quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Retrospectiva 2019: os artistas que deixaram saudades

O ano de 2019 foi marcado por tragédias. Muitos famosos morreram de forma totalmente inesperada e até chocante. Acidentes de carro, queda de avião e de helicóptero, acidente doméstico, enfim... O Brasil ficou de luto em várias ocasiões e foi difícil encarar tantas perdas. É hora de lembrar e homenagear essas pessoas.





Ricardo Boechat (1952 - 2019):
O respeitado e querido jornalista faleceu em um trágico acidente de helicóptero. Amado pelos ouvintes da Band News, era uma companhia constante para os motoristas que saiam para trabalhar. Também brilhava como âncora do "Jornal da Band". Sua morte deixou o país em choque e todas as emissoras homenagearam o colega. Faleceu em fevereiro. Tinha 67 anos.



Caio Junqueira (1976 - 2019):
O talentoso ator não resistiu ao forte impacto de seu carro em uma árvore. Caio dirigia pelo Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e perdeu o controle do veículo. O acidente ceifou a vida do intérprete, que tinha apenas 43 anos e trabalhava na Record, após muitas novelas na Globo. Nos deixou em fevereiro.







Wagner Montes (1954 - 2019):
O apresentador da Record e deputado no Rio de Janeiro faleceu após uma internação de dois dias para um tratamento de infecção urinária. Deixou a esposa, Sônia Lima, com quem era casado há 31 anos, e o filho, Diego Montez, que tem brilhado em "Bom Sucesso" na pele do divertido William. Faleceu em janeiro.





Deise Cipriano (1979 - 2019):
A vocalista do "Fat Family" perdeu a luta contra um agressivo câncer em fevereiro e deixou o mercado musical vazio, sem a potência de sua conhecida voz que deixou o grupo famoso na década de 90. Tinha apenas 40 anos.




Bibi Ferreira (1922 - 2019):
A rainha do teatro brasileiro faleceu em fevereiro aos 97 aninhos. Se despediu de seu público deixando uma mensagem de paixão pelas artes cênicas e mesmo com a idade avançada não abandonava os palcos. Seguiu até onde deu. E seu talento como atriz e cantora jamais será esquecido.



Roberto Avallone (1947 - 2019):
O jornalista esportivo faleceu em fevereiro, vítima de uma parada cardíaca. Seu estilo de comentar virou uma marca e sua morte deixou muitos fãs de futebol de luto.




Caroline Bittencourt (1981 - 2019):
A modelo, mais conhecida pelo escândalo envolvendo sua ida ao casamento de Ronaldo Fenômeno de Daniella Cicarelli, faleceu em um afogamento, após uma forte tempestade ter virado o barco em que estava com o marido e seus dois cachorros. A fatalidade ocorreu em abril. A modelo tentou salvar seus bichinhos e não conseguiu voltar. Mais uma tragédia que marcou o ano.






Beth Carvalho (1946 - 2019):
A rainha do samba fez história em um show que fez deitada em uma cama. Sua paixão pelo público era tão grande que conseguiu cantar mesmo com fortes dores na coluna que a impediam de ficar em pé. Faleceu em abril por conta de uma infecção generalizada. O Carnaval perdeu um de seus ícones.



MC Sapão (1978 - 2019):
O dono do hit "Vou desafiar você" foi vítima de uma forte pneumonia e deixou o mundo do funk de luto. Estaria no "Rock in Rio", mas infelizmente não conseguiu presentear o público do festival com seu talento. Faleceu aos 41 anos.




Ruth de Souza (1921 - 2019):
A primeira atriz negra a protagonizar uma novela no Brasil, Ruth fez uma pequena participação na minissérie "Se Eu Fechar os Olhos Agora", exibida em janeiro. Foi seu último trabalho. A dama do teatro faleceu em julho, vítima de uma pneumonia.



Lúcio Mauro (1927 - 2019):
O humorista, conhecido braço direito de Chico Anysio, nos deixou em maio, vítima de problemas respiratórios. O ator já estava internado há dois meses e sua saúde era frágil. Faleceu aos 92 anos, deixando o talentoso Lúcio Mauro Filho, que brilha interpretando o Seu Vigário, personagem mais famoso do pai, na nova versão da "Escolinha do Professor Raimundo".


