quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vera Holtz e José de Abreu: a dupla dinâmica de Avenida Brasil

A novela das oito que é exibida às nove continua com um ritmo alucinante e empolga cada vez mais o público. Nos últimos capítulos, houve um quase assalto na casa de Tufão (Murilo Benício), o sequestro da Suelen (Ísis Valverde), o resgate da periguete e de seu agora parceiro Roni (Daniel Rocha), a falsa união de Max (Marcello Novaes) e Nina (Débora Falabella), a descoberta de Jorginho (Cauã Reymond) a respeito da 'união' destes dois e agora a descoberta que Max e Lúcio (Emiliano D`Ávila) foram os responsáveis pelo assalto na mansão. Em meio a tantos acontecimentos, vimos dois atores que estavam fazendo falta voltarem com tudo: Vera Holtz e José de Abreu.


João Emanuel Carneiro é um autor que tem procurado valorizar todos os atores que escalou para "Avenida Brasil". A prova disto é a espécie de 'rodízio' que tem ocorrido na trama: enquanto uns personagens vão tendo um imenso destaque, outros acabam aparecendo bem menos, e depois a situação se inverte. Fato que já ocorreu com vários atores, como: Bianca Comparato (Betânia), Nathalia Dill (Débora), Ailton Graça (Silas), Heloísa Périssé (Monalisa), enfim, só é possível excluir desta regra o time principal. Após Mãe Lucinda e Nilo terem milhares de cenas grandiosas, nas últimas semanas, Vera aparecia muito pouco e José tinha sumido. Mas nos últimos capítulos eles voltaram e mostraram o porquê de terem provocado tantas saudades nos telespectadores.

Mãe Lucinda e Nilo são personagens complexos e misteriosos (assim como tantos na trama), que se odeiam ao mesmo tempo que demonstram preocupação e cuidado um com o outro, e estão sendo brilhantemente defendidos pelos atores. Se no início
da novela, a simpática senhora que cuidava das crianças passava uma imagem doce e pura, com o tempo foi se revelando uma pessoa com um passado sombrio, além de uma grande ligação com a vilã Carminha (Adriana Esteves). Já Nilo, que antes era apenas um velho sujo e cruel, que não se cansava de maltratar crianças e explorá-las, aos poucos foi mostrando que virou o monstro do lixão devido a uma grande carência afetiva. É claro que o personagem é ganancioso e nada confiável, entretanto, foi se humanizando com o tempo e hoje não é mais aquela figura detestável do início da trama.

Vera Holtz e José de Abreu têm uma longa carreira de televisão, teatro e cinema; mas pode-se dizer que José tem o melhor papel de sua vida e Vera mais uma grande personagem para sua galeria de diversos tipos. Lucinda e Nilo protagonizam excelentes cenas desde que a novela estreou e agora voltaram a hipnotizar o telespectador. Isso devido a um texto de qualidade, cenas bem feitas e atuações excepcionais.

Entre as cenas mais recentes de Nilo é preciso destacar o momento em que o personagem enfrentou Carminha e recusou seu dinheiro, além da sequência em que ameaça Nina, após a protagonista expulsar os 'amigos' do velho de seu apartamento em Copacabana. O ator ainda acertou em cheio ao imprimir uma risada característica ao papel: seu 'hi hi hi' é irresistível e virou uma marca registrada. Já Vera tem dado um show de emoção sempre que aparece. Mãe Lucinda é o verdadeiro saco de pancadas da história e já foi humilhada por vários personagens, por isso mesmo, nas últimas aparições da atriz, a vimos discutir com Nilo, Nina e Jorginho. Cenas fortes e bem interpretadas por essa grande profissional. Foi interessante ver também a conversa entre Lucinda e Tufão, onde ambos demonstram afeto e respeito um pelo outro.

Vera Holtz e José de Abreu terão muito trabalho pela frente e não há dúvidas que muitas cenas grandiosas ainda estão por vir em "Avenida Brasil". Os atores, que sempre foram elogiados, continuam despertando a admiração do público, formando essa dupla dinâmica e nada convencional da novela das nove.

44 comentários:

Dandara Blue disse...

