quinta-feira, 12 de julho de 2012

O que há de errado na programação matutina da Globo?

A Rede Globo continua sendo a principal emissora desse país e a terceira do mundo. A liderança no Ibope é alcançada com facilidade em todos os horários, porém, nas manhãs, a disputa não é nada fácil. A partir das 08h30, há muitas dificuldades para a emissora se manter na liderança. Record e SBT estão sempre com quase os mesmos índices que a líder e muitas vezes a ultrapassam. Mas por que isto ocorre, afinal?


Responder a essa pergunta não é uma tarefa fácil, porém, também não é tão difícil quanto pode parecer. O "Mais Você" é um programa que sempre fez muito sucesso com as donas de casa e ocupava a grade vespertina quando estreou, em 1999. Ao ir para as manhãs, variou de horário, atualmente começa às 08h30, mas continuou tendo boa repercussão e ainda pode ser considerado um bom programa. Ana Maria Braga é muito querida e tem um público fiel. Porém, aos poucos, foi perdendo audiência e não era raro o "Fala Brasil", jornalístico da Record, ser líder no horário ou então empatar em primeiro lugar. Para impedir que este fato continuasse acontecendo, resolveram aumentar as pautas policiais do "Mais Você". Não surtiu muito efeito e devido às muitas críticas, acabaram não explorando tanto esta temática pesada este ano.

Em 2011, a Globo lançou o "Bem Estar", programa sobre saúde e apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha. A atração é muito interessante e as dicas dos médicos convidados são sempre proveitosas. Apesar da qualidade, os
números no Ibope não sofreram muita variação e os índices alcançados são quase os mesmos que os do  "Mais Você".

Embora muitos achem o contrário, a "TV Globinho" não era um sucesso. A atração infantil liderava algumas vezes, perdia outras, ou então empatava com SBT e Record. Ou seja, a Globo não resolveu retirar o programa de sua grade por puro capricho de Fátima Bernardes. Falando na agora apresentadora, o "Encontro com Fátima Bernardes" está longe de ser um fracasso. Os índices alcançados são quase os mesmos que a "TV Globinho" conseguia (entre 5 e 7 pontos); a estreia obteve 10 pontos devido à curiosidade gerada. Apesar de o programa ser batido e pouco atraente, não se pode classificá-lo como um projeto mal-sucedido.

A verdade é que não há nada de errado na programação matutina da Rede Globo. A forte concorrência das manhãs impede que a emissora consiga uma larga vantagem na liderança e não seja constantemente ameaçada pelas atrações da Record ("Fala Brasil" e "Hoje em Dia") e SBT com os seus desenhos ("Bom Dia & Cia"). O público do horário também não costuma se fixar muito em um só canal e costuma 'zapear' bastante. A estreia do "Encontro com Fátima Bernardes" foi uma grande estratégia para bater a Record e o objetivo tem sido alcançado com mais facilidade, porém, acabou reforçando o ibope do SBT, que 'pescou' todo o público infantil da "TV Globinho". Será muito difícil que uma emissora específica (seja ela qual for) consiga uma liderança isolada nas manhãs atualmente. E essa disputa é benéfica para o telespectador, que se vê com um leque maior de opções e acaba incentivando as emissoras a sempre se renovarem e jamais se acomodarem.

Links relacionados: Bem Estar: a simplicidade que deu certo
                            Encontro com Fátima: o maior atrativo é a apresentadora
                           A Crise da Rede Record

56 comentários:

Ana Lucia Nicolau - Advogada disse...

acho que essa "receita" está desgastada....a Globo por estar sempre na frente na audiência não se preocupa na elaboração de qualquer programa....

Sérgio Santos disse...

Ana Lucia, obrigado pelo comentário. Mas é justamente o que o texto está dizendo, a Globo não atinge a liderança nas manhãs com a mesma facilidade que antes e por isso mesmo coisas novas são apresentadas. Beijos.

Anônimo disse...

