segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Retrospectiva 2019: as melhores atrizes e os melhores atores do ano

Com mais de cento e trinta cenas na retrospectiva de melhores cenas da televisão, obviamente não faltou ator talentoso na telinha. Portanto, chegou a hora de listar as melhores atrizes e os melhores atores do ano que está perto do fim. Vários se destacaram, emocionaram e protagonizaram grandes momentos em novelas, séries e minisséries. Vamos a eles.



Melhores Atrizes:



1- Juliana Paes.
Após o imenso sucesso como Bibi Perigosa em "A Força do Querer", exibida em 2017, a atriz ganhou a Maria da Paz de Walcyr Carrasco. A boleira foi o centro das atenções de "A Dona do Pedaço" e Juliana protagonizou várias cenas dramáticas e cômicas com facilidade. Uma avalanche de emoções lindamente expostas por uma profissional cada vez mais reconhecida. O tipo mais popular de sua carreira, segundo a própria.



2- Grazi Massafera.
É inegável que a atriz teve uma virada na carreira em "Verdades Secretas", de 2015, quando impressionou o Brasil na pele da drogada Larissa. Depois teve um papel mais apagado em "O Outro Lado do Paraíso" e agora ganhou uma mocinha brilhantemente construída por Rosane Svartman e Paulo Halm em "Bom Sucesso". A ótima novela das sete vem sendo protagonizada com brilhantismo por uma atriz que empresta seu carisma a Paloma, uma costureira que ama os filhos e luta pelos seus.




3- Agatha Moreira.
A atriz ficou com uma responsabilidade e tanto: viver a grande vilã de "A Dona do Pedaço", uma filha mimada que desprezava a mãe. E a interpretou com talento. Josiane foi uma vilã repugnante e a imensa repercussão da novela serviu para o grande público apreciar a atuação de Agatha, que soube encarnar uma diaba com perfeição. Não por acaso, a última cena da novela de sucesso foi dela e ficará para sempre marcada na memória do telespectador.


4- Marjorie Estiano.
Que atriz. Não é surpresa para quem acompanha o trabalho de Marjorie desde "Malhação", mas o desempenho da intérprete sempre impacta. A terceira temporada de "Sob Pressão" foi a mais forte da série e o drama de Carolina emocionou o público. Só pela cena da perda do bebê da médica já valia um Emmy Internacional. Espetacular.


5- Fernanda Montenegro.
No ano em que completou 90 aninhos, Fernandona ganhou de Walcyr Carrasco a sanguinária Dulce e a veterana roubou a primeira fase da novela para ela. A personagem que era uma avó doce com a netinha e a ensinava a fazer bolos também sabia matar e aterrorizar quando necessário. Um tipo repleto de camadas para Fernanda usar e abusar. A participação durou pouco, mas foi marcante.


6- Vitória Strada.
Após a bem-sucedida estreia na televisão como mocinha em "Tempo de Amar", a atriz ganhou outra heroína em sequência e se destacou ainda mais na pele da destemida Cris Valência, em "Espelho da Vida", heroína que viajava sempre até o passado para conhecer detalhes da vida de Júlia Castelo, seu antepassado. Na verdade, viveu três personagens porque ainda havia uma outra vida da mocinha. Protagonizou várias cenas dramáticas complicadas e mostrou que veio para ficar.



7- Alinne Moraes.
A atriz esteve maravilhosa na pele da ardilosa Isabel em "Espelho da Vida". A bem-sucedida parceria com Elizabeth Jhin em "Além do Tempo", onde viveu a mocinha Livia, rendeu essa outra ótima personagem. Uma vilã que deu gosto de acompanhar. Vale destacar também seu ótimo desempenho como Dora em 1930, outra dissimulada apaixonante.

8- Glória Pires.
A Dona Lola, do quinto remake de Éramos Seis, exibido atualmente na Globo, tinha que ser dela. A atriz está bem demais na pele da amorosa mãe que passa por inúmeras adversidades ao longo de sua dura vida. Glória já protagonizou muitas cenas comoventes e muitas outras ainda virão.


9- Alice Wegmann.
Na pele da vilã Dalila, em "Órfãos da Terra", a atriz conseguiu bons momentos graças ao seu talento e convenceu na pele de uma perigosa mulher que, infelizmente, acabou presa  a uma obsessão pelo mocinho durante a novela inteira. A sua melhor cena foi o assassinato de Soraya (Letícia Sabatella) e sua entrega impressionou, comovendo quem assistia. A dor de Dalila pela perda da mãe foi transmitida com um realismo angustiante.


10- Julia Dalavia.
Laila foi um papel ingrato. A mocinha começou "Órfãos da Terra" corajosa e empoderada, mas virou uma chorona passiva com o decorrer do roteiro até virar uma mera figurante sem função. Tanto que sua importância na reta final da história de Duca Rachid e Thelma Guedes foi ser quase sequestrada. Mas Julia é uma atriz talentosa e não teve culpa. Fez o que pôde e conseguiu alguns bons momentos, como a sua última cena, quando Laila leu uma bonita mensagem sobre refugiados.


11- Paloma Duarte.
De volta à Globo, após 13 anos na Record, a atriz está ótima na pele de Lígia em "Malhação - Toda Forma de Amar". Embora Emanuel Jacobina tenha destruído a condução do roteiro, Paloma defende sua personagem com talento e emociona muitas vezes.



12- Débora Falabella.
Impecável como a misteriosa Isabel em "Se Eu Fechar os Olhos Agora", minissérie de Ricardo Linhares, baseada no livro de Edney Silvestre, a atriz se destacou nos capítulos finais da produção, quando sua personagem mostrou a verdadeira face assassina. Mais um trabalho incrível de uma profissional que brilha sempre.



13- Mariana Ximenes.
Outra atriz que nunca decepciona. E em "Se Eu Fechar os Olhos Agora" não foi diferente. A provocativa Adalgisa foi muito bem interpretada por Mariana, que ganhou a missão de inserir um humor ferino em um enredo bastante pesado. Conseguiu.



14- Débora Bloch.
A nova série da Globo foi uma grata surpresa. "Segunda Chamada" abordou a temática da educação com maestria e a atriz emocionou na pele da sofrida professora Lúcia. Foram muitas cenas complicadas interpretadas com competência. Que venha a segunda temporada.


15- Thalita Carauta.
Demorou muito tempo, mas finalmente perceberam que essa atriz não poderia ficar marcada apenas pelos tipos cômicos caricaturais. Bastou uma oportunidade para dar um show. Thalita virou um dos pontos altos de "Segunda Chamada" e a professora Eliete foi a melhor personagem da série de longe.



16- Hermila Guedes.
Especialista em tipos densos, a atriz emocionou na série "Assédio" na pele de uma paciente abusada pelo médico monstro. Em "Segunda Chamada" outro drama: Sônia era agredida pelo marido e sofreu uma tentativa de estupro de um aluno. Situações pesadas demais que Hermila tirou de letra.




17- Camila Rodrigues.
Livre das cansativas novelas bíblicas, a atriz conseguiu um bom papel em "Topíssima", na Record. Sophia era uma mocinha rica, mimada e reclamona, características que poderiam resultar em uma rejeição do público. Mas Camila defendeu bem a personagem e honrou o protagonismo da trama de Cristianne Fridman.


18- Fernanda Torres.
Assim como aconteceu durante a primeira temporada de "Filhos da Pátria", a atriz roubou a série para ela. Genial na pele da hipócrita Maria Teresa, Fernanda aproveitou as referências ao período atual do Brasil para dar um banho de ironia na trama ambientada na era Vargas.