Sérgio,

Hoje,pela primeira vez desde que fiz o blog, pensamos sobre o mesmo tema, e escrevemos de formas diferentes.
Mas,esse aspecto é mesmo muito forte na trama.O valor isolado de cada personagem e o quanto os atores estão entregues.A cada capítulo fico mais assombrada,é impossível não amar esta novela.Vera e Zé de Abreu estão estupendos.Tudo é bom demais,mas eu sou suspeita,você bem sabe...
um beijo grande,
Dandara

Agregador Teia disse...

Olá.
Muito legal,gostei,parabéns.
Até mais

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Os dois são incríveis, tava mesmo sentindo falta dos dois. Vera Holtz é uma atriz de primeira grandeza, nunca fez feio e sua Lucinda é maravilhosa, José de Abreu também arrebenta e Nilo é um personagem magnifico, adoro sua risadinha maquiavélica. Tenho a sensação de que o monstro do lixão, tem uma quedinha por Lucinda, seria um par interessante kk.

brincdeescrever.blogspot.com

Vera Lúcia disse...

Olá Sérgio,

Concordo com você.
Vera Holtz e José de Abreu são atores de alta qualidade e dão uma vida especial aos personagens Mãe Lucinda e Nilo. Adoro vê-los em ação na novela.
Creio que esses personagens tiveram algum relacionamento no passado, pois a ligação entre eles exala amor e ódio.

Ótimo dia.

Beijo.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Concordo, Sérgio. Vera Holtz e José de Abreu têm excelentes desempenhos e é sempre interessante acompanhar os conflitos entre os personagens.
Lucinda e Nilo têm uma relação de amor e ódio. Acredito que a entrada de Juca de Oliveira nesse núcleo, como o Santiago, ajudará a esclarecer o passado da dupla. Para mim, Lucinda separou-se do Santiago após conhecer o Nilo, que a levou ao fundo do poço.
Todos os atores dos vários núcleos têm a sua vez de brilhar e com isso acabam se sentindo gratificados.

Larissa disse...

eles são ótimos atores, concordo com vc.
tenha uma excelente quarta
beijo

Mirian disse...

Sergio
Sou médica, mãe de 3 filhos e ha muito não sigo uma novela, não só pela falta de tempo, mas por falta de interesse mesmo... Fui "picada" pela Av Brasil, acho a trama envolvente, dinâmica, e totalmente fascinada pelo personagem da Debora Falabella, a Nina! Não tenho rede social alguma, mas minha filha de 14 anos , como toda boa adolescente está em todas, e me disse que no tt a Nina é odiada, que ela mesmo quer que o Jorginho volte e fique definitivamente com a Débora, que a Nina é cansativa... Rodando pela Net achei seu blog, que vai muito de encontro com o que penso, e queria sua opinião a respeito! Acho que se a vingança da Nina for concluida , a novela acaba, que o grande sucesso da novela está no fato de sempre, apesar das descobertas constantes, ter algo mais à ser revelado...E defendo a personagem da Nina com unhas e dentes, pois acho que ela é a mocinha mais humanizada dos ultimos tempos, com todos os defeitos que pessoas comuns tem...Sabe me dizer o por que desta rejeição à ela?

Clau disse...

Oi Sérgio!
Vera Holtz e José de Abreu,são brilhantes!
Sou admiradora deles.
Gostei muito da sua observação a respeito do rodízio de personagens, que o João Emanuel Carneiro faz na novela.
Isso de fato é valorizar quem merece.
Bjs :)

Mary Miranda disse...

Olá, Sérgio!!!!

Virei fã sua!!!! Adoro suas crônicas de TV, um show à parte cada detalhe e o olho de lince que tem para aquilo que não percebemos! (E não é só um elogio de amiga, não, viu? Sou sincera o bastante para separar amizade de opinião pessoal! rs)
Atualmente, o melhor autor, sem nem pestanejar, é o João Emanuel! Ele é fabulosamente bom e como você disse ( e eu não tinha reparado), ele faz esses "rodízios" tão bem sacados e oportunos!!!! Tinha reparado no sumiço do José de Abreu e VEra Holtz, mas quando você escreveu, notei que foi uma tática proposital, para que outros personagens tenham sua vez.
Ambos atores maravilhosos e concordo que Abreu está no seu apogeu, enquanto Holtz, já a vimos em outros grandes personagens, como a de "Que rei sou eu?", mas, claro, Lucinda entrou para a história, como Flora para Patrícia Pillar e Dódi, para Murilo Benício!
Adorei tudo o que escreveu e nem tem "mas" dessa vez! rs Assino tudo, tudo mesmo do post!!!!

