sábado, 28 de dezembro de 2019

Retrospectiva 2019: os melhores casais do ano

Ao contrário de todos os sites e blogs, que optam em apenas selecionar os destaques e os piores do ano, o De Olho Nos Detalhes também engloba outra categorias nas listas de retrospectivas. E um dos diferenciais do meu modesto espaço é listar os melhores pares românticos das tramas. Em 2019, "Espelho da Vida," "Bom Sucesso", "A Dona do Pedaço" foram algumas produções que presentearam o público com alguns ótimos pares românticos. Vamos ao casais.





Júlia e Danilo/Cris e Daniel ("Espelho da Vida"):
O amor de outras vidas raramente falha na dramaturgia. E Elizabeth Jhin apostou na química entre Vitória Strada e Rafael Cardoso nas cenas repletas de delicadeza protagonizada por eles em 1930, quando a mocinha viajava no tempo em busca da verdadeira história sobre a sua vida passada. O casal teve uma forte torcida e os mistérios em torno da trama despertaram cada vez mais interesse, incluindo o aparecimento do rapaz em 2019. A cena do mocinho salvando a mocinha do espelho, no penúltimo capítulo, então, foi de arrepiar e emocionar. Um amor infinito que deu gosto de ver.



Marcos e Paloma ("Bom Sucesso"):
Rosane Svartman e Paulo Halm tiveram a mesma inteligência de Elizabeth Jhin, mesmo com uma trama completamente diferente. A autora apresentou o amor dos protagonistas aos poucos através de idas ao passado. Nada de declarações apaixonadas no primeiro capítulo ou casamento na segunda semana. Marcos e Paloma também  tiveram um amor construído aos poucos. Ele era um galinha convicto, enquanto ela tentava retomar um relacionamento do passado. Os dois foram se encantando um pelo outro até o amor se instaurar de vez. A química entre Rômulo Estrela e Grazi Massafera é avassaladora e os atores estão ótimos na deliciosa novela das sete de sucesso.




Vicente e Margot ("Espelho da Vida"):
Ele morreu logo no segundo capítulo, mas isso não é problema em novela espírita. O personagem continuou aparecendo na novela e de vez em quando visitava sua Margotinha, que sempre se emocionava com a "presença" do amado. O melhor foi a aparição do personagem em 1930 e a repetição do casal com Margot, no caso a passional Hildegard. Reginado Faria e Irene Ravache engrandecem qualquer elenco.


Camila e Valéria ("Órfãos da Terra"):
A novela das seis de Duca Rachid e Thelma Guedes apresentou uma sucessão de problemas e o enredo durou apenas um mês. No entanto, a formação do casal lésbico foi uma grata surpresa. Anaju Dorigon e Bia Arantes cresceram merecidamente na trama e brilharam com o doce romance das patricinhas. A produção chegou a censurar o primeiro beijo das personagens, mas a indignação do público foi tamanha que a comprovação do enlace foi exibida no dia do casamento, exibido no penúltimo capítulo. Por sinal, deu mais audiência que o último. As duas acabaram virando as verdadeiras protagonistas da trama.



Vivi e Chiclete ("A Dona do Pedaço"):
O sucesso foi tanto que o autor se viu "obrigado" a dar um final feliz para o casal formado pela digital influencer famosa e o ex-matador de aluguel. A química entre Paolla Oliveira e Sérgio Guizé era evidente e Walcyr Carrasco abusou das cenas de sexo do par. Os dois viraram o casal mais popular da novela e terminaram felizes em um hotel de luxo, localizado em uma ilha paradisíaca.


Jerônimo e Vanessa ("Verão 90"):
O casal de picaretas deu tão certo que a trama da dupla acabou ofuscando a dos mocinhos. A história de Izabel de Oliveira e Paula Amaral teve vários defeitos, mas esses personagens funcionaram lindamente juntos. Tanto que mesmo sendo vilões tiveram final feliz. Jesuíta Barbosa e Camila Queiroz se destacaram merecidamente.