19- Isabelle Drummond.
Infelizmente, a atriz não ganhou uma boa mocinha. Manuzita não tinha história em "Verão 90" e era apenas uma menina sem talento para atuação. O contexto, claro, não se sustentou por tantos meses. Mas Isabelle conseguiu mostrar uma faceta até então desconhecida: a da caricatura. Sempre com perfis mais densos e com apenas uma personagem cômica no currículo (a icônica Bianca, de "Caras & Bocas"), a atriz convenceu com a atrapalhada protagonista e sua parceria com Cláudia Raia deu certo.








Melhores Atores:





1- Antônio Fagundes.
O ator brilhou em "Se Eu Fechar os Olhos Agora", exibida em janeiro, na pele do enigmático Ubiratan e agora se destaca absoluto como o ranzinza Alberto Prado Monteiro, em "Bom Sucesso". O ator estava mesmo precisando de um bom protagonista há anos e está muito à vontade na deliciosa novela das sete. É um perfil que consegue provocar empatia, risos e até raiva do público.



2- Rômulo Estrela.
Demorou para a Globo reconhecer o valor do intérprete e tudo mudou quando foi escalado às pressas para "Deus Salve o Rei", substituindo um colega que desistiu do trabalho. Honrou o protagonismo e atingiu outro patamar na emissora. Curiosamente, acabou escalado para viver o mocinho de "Bom Sucesso" porque Gianecchini tinha sido deslocado para "A Dona do Pedaço". E agora é possível perceber que Marcos tinha mesmo que ser dele. O ator está genial e empresta seu carisma ao personagem, que cativou o público logo no início.


3- Herson Capri.
O grande vilão de "Órfãos da Terra" foi um dos poucos acertos da novela, mas durou pouco. Foi assassinado logo no começo e a trama perdeu muito sem ele. Herson deu um banho de atuação na pele de um sheik sanguinário e todas as suas sequências foram merecedoras de elogios. A história engrandecia quando Aziz surgia em cena.


4- Júlio Andrade.
Que ator! O médico Evandro não poderia ser vivido por outra pessoa. Júlio transmite todas as nuances do denso personagem com imenso talento e suas cenas em "Sob Pressão" são todas muito difíceis. É impossível não se envolver com a vida desse homem tão íntegro, que salva tantas vidas e deixa a sua de lado, muitas vezes sem se dar conta do que está fazendo consigo mesmo.


5- David. Júnior.
Após seu ótimo desempenho como o escravo Menelau de "O Tempo Não Para", o ator merecia um tipo de mais destaque e ganhou o Ramon, um dos perfis principais de "Bom Sucesso". O complexo papel vem sendo muito bem interpretado por David, que já protagonizou muitas cenas boas na trama das sete.



6- Rafael Cardoso.
O ator entrou em "Espelho da Vida" bem depois, mesmo escalado para viver o mocinho. A ousadia de Elizabeth Jhin merece elogios e o ator se destacou como Danilo Breton na primorosa novela das seis. Perto da reta final, protagonizou inúmeras cenas emocionantes na pele do íntegro Daniel, reencarnação do antepassado que sofreu muitas injustiças.


7- Armando Babaioff.
Finalmente o querido ator ganhou um personagem que faz jus ao seu talento. Diogo é um vilão sarcástico e maniqueísta que caiu nas graças do público graças ao desempenho irretocável de Armando, que vem aproveitando todas as chances dadas pelos autores da novela das sete de imenso sucesso. Um canalha que desperta ódio e risos.



8- Murilo Benício.
O ator se destacou na pele do asqueroso prefeito Adriano em "Se Eu Fechar os Olhos Agora". O personagem era a favor da moral e dos bons costumes, mas em sua intimidade se mostrava um marido machista e um adúltero abusivo. O ator brilhou e agora vem convencendo como o empresário Raul em "Amor de Mãe".


9- Antônio Calloni.
O ator teve um grandioso desempenho como Roger Sadalla na série "Assédio" e se destacou como Júlio Lemos em "Éramos Seis". Aliás, foi muito bom vê-lo interpretando um tipo tão diferente do médico abusador. O patriarca da trama das 18h provocava ódio do telespectador no início, mas aos poucos ganhou boas camadas de humanidade e sua morte foi uma das cenas mais comoventes do ano.


10- Jesuíta Barbosa.
Foi a primeira novela inteira do ator. Infelizmente não teve sorte. A trama das sete se mostrou um conjunto de equívocos, mas fez sucesso e um dos poucos acertos foi Jerônimo, o vilão carismático que caiu nas graças do telespectador. Jesuíta fez o que a composição do caricato papel pedia e se destacou.


11- Alexandre Nero.
Honrou o protagonismo na primeira temporada de "Filhos da Pátria" e seguiu bem na segunda, vivendo o passivo e oportunista Geraldo Bulhosa, um retrato do serviço público do Brasil. Embora aparente ser um perfil cômico, o personagem é apenas uma pessoa deprimente.


12- Edmilson Filho.
Após ter brilhado na pele do impagável Francisgleydisson  no cinema, chegou a vez do ator se destacar na televisão com "Cine Holliúdy - a série". O personagem continuou atrapalhado e protagonizando cenas hilárias.






Melhores Atrizes Coadjuvantes:




1- Irene Ravache.
Como não admirar o talento dessa grande atriz? A doce Margot e a afetada Hildegard Breton foram interpretadas brilhantemente por Irene, que fez uma dupla deliciosa com Vitória Strada. As cenas das duas presentearam o público com bons momentos da trama das seis e Irene fez todos chorarem com o encontro de Margot e seu neto Daniel.


2- Nathalia Dill.
Fabiana virou um dos acertos de "A Dona do Pedaço" e a hipocrisia da ex-noviça através de suas frases de amor a Deus, enquanto praticava maldades absurdas, era genial. Nathalia viveu seu papel de maior popularidade na carreira e deu show na trama de Walcyr Carrasco. A atriz fazendo o sinal da cruz, então, era impagável.



3- Paolla Oliveira.
Vivi Guedes foi um fenômeno que saiu da novela para o "mundo real". Pela primeira vez a Globo resolveu usar o sucesso de um personagem para várias ações de publicidade e o fato de Vivi ter um Instagram 'real' foi uma ótima sacada do autor. A atriz aproveitou a chance e novamente brilhou. Seus trejeitos mais infantilizados ainda combinaram com a futilidade da personagem, que sempre foi mimada pela família.


4- Suely Franco.
Parceira de Walcyr Carrasco em várias novelas do autor, a veterana ganhou um de seus melhores papéis em "A Dona do Pedaço". A querida Marlene protagonizou várias cenas ótimas ao longo da novela e sua parceria com Juliana Paes deu certo. A personagem virou uma espécie de segunda mãe para a protagonista.


5- Drica Moraes.
A entrada da grande atriz enriqueceu o elenco de "Sob Pressão" e que personagem maravilhosa era Vera, uma médica aparentemente fria que teve seus dramas expostos ao longo da temporada. Suas cenas com Marjorie Estiano foram primorosas. O sucesso foi tanto que entrou para o elenco fixo.


6- Suzana Faini.
A misteriosa Guardiã da mansão de Júlia Castelo foi um dos atrativos de "Espelho da Vida". A veterana conseguia provocar medo e empatia por sua personagem. Perto da reta final ainda brilhou como Albertina, a cruel avó de Júlia Castelo. Suzana merece ser mais valorizada na televisão.



7- Natália do Vale.
A atriz conseguiu se destacar em "A Dona do Pedaço" na pele da retraída Beatriz e cresceu ao longo da trama. O romance com Zé Helio caiu nas graças do público e os embates com o marido e a mãe preconceituosa também proporcionaram bons momentos para Natália.