Olá Sérgio, pela manhã, eu assisto a programação da Record, o jornalismo é bem mais amplo,não consigo mais assistir o mais você, com a Ana e o Louro dando aquelas risadas irritantes, e o Bem estar? nossa, o Fernando é um saco...
Na verdade, quando acaba o jornal da manhã lá na Record eu desligo a tv... a televisão brasileira anda mto pobre de programação...até os desenhos das crianças eles tiraram, que pena.
Enfim, é sempre um prazer vir aqui para interagir com você, Sérgio..
Um grande abraço em ti :)

Mary disse...

A Globo não atinge a liderança, nas manhãs, em São Paulo. Procure saber os índices nacionais e verá que no restante do país ela lidera folgadamente. Isso não é desprezível.

Sérgio Santos disse...

Oi Claudia, obrigado pelo comentário! Eu não consigo acompanhar a programação matutina, só se deixar gravando. Acho o Bem Estar bem interessante, mas o Mais Você perdeu público. Beijos e também gosto de interagir com você! :)

Sérgio Santos disse...

Oi Mary, obrigado pelo comentário. Nas manhãs a concorrência é bem maior e tanto a Record, quanto o SBT e a Globo atingem a liderança em determinadas horas, mas fica sempre nessa alternância. Falei sobre os índices de São Paulo porque é a referência do ibope, embora saiba que em vários outros estados realmente a Globo continua em ampla vantagem. Bjs!

Valquíria Novaes disse...

Ah, é mt raro eu estar em casa de manhã msm kkkkkkkk
Mas não gostei do programa da Fátima :/
Bjos!
amonailart.blogspot.com

Mery disse...

Não assisto Tv pela manhã, mas nunca gostei da chata Ana Maria Braga, é ruim de ver aquela mulher plastificada com sua gargalhada ensaiada "sem graça...
Quanto a Fátima Bernardes, eu ainda não vi, acho que a Record apela muito e dizem que é "mais propaganda na maior parte do tempo do programa, enche o saco do telespectador; então ficaria com o SBT "mais gostoso de ver e a hora é das crianças***
Beijos/Mery*

Escritora de Artes disse...

É muito difícil eu assistir tv na parte da manhã pois estou no trabalho, particularmente não nada contra o programa da Ana Maria, e o da Fátima ainda não pude assistir.

Obrigada pela visita

Abçs

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Você levantou um assunto interessante, Sérgio. Apesar de raramente estar em casa nesse horário, quando o faço costumo zapear pelos canais. O programa mais interessante para mim é o "Bem Estar", dependendo das pautas, mas concordo que a dupla de apresentadores é muito boa.
O "Mais Você" tinha uma boa proposta quando foi criado, reunindo uma equipe competente de especialistas, o que dificilmente ocorre hoje em dia. O Louro José cansou faz tempo. O maior atrativo é a presença de convidados famosos, para o café da manhã.
As pautas d'"Encontro com Fátima Bernardes" não são novidade e o horário em que vai ao ar é impraticável.
Mas concordo que a concorrência entre as emissoras acaba beneficiando o público-alvo.

Uma Interessante Vida disse...

Não assisti ao programa da Fátima Bernardes ainda, mas já ouvi muitas críticas, Sérgio. E de fato, a concorrência faz isso, pois o público não está a procura do que é bom, mas sim do que é melhor e quem quiser se dar bem, vai ter que colocar a criatividade a mais de mil. abraços e tudo de bom!

Vera Lúcia disse...

Oi Sérgio,

Enquanto lia o seu texto fui formando minha opinião a respeito do tema, que casou exatamente com suas conclusões finais.
A concorrência acirrada entre as emissoras é saudável, pois ganhamos nós, do lado de cá da tela. Tal concorrência inviabiliza uma pontuação de audiência disparada de uma emissora com relação a outra, o que não desqualifica as programações.
Não vejo TV na parte da manhã, mas sempre estou a par das críticas dos
programas.
Conforme bem disse Ana Paula, eis
repórter da globo, agora na record,
o programa da Fátima Bernardes está sendo alvo de críticas prematuras, pois é bem difícil trabalhar num programa até que este se ajuste adequadamente e a Fátima é possuidora de grande potencial.