Larissa e Diego ("Verão 90"):
O casal tinha tudo para ser o melhor da novela. Mas as autoras infelizmente não o desenvolveram bem na problemática novela das sete. Os atores perderam o destaque ao longo da trama e nem tinham mais relevância na reta final. Ainda assim, Marina Moschen e Sérgio Malheiros tiveram química e era bonito ver a relação de cumplicidade entre a patricinha e o rapaz que conseguiu vencer na vida como advogado.





Evandro e Carolina ("Sob Pressão"):
Os médicos da melhor série de 2017, 2018 e 2019 seguem lutando pela vida de seus pacientes e contra a corrupção na saúde. Complexos e cheios de dramas pessoais, os personagens são brilhantemente interpretados por Júlio Andrade e Marjorie Estiano, que novamente deram um show do primeiro ao último episódio. E o casal --- que raramente tem um minuto de paz --- tem química, sintonia e cumplicidade. Apesar de tudo. A cena da descoberta da gravidez da médica foi um primor.


Antero e Marlene ("A Dona do Pedaço");
Especialista em construir casais da terceira idade, Walcyr Carrasco acertou com o romance desse cativante casal. Marlene pareceu até mocinha de novela porque só teve seu final feliz no antepenúltimo capítulo, quando Antero recuperou a memória e se declarou. Ary Fontoura e Suely Franco deram um show em  cena.


Rock e Joana ("A Dona do Pedaço"):
O casal só foi formado depois do centésimo capítulo, que marcou a entrada da talentosa Bruna Hamu na novela. Após várias decepções, o íntegro lutador encontrou o amor nos braços da menina, que virou grande amiga de Maria da Paz (Juliana Paes). Caio Castro e Bruna tiveram uma boa química juntos.



Alice e Waguinho ("Bom Sucesso"):
Rosane Svartman e Paulo Halm se preocuparam com a construção desse par. Isso porque o rapaz se envolveu com drogas e chegou a armar um assalto que culminou em um quase estupro sofrido pela menina. Mas Waguinho a salvou e desde então entrou em um processo de regeneração. Os autores vêm conduzindo a trama com sensibilidade e a sintonia entre Bruna Inocêncio e Lucas Leto, duas gratas revelações, é linda de se ver.

Nana e Mário ("Bom Sucesso"):
Lúcio Mauro Filho e Fabíula Nascimento estão ótimos na trama das sete e o poeta foi o mais responsável pela humanização de uma então mulher amarga e até fria com as pessoas. A relação conflituada com o pai sempre foi uma fraqueza de Nana e seu amor por Mário a transformou, ainda que tenha demorado a encarar esse sentimento. Os atores têm química para dar e vender.


Zé Hélio e Beatriz ("A Dona do Pedaço"):
O romance entre um rapaz mais jovem e uma mulher mais velha foi muito bem conduzido por Walcyr e a parceria entre Bruno Bevan e Natália do Vale foi ótima. Um casal que ninguém esperava e deu super certo. Beatriz deixou um relacionamento abusivo para ser feliz no amor, sem se importar com o julgamento dos outros. Certa ela.


Rita e Filipe ("Malhação - Toda Forma de Amar"):
Emanuel Jacobina fez uma boa construção do casal. Evitou a paixão súbita no primeiro capítulo  e fez o amor nascer da convivência forçada em virtude da disputa da guarda de Nina, filha da mocinha, e irmã do mocinho. Alanis Guillen e Pedro Novaes têm uma química maravilhosa e o casal é o melhor da trama. Lamentável, apenas, que o autor tenha destruído tudo isso nas últimas semanas através de mudanças de personalidade e conflitos forçados.


Thiago e Jaqueline ("Malhação - Toda Forma de Amar"):
Danilo Maia e Gabz são gratas revelações da temporada e deram certo juntos. O casal agradou e as brigas por divergências políticas foram bem abordadas. Porém, como o autor se perdeu por completo na trama, o par perdeu o encanto e a força que tinha com o tempo. Tomara que nos próximos meses o jogo seja revertido.



