domingo, 26 de fevereiro de 2012

Arlete Salles: um talento desperdiçado

Arlete Salles é uma das nossas grandes atrizes brasileiras. Participou de várias novelas, e já viveu muitas personagens marcantes. Difícil se esquecer da delegada Francisquinha, de "Pedra Sobre Pedra"; Tonha da Pamonha, de "Meu Bem Querer"; Ademilde, de "A Lua me Disse"; ou então da hilária Copélia, de "Toma Lá Dá Cá", seu sucesso mais recente. Foram muitos tipos bem escritos e que marcaram sua carreira. Nem caberiam todos nesse texto. Mas não podemos dizer o mesmo de Vilma, seu papel em "Fina Estampa".


A história de sua personagem se resume a dirigir um táxi e acompanhar as aventuras amorosas de sua filha (Letícia, vivida por Tania Khallil). Vilma não tem função alguma e sempre aparece 'avulsa' nas cenas. Em um instante está ouvindo as lamúrias de sua amiga Griselda (Lilia Cabral), em outro momento está dando conselhos para sua filha, ou então à neta, e por aí vai. Sua única cena de maior importância, se é que se pode dizer isso, foi a participação da personagem no "Caldeirão do Huck" para reformar seu táxi, que havia sido destruído após um assalto. Triste ver tanto talento sendo desperdiçado dessa forma.

É bem verdade que Arlete
não é a única atriz que não está sendo valorizada na novela. Mas a coloquei como uma espécie de representante de todos os atores talentosos que estão sendo subaproveitados. Como é o caso de Totia Meirelles (Zambeze), Ana Rosa (Celina), Guida Vianna (Isolina) --- esta que só é lembrada pelo Aguinaldo Silva, mas, dessa vez, infelizmente, a presenteou com um papel ínfimo ---, Ricardo Blat (Severino), Jaime Leibovitch (Henrique) e Eva Wilma (Tia Íris). Um detalhe interessante é que Renata Sorrah também deveria estar nessa lista, mas a trama da Dra. Danielle começou a ser valorizada nas últimas semanas e a atriz começou a ter o destaque que merecia desde o início. Mas demorou, e muito, para que o reconhecimento viesse.

"Fina Estampa", apesar de ser um sucesso, apresenta um roteiro absurdo e nada atraente; e para piorar ainda vemos atores desse gabarito tendo pouquíssimas cenas ou dando vida a personagens sem a menor importância na história. Que eles tenham mais sorte da próxima vez e Aguinaldo os compense em uma próxima novela, com papéis mais interessantes.

23 comentários:

EVOLUÇÃO GRADATIVA disse...

AO LER A MATÉRIA EU PERCEBI REALMENTE QUE ESSA ATRIZ ESTÁ MESMO DESPERDIÇADA, HÁ HOJE EM DIA VÁRIOS TALENTOS QUE ESTÃO REALMENTE JOGADOS FORA COMO ELA, MAIS FAZER O QUE ISTO É BRASIL.

CARA, GOSTEI MESMO DO SEU SITE E ESTOU TE SEGUINDO NO DIHITT E NO SEU BLOG, COMO O COMBINADO.

www.variedades1.com

Gustavo disse...

vc enrende dessas coisas

Anônimo disse...

Último parágrafo perfeito no texto! E tadinha da Arlete Salles, só em frente ao computador na novela. Desperdício e desrespeito!
Lucas - www.cascudeando.zip.net

Montez Oliveira disse...

Ótimo seu texto. É realmente uma pena ver atores desse gabarito de lado. Aguinaldo tinha que perceber o quanto esses atores fariam tão bem papéis mais importantes. Uma lástima.

Luzimara disse...

Concordo com vc, mas já percebeu que tem tbm um personagem que não acrescenta nada? É aquele empregado da Amália na loja dela. Antes era da turma do Ferdinand na praia, participação mínima ! Na loja da Amália , ficou um pouco pior....é o entregador de cosméticos da loja e se não existisse ali, não faria falta nenhuma.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Lucas. Fico com pena da Arlete quando a vejo em cena. E pior que tenho a impressão de que ela não está satisfeita. O que seria bem aceitável!

Sérgio Santos disse...

Exato, Mtz! São muitos os atores que são desrespeitados nessa novela. Lastimável mesmo. Obrigado pelo comentário!

Sérgio Santos disse...

Verdade, Luzimara. Parece que ele está na novela de favor ou algo parecido. Se formos eliminar os personagens que nada acrescentam, creio que só sobrariam uns 15 atores e olhe lá! beijos!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Gustavo! :)

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo cometário, Eduardo! Abraço!

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço! Abraço!

Patricia Galis disse...

Concordo lamentável, mas é que a novela é ruim, e a globo tem esse costume de só valorizar alguns atores, é um absurdo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Patricia. Mas isso nem é culpa da Globo e sim do autor que a escala para esse tipo de papel.

Maria Lúcia Marangon disse...

Oi, Sérgio!
Quero fazer uma observação: a maquiagem está totalmente inadequada para a idade da personagem. Ela só aparece com batons pink. Na verdade, tudo nela é rosa: esmaltes, relógio, roupas, pulseiras. A personagem nunca foi mostrada como uma avó metida a adolescente, então, eu não entendo esse figurino e essa maquiagem. Está muito estranho!
Abraços!

Wagner Noya disse...

Realmente ela e uma atriz fantástica e lamentável não ser explorada tdo este talento.
seguindo o blog adorei
da uma passadinha no meu
>> http://estilo4u.blogspot.com/

abração

Beth Muniz disse...

Concordo plenamente.
Mas, como contratada da globo me parece que ela aceita a regra do jogo.
Ah, gostei do olhar do gatinho. rsrsrs
Beijão.
Seguindo...

Patricia Galis disse...

Meu amigo obrigada pela participação no blog.
Quanto a pergunta é só clicar:
Design e vai ser direcionado a pagina que adc as Gadgets
Bem acima esta Configurações
Comentários
Posição de formulário de comentário:
Escolha: Janela pop-up
Salve e pronto, eu tbm prefiro este tipo pois não carrega tanto o blog, espero ter ajudado.


Se quiser aproveitar e tirar os códigos que aparecem aqui no seu blog, mais abaixo esta :
Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?
Clica não, talvez nem tenha percebido que no seu ainda esta configurado para aparecer.

Sérgio Santos disse...

Oi, Lúcia! Estava sumida! Vc tem razão. Realmente há esse exagero mesmo. Se fosse na Copélia, de 'Toma lá dá cá', ok, mas não é o caso. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Beth! As pessoas gostam mesmo do símbolo que eu adotei. rs Arlete ér uma grande atriz e espero vê-la em um papel melhor quando Fina Estampa acabar. beijos!

Sérgio Santos disse...

Wagner, muito obrigado pelo comentário. Também acho. abraço!

Sérgio Santos disse...

Patricia, obrigado novamente. Vou tentar fazer isso e caso não dê certo, te perturbarei de novo! rs bjs

Thallys Bruno disse...

Texto perfeito, Sérgio. Nunca vi Arlete Salles tão avulsa quanto agora. Dá saudade não apenas da Copélia, mas também da Ademilde (Frango Com Tudo Dentro) - dos papéis mais recentes dela, foram os que eu mais gostei.

Sérgio Santos disse...

Thallys, é um absurdo o que está acontecendo com a Arlete nessa novela. Sua personagem não tem história alguma! Decepcionante! Abraço!