Abração, querido!!!!

Mary:)

Lucas disse...

Dois ótimos atores que sempre dão um show em cena aproveitam o texto do João Emanuel Carneiro pra fazer de seus personagens um espetáculo a parte.
Lucas - www.cascudeando.zip.net

Paty Michele disse...

Não perco um capítulo!!!
Acho a Lucinda meio nebulosa e já tive lá minha aversão ao Nilo, mas agora que ele tomou banho de loja e parou de explorar criancinhas, tô até achando ele divertido. rsrsrs
Vc disse bem, a novela tem fortes emoções todos os dias e isso prende o telespectador.

Um abraço, Sérgio.

Unknown disse...

concordo, esta novela é de deixar a gente sem fôlego, sempre tem um suspense no ar, uma caracteristica do autor que fez A favorita, a melhor novela que já assisti.
bjs

Verinha disse...

É incrível o quanto esta novela é recheada de atores de talento, confesso que não simpatizo com a atriz, não sei nem explicar o porque, mas este papel ela esta fazendo muito bem. Fico imaginando ela como mãe da Carminha deve ter sido péssima. O nilo nem se fala é uma peste e adoro este ator, mesmo fazendo papeis de vilão nas novelas.
Um abraço amigo, seu post esta demais. Beijinhos.

Sérgio Santos disse...

Oi Dandara, obrigado pelo comentário. Sim, sei que você é suspeita assim como eu também sou. Os dois merecem os elogios que recebem. A novela está maravilhosa. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael, obrigado pelo comentário. Vera e José estão tendo desempenhos memoráveis e também me divirto com a risadinha do Nilo. Acho que eles tiveram um romance no passado. Abração.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Agregador. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera, obrigado pelo comentário. Também acho. Está quase claro que eles tiveram um romance, ou então alguma ligação. Eles se odeiam ao mesmo tempo que se protegem. Os atores estão fantásticos. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, essa sua suposição é muito boa. Pode ser isso mesmo. A entrada do Juca de Oliveira só terá a acrescentar a essa trama tão rica. Esse rodízio que é feito foi uma boa estratégia para a valorização de todos. Agora, por exemplo, a Suelen deu uma sumida, pois já apareceu bastante nos últimos capítulos. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Larissa, obrigado pelo comentário. Tenha uma boa semana, beijo.

Sérgio Santos disse...

Oi Mirian, bem-vinda ao blog. Que bom que você gostou. "Avenida Brasil" conseguiu fisgar até mesmo telespectadores que andavam desacreditados nas novelas, como me parece ser o seu caso. Realmente um dos trunfos da trama é esse ritmo alucinante.

Olha, acredito que a sua filha seja fã da Nathalia Dill. Normalmente as admiradores da atriz odeiam a Nina porque a personagem tem mais destaque que Nathalia. Mas claro que há exceções também. A protagonista não é odiada, embora não seja uma unanimidade. Porém, até mesmo uma mocinha doce e pura não é unanimidade e costuma ser criticada pela 'pieguice'. A vingança da Nina é muito bem fundamentada e compreendida pelo público. Só que algumas atitudes dela são reprováveis e enfatizam a pergunta feita antes da novela estrear: "Até onde você iria por justiça?" Espero ter te ajudado! Beijos e obrigado pela visita! :)

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, como não elogiar esses atores, né? Eles estão muito bem. Pois é, o autor é sábio ao utilizar esse rodízio e assim todos são valorizados. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Mary, muito obrigado pelo carinho de sempre! O autor soube corrigir os erros dele em "A Favorita". Na trama anterior (que também foi ótima), vimos Giulia Gam, Ângela Vieira e Rosi Campos totalmente avulsas e desperdiçadas na novela. Agora ele escalou um elenco menor e está utilizando esse inteligente recurso.

Realmente Vera já teve outros papéis marcantes e por isso não disse que Lucinda era o melhor papel e sim um dos melhores. Já José, teve bons perfis também, mas nenhum chegou perto do impacto que Nilo causa. Estão ótimos. Beijos e obrigado pelo comentário! :)

Sérgio Santos disse...

Oi Lucas, andava sumido, hein?! São grandes atores que se somam a um bom texto. O resultado não poderia ser diferente do show que temos visto. Abração e não suma mais.

Sérgio Santos disse...

