sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Emanuel Jacobina destrói personagens e tira credibilidade de "Malhação - Toda Forma de Amar"

A atual temporada de "Malhação" teve um ótimo início, com elenco bem escalado, história promissora e personagens convidativos. Emanuel Jacobina parecia inspirado. Porém, a trama passou a andar em círculos meses depois e não avançava. Após um período de estagnação, o enredo aparentou uma revigorada. Parecia retomar a qualidade vista inicialmente. Todavia, os novos desdobramentos de "Malhação - Toda Forma de Amar" vêm expondo uma total perda de rumo do autor.


Os conflitos criados recentemente por Jacobina para simular uma movimentação no roteiro deixaram o conjunto sem um pingo de verossimilhança. A entrada de Rui (Romulo Arantes Neto), pai da filha de Rita (Alanis Guillen), tinha tudo para provocar uma boa dose de tensão na história e promover uma virada. Mas não aconteceu. O personagem acabou enfraquecendo toda a narrativa bem construída pela mocinha até agora.

O ex da protagonista nem tinha o nome citado em virtude do tamanho do horror que Rita sentia do garoto. Até mentiu em juízo, se prejudicando no processo de guarda da menina, por causa do medo de relembrar o passado.
Rui, no entanto, desde que retornou, consegue bater altos papos com a mocinha sempre que solicita e os flashbacks do relacionamento de ambos mostra até cenas bonitinhas de romance, embora exiba também momentos de embate.

E, somando-se a isso, explicação que a mocinha deu a respeito do seu silêncio sobre a identidade do pai de Nina se mostrou rasa. O término da relação se deu porque o garoto se envolveu com drogas e chegou a agredi-la uma vez. Tudo bem que uma agressão é algo grave, mas não a ponto de mentir diante de um juiz em um processo de guarda. O contexto inicial deixava bem claro que Rita era vítima de um estupro, o que explicaria a vergonha de falar sobre o pai de sua filha. Jacobina provavelmente mudou de ideia no meio do percurso para criar um surreal triângulo com eles e Felipe (Pedro Novaes), o que prejudicou o roteiro.

O autor ainda criou um sequestro, exibido recentemente, onde Rui e Rita acabaram levados por criminosos. O intuito, claro, era proporcionar uma aproximação entre os personagens e implicar no término do relacionamento com Felipe. O crime é claramente uma armação do ex da mocinha. A situação não provocou qualquer tipo de tensão no enredo e ainda causou a sensação de enrolação através de um falso clímax. Para culminar, a personalidade de Felipe foi alterada bruscamente apenas para forçar um rompimento desnecessário. Após meses lutando para conquistar a confiança de Rita e sabendo do passado conturbado com Rui, o rapaz não acreditaria no sequestro e beijaria Leila (Jade Cardozo), uma menina que não lhe despertou o menor interesse? Apenas para magoar a então namorada? Não fez o menor sentido. Para piorar, agora o garoto acha um absurdo a ex lutar pela guarda da filha. Ele teve amnésia? Esse sempre foi o objetivo de Rita e ele entendia.

Mas não é apenas o casal principal que se perdeu no enredo. Joaquim (Joaquim Lopes) traiu Ligia (Paloma Duarte) com sua secretária do nada. O personagem sempre se mostrou insuportável, mas nunca aparentou qualquer interesse em outra mulher. A cena foi gratuita. O objetivo é juntar a mãe de Felipe com Madureira (Henri Castelli), que já estava previsto desde a sinopse. No entanto, o contexto deveria ter sido ao menos criado. Seria bem mais crível, por exemplo, se Joaquim tivesse um caso às escondidas com a cunhada, a mau-caráter Lara (Rosane Mulholhand). Ou então que mostrasse o nascimento da crise do casamento dele com Ligia. Parece até que tudo foi inventado de última hora.

E é uma pena que os demais perfis também tenham se perdido no roteiro. Após a boa abordagem do racismo através de Jaqueline (Gabz), o autor vem forçando uma ignorância que a menina nunca teve através de inúmeros erros de português. Tudo para expor uma espécie de aproximação com seu pai, César (Tato Gabus Mendes), durante aulas de português que o médico vem dando para a filha. E o relacionamento da menina com o divertido Thiago (Danilo Maia) ficou bastante morno, sem destaque. O mesmo vale para o namoro de Cleber (Gabriel Santana) e Anjinha (Carol Dallarosa), que tinha voltado a crescer com a divertida quase transa do casal, mas logo se perdeu com um enredo em torno de uma falsa agressão ---- absurdo terem tratado como 'alívio cômico' uma acusação mentirosa contra o menino. Aliás, o súbito interesse de Tatoo (Caian Zartar) em Anjinha, que nem amigo dela era, não teve nexo. E o que dizer sobre a viagem de Cleber por conta de supostas ameaças da milícia?