Ótimas considerações.

Dia feliz para você.

Beijo.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Tudo bem?
Concordo!Com a "pouca" vantagem no Ibope, de uma emissora para outra, muitos novos programas são elaborados, e quem ganha com isso, são os telespectadores que sempre terão um leque maior de opções!Creio também, que o programa da Fátima, será melhor ajustado, e logo terá um melhor resultado!
Obrigado pela visita!
Boa quinta feira!
Abraços

Clau disse...

Oi Sérgio,boa tarde:)
Que continue essa disputa pela audiência na programação das manhãs,afinal como vc escreveu,quem sai ganhando é o telespectador.
Quando tenho tempo,adoro 'zapear',e confesso que pela manhã,nada me agrada.
Mas,se fosse pra escolher eu preferiria os desenhos do SBT!
Bjs!

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
DISPUTAS SÃO O QUE FAZEM AS COISAS MELHORAREM.
NESSA DA TV, GANHA O TELESPECTADOR.
BOM PARA QUEM VÊ TV PELA MANHÃ.
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio! Como vai amigo?
Eu não me surpreendo com a programação da TV atualmente, mas sim, com a sua análise livre e imparcial dos fatos! Isso sim, me deixa surpresa e se o seu Blog fosse televisionado daria o maior ibope meu amigo!

Hora,pela manhã é muito raro, para quem trabalha, acompanhar a programação. Mas sei que os redatores, diretores e demais profissionais devem fazer das tripas coração para liderar a audiência da manhã!
Se empenham e buscam novas opções e aí está a concorrência saudável! Se for para dar mais qualidade à TV que venham mais e mais novidades sempre!!!

Abraços amigo e uma tarde maravilhosa!!!

Marcos disse...

Fiquei com pena da Fátima pela enxurrada de críticas que recebeu (merecidas, muitas delas)!

De fato, os temas abordados são muito bobos, e batidos, como vc mesmo disse ao longo do texto. Mas existe outro problema: a grande massa do povo iria se interessar por discussões muito mais inteligentes? Veja o exemplo emblemático de "Casos de Família" do SBT! Quando estreou em 2004, até 2009 (se não me engano), foi conduzido de forma elegantíssima pela apresentadora e jornalista Regina Volpato, com discussões sérias, respeito aos convidados e público, que era tratado de forma decente e não como sendo um bando de selvagens. Chegou a certo ponto que não atraía mais o público, que prefere ver circo, pancadaria e baixaria, situação atual do programa, que mais do que exagera do sensacionalismo.

Nesse sentido, vemos que elaborar algo muito de modo muito bem feito talvez seja desperdício, é aquela velha história, jogar pérolas aos porcos, a maioria das pessoas não quer algo mais complexo, que gere reflexão, mas sim futilidades, saber das unhas, ou da depilação masculina (assuntos já abordados no programa da Fátima).

E é por isso que eu ainda tenho as minhas dúvidas. Acho que, pro público que se tem, talvez o programa com os assuntos atuais não esteja de todo mal. Enfim, apenas um ponto para refletir mesmo!

Como sempre seus textos estão ótimos.
Abraços!

Eu Não Usaria... disse...

Olá, Sérgio!
Análise precisa!
Abçs!
Rike.

Trilhamarupiara disse...

Oii amigo, eu mesma zapeio bastante pelos canais de manhã, nada me prende muito, até gosto do Bem Estar, mas como nunca sigo nada do que eles indicam tbém não me prendo muito, o Tal Encontro, com todo respeito que tenho pela Fátima estou achando completamente perdido no tempo e no espaço, o conteúdo não prende, variação demais as vezes atrapalha! Sorte a todos! Abraçoooss

Anônimo disse...