Oi Paty. Obrigado pelo comentário. Nilo e Lucinda têm um passado bem nebuloso. Mas agora ele ficou bem divertido com suas ironias e risadas sarcásticas, né? A novela prende pelo ritmo! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Jeanne, obrigado pelo comentário. É uma das melhores novelas do horário nobre mesmo. João Emanuel Carneiro tem talento de sobra. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Verinha, obrigado pelo comentário. Antipatia muitas vezes não dá pra explicar mesmo. Mas Vera está excelente na novela e eu gosto muito dela. José dá show como Nilo. Que bom que gostou da postagem! Beijos! =)

Sozynho disse...

Olá, Sérgio!
Tens toda razão!
Abçs!
Rike.

Unknown disse...

Bom dia!!!
Vim agradecer a visita sempre carinhosa
que vc faz ..parabenizar pela sua bela postagem
sempre tão bonita e gratificante aos nossos olhos
Nem sempre posso retribuir a visita, mas venho sempre
que posso ver o que vc tem de mais bonito
Que seu dia seja lindo
Bjuss
Rita!!!!!

Falar desses dois é um luxo,pq são
divinos!!!

Anônimo disse...

Oi, Sérgio! Além de falar de dois atores maravilhosos, acho que eles estão arrasando na novela. O nilo, então, com aquele visual, colabora muito para o personagem debochado e interesseiro. Um abraço!

Anônimo disse...

Oi, Sérgio! Além de falar de dois atores maravilhosos, acho que eles estão arrasando na novela. O nilo, então, com aquele visual, colabora muito para o personagem debochado e interesseiro. Um abraço!

Patricia Galis disse...

Isso tem nome Talento!!! Gosto muito dos dois.

Anônimo disse...

Oi Sergio,

São dois grandes atores.

Mas meu destaque hoje é pra você, que realmente vive de olho nos detalhes, não te escapa nada da atuação de nenhum personagem que está no ar, além de você ser um excelente escritor que narra suas impressões em textos atraentes e bem escritos, até eu que não gosto de novela ou TV, adoro ler as suas críticas.

Abraços!

Uma Interessante Vida disse...

Ah sim, de fato, eles estão atuando muito bem... e os que deixa mais interessantes, é esse mistério. beijos.

BLOGZOOM disse...

Sergio,

Eles se destacam porque sao dois atores ultra talentosos.

Beijos

Sérgio Santos disse...

Oi Rike, obrigado pelo comentário. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi Rita, obrigado pela mensagem. Eles são um luxo mesmo. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, obrigado pelo comentário. O visual do Nilo ajuda muito na composição do personagem. Ele e Vera estão ótimos. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Patrícia, tem toda razão. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Van, muito obrigado pelo elogio. Fiquei feliz. Eu que agradeço o seu carinho de sempre. Beijos! ;)

Sérgio Santos disse...

Barbie, é um mistério somado a grandes atuações e bons personagens. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Sissym, difícil não concordar com você! Beijos e boa sexta!

Thallys Bruno Almeida disse...

Ótimo artigo, Sérgio. Vera Holtz e José de Abreu são a personificação do talento e as atuações dos dois são sempre um presente para a audiência.

Lucinda ora desperta pena por ser tão humilhada, ora desperta ódio por facilitar a vida de Carminha em algumas vezes. Nilo, por sua vez, diverte pela boa dose de humor agregada à suas maldades. Como não se lembrar daquela cena em que ele imitou o Plantão da Globo? Muito bom mesmo! E a entrada do Juca de Oliveira só tem a agregar ainda mais ao excelente (mais um) núcleo.

A boa distribuição de atenção dos personagens também é facilitada pelo elenco enxuto, sem excesso de atores (problema que já afeta a sucessora, que ainda não estreou, mas fatalmente enfrentará problemas nesse sentido).

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, obrigado! Vera e José estão de parabéns! Nilo imitando o Plantão da Globo é inesquecível! Lucinda e ele guardam muitos segredos e têm uma ligação bem forte.

O elenco enxuto ajudou a fazer esse rodízio saudável e o autor conseguiu corrigir os seus erros de A Favorita, onde tivemos Giulia Gam, Rosi Campos e Ângela Vieira avulsas.

Glória Perez está escalando muita gente para sua novela e a falta de destaque de muitos será inevitável. Abração!

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis achat
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ acquisto cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis 20 mg