8- Monica Iozzi.
A agenciadora de influenciadoras digitais transbordava sarcasmo e a atriz deitou e rolou em "A Dona do Pedaço". Virou um dos destaques da novela das nove de sucesso e sua dobradinha com Paolla Oliveira funcionou. Figura rara nas novelas, Iozzi esteve bem demais.



9- Fabíula Nascimento.
Nana é o perfil mais complexo de "Bom Sucesso" e a atriz está perfeita na trama das sete. Já protagonizou muitas cenas dramáticas complicadas e inicialmente a filha de Alberto tinha pequenos ares vilanescos. Um desafio para qualquer intérprete e Fabiula vem tirando de letra.


10- Betty Faria.
Cornélia era um perfil pequeno no núcleo dos sem-teto em "A Dona do Pedaço", mas a atriz pediu mais destaque para o autor e conseguiu. Cornélia acabou virando a figura central da família e Betty aproveitou esse crescimento.


11- Anaju Dorigon.
A patricinha era uma vilã no início de "Órfãos da Terra", mas se regenerou ao longo da trama e a atriz se destacou tanto na fase malvada quanto na boazinha do folhetim. E sua química com Bia Arantes virou um dos trunfos da produção na reta final.



12- Bia Arantes.
Valéria prometia ser uma vilã maravilhosa em "Órfãos da Terra". Não foi. A personagem acabou deslocada e ficou avulsa uma boa parte do tempo. A sorte foi que a sintonia com Anaju deu tão certo que um romance foi construído perto da reta final e virou um dos chamarizes da novela. Bia, talentosa como é, aproveitou a chance e brilhou.


13- Ana Lucia Torre.
Após ter se destacado como Madre Superiora e a fofoqueira Gentil em "Espelho da Vida", a atriz foi escalada pelo seu amigo Walcyr para "A Dona do Pedaço". E convenceu como a fria Berta, governanta que vigiou Vivi Guedes e transformou a vida da blogueira em um inferno.


14- Carla Cristina Cardoso.
A atriz está simplesmente impagável em "Bom Sucesso". A falastrona Lulu cresceu ao longo da novela e é a responsável pelas melhores cenas cômicas da história. Porém, a personagem também enfrenta dramas atrativos, como a separação do marido e a adoção de Waguinho (Lucas Leto). A parceria com Grazi é outro acerto.


15- Nivea Maria.
A personagem parecia apagada em "A Dona do Pedaço", mas era uma mera impressão. Evelina foi crescendo na trama e virou uma das responsáveis pela separação de Antero (Ary Fontoura) e Marlene. Um triângulo da terceira idade. A mãe de Maria ainda virou cúmplice de Josiane e Nivea conseguiu ótimos momentos.


16- Laura Cardoso.
Após muita reclamação, a veterana conseguiu participar de "A Dona do Pedaço", como era previsto inicialmente (a Globo decidiu poupá-la, contra sua vontade). Ganhou a doce Matilde, avó de Joana (Bruna Hamu), que sofria do Mal de Alzheimer. Apesar das poucas cenas, conseguiu emocionar e mostrar a baita atriz que é.


17- Dja Martins.
Conhecida apenas pelas pequenas participações em produções da Globo, a veterana finalmente ganhou um papel com um pouco mais de relevância. Dona Céu, uma das participantes do reality "Best Cake", infernizou Maria da Paz e a personagem teve uma grande repercussão. Dja aproveitou a chance para brilhar.


18- Eliane Giardini
A atriz não teve muito espaço como Rânia em "Órfão da Terra", mas ainda assim conseguiu brilhar em alguns momentos com o seu conhecido talento. As tentativas de regenerar Dalila quase sempre resultaram em cenas emocionantes.



19- Ingrid Guimarães
Silvana Nolasco é tudo o que Elvira Matamouros, sua personagem de "Novo Mundo", sonhava em ser. E Ingrid vem brilhando na atual novela das sete tanto quanto brilhou na trama das seis de 2017. A atriz com o rei da barriga proporciona momentos hilários para o público.


20- Thais Garayp.
A intrometida Bezinha é um tipo que poderia não crescer muito se não fosse pelo talento da atriz. Empregada de Alberto, a personagem começou com poucas cenas e cresceu. Thais está muito bem e protagoniza cenas muito engraçadas com os colegas de núcleo.


21- Mariana Molina.
A tímida Evelyn tinha um certo destaque no início de "Bom Sucesso" através de suas tentativas de conquistar o homem amado. Mas a personagem perdeu um pouco o destaque ao longo da história. Ainda assim, Mariana brilha na trama e imprimiu um jeito atrapalhado que coube perfeitamente ao temperamento da menina.


22- Sheron Menezzes.
A dúbia Gisele vem sendo conduzida com competência pela atriz, que se destacou com a face vilanesca da personagem nos primeiros meses e agora convence com a regeneração da ex-comparsa de Diogo em "Bom Sucesso".


23- Yasmin Gomlevsky.
A atriz está ótima na pele da sarcástica Thaissa em "Bom Sucesso". A personagem profere uma pérola atrás da outra e sempre dá patadas em todos ao seu redor. Yasmin merece todos os elogios pelo seu desempenho.



24- Camila Queiroz.
A atriz viveu sua primeira vilã e deu show como Vanessa em "Verão 90". A 171 foi um dos maiores destaques da novela das sete e Camila ficou muito à vontade no papel, cuja parceria com Jesuíta Barbosa caiu nas graças do telespectador.



25- Cláudia Raia.
É verdade que Lidiane foi um papel que lembrou vários perfis espalhafatosos que a atriz já viveu na carreira. Mas Cláudia foi inteligente e imprimiu um jeito anasalado de falar que a diferenciou. O bordão "Turo bom?" foi um acerto e a performance caricata da intérprete tinha tudo a ver com a mãe da mocinha.


26- Dandara Mariana.
A atriz tinha um papel pequeno em "Verão 90", mas acabou virando a mocinha da novela graças ao seu talento. A personagem que também se chamava Dandara acabou tendo muito mais conflitos do que a trama dita central do enredo. E brilhou.


27- Elizabeth Savalla.
Mirtes virou a grande vilã de "O Sétimo Guardião" e era um dos raros acertos do fracasso de Aguinaldo Silva. A trama apresentou vários problemas e mereceu o fiasco, mas a veterana fez da religiosa fanática o maior trunfo da equivocada história.


28- Vanessa Giácomo.
Se Mirtes virou a grande vilã de "O Sétimo Guardião", Stela virou a verdadeira mocinha. A atriz mostrou seu conhecido talento mesmo em uma novela ingrata e fez ótimas cenas ao lado de Savalla. As únicas sequências realmente dramáticas do enredo eram interpretadas por ela.


29- Letícia Spiller.
Marilda era um tipo caricato. A atriz, portanto, não tinha como fugir disso. E ainda aumentou o  exagero do papel inserindo o sotaque inexistente nos demais perfis de "O Sétimo Guardião", o que despertou crítica por parte da imprensa. Porém, Letícia defendeu muito bem a chiliquenta primeira-dama e se destacou.


30- Mariana Santos.
A atriz está ótima em "Malhação - Toda Forma de Amar" e Carla proporciona para a atriz bons momentos dramáticos e cômicos. Após o bom desempenho em "Pega Pega", onde viveu a vilã Maria Pia, Mariana novamente convence em cena.



