quinta-feira, 30 de outubro de 2014

"Animal" ousou e cumpriu seu objetivo

Foram praticamente três meses no ar. O GNT estreou "Animal" no dia 6 de agosto e a série chegou ao fim nesta quarta-feira (29/10), cumprindo o objetivo de apresentar para o telespectador uma história que fugia do comum, repleta de enigmas que foram sendo desenvolvidos ao longo dos episódios. O projeto foi uma inédita parceria do canal a cabo com a Globo, que cedeu os direitos da produção por não ter tido um espaço para colocá-la em sua grade este ano.


A história de João Paulo Gil, biólogo que sofre de teriantropia e busca incessantemente uma cura para sua doença ---- espécie de esquizofrenia onde o enfermo apresenta surtos, se comportando feito um animal, no caso um puma ----- foi desenvolvida de forma interessante e conseguiu despertar a atenção. Além da saga do protagonista, a série apresentou várias outras subtramas envolvendo os misteriosos e enigmáticos personagens da fictícia cidade de Monte Alegre.

Todo episódio tinha algum crime ou passado podre para o Doutor Gil descobrir, o que automaticamente implicava no afastamento do seu principal objetivo de encontrar sua cura. Mas ele fez várias amizades no pitoresco local ----- como Dr. Estácio (Clemente Viscaíno), Felipe (Leonardo Machado) e Lia (Fernanda Moro) -----, incluindo um grande amor: Mariana (Cristiana Oliveira), ex-delegada e prefeita da cidade, casada com um político corrupto e mau-caráter.
Todo este conjunto resultou em um bem construído roteiro de suspense, que chegou a apresentar algumas cenas bem macabras.

A produção foi gravada em Minas de Camaquã, interior do Rio Grande do Sul, e o lugar foi muito apropriado para servir de ambientação, uma vez que a área remete a lugares afastados e fascinantes, muito propícios para histórias cheias de segredos. Colocar a misteriosa cidade de Monte Alegre ali foi um acerto.

A trama começou causando um certo estranhamento, principalmente por se tratar de um tema pouco abordado e fugir das tradicionais séries mais leves do canal, porém, ao longo dos episódios, todo aquele enredo desenvolvido pelo diretor Paulo Nascimento foi ficando cada vez mais entrelaçado. A vontade de continuar acompanhando a história e os passos de Gil se fez presente em todos os capítulos semanais, o que é um mérito do conjunto da obra.

Cada episódio continha uma trama com início, meio e fim, onde o protagonista se envolvia diretamente na condução dos conflitos. Ao mesmo tempo que a saga em busca da cura de sua doença seguia paralelamente aos novos dramas que surgiam a cada instante. E o elenco, onde a maioria dos nomes (com exceção do casal central) não eram tão conhecidos do grande público, fez bonito.

Edson Celulari pôde mostrar uma faceta até então inédita na televisão, interpretando um tipo totalmente diferente de tudo o que ele já havia feito. Doutor Gil exigiu demais do ator que correspondeu à altura em cada cena, honrando o posto de protagonista. Cristiana Oliveira também brilhou e fez um ótimo casal com o biólogo cheio de traumas e complexidades. Clemente Viscaíno, Fernanda Moro, Leonardo Machado, Zé Victor Castiel (delegado Roveda) e Nelson Diniz (Jaques) foram outros ótimos destaques. Vale destacar ainda a participação da grande Neusa Maria Faro, na pele da cafetina cega Maria Pequena, que interpretou com maestria a mulher mais poderosa da cidade, que guardava todos os segredos da cidade de Monte Alegre.

"Animal" foi uma produção muito ousada e o saldo final é muito positivo. Embora mais duas temporadas da série já tivessem garantidas antes mesmo da primeira estrear, a Globo cancelou o projeto, ao menos por enquanto. Porém, a história tem potencial para uma continuação, até mesmo porque o último episódio abriu um leque de possibilidades e não concluiu muitos enigmas. Resta aguardar qual será o futuro deste seriado que foi uma boa surpresa.

25 comentários:

Wallace disse...

Acompanhei essa serie do início ao fim. Achei algumas partes dispensáveis e outras gostei. Pela ousadia valeu mesmo, mas o final me decepcionou um pouco até porque não terá continuação e ficaremos sem respostas.

Anônimo disse...

Fiquei feliz em ver o Celulari vivendo algo diferente. Ele se destacou assim como a Cristiana. Vi a Neusa Maria Faro e lembrei de vc pq sei que é fã dela. A série não foi maravilhosa mas também não foi horrível. Achei mediana.

Tainá disse...

A série foi uma boa surpresa pra mim pq o primeiro episódio eu achei horrível. Mas continuei apostando e persisti na série. Valeu a pena porque ela melhorou ao longo do tempo e a história foi prendendo atenção. Concordo com a crítica.