Aliás, a volta da abordagem sobre os milicianos deixou a trama ainda mais absurda. O único contexto da temporada que tinha apresentado uma boa evolução era a relação entre Carla (Mariana Santos) e Marco Rodrigo (Julio Machado). Foi interessante a aproximação dos personagens que viviam como gato e rato. Também houve uma boa abordagem do medo de Carla em perder outro amor por conta da violência urbana. Porém, inserir uma desconfiança da personagem em relação ao namorado nessa altura da história não tem o menor cabimento. Como Carla pode cogitar a participação de Major na milícia? Temática, por sinal, esquecida durante a temporada e retomada apenas agora. As suspeitas sobre a índole do PM soam vexatórias. Tudo porque o pai de Anjinha comprou uma televisão nova, o que despertou desconfiança até de Jaqueline.

E o surgimento de um "caderninho" onde o nome de Marco consta na lista de milicianos é ainda mais ilógico. Quem revelou o "segredo" foi a mãe de Zé Carlos (Peter Brandão). Se ela sabia disso por qual razão confiou tanto no policial quando pediu para ele investigar? O pior é que o assassinato do menino ---- que serviu para unir os protagonistas no início da história ---- perdeu a relevância na temporada. Até mesmo a amizade do sexteto enfraqueceu. Mal aparecem juntos. E o drama em torno da homossexualidade de Guga (Pedro Alves) já está repetitivo. É possível até decorar as falas de Max (Roberto Bomtempo), pai preconceituoso do rapaz.

"Malhação - Toda Forma de Amar" vai até maio de 2020. É verdade que essa duração excessiva também contribui para a perda de rumo de várias temporadas. No entanto, não é desculpa para Emanuel Jacobina, uma vez que muitas outras fases tiveram duração longa sem a perda de qualidade. Parece até que um outro autor assumiu o roteiro, sem conhecer nada a respeito da história.

34 comentários:

Anônimo disse...

QUE TEXTO PERFEITO!

D disse...

A única coisa boa atualmente é a Karina Teles que consegue tirar leite de pedra com esse roteiro. Perda de rumo é eufemismo, parece que ele sumiu e pediu pra outra pessoa escrever no lugar dele.
Aquela cena da Jacqueline junto com o Madureira perguntando se o Major era da milícia foi tão ridícula que deu até pena, isso tudo só pra causar um atrito na amizade das quatro. E o que dizer dessa mania do Jacobina de querer que as garotas vivam em função de macho, a Anjinha se tornou insuportável, tenho vontade de bater nela toda vez que fala dessa greve, e a Raíssa que deixou de investir na carreira pq não queria deixar o namorado, sendo que o romance deles é péssimo.
Não sabia desse romance entre Lígia e Madureira, mas não surpreende ele fazer um casal sem base alguma já que no lugar de falar sobre relacionamento abusivo, ele criou um triângulo amoroso surreal, ainda tira a Martinha pra colocar uma personagem chata pra cacete com a mesma função. Eu imagino a cara que o Pedro Novaes fez quando leu o roteiro, coitado. A Paloma Duarte tbm não merecia isso na sua volta a Globo.

Anônimo disse...

Isso que eu chamo de um esculacho de RESPEITO!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: Marcelo faria entrou super bem em Bom Sucesso. Elias deu uma maior liga para a novela. Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo Natal. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Obrigado por expor tudo o que os fãs tão sentindo!!!!

Anônimo disse...

Sérgio, confesso que só elogiava a atual temporada de "Malhação" para ser sensato com o que você escrevia a respeito dela (e também por muito ranço de "Malhação - Vidas Brasileiras" (2018)), mas nunca fiz questão de acompanhar "Malhação - Toda Forma De Amar" na íntegra. Emanuel Jacobina mais uma vez cometeu o erro de sua colega de profissão Patrícia Moretzsohn e comprometeu a credibilidade da história da temporada com plots irrelevantes e destruição gratuita dos perfis de alguns personagens. De nada adiantou esses "autores" terem como fonte de inspiração a lendária "Malhação - Viva A Diferença" (2017), pois não primaram pela qualidade das respectivas produções televisivas por eles roteirizadas, contribuindo cada vez mais para o declínio do seriado adolescente, mesmo com raríssimas exceções e gratas surpresas um ano aqui e outro acolá em termos de temporada. Parabéns, Sérgio, pelo seu faro aguçado para detectar obras de qualidade na televisão e com apuro em sua totalidade.

Guilherme

alegria disse...

Uma enrolação. Muito...Muito chato.roteiro sem cabimento...enchendo linguiça

Unknown disse...

Esse texto me representa, em tudo Q penso sobre essas mudanças sem nexo da malhação, sou fã de carteirinha de tds as temporadas da malhação,sem perder um dia,mas já tem 3semanas Q não assisto perdi o entusiasmo.

Anônima disse...

O que essa temporada mais me incomoda é o fato de não parecer uma trama adolescente, mas uma trama adulta. Os principais núcleos são a guarda da filha da Rita/Lígia e a história da milícia, histórias nem um pouco adolescentes. Cadê o bullying no colégio?
Por mais hoje que a temporada anterior tenha sido ao abordar temas de forma rasa ou até errônea, ela abordou sobre temas que são adolescentes (bullying no colégio, gordofobia), coisa que essa temporada nem fala.