31- Guilhermina Libanio.
Após seu bom desempenho na fraca "Malhação - Vidas Brasileiras", a atriz ganhou uma oportunidade melhor em "Órfãos da Terra" e cresceu na novela na pele da destemida Cibele.



32- Simone Spoladore.
Após muitos anos na Record, a atriz voltou à Globo e vem emocionando na pele da solitária e infeliz Clotilde, de "Éramos Seis". As suas cenas sempre são carregadas de melancolia e Simone está perfeita no papel. Merece muitos elogios.



33- Carol Macedo.
A atriz ganhou mais destaque em "Éramos Seis" quando Inês voltou para São Paulo e reencontrou seu pai. A atriz vem emocionando ao lado de Cássio Gabus Mendes e faz um ótimo casal com Danilo Mesquita, intérprete do correto Carlos. Após os elogios colhidos em "Malhação - Viva a Diferença" e "O Tempo Não Para", Carol brilha de novo.


34- Kelzy Ecard.
Após ter dado um show em "Segundo Sol" com várias cenas dramáticas de violência doméstica, a atriz experimenta o humor com a fofoqueira Dona Genu, em "Éramos Seis". E segue maravilhosa. A personagem ama se meter na vida dos outros, mas é íntegra e amiga leal de Lola. Kelzy está bem demais.


35- Maria Eduarda de Carvalho.
A atriz sempre se destaca em todos os seus trabalhos e em "Éramos Seis" não é diferente. Maria está hilária na pele da caipira Olga e o núcleo de Itapetininga, embora deslocado na história, sempre apresenta cenas divertidas.



36- Virgínia Rosa.
A doce Durvalina parece um perfil pequeno em "Éramos Seis", mas tem sua importância no desenvolvimento da novela das 18h. A atriz consegue bons momentos ao lado de Glória Pires e a cena da despedida da empregada emocionou. Agora, com a personagem trabalhando na casa de Afonso, Virgínia vem se destacando ao lado de Cássio Gabus Mendes e Carol Macedo.


37- Giullia Buscacio.
A atriz vem convencendo na pele da mimada Isabel em "Éramos Seis" e a caçula da família Lemos vem ganhando destaque na história. Giullia esteve bem nos tensos momentos do assédio que a sua personagem sofreu.



38- Bárbara Reis.
A atriz teve bem mais destaque na primeira fase de "Éramos Seis" e esteve ótima na pele da controversa Shirley, mulher amarga que depositou suas frustrações amorosas na filha Inês. Bárbara ainda teve poucas cenas na segunda fase, mas protagonizou densos momentos ao lado de Carol Macedo e Caco Ciocler.


39- Joana de Verona.
A atriz que fez carreira em Portugal está com um excelente papel em "Éramos Seis" e já chegou roubando a cena. Adelaide, a filha feminista da conservadora Emília (Susana Vieira), entrou recentemente na trama das seis e Joana merece todos os elogios. Sua química com Nicolas Prattes, intérprete do Alfredo, é outro acerto.

40- Rayssa Bratillieri.
A arrogante Soraia vem sendo defendida com talento pela atriz e há uma leve comicidade na personagem que ajuda Rayssa a expor uma faceta não vista na fraca "Malhação - Vidas Brasileiras". É a típica "patricinha" dos anos 30.




41- Letícia Sabatella.
Infelizmente, a participação da intérprete em "Órfãos da Terra" foi bastante curta, mas ainda assim Leticia emocionou com a sua sofrida Soraya. Já em "Carcereiros", a atriz teve um lado vilanesco bem explorado através da psicopata Érika, presidiária que se apaixonava pelo carcereiro.


42- Teca Pereira.
Dona Jurema despertou raiva do público logo no início de "Segunda Chamada" quando foi transfóbica com Natasha, mas ao longo da trama a personagem aprendeu sobre o preconceito e ainda emocionou com o drama de estudar escondida do marido machista. Teca merecia um papel como esse há tempos.

43- Denise Del Vechio.
A veterana nunca decepciona e deu um show em "Topíssima", na Record. Defendeu com entrega a sofrida Madalena e o sofrimento daquela mãe com a perda da filha foi dilacerante. Uma atriz que sempre sobressai.



44- Letícia Colin.
A versão televisiva de "Cine Holliúdy" trouxe boas novidades e uma delas foi a presença de Letícia Colin na pele da provocativa Marylin, que funcionava como uma espécie de mocinha da série. E novamente a talentosa atriz arrancou elogios.



46- Solange Teixeira.
Outra maravilhosa surpresa de "Cine Holliúdy". A mal-humorada Belinha era um papel pequeno e nem aparecia muito na série, mas a atriz conseguiu se destacar graças ao seu talento. Suas caras e bocas eram geniais. Virou um dos atrativos da trama. Difícil não rir.



47- Camila Amado.
Após ter convencido em "Topíssima", a maravilhosa atriz voltou à Globo no remake de "Éramos Seis" e está impagável na pele da travessa Tia Candoca, que parece uma criança de 12 anos. Suas cenas com Júlia Stockler são uma graça.



48- Denise Weinberg.
A mãe de Lola mal convive com a filha, mas a talentosa atriz se destaca no núcleo cômico de "Éramos Seis" e protagoniza boas cenas com Maria Eduarda de Carvalho, Camila Amado, Eduardo Sterblitch e Júlia Stockler.



49- Susana Vieira.
A veterana não ganhou um papel grande em "Éramos Seis". Aliás, a conservadora Tia Emília tinha bem mais relevância no remake do SBT, de 1994. Mas, ainda assim, Susana tem brilhado com a personagem que choca com sua frieza e crueldade na forma como fala com os outros. As cenas de embate com Joana de Verona têm sido muito boas.


50- Karine Teles.
A talentosa atriz, premiada no cinema, não é uma figura recorrente na televisão. Mas está no elenco de "Malhação - Toda Forma de Amar" e vem emocionando na pele da amorosa Regina, mãe que defende o filho homossexual dos ataques preconceituosos do pai.


51- Adriana Esteves.
A atriz tem seu talento mais do que reconhecido e não é para menos. Engrandece qualquer elenco. E Adriana impressionou com sua interpretação em "Assédio", quando viveu Stela, a primeira vítima do médico Roger Sadalla. A cena mais forte da série foi o estupro sofrido por sua personagem. Angustiante e asquerosa sequência. Agora a atriz brilha em "Amor de Mãe", como a obsessiva Thelma.

52- Totia Meirelles.
A vilã caricata de "Verão 90" destacou a sempre ótima atriz, que não costuma ter boas oportunidades na televisão. Foram poucas as personagens que realmente valorizaram seu talento e Mercedes, ao menos, foi uma delas. Vale destacar também seu elogiado desempenho como cantora no "Popstar", onde chegou até a final.



53- Ângela Vieira.
Uma participação que acabou virando fixa em "Bom Sucesso". Fruto, claro, do talento da atriz que merecia um tipo como a inteligente Vera há muito tempo. A personagem virou um dos vários acertos da novela das sete e Ângela está claramente feliz com o papel.


54- Bruna Hamu.
Afastada da televisão há dois anos para cuidar do filho, a atriz voltou no capítulo 100 de "A Dona do Pedaço" para viver a suposta filha verdadeira de Maria da Paz. Era apenas uma pista falsa do autor. Porém, mesmo assim, Bruna se destacou como Joana e protagonizou ótimas cenas com Juliana Paes, Laura Cardoso e Caio Castro.


55- Rosanne Mulholhand.
Lara é uma ótima vilã e a atriz domina bem o papel em "Malhação - Toda Forma de Amar". Seus embates com Rita são sempre atrativos e a atriz se sai bem. É uma pena, todavia, que a personagem tenha perdido tanto destaque ao longo da trama, em virtude das mudanças forçadas do autor que só prejudicaram o roteiro.