Cleber e Anjinha ("Malhação - Toda Forma de Amar")
Mais um bom casal da atual temporada que sofre pelo mau desenvolvimento do autor. Porém, pelo menos, a química entre Gabriel Santana e Carol Dallarosa sempre existiu e ambos protagonizam atrativas cenas cômicas juntos. Uma pena que os conflitos recentes sejam tão forçados.



Carla e Marco Rodrigo ("Malhação - Toda Forma de Amar"):
O jogo de gato e rato é outro que nunca falha na ficção. A dona da lanchonete e o policial viviam brigando, mas o sentimento ali era visível. Os dois finalmente se entenderam recentemente, cedendo ao sentimento. A sintonia entre Mariana Santos e Júlio Machado merece elogios.


Gabriela e Vicente ("Bom Sucesso"):
Juntar um playboy com uma marrenta já virou um clichê dramatúrgico e raramente falha. Não foi diferente na atual novela das sete e o entrosamento de Gabriel Contente e Giovanna Coimbra é uma delícia de se acompanhar. A cena da reconciliação do casal, exibida recentemente, quando Gabi se declara a ele com medo de morrer antes, foi delicada demais.



Agno e Leandro ("A Dona do Pedaço"):
Um casal gay sem qualquer esteriótipo ou afetação. O autor resolveu expor um relacionamento entre dois homens bem resolvidos com a sexualidade. Tanto que, diferentemente da maiores dos pares homoafetivos da ficção, o conflito não era assumir a condição e enfrentar o preconceito. O empecilho era o fato de Leandro ter sido um matador profissional. Malvino Salvador viveu seu melhor momento na carreira e fez um boa dupla com Guilherme Leicam.


Britney e Abel "(A Dona do Pedaço"):
Glamour Garcia e Pedro Carvalho passaram quase a novela toda juntos em cena. As constantes brigas do casal caíram no gosto popular e a personagem virou uma das queridinhas da novela. O beijo só aconteceu no penúltimo capítulo, o que é uma pena. Mas os atores brilharam e Glamour foi a primeira atriz trans a ganhar um troféu de Melhor Atriz Revelação no "Melhores do Ano", do "Domingão do Faustão".


Marco André e Sônia ("Segunda Chamada")
Os professores da ótima série lançada na Globo em 2019 não chegaram a formar um casal de fato. Mas graças a ele que a personagem conseguiu coragem para se livrar do marido agressor. Os dois protagonizaram alguns momentos românticos e Silvio Guidane e Hermila Guedes brilharam.


Ramon e Francisca ("Bom Sucesso"):
O jogador de basquete deixou de ser uma pessoa possessiva depois que seu relacionamento com Paloma acabou. O relacionamento iniciado com Francisca tem química de sobra e David Junior e Gabriela Moreyra estão ótimos juntos.


Sophia e Antônio ("Topíssima"):
O típico casal que se odeia à primeira vista e depois se apaixona. Um clichê que quase sempre dá certo e deu na trama de Cristianne Fridman, na Record. Camila Rodrigues e Felipe Cunha foram bons mocinhos e honraram o protagonismo.


Genu e Virgulino ("Éramos Seis"):
Kelzy Ecard e Kiko Mascarenhas estão perfeitos no remake da Globo e o casal protagoniza divertidos momentos na bem escrita novela das seis. A quinta adaptação, de Angela Chaves, baseada no livro de Maria José Dupré, tem algumas mudanças e o destaque da dupla é justo. Até as discussões do casal cativam.




Clotilde e Almeida ("Éramos Seis"):
O romance que parece impossível entre um desquitado e uma moça virginal encanta no atual remake da Globo e como é bom ver Simone Spoladore de volta à emissora. A atriz está muito bem e sua sintonia com Ricardo Pereira salta aos olhos. É um casal que desperta torcida com facilidade.



Zeca e Olga ("Éramos Seis"):
O casal cômico da novela das 18h é uma grata surpresa. A estreia de Eduardo Sterblitch na teledramaturgia foi com o pé direito e a parceria do ator com a Maria Eduarda de Carvalho está gostosa de se ver.