Oi, Sérgio. Embora esteja trabalhando nesse horário, imaginei que o programa da Fátima veio para fazer concorrência com a Record. O Bem Estar acho muito interessante. Mas unir Mais Você ao programa da Fátima eu acho que deixou a manhã meio saturada. Talvez antecipando um pouco o bem estar, colocando o programa da Fátima das 10 às 11 e voltando com uma boa programação de desenhos até meio dia a Globo conseguisse finalmente agradar a todos os públicos. Um abraço!

Desaba Devaneios disse...

ola sergio!!!tudo bem contigo??
Então considero o assunto da globo um pouco mais delicado.ACHO que as coisas não estão normais nao.A tv globinho sempre foi um classico,sempre conseguiu indices surpreendentes,mas a questão é que de 2 a 3 anos pra cá a emissora deixou de investir em animações da mesma forma.Começou a ficar muito tempo exibindo os mesmos desenhos,retirou todos os desenhos japoneses,que apesar de serem violentos,sempre conquistaram audiencia e sempre deixou a emissora com 12 a 15 pontos de audiencia!!!nos ultimos anos a tv globinho chegava no maximo aos 8 isso quando chegava!!!Apesar de todos falarem mal dos animes,eles sempre conquistaram publicos incriveis!!!e considero que a rede globo saiu perdendo por conta da falta de investimento no seu programa infantil,que por mais que falem que tenha perdido patrocinadores,ainda poderia ser uma salvação para ela.A globo sempre investiu em desenhos.Sei que é bom mudar,mas defendo as animações porque acho que todo mundo meio que considera um produto sem valor,mas foram justamente essas animações sem valor que pontuaram mais que um programa qualquer da manhã.VALEU ATÉ A PROXIMA!!

Unknown disse...

muito boa essa reflexão, apesar de descordar completamente de que o programa é um sucesso...a fatima bernardes não tem o carisma necessário como apresentadora desse tipo de programa...lamentável...abraços!

Paty Michele disse...

Acredito que, com o tempo, as coisas vão se ajustar no programa da Fátima. E a TV Globinho já foi tarde, é bom que a criançada vá fazer a lição de casa pela manhã e saia da frente da TV mesmo.
Adoro o Bem Estar, mas o Mais Você, nem tanto. Acho que a Ana Maria, apesar de ter público cativo, é mto chatinha.

bjão, Sérgio.

Dandara Blue disse...

Sérgio,

Como gostei deste questionamento!Na minha humilde opinião, um erro grave é o excesso de programas com pautas tão parecidas.Não acho mesmo que Ana,Bem Estar e Fátima deveriam ser seguidos e todos pela manhã.Isso me incomoda bastante. Acredito que tem gente demais no mesmo quadrado. Por mais que tentem uma plástica diferente,as pautas se repetem e a mesmice impera.Vamos ver no que dá,acredito que assim não fique.Amei o texto.
Um beijo,
Dandara

Maria Jose disse...

Sérgio, tenho uma teoria. Acredito que o que falta ao programa da Fátima é um pouco de leveza. Uma Iris Stefanelli como repórter, um funqueiro falando de política. Popular com diversão. Tô louca?

Milene Lima disse...

Eu acho bacana quando sei que a Globo perde um tanto de audiência em qualquer horário. E não sou do time de pretensos terroristas a colocarem abaixo a emissora do Roberto Marinho, mas não gosto de monopólio seja lá de qual tipo for.

Eu sinto falta da Fátima no JN.
Durante as manhãs, eu trabalho ou durmo. Rsrs.

Beijo, Sérgio.

Verinha disse...

Oi Sergio tudo bem?
Gostei muito de seu post, talvez a programação das manhas na Globo estejam sobrecarregadas, muito programa com pouco horário. Realmente a Ana mudou muito de estilo, esta muito repetitiva.
Não sei eu ainda prefiro as manhãs da Record.
Abraços amigo.

Sérgio Santos disse...

Oi Valquíria, há quanto tempo. Esse é um horário que muita gente não está em casa, não por acaso os índices de audiência não são tão altos. Beijos! ;)

Sérgio Santos disse...