Melhores Atores Coadjuvantes:





1- Felipe Camargo.
O ator ganhou seu melhor papel da carreira em "Espelho da Vida", sem exagero. Coronel Eugênio era um vilão típico de novela das nove e aterrorizava com suas crueldades. O ator deu um show e ainda merece elogios pela ótima composição do 171 Américo, a reencarnação do personagem em 2019.



2- Sérgio Guizé.
Novamente o ator conseguiu se destacar em um trabalho. O carismático Chiclete era um matador de aluguel e caiu nas graças do público, assim como o seu romance com Vivi Guedes. Guizé protagonizou ótimos momentos ao lado de Paolla Oliveira e o papel virou um dos destaques da trama das nove.



3- Lee Taylor.
O ator de teatro e que raramente faz televisão esteve muito bem no papel mais popular de sua carreira. O abusivo e agressivo Camilo virou um dos principais vilões de "A Dona do Pedaço" e o ator convenceu nas fortes cenas do policial humilhando sua "namorada".


4- Malvino Salvador.
Agno foi o melhor papel da carreira do ator, que há um bom tempo estava sem um tipo diferenciado na carreira. Ganhou o empresário homossexual bem resolvido que praticava golpes ao longo de "A Dona do Pedaço" até se regenerar graças ao amor. Ótimo.


5- Flávio Migliaccio.
O veterano brilhou no início de "Órfãos da Terra" com as cenas cômicas protagonizadas pelo ranzinza Mamede e emocionou na reta final em virtude do Mal de Alzheimer sofrido pelo personagem. Flávio merece todo o destaque sempre e ainda bem que nessa trama conseguiu.



6- Lúcio Mauro Filho.
O ator ficou quase quase 14 anos em "A Grande Família" e se destacou em "Malhação - Viva a Diferença". Faltava voltar às novelas. Agora está ótimo na pele do boa praça Mário em "Bom Sucesso". O poeta é um perfil cativante e fica até difícil imaginar outro ator interpretando.


7- Perfeito Fortuna.
Seu João era apenas um paciente do hospital São José Apóstolo, em "Sob Pressão". Mas acabou virando um dos tipos mais queridos da série e o ator deu um show ao longo dos episódios. Sua parceria com Drica Moraes foi bonita de se ver.



8- Cássio Gabus Mendes.
O veterano precisava de um personagem como o Seu Afonso, de "Éramos Seis". Cássio está bem demais e vem sendo valorizado como merece na trama das 18h. Sua parceria com Carol Macedo é muito boa, assim como a química com Glória Pires, sua parceira de longa data na carreira.



9- Felipe Simas.
Uma participação que expôs o conhecido talento do ator em "Segunda Chamada". O drama de Maicon, que assaltou a escola e acabou morto por traficantes, dilacerou o público e foi uma das tramas mais fortes da temporada. Felipe se entregou.


10- José Dumont.
Outra presença de luxo em "Segunda Chamada". O ótimo ator emocionou na pele do Seu Silvio, morador de rua que se tornou um dedicado aluno. Suas cenas foram crescendo ao longo da temporada e os momentos do personagem com seu cachorro emocionaram.



11- Diego Montez.
William é um personagem caricato e o ator aproveitou os exageros do papel para se divertir em cena. E acabou virando um dos muitos acertos de "Bom Sucesso". Tanto que William seria assassinado pelo Diogo e os autores mudaram o rumo da trama para manter o ator no elenco.



12- Reynaldo Gianecchini.
Régis era um tipo controverso em "A Dona do Pedaço", mas o personagem caiu nas graças do público e o ator esteve bem em cena. Tanto que havia até torcida para o personagem ficar com Maria da Paz, mesmo depois do caso com a filha dela.


13- Nicolas Prattes.
Após ter brilhado como mocinho de "O Tempo Não Para", o ator ganhou o complexo Alfredo de "Éramos Seis". Escalado inicialmente para viver o certinho Carlos, Nicolas comemorou a mudança e dá para entender o motivo. Ele está ótimo na trama e é um dos destaques.


14- Gabriel Godoy.
O ator deu show em "Verão 90" na pele do picareta Galdino. Tão carismático quanto Jerônimo e Vanessa, o personagem formou um trio perfeito com os outros vilões da novela das sete, com direito a final feliz em um iate de luxo. Gabriel, Jesuíta Barbosa e Camila Queiroz em plena sintonia.


15- Eduardo Sterblitch.
Uma grata surpresa. Após a estreia na ótima "Shippados", série exclusiva da Globo Play, o humorista estreou na teledramaturgia em "Éramos Seis" e vem garantindo ótimos momentos com o caipira Zeca. Sua parceria com Maria Eduarda de Carvalho deu certo.



16- Gabriel Contente.
O mimado Vicente teve uma trajetória de evolução em "Bom Sucesso", o que favoreceu o desempenho do ator. O rapaz agia como um babaca e mudou por amor a Gabriela, menina que o enfrentou com a mesma marra. Gabriel ganhou um bom papel e tem aproveitado.


17- Ricardo Pereira.
Mais uma vez o ator português que virou brasileiro de coração se destaca em uma novela. Ricardo merece elogios pelo seu desempenho na pele do controverso Almeida, em "Éramos Seis", e sua parceria com Simone Spoladore é bonita de se ver.


18- Caio Castro.
Rock era o personagem masculino mais íntegro de "A Dona do Pedaço" e muitas vezes "funcionou" como uma espécie de mocinho. O ator teve um grande destaque na história e protagonizou boas cenas ao longo da história. É seu segundo melhor papel, perdendo apenas para o Dom Pedro, de "Novo Mundo".


19- Bruno Garcia.
Décio ganhou um pouco mais de importância na terceira temporada de "Sob Pressão" e viveu até um romance homoafetivo, com direito a beijão. O ator esteve seguro em cena e esse aumento do destaque do médico foi merecido.



20- Kiko Mascarenhas.
Após inúmeros personagens caricaturais, onde o exagero era a essência, o ator finalmente ganhou um papel comedido, sem afetações. Tem exposto uma face não muito conhecida pelo grande público e está ótimo como o justo Virgulino em "Éramos Seis".


21- Julio Machado.
O ator também se beneficiou de um tipo não muito comum em sua carreira: o honesto. Figura conhecida na pele de vilões ou bandidos, Julio agora vem brilhando como o Major Marco Rodrigo em "Malhação - Toda Forma de Amar".



22- Emiliano Queiroz.
Que prazer ver esse extraordinário ator valorizado em "Espelho da Vida". Na pele do filho de Júlia Castelo, Emiliano emocionou sempre que surgiu em cena e muitas vezes nem precisou de texto. Apenas o seu olhar já bastava. Suas cenas com Reginaldo Faria, Rafael Cardoso, Suzana Faini e Vitória Strada eram, com perdão do trocadilho, divinas.


23- Reginaldo Faria.
A morte precoce de Vicente, logo no segundo capítulo de "Espelho da Vida", provocou a falsa impressão de desperdício de talento. Mas o lado bom das novelas espíritas é poder contar com os atores no elenco, mesmo depois da morte. Reginaldo esteve ótimo e suas cenas com Irene Ravache, Rafael Cardoso e Emiliano Queiroz sempre sensibilizaram.


24- Matheus Nachtergaele.
Pacheco é o típico funcionário público corrupto que se adapta a qualquer governo canalha e o ator o defendeu com maestria em "Filhos da Pátria". Matheus conseguiu um destaque ainda maior na segunda temporada com mérito.