Carlos e Inês ("Éramos Seis"):
Sim, eram apenas duas crianças. Mas ainda assim a relação dos namoradinhos na primeira fase da novela das seis era linda e delicada. Xande Valois e Gabriella Saraivah convenceram juntos e as cenas eram sempre recheadas de romantismo que representavam o clássico primeiro amor.


Carlos e Inês adultos ("Éramos Seis"):
As crianças passaram o bastão e Danilo Mesquita e Carol Macedo honraram essa passagem com talento. Os atores estão ótimos na trama das 18h e a química vista no amor da infância seguiu elevada no amor agora mais maduro. O reencontro demorou, mas foi lindo, assim como o início do namoro. Embora todos saibam o final triste que terá.


Alfredo e Adelaide ("Éramos Seis"):
Os personagens mais libertários da trama das 18h da Globo se uniram e o romance, bem avançado para o ano de 1930, funcionou. A sintonia entra Nicolas Prattes e Joana de Verona é perceptível a cada cena e os personagens vêm ganhando um merecido destaque na história de Angela Chaves.












O que não faltou foi casal para "shippar" em 2019. Tem opção para todos os gostos e sempre com atores talentosos compondo os pares. Que em 2020 o público tenha tantas opções quanto, pois ninguém resiste a um bom romance para torcer.

34 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto Sérgio, só aenti falta da Carla e do Marco Rodrigo na lista

Anônimo disse...

Um apanhado completo dos casais mais apaixonantes da teledramaturgia em 2019, mesmo que algumas obras tenham perdido credibilidade com o passar do tempo ao terem o conteúdo parcialmente ou totalmente descaracterizado por parte de seus respectivos autores.

Guilherme

Anônimo disse...

O casal que vc reclamou está na lista!

Antônio disse...

Ótimo texto!!! Glamour Garcia ganhou como atriz revelação, Não como atriz coadjuvante.

Anônimo disse...

AS SUAS RETROSPECTIVAS SÃO AS MELHORES QUE EXISTEM!!!!!!!!

chica disse...

Muito legal,Sergio! Que venham mais e mais casais...abração, feliz 2020! chica

Pedrita disse...

amei espelho da vida. e q casais. tb gosto de marcos e paloma, mas faz meses q nao vejo bom sucesso. achei q tá dando volta. tb gostava muito de vicente e margot. camila e valeria de orfãos foi uma grata surpresa. em a dona do pedaco fizeram aquela forçada de mal gosto com falta de memória. patético. gosto de alfredo e adelaide tb. adorava a de orfaos q o rapaz era soldado. pena q acabaram com o amor. beijos, pedrita

Unknown disse...

Teve sim. Marla é o casal numero 17,Logo depois de Clejinha.

Unknown disse...

Lista perfeita! E que 2020 nos dê mais casais incríveis e shippaveis. 🌷

João Pedro disse...

Adorei a lista! Não gosto de Agno e Leandro por achar que eles agiam mais como amigos do que como casal.
Senti falta de Olga e Zeca, de Éramos Seis. O que acha deles, Sérgio?

Anônimo disse...

Esse ano eu não shippei nenhum casal em novelas. Mas a lista eu gostei. Acho que João e manu eram um casal fofo e tinham tudo pra dar certo, mas as autoras não desenvolveram suas tramas e a história do casal foi muito rasa. Por isso outros casais ofuscaram, mas o rafael vitti e a isabelle drumoond deram um carisma aos personagens e ainda sim eu gostava deles.
Não entendo porque só faz elogios da camila e do Jesuita. A isabelle e o rafa também são talentosos, e por mais que eles não deram certo com os personagens ainda sim, eles foram bem.

Anônimo disse...