Oi Mery, achei engraçado seu comentário sobre a Ana Maria Braga. Realmente os programas da Record abusam dos 'merchans', assim como os da Band e Redetv!. O SBT agora luta pelo público infantil e tem conseguido um bom retorno. A Redetv! também passou a exibir desenhos na grade matutina. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa, eu que agradeço seu comentário. O programa da Fátima não apresenta novidades. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, pois é, resolvi escrever esse texto após ler várias críticas dizendo que a Fátima está sendo um fracasso e que a Globo enfrenta problemas nas manhãs, enfim. A verdade é que muita gente 'zapeia' quando está em casa e a concorrência é mais diversificada, então será muito difícil alguma atração ficar com uma larga vantagem, afinal, há muitas semelhanças nos formatos matinais. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, as críticas ao programa são até justas porque houve muita expectativa para algo que não mostrou a que veio. Mas mesmo que a atração fosse incrível, acho difícil que iria conseguir uma larga vantagem em cima das concorrentes. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera, obrigado. A conclusão acaba não podendo ser muito diferente do que eu coloquei no texto. A concorrência é acirrada e os formatos muito parecidos, além disso, nem se pode dizer sobre a audiência do "Encontro com Fátima" porque estamos em férias e óbvio que o SBT iria se beneficiar. Vamos aguardar e ver o que acontece. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, exato. As emissoras vão se mexendo para agradar cada vez mais e quem ganha é o telespectador. Também acho que com o tempo Fátima saberá fazer as alterações necessárias em seu programa. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, obrigado pelo comentário. Até adultos gostam de desenhos para se distrair um pouco, né? Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Zilani, é verdade. Obrigado pelo comentário! Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Adriana, você gentil como sempre. De manhã é muito difícil alguém se sentar para assistir a algum programa. Nem mesmo as donas de casa fazem isso, pois estão arrumando a casa ou fazendo o almoço. Então a missão é bem difícil e quanto mais novidades melhor. Obrigado pelo carinho de sempre. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos, excelente comentário. Já escrevi um texto falando justamente sobre a queda de qualidade no "Casos de Família". Quando Regina apresentava era uma ótima atração, mas depois virou um circo mesmo. Uma lástima o que fizeram e pior ainda a audiência ter aumentado.

Também acho que temas mutos complexos não iriam cair muito bem no programa da Fátima, mas pela demora da elaboração da atração, parecia que tinha muita novidade a ser mostrada. Não foi o que vimos. Mas com o tempo as mudanças virão, pois duvido muito que a produção ficará parada. Abração e obrigado pelo elogio! :)

Sérgio Santos disse...

Oi Rike, obrigado e abraço pra você também!

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, realmente é difícil seguir aquelas dicas todas do Bem Estar, né? Afinal, quem quer fazer dieta o tempo todo? O Encontro com Fátima ainda não encontrou seu rumo, mas vamos ver se isso muda. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, obrigado pelo comentário. A grade da Globo é muito cheia então essa sua mudança ficaria difícil, pois para isso o "Bom Dia Brasil" teria que sair do ar. Concordo que a programação matinal da emissora tenha ficado muito monotemática e saturada. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Victor, você tem razão. Quando a Globo investia nesses animes tinha muito mais retorno. Mas li algo a respeito e pelo que soube, houve interferência da maldita classificação indicativa que considerava esses desenhos muito violentos, o que acabou impedindo a emissora de exibi-los. Não tenho como garantir que tenha sido só esse o motivo. A Redetv! acabou comprando os diretos de Pokemon, que mal eram exibidos pela Globo. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Bruno, obrigado pelo comentário. Mas eu nem disse que o programa era um sucesso, apenas que estava longe de ser um fracasso. Fátima conduz muito bem e é uma boa apresentadora, mas o formato é bem cansativo. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Paty, a alegação do diretor da Globo é que as crianças terão a opção do SBT para assistir desenhos. Ele não deixa de ter razão. Vamos ver se medidas serão tomadas para que haja alguma alteração no "Encontro com Fátima Bernardes". Beijão! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Dandara, que bom que gostou! Tem razão, são programas sempre voltados para o público feminino (e nem poderia deixar de ser em se tratando de telespectadores adultos), mas acaba havendo muita repetição de pauta. A Globo até procurou criar uma espécie de discussão entre as produções dos programas para evitar o risco de apresentarem um mesmo assunto. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Maria, olha acho que um funkeiro falando de política poderia até ser interessante, embora um pouco sério demais para o horário. Já a Íris eu acho desnecessário, assim como acho sem função alguma aqueles humoristas que contrataram. Obrigado pelo comentário e opinião. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, obrigado pelo comentário. Nem acho que a Globo monopolize nada em se tratando de programas ou novelas, apenas apresenta mais qualidade aos telespectadores. Pois é, muta gente trabalha, estuda ou dorme nesse horário. Beijos.!