25- Danilo Mesquita.
O ator tem o desafio de se destacar interpretando um tipo tão apático quanto o certinho Carlos, de "Éramos Seis". E consegue. O filho mais amado de Lola tem uma interpretação sóbria de Danilo, que vem convencendo na bonita novela das 18h.




26- Haroldo Guimarães.
Como não amar Munizio? O melhor amigo de Francisgleydisson já era um dos maiores acertos dos dois filmes, mas conseguiu ficar ainda melhor na série "Cine Holliúdy". Haroldo fica muito à vontade no papel e forma uma dupla dinâmica com Edmilson Filho.





27- André Luiz Frambach.
O ator está bem na pele do sonso e ambicioso Julinho, em "Éramos Seis". O personagem é um tipo difícil de ser interpretado, pois usa as pessoas e poderia cair no clichê do vilão ou típico 171. Mas André tem conseguido escapar dessa armadilha.




28- Werner Shunemann.
Após inúmeros vilões, o ator ganhou um tipo com leves traços cômicos em "Éramos Seis" e agora consegue mostrar uma faceta pouco explorada em trabalhos anteriores. O sotaque característico que imprimiu para o sovina Seu Assad é outro acerto da composição do personagem.






Revelações Femininas:





1- Bruna Inocêncio.
Uma maravilhosa surpresa de "Bom Sucesso". A atriz ganhou um perfil importante, a filha tímida e mais velha de Paloma. Suas cenas com David Júnior, Grazi Massafera, João Bravo, Lucas Leto e Giovanna Coimbra são sempre merecedoras de elogios. Emociona sem dificuldade.


2- Giovanna Coimbra.
A filha do meio da mocinha de "Bom Sucesso" ganhou outra intérprete novata. E outro talento lançado pelos autores. A atriz se destacou logo no começo na pele da voluntariosa Gabriela e foi crescendo ao longo da novela até ficar responsável por uma das viradas do penúltimo mês de trama. Giovanna vai longe.



3- Gabrielle Joie.
A atriz se destacou na série "Toda Forma de Amor", no Canal Brasil, e ganhou a Michelly de "Bom Sucesso". Ao contrário da série citada, infelizmente a personagem trans, assim como a atriz na vida real, não teve o destaque merecido e seu possível conflito ficou pelo caminho. Ainda assim, é visível como Gabrielle é talentosa e promissora. Que novas oportunidades venham em breve!


4- Glamour Garcia.
Também uma talentosa atriz trans, porém, com mais sorte que a colega. O papel a destacou bastante em "A Dona do Pedaço". Britney virou uma das queridinhas da novela das nove e Glamour viveu uma popularidade que nunca imaginava. Esteve ótima na trama e mereceu o sucesso.


5- Nany People.
Um dos raros acertos da péssima "O Sétimo Guardião". A atriz estreou na teledramaturgia e na Globo com o pé direito. Apesar do fracasso da novela, Nany brilhou como Marcos Paulo e fez uma ótima dupla com Lilia Cabral. Que seja o primeiro de muitos outros folhetins.



6- Linn da Quebrada.
Como se nota, as trans tiveram uma grande representatividade na lista de revelações de 2019. Linn deu um show em "Segunda Chamada" e Natasha era uma das alunas mais cativantes da escola. Não por acaso, se destacou em vários episódios e a atriz emocionou e divertiu em muitos deles.



7- Lola Fanucci.
Tinha um papel pequeno em "Órfãos da Terra", mas conseguiu alguns bons momentos na pele da retraída Muna. Ao longo da novela foi ganhando mais cenas e mostrou talento.



8- Carol Garcia.
A periguete de "A Dona do Pedaço" rendeu divertidos momentos para a intérprete, que esteve muito bem na novela das nove. Sabrina inicialmente pertencia ao núcleo dos sem teto, mas depois ganhou trama própria e a atriz cresceu.




9- Débora Ozório.
A atriz esteve maravilhosa na pele da deslumbrada Patrícia em "Espelho da Vida". A personagem se destacou logo no início da novela, mesmo fazendo parte de um núcleo que não estava diretamente ligado ao atrativo enredo central da novela das seis. As trapalhadas da menina divertiram. Seu sotaque mineiro era ótimo e Débora vai longe na carreira.



9- Catharina de Carvalho.
A intérprete da melhor amiga de Paty é outro talento. Michelle representava uma espécie de "consciência" da parceira. Era o lado sensato da dupla. A atriz esteve muito bem e fez uma divertida parceria com Débora em "Espelho da Vida". Ainda ganhou uma personagem pequena em "A Dona do Pedaço", novamente convencendo.


10- Kéfera Buchmann.
A You Tuber de sucesso esteve em sua primeira novela e não decepcionou. Foi ótima na pele da egocêntrica e invejosa Mariane, atriz que não tolerava quem brilhasse mais que ela. Kéfera conseguiu até evitar uma caricatura, o que era um grande risco em virtude do tipo de papel.



12- Luciana Malcher.
A atriz mal aparecia no início de "Espelho da Vida", mas começou a ganhar importância à medida que Cris viajava ao passado. Depois ganhou até outra personagem no presente. E Luciana esteve muito engraçada na pele da empregada Bendita, em 1930, e ótima como a respeitada atriz Débora Martins, em 2019. Ainda participou recentemente de alguns capítulos de "Bom Sucesso".


13- Dandara Albuquerque.
Uma ótima surpresa de "Espelho da Vida". Sheyla era uma vilã ardilosa e a atriz fez uma boa dupla com Alinne Moraes. Seu bom desempenho rendeu uma participação em "Bom Sucesso", onde vive a apresentadora do "Psiu TV".




14- Alanis Guillen.
A atriz ganhou uma responsabilidade e tanto: protagonizar "Malhação - Toda Forma de Amar". Após um início naturalmente inseguro, Alanis vem se mostrando uma ótima intérprete e tem tudo para crescer muito na carreira. Rita é uma mocinha difícil e está sendo bem defendida.


15- Caroline Dallarosa.
A invocada Anjinha corria o risco de virar uma caricatura forçada em "Malhação - Toda Forma de Amar", mas a atriz driblou bem as armadilhas do papel e vem brilhando no seriado adolescente. Suas cenas com Julio Machado e Gabriel Santana são ótimas.



16- Gabz.
A cantora de talento estreou muito bem como atriz em "Malhação - Toda Forma de Amar". A carismática Jaqueline já rendeu cenas complicadas para a intérprete, que tirou de letra. É mais um nome da atual temporada que tem um futuro promissor nessa outra carreira.



17- Dora de Assis.
Intérprete da tímida Raíssa, a atriz imprime naturalidade em cena e fica visível como é boa no improviso em virtude dos cacos que insere no texto. É perceptível que muitas das falas da personagem são adaptações de Dora, que se destaca em "Malhação - Toda Forma de Amar".


18- Triz Pariz.
Que ótima surpresa de "Éramos Seis". A linda atriz está muito à vontade na pele da tímida Lili e tem feito boas cenas ao lado de Kiko Mascarenhas e Kelzy Ecard. Com certeza ganhará novos trabalhos no futuro.



19- Júlia Stockler.
Justina é uma jovem que sofre de autismo em uma época onde o tratamento da doença era desconhecido, assim como sua nomenclatura. Uma personagem desafiadora para qualquer atriz, ainda mais em sua primeira novela. Mas Júlia não tem apresentado dificuldade alguma em "Éramos Seis". Está perfeita no papel e faz cenas maravilhosas.