Gabriel Diniz (1990 - 2019):
O cantor sertanejo só conseguiu emplacar um sucesso: a música "Jenifer", que virou febre e o colocou em um outro patamar na carreira. Porém, quando começou a colher os frutos da fama, acabou vítima da queda de um avião que o transportava. O acidente chocou o país e lembrou a tragédia dos "Mamonas Assassinas".



Lady Francisco (1935 - 2019):
A querida atriz faleceu em virtude de complicações respiratórias, após uma cirurgia de fêmur. Ela sofreu uma queda em casa. Conhecida defensora dos animais, a intérprete ficou marcada por várias participações em novelas e séries.



Rafael Miguel (1996 - 2019):
Uma tragédia. O menino, que ficou famoso com o "comercial do brócolis" nos anos 90, foi assassinado pelo sogro, que também matou os pais do ator. Um caso aterrorizante e ainda sem solução, pois o assassino segue foragido.




Flora Diegues (1984 - 2019):
A jovem atriz faleceu aos 34 anos, vítima de um tumor cerebral. Ela já havia se afastado das gravações de "Além do Tempo", em 2017, para se dedicar ao tratamento, mas infelizmente não resistiu dois anos depois.




Rubens Ewald Filho (11945 - 2019):
O famoso e respeitado crítico de cinema faleceu aos 74 anos, após um desmaio que resultou em uma queda de uma escada rolante. Autor, roteirista e escritor, Rubens sabia como poucos analisar a cobertura do Oscar com extrema maestria e sabia o nome de todo mundo.



João Carlos Barroso (1950 - 2019):
Mais conhecido pelos seus trabalhos antigos em novelas, o ator era do elenco fixo do "Zorra Total" e também atuava como dublador. Lutava contra um câncer.





Domingos Oliveira (1936 - 2019):
O famoso roteirista, dramaturgo, cineasta e diretor faleceu vítima de uma insuficiência respiratória e deixou um precioso legado com várias obras de sucesso, no teatro, cinema e televisão, para o mundo das artes cênicas.


Serguei (1933 - 2019):
O famoso roqueiro conhecido pelos seus exageros faleceu aos 85 anos e era marcado pelas suas excentricidades. Deixou o mundo do rock de luto. Sofria do Mal de Alzheimer e estava internado com desidratação, desnutrição e infecção urinária.



João Gilberto (1931 - 2019):
Um dos pais da Bossa Nova, o talentoso cantor, violinista e compositor era conhecido pelo seu temperamento difícil e faleceu aos 88 anos em virtude de complicações após um exame. A MPB perdeu um de seus maiores ícones.



Paulo Henrique Amorim (1943 - 2019):
O controverso jornalista trabalhava na Recorrd e havia sido dispensado da apresentação do "Domingo Espetacular" pouco tempo antes de falecer por conta de um enfarte. Se envolveu em várias polêmicas e não escondia seu ressentimento pela Globo.


Fernanda Young (1970 - 2019):
A sarcástica escritora, jornalista, atriz e apresentadora faleceu aos 49 anos, vítima de uma forte crise asmática. Sua morte, em agosto, chocou a classe artística e a versátil profissional estava no auge da carreira, após mais um bem-sucedido trabalho em parceria com o marido, Alexandre Machado: a série "Shippados", criada para a Globo Play. Triste.


Roberto Leal (1951 - 2019):
O famoso cantor português que virou o queridinho dos brasileiros nas décadas de 80 e 90 não resistiu a um câncer de pele. Lutava contra um melanoma maligno há dois anos e ficou conhecido no país pelos sucessos "Bate o pé" e "Arrebita".


Iná de Carvalho (1954 - 2019):
Atriz maravilhosa que fez carreira no teatro e em musicais, a veterana ficou conhecida do grande público quando viveu a doce Dalva, avó de Duca (Arthur Aguiar) em "Malhação Sonhos", exibida em 2014. Faleceu aos 65 anos e lutava contra uma doença pulmonar crônica.