Anônimo disse...

APERTEM OS CINTOS! Patricia Poeta deixa a bancada do JN e ganha programa n grade da globo. Já não basta a Fatima Bernardes e seu programinha lixo? Alguem joga uma bomba de nêutrons lá no projac, pelo amor de Deus!!!!!

Zyon Waisterg disse...

Nota dez para a ideia da série e nota zero par a sua realização. Concordo com a sua crítica sobre a ousadia e o bom elenco mas discordo que tenha sido uma produção boa. Acho até que a Globo previu que não seria lá grandes coisas e acabou optando pela exibição no canal a cabo. Não daria certo mesmo na tv aberta. Pecaram no excesso de bizarrices como aquele cara que acreditava em ets. O final do Jaques foi ridículo com aquela nave espacial sugando ele. Mas valeu a iniciativa pelo menos. Procuraram sair da mesmice.

Lauro disse...

Concordo completamente com a crítica!
é uma série como a tv não tem coragem de fazer e com um elenco diferente, até os atores conhecidos foram diferenciados porque ousaram.
se a globo perdeu, azar, deveria ter ousado também e ganharia público que já não está mais lá

Marcio disse...

li a critica e me identifiquei porque vi exatamente isso na serie. diferente e que prende atenção o tempo todo.
ai leio alguns comentarios e parece aquela turma do "detesto tudo".
assim é difícil ver algo novo, não?

Ana Cassia Barbosa disse...

Democracia, gente!!
Eu achei a serie uma das melhores coisas que ja vi na tv brasileira, uma pegada Netflix!! Mas tem gente que pode detestar, e dai? Eu odeio series como Mad Man , por exemplo e adorei as bizarrices twin peaks do Animal! Qual o problema??

Anônimo disse...

Gostei mas prefiro Três Teresas.

Denis koyatan disse...

Por acaso acabei de ver gravado o ultimo episódio:
Animal êh vanguarda p Brasil ! Se fosse nos EUA seria mais uma serie . Mas e muito bem feita. Nao podia era estar no GNT. Um estranho no ninho. Na Globo teria pegado o publico

MARILENE disse...

Pelo que você descreveu, valeria a pena tê-la assistido. Pena que não consigo acompanhar séries e raramente assisto algo no GNT. Bjs.

Anônimo disse...

Gostei da atuação do elenco mostra novos artistas com grande potencial para atuar na TV,seriados até filmes,caras novas na tela,gostei das filmagens perfeitas sonorização ótima local da filmagem bonito quanto ao tema e histórias diferentes a cada episódio o público não está acostumado,são noveleiros que também apresenta novelas copiadas,repetidas sem criatividade,longe da vida real,então não podem criticar um. A série animal que mostrou coragem ousadia sem medo de errar emboscada do acerto e perfeição....prisão a globo tentou diminuir o trabalho apresentado...e se mostrou covarde. Parabéns a série animal com todas as suas dificuldades.......

Sérgio Santos disse...

Wallace, achei o começo do primeiro episódio ruim, mas depois foram acertando e o saldo foi positivo.

Sérgio Santos disse...

Tb achei ótimo o Edson sair da sua zona e conforto. E ele convenceu. Sou fã msm da Neusa Maria Faro.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Tainá. bjssss

Sérgio Santos disse...

Anônimo, vc tá meio atrasado, hein. Essa notícia é velha. Mas se explodirem o Projac vc verá o que na tv aberta? Geraldo Luís, Superpop, Tá na tela, Casos de Família...

Sérgio Santos disse...

Entendo, Zyon. Eu gostei da série mas respeito que não tenha gostado. Essa parte do ET foi a única que nunca gostei da série. Achava deslocado com a trama. Mas o resto gostei bastante. abçs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Lauro. Foi uma série que fugiu do comum e ousou. Tb gostei mt do resultado. abçs.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Márcio. Foi uma boa série e conseguiu prender a atenção. Deu pra ver tb que foi bem produzida e quase toda voltada para cenas externas, o que deixa tudo mais complicado.

Sérgio Santos disse...

Ana, tb gostei mt da série e merecia uma segunda temporada até pq o último não concluiu tudo e ainda abriu boas brechas para continuação.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, tb prefiro as 3 Teresas.

Sérgio Santos disse...

Denis, não sei se na Globo teria uma boa audiência, mas foi uma ótima série mesmo e gostei do que vi. O último capítulo foi mt bom e fiquei curioso pra saber quem atirou na Lia.

Sérgio Santos disse...

Valeu sim, Marilene. Bjão!

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Tb parabenizo a série, anônimo. Os atores foram mt bem mesmo e a história instigou a acompanhá-la. Foi um bom produto.