20- Nathalia Altenbernd.
A interesseira Jeniffer é uma espécie de "Fatinha do mal" (personagem icônica de Juliana Paiva em "Malhação Intensa") e a atriz tem brilhado em "Bom Sucesso". A personagem teoricamente não tem muito destaque, mas já participou de muitas cenas ótimas na novela e a atriz convenceu em todas.







Revelações Masculinas:




1- Lucas Leto.
A maior revelação do ano. O ator ganhou o complexo Waguinho e vem dando show em "Bom Sucesso". O personagem não é um tipo fácil de ser defendido, ainda mais por um novato na televisão. Mas Lucas está bem demais no papel e seu crescimento na novela é merecido. Vai longe.


2- Kaysar Dadour.
Após o segundo lugar no "BBB 18", o sírio que conquistou uma legião de fãs ganhou uma oportunidade como ator no filme "Carcereiros" e depois entrou para o elenco de "Órfãos da Terra". Apesar do desenvolvimento problemático das autoras, Kaysar convenceu na pele do enigmático Fauze e cresceu em cena.


3- Bruno Bevan.
O ator esteve muito bem em "A Dona do Pedaço" na pele do tímido Zé Hélio e ainda formou um lindo par com Natália do Vale, que ganhou importância ao longo da novela das nove. Sua importância na trama foi aumentando e o mérito é dele.



4- Igor Fernandez.
O ator merece elogios pela sua composição em "Bom Sucesso". O jovem Luan era uma galinha irresponsável no início da novela e amadureceu quando iniciou um namoro com Alice. Vale destacar ainda sua performance nas cenas em que Luan trabalha como rapper e protagoniza ótimas batalhas de rimas.



5- Rafael Queiroz.
O ator não tinha muito destaque no início de "A Dona do Pedaço", mas foi ganhando importância através das maldades de Rael. Tanto que protagonizou um dos melhores finais da novela ao lado de Nathalia Dill, quando Rael e Fabiana viraram matadores milionários no Espírito Santo e "honraram" as famílias Ramirez e Matheus.


6- Pedro Novaes.
O filho de Marcello Novaes e Letícia Spiller puxou o talento dos pais. O rapaz está ótimo em "Malhação - Toda Forma de Amar" e convence na pele do mocinho da temporada, o íntegro Filipe. Sua química com Alanis Guillen é outro êxito, assim como sua parceria com Paloma Duarte.



7- Danilo Maia.
O ator tem uma facilidade com a comédia que impressiona. Se destacou logo no início na pele do destemperado Thiago, em "Malhação - Toda Forma de Amar", e segue mostrando seu talento diariamente no seriado adolescente. Com certeza será escalado para outros produções no futuro.


8- Pedro Alves.
O ator merece elogios pelo seu desempenho em "Malhação - Toda Forma de Amar" e já protagonizou várias cenas dramáticas através dos conflitos de seu personagem com o pai preconceituoso. O homossexual Guga ganhou um bom intérprete.




9- João Pedro Oliveira.
O íntegro Serginho vem sendo muito bem interpretado pelo ator, que se destaca em "Malhação - Toda Forma de Amar". O personagem começou pequeno e foi crescendo ao longo do tempo, iniciando um romance com Guga que rendeu vários conflitos. Pena que o contexto se perdeu na trama.


10- Caio Cabral.
O ator convence na pele do íntegro Patrick, em "Bom Sucesso". O personagem não teve tanto destaque, mas Caio não faz feio em cena e já protagonizou alguns bons momentos ao lado de David Júnior, Gabrielle Joie, Giovanna Coimbra e Gabriel Contente.








Atrizes Mirins:






1- Clara Galinari.
Que talento. A menina foi uma das gratas surpresas de "Espelho da Vida". A atriz esteve perfeita como Priscila, uma criança traumatizada com o temperamento da mãe e as perdas sofridas ao londo de sua curta vida. Clara também brilhou na fase de 1930 na pele da retraída Teresa, menina muda em virtude de um choque do passado. Protagonizou cenas ótimas com Alinne Moraes, João Vicente de Castro, Patricya Travassos e Irene Ravache. Agora vem emocionando em "Amor de Mãe", interpretando a frágil Brenda. Vai longe.


2- Valentina Vieira.
Que menina talentosa. A neta de Alberto ganhou uma intérprete que parece gente grande. A atriz se mostra segura em cena e já protagonizou muitas cenas emocionantes em "Bom Sucesso", arrancando lágrimas sem fazer esforço. Valentina ainda diverte ao lado de João Bravo, colega igualmente talentoso. Sofia é um dos muitos acertos da novela das sete.


3- Maria Luiza Galhano.
Que encanto de menina. A simpática Florzinha ganhou uma intérprete perfeita em "Espelho da Vida". A atriz cativou com facilidade e tem um carisma evidente. Suas cenas com a colega Clara Galinari eram apaixonantes e Maria ainda viveu momentos muitos tocantes com Dandara Albuquerque, intérprete de Sheyla, mãe da menina, e Irene Ravache.


4- Maju Lima.
A menina surpreendeu como a caçula de Lola "Éramos Seis". Isabel ganhou uma carismática intérprete e Maju se saiu muito bem nas cenas dramáticas, que exigiram mais dela. Não é exagero afirmar que era a criança mais encantadora da primeira fase da novela das 18h.


5- Melissa Nóbrega.
A atriz esteve ótima na curta primeira fase de "Verão 90", na pele de Manuzita, e convenceu em "Éramos Seis", também na primeira fase, quando viveu a esnobe Soraia. Melissa soube compor uma criança antipática e mandona com talento.



6- Gabriella Saraivah.
A atriz foi a mais exigida da primeira fase de "Éramos Seis". Quase todas suas cenas eram dramáticas em virtude dos embates entre Inês e sua rígida mãe. A menina emocionou e protagonizou lindas cenas ao lado de Cássio Gabus Mendes, intérprete do pai Afonso, e Xande Valois, que viveu Carlos. Gabriella também brilhava ao lado de Bárbara Reis, a Shirley.


7- Gabriely Mota.
O especial de Natal da Globo emocionou e uma das boas surpresas de "Juntos a Magia Acontece" foi a talentosa atriz, que demonstrou muita desenvoltura na pele da inteligente Letícia. A criança sonhadora encantou, provou que Papai Noel existe mesmo e foi bem defendida por esse jovem talento.







Atores Mirins:




1- João Bravo.
Todos ainda lembram do pequeno emocionando em "A Força do Querer" (2017), quando viveu o sofrido Dedé. Agora o menino se destaca na pele do divertido Peter, caçula de Paloma que sonha com a fama em "Bom Sucesso". Além de ter protagonizado boas cenas dramáticas na atual novela das sete, João mostrou que também tem talento para a comicidade. Seus momentos com Grazi Massafera, Giovanna Coimbra, Bruna Inocêncio e Valentina Vieira são deliciosos.


2- Pedro Sol.
Foi o maior destaque entre as crianças na primeira fase de "Éramos Seis", onde viveu Alfredo, filho mais rebelde de Lola. Suas cenas densas com Antônio Calloni eram muito boas, assim como os embates protagonizados ao lado de Xande Valois, quando Carlos e Alfredo brigavam.


3- Xande Valois
O menino se destacou na minissérie "Se Eu Fechar os Olhos Agora" e depois conseguiu outro bom momento em "Éramos Seis", quando interpretou o tímido Carlos. Suas cenas eram sempre muito sérias e o sorriso só era aberto diante de seu amor, a doce Inês. Xande convenceu.