Maurício Sherman (1931 - 2019):
O famoso diretor faleceu em outubro, aos 88 anos. Sua história se confunde com a da televisão e lançou talentos como Xuxa e Angélica. Participou do "Fantástico", dirigiu o Faustão e depois criou o "Zorra Total". Não resistiu a complicações de uma doença renal crônica.


Jorge Fernando (1955 - 2019):
O carismático e amado diretor faleceu em outubro e foi mais uma morte que chocou o país. Jorginho, como era conhecido por todos, se recuperava de um AVC sofrido em 2017 e estava bem. Havia retomado seus trabalhos em "Verão 90", no início do ano, mas acabou vítima de um aneurisma, fruto das complicações do Acidente Vascular Cerebral.


Gugu Liberato (1959 - 2019):
O querido apresentador --- que fez história no "Domingo Legal", "Viva Noite", "Sabadão Sertanejo", entre tantos outros programas icônicos ---- faleceu após uma queda de quatro metros, em sua casa, nos Estados Unidos, enquanto tentava consertar um ar condicionado. O forte impacto em uma quina provocou a morte cerebral do comunicador, que teve seus órgãos doados --- sempre foi um desejo seu. Ainda é difícil de acreditar nessa morte, fechando um ano marcado por muita tristeza.


Zilda Cardoso (1936 - 2019):
A eterna Dona Catifunda vivida reclusa há muitos anos e foi encontrada morta pela cuidadora na semana passada. A atriz brilhou em vários humorísticos vivendo a querida personagem que não largava seu charuto, vide suas participações marcantes na "Praça da Alegria", "A Praça é Nossa" e a "Escolinha do Professor Raimundo".



Bira (1934 - 2019):
Ubirajara Penacho dos Reis. O nome alvo de corriqueiras piadas de Jô Soraes era do querido Bira, que se foi no último domingo, vítima de um AVC, aos 85 anos. O baixista era uma das maiores marcas dos extintos "Jô Soares 11 e 30", no SBT, e "Programa do Jô", na Globo. A sua gargalhada inconfundível e contagiante jamais será esquecida.


Hilda Rebello (1924 - 2019):
A mãe não aguentou a perda do filho e faleceu dois meses depois da morte de Jorge Fernando. Se foi aos 95 anos, após uma semana de internação com uma infecção respiratória grave.









Muitas perdas em 2019. Muita tristeza. Que todos sigam em paz!

23 comentários:

Anônimo disse...

Quanta gente talentosa...Triste demais.

Lois Racca disse...

Que ano triste!

Anônimo disse...

Nossa, tinha até me esquecido da quantidade de perdas!!!

Unknown disse...

Bela homenagem. Precisa apenas arrumar a data de nascimento de Bibi Ferreira

Anônimo disse...

Vários talentos brasileiros das artes nos deixaram neste ano de 2019 com um legado maravilhoso e invejável como o de pessoas do ramo que se despediram em anos anteriores. Que descansem em paz e os respectivos familiares e amigos tenham os corações confortados por Deus.

(Observação: Bibi Ferreira nasceu em 1922, e Gabriel Diniz em 1990.).

Guilherme

Liliane de Paula disse...

Alguns não conhecia ou não lembrava.
Bibi Ferreira foi mesmo uma grande perda.
Lembro dela reclamando que em toda entrevista falava na idade dela.
Para que isso?
A quem interessa?
O que importa é o vigor no trabalho.

Dona Catifunda, coitada.
Certamente, sozinha na vida.

Grata,
Liliane

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Mito triste,que Deus nos dê um ano melhor sem tantas tristezas como essas,todos farão muita falta!!

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Bom dia sou Luciana!!

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,vc esqueceu de citar a morte de Juarez Soares,o china,icônico comentarista esportivo ,e q trabalhou por muitos anos ao lado de Luciano do Valle e Silvio Luiz.estava na Rede TV até Abril,e faleceu em Julho.abraços,cara

Outsiders disse...

O ano que termina na semana que vem foi bastante conturbado com a morte de muitos artistas conhecidos do público brasileiro. E algumas dessas mortes foram bastante trágicas...

O apresentador Gugu Liberato morreu no último dia 22 de novembro depois de sofrer um acidente doméstico em sua casa, em Orlando, nos Estados Unidos. Ele caiu de uma altura de cerca de quatro metros, bateu a cabeça e teve morte encefálica.

