quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Beijão 'Kelmiro' em "Terra e Paixão" é uma evolução em meio a tanto retrocesso

 O capítulo desta terça (12/12) foi histórico em "Terra e Paixão". Após sete meses no ar, a trama de Walcyr Carrasco, agora com Thelma Guedes de coautora, exibiu o beijo entre Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo). Um dia após a produção ter marcado um recorde de audiência com 31 pontos de média e 32 de pico no capítulo exibido segunda-feira. Os índices seguiram altos chegando a 30 pontos de pico e muita comemoração nas redes sociais. 


Os personagens, que tinham poucas cenas nas primeiras semanas e funcionavam basicamente como elenco de apoio, foram crescendo cada vez mais na história graças ao carisma dos atores. Tudo começou assim que Kelvin se mostrou atraído por Ramiro quando o encontrou ameaçando Cândida (Susana Vieira) na primeira semana. A cantada do rapaz deixou o sujeito enfurecido e ali a química já surgiu. Foram mais alguns breves encontros onde a fórmula se repetiu até que o tempo de tela começou a aumentar. 

O sucesso do casal foi uma surpresa até para a equipe da novela. Afinal, Ramiro foi criado para ser um assassino frio e assustador. O capataz matou o marido da Aline (Barbara Reis) no primeiro capítulo e pouco tempo depois deu fim em uma conhecida da mocinha e também no irmão dela, além de ter ajudado Irene (Gloria Pires) a enterrar o corpo de Sidney e, como aparenta, a matar Agatha (Eliane Giardini) . No entanto, Amaury Lorenzo foi adotando um tom cômico e mais pueril de forma muito sagaz, o que humanizou o personagem.

Mas o par também funciona porque o próprio Kelvin não vale muita coisa. Interesseiro e venenoso, o funcionário do bar da cidade não está nem aí para ninguém a não ser ele mesmo e, claro, seu amor. Aliás, a preocupação com Ramiro o fez orientá-lo a procurar uma psicóloga, o que também ajuda no processo de transformação do criminoso. As sessões com Martha (Kika Kalache) iniciaram o nascimento do remorso e peso na consciência de um sujeito que só sabia viver para cumprir ordens. 

O casal que ainda não é casal está cada vez mais junto e a demora para o beijo acontecer tirou a paciência do público. Até porque o ano é 2023 e fica cada vez mais inaceitável isso ainda ser motivo de controvérsias, discussões e censura. Vale lembrar que a atual gestão da Globo, comandada por Amauri Soares, foi acusada em várias matérias de sites de entretenimento de cortar beijos homoafetivos já gravados, como os muitos de "Vai na Fé", e ter alterado a trama de um personagem gay em "Amor Perfeito", além de ter ordenado a diminuição do destaque de Mara (Renata Gaspar) e Menah (Camilla Damião) em "Terra e Paixão". Portanto, a esperança do beijo de Kelvin e Ramiro acontecer estava cada vez menor e a única chance parecia ser no último capítulo, como costuma acontecer sempre nos folhetins. 

Mas finalmente o beijo veio e não foi um selinho, o que surpreendeu a todos e mostrou a coragem de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes. O autor já tinha entrado para a história da teledramaturgia em "Amor à Vida", quando exibiu o primeiro beijo entre homens na televisão brasileira com o apaixonante casal Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) em 2013. Agora o escritor novamente deixa sua marca com o primeiro beijo homoafetivo 'de verdade' na televisão aberta. Não foi um selinho ou um selinho demorado, mas com um corte brusco de cena, como costuma acontecer até hoje com outros romances gays. Foi um beijo como casais heteros dão na ficção. E com uma química incrível de Diego Martins e Amaury Lorenzo, as maiores revelações da novela. Até porque vale mencionar também a cena emocionante protagonizada pelos dois, quando Kelvin botou Ramiro contra a parede e o pediu em casamento para que pudessem fugir de Nova Primavera em direção a qualquer lugar longe daquela violência. Uma sequência em que Amaury provou que mereceu o troféu de Revelação no "Melhores do Ano", sim. 

"Terra e Paixão" vem crescendo cada vez mais em seu penúltimo mês de exibição e o beijão do casal 'Kelmiro' marca uma evolução em meio a tanto retrocesso na Globo. Walcyr Carrasco e Thelma Guedes merecem os parabéns, assim como Diego e Amaury, que brilharam em uma cena que ficará marcada para sempre na memória do público. Agora resta torcer para que acabe de vez qualquer polêmica besta em torno de beijo porque não é isso que faz audiência cair ou provoca rejeição de público. O que causa rejeição é o preconceito. 

16 comentários:

Pedrita disse...

quando achamos que essa situação tinha sido superada, volta tudo pra trás. que bom que aconteceu e foi lindo. que esse retrocesso pare de vez. beijos, pedrita

Maria Rodrigues disse...

Pela tua resenha parece ser uma novela bem interessante.
Um grande abraço

Marly disse...

Pois é, aos trancos e barrancos a "coisa" vai caminhando. Acho que é assim que o mundo avança.

Beijo

Anônimo disse...

Foi muito gratificante a todos os profissionais envolvidos constatar a exibição do beijo de um dos casais mais repercutidos de "Terra E Paixão", Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo). A comunidade LGBTQIAPN+ ainda pode ter esperanças de se ver devidamente retratada na teledramaturgia. E que, de agora em diante, Amauri Soares não ouse censurar sequências tão lindas como essa.

Guilherme

Monique Larentis disse...

Que legal, com certeza é uma evolução para a TV aberta, pois sabemos o quanto eles são restritivos com casais que não são heteros. Adorei.

www.vivendosentimentos.com.br

Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada pela partilha!
Aproveito para desejar um bom fim de semana!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Giovana Oliveira disse...

Oi!
Fiquei sabendo que o beijo rolou em outros programas e fico feliz de saber que os personagens envolvidos são multifacetados e não apenas estereótipos.

https://deiumjeito.blogspot.com/

Sérgio Santos disse...

Pois é, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

É sim, Maria.

Sérgio Santos disse...

É assim, Marly.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Monique.

Sérgio Santos disse...

Bjss, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Giovana.

Jovem Jornalista disse...

Vi a cena. Eles esbanjaram química.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

abçs, emerson