sobre Cobrade?!!! rs

Sérgio, obrigado pela excelente crítica e texto a respeito de Cobra e Jade. Para nós admiradores do casal, é uma satisfação imensa ver Cobra e Jade serem lembrados, e principalmente, elogiados por um dos críticos mais coerentes, informado, e imparciais do meio (momento Fausto Silva. Rsrs). Valeu mesmo!

Concordo com a sua crítica por inteira, e também com as opiniões de muito dos seus leitores. Não vou entrar no mérito se Cobrade é ou não o melhor casal da novela, é o casal que mais me agrada na trama, e isso já me basta para gostar de acompanhá-los, ter empatia por sua história, e torcer por um final feliz junto da dupla. Acho que Cobra e Jade mesmo pertencendo a uma trama digamos “teen”, possuem uma relação adulta, dramática, e muito bem construída pelos autores. Para mim como telespectador é estimulante acompanhar uma história como a deles, romântica, ardente (quente), mais repleta complexidade e dramas. Dois jovens problemáticos, Cobra e Jade, que encontram um no outro, mais do que amor sincero, um (a) parceiro (a) com os mesmo ideais e objetivos de vida. Juntos se aceitam como são, sem julgamentos, tampouco recriminações, apenas amor, solidariedade, e apoio para com o outro. É encantador ver uma relação assim, ainda que fictícia! E agora que os dois personagens vão entrar numa fase de amadurecimento individual, e evolução como casal dentro da trama, as história de Cobrade só tende a melhorar. Novamente, muito obrigado pela excelente crítica (síntese) sobre Cobrade. Abraço

Ps: AnaJú Dorigon e Felipe Simas desenvolveram uma excelente parceria. A química e a cumplicidade deles em cena é elogiável. Parabéns pelo belo texto.

Sérgio Santos disse...

Claro, Bruno. O que eu prometo eu cumpro. Fico feliz que tenha gostado e fico lisonjeado com seu elogio. Mt obrigado. Sobre qual é o melhor casal, vai do gosto de cada um, é normal. E concordo plenamente com todo o seu comentário sobre Cobrade e agora eles vão mesmo ficar separados e amadurecer individualmente. Anaju e Felipe fizeram uma parceria excelente mesmo. Abração!

Anônimo disse...

Há um bom tempo que uma temporada de malhação não me agradava tanto, como vem acontecendo com essa atual, desde a inesquecível saga da VagaBanda pra falar a verdade. No entanto, essa atual está muito boa, conseguindo mesclar romance, ação, vilanias, paixão, entre outros. Adorei o seu texto sobre o Cobrade, crítica perfeita sobre eles. Não à-toa que fez tanto sucesso entre os fãs da dupla. Cobra e Jade para mim é o melhor casal da novela, adoro o romance e relacionamento dos dois. Faço votos de que Cobrade fiquem juntos, pois além de ser um lindo casal, possuem uma química explosiva. Bjs, Juliana.

Anônimo disse...

Até que enfim encontrei um espaço que aborda sobre as produções telenovelísticas com uma boa análise e ótimas críticas! Parebéns pelo seu trabalho! Ja sou um leitor assíduo do blog.
Que menina fantástica é essa Anajú? O casal cobrade tem uma história e química fascinantes! Os atores são ótimos, mas Anajú rouba a cena. Gostei da construção de todos os personagens da malhação sonhos, créditos aos autores que souberam criar uma ótima história. Joaquina, joão, karina, Dandara, Gael, Lucrécia e Edgard foram gratas surpresas para mim, mas a Jade me encantou, fascinou e despertou carinho da minha parte. Reafirmo que a Anajú é SENSACIONAL e criou com maestria a excêntrica dançarina tricotilomaníaca, que por sinal foi um dos brilhantes temas abordados pelos autores. Torço para que Ana Júlia Dorigon volte logo para as telinhas em mais um papel encantador quanto foi seu último. Virei fã dessa menina.