Sérgio Santos disse...

Oi Verinha, tudo bem e espero que com você também. O Mais Você mudou bastante de estilo nos últimos anos mesmo e a programação anda bem semelhante, o que ajuda essa regularidade entre as concorrentes. Beijos!

Anônimo disse...

Oi Sergio

Acho a Ana Maria Braga, boba e egocêntrica, não sei como alguém consegue assisti-la e ainda gostar.

Beijos

Fabio Dias disse...

Acredito que quando acabarem as férias escolares a Fatinha vai subir!
Mas tb seria melhor pra ela à tarde, depois do VPDN, tirando a enfadonha Sessão da Tarde!

Sérgio Santos disse...

Oi Van, obrigado pelo comentário! Não sou fã da Ana Maria Braga também, não. Beijos e bom fim de semana!

Sérgio Santos disse...

Oi Fábio, também acho que quando acabarem as férias o ibope irá aumentar, embora não muito. O horário da tarde seria uma boa alternativa mesmo. Abração e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Pop Blogs, obrigado pela dica e sugestão. Abraço.

Samanta disse...

Olá querido amigo, como vai ? Fazia tempo que não vinha aqui para papearmos !!!

Na minha humilde opinião de quem pouco assiste televisão e quase nunca tv aberta, acho que o que pode estar acontecendo é que os outros canais estão se esmerando mais para conseguir melhorar seus resultados, oferecendo assim, mais opções interessantes ao telespectador (que bom!) por isso muitos não se prendem a um só programa ou canal e preferem conferir o que pode ter de interessante nos outros. Não existe um que seja muuuuito melhor que os outros, parece-me que estão "pau a pau". Se a Globo quer mesmo liderança total e disparada na frente, vai ter que se esforçar mais e quem sabe até arriscar mais... Assisto às vezes a Ana Maria quando estou de manhã na academia e não gosto muito não, vejo às vezes que fica meio maçante e com assuntos que me parecem meio fora do contexto do programa... mas é só minha preferência, quem sou eu pra dar pitacos nisso né rsrs
Outra questão é a que o Marcos colocou... Ficamos ansiosos por programas mais inteligentes, mas será que algo extremamente refinado agradaria a massa ? Não sei mais... sem querer ser preconceituosa, mas o que vemos na mídia nos dá uma idéia disso... :)
Enfim, já falei demais pra quem não acompanha regularmente os programas né, estou sendo enxerida kkk
Gostei muito das suas colocações e dos comentários dos colegas, é sempre interessante ver o que o pessoal pensa também ;)

Um abraçãooooooooooooo e que sua semana seja ótima !!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Samanta, que saudades!!!!! Desculpe a demora em responder! Que enxerida que nada, você tem todo o direito de emitir sua opinião. Concordo plenamente com você, também acho que um programa muito 'cult' não ia agradar e as respostas estão aí, né? :(

A concorrência matutina é a mais acirrada justamente pela semelhança de opções e maior variedade! Beijão e ótimo fim de semana pra você!

Anônimo disse...

a tv globinho já foi tarde, só passava desenhos lixo e ainda por cima nem passava a abertura dos desenhos, que é a coisa mais marcante nos desnhos, já deu no que deu, se voltar, que volte com outro nome