Esse ano eu não shippei nenhum casal em novelas. Mas a lista eu gostei. Acho que João e manu eram um casal fofo e tinham tudo pra dar certo, mas as autoras não desenvolveram suas tramas e a história do casal foi muito rasa. Por isso outros casais ofuscaram, mas o rafael vitti e a isabelle drumoond deram um carisma aos personagens e ainda sim eu gostava deles.
Não entendo porque só faz elogios da camila e do Jesuita. A isabelle e o rafa também são talentosos, e por mais que eles não deram certo com os personagens ainda sim, eles foram bem.

Anônimo disse...

Gente eu vi essa lista ontem kkk, eu podia jurar que a Carla e marco Rodrigo não estavam nela, nem o casal de topissima, ele deve ter posto depois

Leitora disse...

Tô acompanhando as retrôs, mas nem sempre consigo comentar. Meus favoritos.
Danilo e Júlia. (A cena de qnd o Daniel chega na cidade me emocionou demais.) Inclusive vou rever. Kkkk
Marcos e Paloma: A cena que ele leu pra ela um trecho de Dona Flor e seus dois maridos me deixou fascinada.
#MetadeRelacionamento

Cintia disse...

Eu senti falta também de Maria da Paz e Régis apesarem de não terem ficado juntos porque se via eles tinham química, entrosamento e torço pra eles repetir a parceria com final endgame ❤️❤️

Roseli disse...

Gostei, vários casais interessantes. Os meus favoritos foram: Britney e Abel, Agno e Leandro, Carlos e Inês, Clotilde e Almeida (a Simone Spoladore está muito bem. Concordo com você, ela tem muita sua sintonia com o Ricardo Pereira).

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk o que esse junilo e viclete tao fazendo ai, o primeiro mau tinha cenas juntos kkk e o segundo so se resumia em transar jesus que doença desse pessoal shipa um assassino com sua vitima so sendo fanatico do walcyr pra shipa uma bosta dessa. dessa novela tosca não tem nada que tenha se salvado mesmo, gracas a deus que já acabou o que não fazemos por um ator que gostamos

Chaconerrilla disse...

Zamenzito, que lista linda! Confesso que os meus preferidos são Júlia e Danilo e Cris e Daniel. S2 Amo Marcos e Paloma também. Senti falta de outros casais de Espelho da Vida, como Marcelo e Mariane S2 Eu amava eles S2

Sérgio Santos disse...

Eu botei depois.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Corrigi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Valeu, ano nimo.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Adoro, João. Acrescentei pq tinha esquecido mesmo.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, eu tb elogiei mt a Isabelle, tanto que está na lista de melhores atores, mas nao foi um bom momento do Rafa. E o casal achei pessimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tinha esquecido, anonimo, acrescentei depois que vc me lembrou.

Sérgio Santos disse...

Amei, Leitora. Saudades de vc. kkkk

Sérgio Santos disse...

Maria e Regis nao tinha como, Cintia, pq nem ficaram juntos.

Sérgio Santos disse...

Brigado, Roseli.

Sérgio Santos disse...

Vc aqui, fasnathaliadill, lembra que vc debochou da lista ano passado dizendo que Danilo e Julia nao ficcariam juntos? Que tombo, né. kkkkkk

Sérgio Santos disse...

Eles estão no ano de 2018, chaconerrilla.

Anônimo disse...

nossa nem eu lembro do que eu disse a um ano atras e vc lembra? pelo visto o que eu disse nunca mais saiu da sua cabeça né kkkkkkkkkkkkkk. o fato da julia e danilo terminarem juntos nao muda em nada a minha opiniao ate pq eu tenho opiniao propria e sempre sigo a coerencia da historia ja vc é um poço de incoerencia kkkk odiava com força o alan que era só um pouco ciumento e bajulava aquela merda do chiclete que tentou matar a vivi varias vezes eu tenho muito orgulho de nao ter os mesmos gostos bizarros e infantils que vc kkkkkkkkkkkkkkkk
alias eu e minhas amigas adoramos de vez em quando debochar e dar risadas dos gostos estranhos do zaza e seu gado nos tts, se por um lado irrita por outro lado diverte kkkkkkkkkkkkkkkkk