Um dos jornalistas mais respeitados do país, Ricardo Boechat pegou a todos de surpresa com sua morte inesperada no dia 11 de fevereiro. Ele estava em um helicóptero que se acidentou em São Paulo e não chegou sequer a ser levado ao hospital.

A morte de Paulo Henrique Amorim também surpreendeu a todos no dia 10 de julho de 2019. Durante a madrugada, o jornalista, que era contratado da Record há anos, se sentiu mal. Ele teve um infarto fulminante e morreu em casa, no Rio de Janeiro.

O cantor Gabriel Diniz também teve uma morte trágica e que chocou o Brasil. O artista, que há pouco havia ficado famoso no país por conta do hit ?Jenifer?, que foi um dos maiores sucessos do Carnaval, sofreu um acidente de avião no dia 28 de maio. A aeronave de pequeno porte caiu ao sul do estado do Sergipe.

A modelo Caroline Bittencourt morreu aos 37 anos de idade no dia 28 de abril. Naquele fatídico domingo, a famosa estava em uma lancha no litoral de São Paulo. A embarcação foi atingida por uma tempestade e Caroline acabou caindo no mar. Seu corpo foi encontrado no dia seguinte.

Uma lista para relembrar as personalidades que nos deixaram em 2019:

Kamylle Marinho (04/01)
Padre Quevedo (09/01)
Marcelo Yuka (18/01)
Caio Junqueira (23/01)
Wagner Montes (26/01)
Gilberto Marmorosch (29/01)
Deise Cipiano (12/02)
Bibi Ferreira (13/02)
D?Artagnan Júnior (24/02)
Márcia Real (15/03)
Marquinhos (30/03)
MC Sapão (19/04)
Acyr Marques da Cruz (20/04)
Yasmin Gabrielle (21/04)
Tales Soares (27/04)
Beth Carvalho (30/04)
Serguei (07/05)
Lúcio Mauro Filho (11/05)
Lady Francisco (25/05)
Gabi Costa (02/06)
Flora Diegues (2/06)
Sônia Guedes (03/06)
Rafael Miguel (09/06)
Rubens Ewald Filho (19/06)
Paulo Antônio Pagni (22/06)
João Gilberto (06/07)
Duda Molinos (07/07)
Alinne Araújo (15/07)
Juarez Soares (26/07)
Ruth de Souza (28/07)
João Carlos Barroso (12/08)
Kito Junqueira (22/08)
Fernanda Young (25/08)
Sonia Abreu (26/08)
Roberto Leal (15/09)
Egídio Bráulio (04/10)
Chiquinho Medeiros (16/10)
Maurício Sherman (17/10)
Inah de Carvalho (22/10)
Jorge Fernando (27/10)
Walter Mercado (02/11)
Tuka Rocha (14/11)
Fábio Barreto (20/11)
Rapadura (26/11)
Zilda Cardoso (20/12)
Linda Conde (20/12)

izabel disse...

Hilda Rebello, mãe de Jorge Fernando (diretor que morreu em outubro, por conta de um AVC), faleceu no Rio de Janeiro, na madrugada de domingo, 29 de dezembro, aos 95 anos de idade - de acordo com o Hospital Pró-Cardíaco, do Rio de Janeiro, onde ela estava internada há uma semana por conta de uma infecção respiratória.

A Hilda Rebello participou de diversas novelas e filmes, como Chocolate com Pimenta e Menino Maluquinho.

Descanse em paz.

Anônimo disse...

Sérgio, desculpe-me por algumas observações, mas a Flora Diegues nasceu em 1984, e ela se afastou das gravações de "Deus Salve O Rei" (2018) para o tratamento do tumor cerebral, e não de "Além Do Tempo" (2015).

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Triste, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt, Lois.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mudei, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Sozinha mesmo, Liliane.

Sérgio Santos disse...

Vdd, Decio.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pela lista, Outsiders.

Sérgio Santos disse...

Infelizmente, tive que acrescenta-la, Izabel.

Sérgio Santos disse...

De Alem do Tempo tb, Guilherme. Ela nao participou dos meses finais.