4- Davi de Oliveira.
Esteve muito bem na pele do sapeca Julinho, na primeira fase de "Éramos Seis". Ainda provocou uma grande emoção no público em uma das cenas mais tristes do início da novela, quando o menino precisou vender seu cachorro para ajudar na compra de um presente para a mãe, Lola.



5- Diogo Caruso.
Embora sua participação tenha sido muito curta, por conta da primeira fase de apenas um bloco de "Verão 90", o ator conseguiu mostrar seu talento na pele do ambicioso Jerônimo. A semelhança com Jesuíta Barbosa também impressionou.



6- André Cidade.
O menino está ótimo como o esperto Tavinho, filho mais velho de Olga e Zeca em "Éramos Seis". Já protagonizou boas cenas com Eduardo Sterblitch, Maria Eduarda de Carvalho, Camila Amado e mais recentemente com Júlia Stockler.












Todos esses atores merecem aplausos pelos trabalhos que fizeram ao longo de 2019 e a longa lista (157 nomes) prova como o mundo das artes cênicas segue bem servido. Claro que há os péssimos intérpretes e os canastras, mas esses não valem qualquer menção. O importante é valorizar os profissionais talentosos, sempre reconhecendo uma boa atuação. Como foi o caso de mais uma retrospectiva. A penúltima do blog.

32 comentários:

Cintia disse...

Gostei! Você colocou o Reynaldo Gianecchini como ator coadvante porque e você torcia por Maregis ❤️❤️ o que fez você torcer pra eles ficar juntos. Ele merecia uma segunda chance. E teve que criticou a atuação da Juliana Paes na novela. O Reynaldo Gianecchini podia ter sido como ator

Andressa Mattos M. disse...

As suas retrospectivas são as melhores que existem. Ninguém faz sequer algo parecido. Parabéns!

Anônimo disse...

Eu fico chocada com suas retrospectivas porque são as mais completas que existem!

Anônimo disse...

Neste penúltimo texto de retrospectiva do blog do ano de 2019 ficou constatado o excelente desempenho não apenas de atores e atrizes consagrados das mais diversas emissoras de TV, mas também de vários estreantes nelas. Exemplos como estes conferimos principalmente na melhor novela em exibição, "Bom Sucesso", que paulatinamente aproxima-se da reta final mantendo a glória da estreia, com poucos equívocos como a ausência de uma trama realmente relevante para Michelly (Gabrielle Joie). Falando no cristal da faixa das 19h30min, já espero no último texto de retrospectiva, que é sobre os destaques do ano decorrido, ver "Bom Sucesso" nele devidamente listado, ao lado de "Espelho Da Vida" (2018), "A Dona Do Pedaço" (2019), "Sob Pressão" (2017), "Segunda Chamada" (2019), "Filhos Da Pátria" (2017), "Lady Night" (2017), "Se Eu Fechar Os Olhos Agora" (2018), "Assédio" (2018), o filme "Elis - Viver É Melhor Que Sonhar" (2016) transformado em minissérie, bem como outras notáveis produções televisivas de boa qualidade que foram os trunfos de 2019. Abração, Sérgio!

Guilherme

Pedrita disse...

ótimos destaques. a personagem da camilla rodrigues era muito melhor do que a do par dela. ele era pavoroso. não perdia tempo q fazer assédio moral com ela. ridicularizava pq ela tinha desejo e queria ir a frente com a relação. desrespeitava-a constantemente. sophia juá era uma mulher forte, batalhadora, excelente profissional. irene ravache foi muito impressionante mesmo em espelho da vida, nas duas personagens q fez. amo suelly franco. anaju foi incrível mesmo. gostei da complexidade da personagem. carla cristina é maravilhosa, além de linda. e representa muitas mulheres q sustentam praticamente sozinhas a casa com marido imaturo. uma graça a personagem da mariana molina. bacana tb q apesar dela ter vestido a personagem falta continua do mesmo jeito qd nao está montada no personagem. amei a personagem da vanessa giácomo. um dos poucos bons momentos da novela. amo a guilhermina libanio. pena q o personagem dela foi meio estranho com aquele namoro forçado no final.

Pedrita disse...

felipe camargo arrasou nos dois personagens, tão diferentes. um era um homem implacável e outro um trapalhão q fazia tanto mal as pessoas, mas um fraco, o oposto do outro. dandara albuquerque foi incrível mesmo. estou amando júlia stockler. muito divertido ela no meio da família no interior. amava a atriz q faz a florzinha e a melhor amiga dela. senti falta da amiga da protagonista de órfãs, a congolesa. acho que só teria incluída ela.

Anônimo disse...

Senti falta da Sophia Valverde entre as atrizes mirins. Mas amei todo o texto.

Anônimo disse...

QUE RETRÔ PERFEITAAAAAAAAA!!!

Unknown disse...

Que lista maravilhosa de grandes interpretações.

Ricardo disse...

Tomei um susto quando não como Giane na lista de atores. Uma pena o Régis ter morrido. Se fosse melhor trabalhada, a redenção dele o levaria a ficar com a mocinha no final. Mas o trabalho dele foi ótimo.

Unknown disse...

Lee Taylor disse em entrevista que não fará mais novelas uma pena ainda tinha muito a mostrar. As novelas precisam de grandes atores na lista sua Sérgio se observa mais atrizes do que atores citados.

João Pedro disse...

Olha, se vc voltar nuns textos atrás, vai ver que o Sérgio torcia pra Maria terminar sozinha mesmo...

Cintia disse...

Eu vi mais também vi ele falando que entre o Amadeu e o Régis escolheria o Régis e o Amadeu era apagado. E ele disse isso numa cena da Maria da Paz visitando o Régis na cadeia que era uma pena eles não ficariam juntos pela a química deles. O walcyr carrasco nunca deixaria uma protagonista sozinha quem faz isso é o Aguinaldo Silva que já fez

Cintia disse...

Concordo o Régis não merecia morrer ele realmente se arrependeu e mudou pela a Maria da Paz e o walcyr carrasco colocou o Régis descobrindo tarde que amava a Maria e se ele tivesse feito algo pra impedir a Josiane e ele não participou do plano da fábrica pra ela e que pegou foi mais o caso com a própria filha. Teremos que esperar uma próxima novela com eles fazendo final endgame ❤️❤️

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,eu acho q o Pedro Novaes é mais parecido com o Marcello Novaes do q a Letícia Spiller,e vc,Sérgio acha ele mais parecido com quem?o pai ou a mãe?abraçosd,car

Unknown disse...

Colocaria também Osmar Prado que fez uma grande parceria com o Flávio Migliaccio.

Ricardo disse...

Realmente o autor demorou. Tomara que venha um novo casal.

Cintia disse...

Eu também queria que Régis e Maria da Paz terminassem juntos ainda mais depois dele ter terminado caindo na lábia da Josiane e sendo morto por ela e acho que o Régis ainda amava a Maria da Paz ele estava se enganando

Sérgio Santos disse...

Cin tia, eu torcia pra Maria ficar sozinha, mas entre ele e o Amadeu eu era Maregis fácil.

Sérgio Santos disse...

FFico honrado, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Que bom, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Botei todos esses, Guilherme, só nao botei Elis, embora tenha amado.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Ela está no ano passado, anonimo, e nao vou repetir toda hora só pq o SBT resolveu esticar essa novela por 30 anos.. kkkkk

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É pq ele era coadjuvante msm, Ricardo.

Sérgio Santos disse...

Isso é vdd, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, João.

Sérgio Santos disse...

Exato, Cintia, mas o Aguinaldo fez isso pq os dois pares foram um fiasco.

Sérgio Santos disse...

Sim, é o clone do Marcello, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Ele foi bem msm, anonimo.