Unknown disse...

Acompanho todas as temporadas de Malhação...mas agora ta péssima..enrolação total

Anônimo disse...

Nossa, sim. É horrível essas mulheres que vivem em função de homem. Não são seres independentes e autosuficientes? Por que precisam de homem para serem felizes?
E também não sabia da história da Lígia e do Madureira, até pq esse casal não saiu do papel até agora, nem ao menos se viram uma vez, eu acho.

Unknown disse...

Tbm.estou achando.cansativa e chatas algumas cenas,personagens totalmente perdidos ,enfim..história perdeu totalmente a graça..Ñ assisto mais.

Anônimo disse...

Só assisto ainda por Mariana Santos! O resto é só detalhes.

Unknown disse...

O texto é mesmo perfeito, o que todos estão notando.E essa malhação uma chateação, morreu na praia.
Essa Rita já deu!Todo dia é igual. Vc pode ficar um mês sem assistir que não vai perder nada.A novela parece vaca ruminando comida....só mastiga, mastiga e nunca engole.

Anônimo disse...

Se o autor for visionário ele investiria mais no romance Rita E Rui...
Família completa com a pequena Nina.
Na verdade o Felipe é inexpressivo
Ainda tem de aprender muito para atuar...

Anônimo disse...

Realmente essa ai se perdeu lindo. Sem contar nos ataques ao atual governo que esta bem chato. A emissora ataca em seguida quebra as pernas. Se toquem, não gosta e já viram que todo ataque viram contra a emissora, façam algo que preste pq as coisas hj estão muito ruins. Nada esta prestando. Uma pena, adoro novela mas nada presta.

Primendonsa disse...

Está péssima até parei de assistir perdeu o rumo.

Anônimo disse...

Se é sobre o post anterior, comente no post anterior, oras! Os comentários lá continuam abertos. O assunto aqui é "Malhação".

Anônimo disse...

Não querendo defender "Malhação" mas quando o seu queridíssimo Carrasco destrói os personagens (o que acontece em todas as novelas dele) vc finge de cego né...

Anônimo disse...

E quem aqui tá falando do Walcyr, querido? Mas vcs n tiram mesmo o nome dele da boca, né? Supera meu filho ou então faz o seguinte: Espera pela estreia de Verdades Secretas 2 e aí sim, vc torna a cacarejar novamente. Blz?

Anônimo disse...

Só apontei a incoerência do blogueiro. Tá se doendo pq? Vc tbm passa pano pro Walcyr?

Anônimo disse...

MEU DEUS OS HATERS DO WALCYR NAO TIRAM O NOME DELE DA BOCA. DEVEM TÁ COM ÓDIO PELO FIASCO DE AMOR DE MÃE A NOVELA DOS "INTELIGENTES"... HAHAHAHAHAAH E que personagens ele destrói idiota???? Vai falar do Camilo que sempre foi um abusivo???? CHACOTAAAAA

Anônimo disse...

Sangrou? Nem precisei citar nomes, viu como vc foi direto ao ponto? O Camilo é só um dos exemplos, a própria Burrinha da Paz mudou de personalidade na troca de fases... e a Vivi, que era toda empoderada mas se submeteu a abusos mas desistiu da carreira por causa de macho? É hipocrisia em cima de incoerência...

Anônimo disse...

Hipocrisia de vocês haters que tiram argumento da bunda só porque odeiam o autor e com os outros fingem e enchem o saco do Zamenza.Ainda bem que caga pra voces.Mudou de personalidade pq era enganada pela filha e depois acordou?O macho abusivo que vivia com ciúmes da Vivi ter virado aquele psicopata é A REALIDADE BASTA VOCÊ VER OS JORNAIS INCLUSIVE COM POLICIAIS QUE MATAM EX. DESDE QUANDO VIVI ERA EMPODERADA PEDINDO PRA MAMÃE FICAR COM O PAI PORQUE NAO QUERIA A FAMÍLIA SEPARADA? KKKK CHACOTAAAAAS VOCÊS.E odeiam tanto o zamenza e nao saem do blog dele e do twitter se doendo com as opiniões dele.kkkkkk

Rafael disse...

Queria dizer que não fiquei surpreso com ele perder o rumo, mas definitivamente foi horrível. Ele já tinha feito isso naquelas duas que escreveu, mas elas já eram problemáticas desde o início. Pensei que nessa ele faria direito; ledo engano. Já ficou claro que ele não entende a fórmula dos jovens atuais e continua apelando para aquela aceita em "Malhação" dos anos 2000, porém mesmo com uma fórmula datada ele faz burrada.

Ronaldo Lima disse...

Olá Sérgio, tudo bem ?
Bom até certo tempo eu estava gostando muito dessa temporada, mas por ser muito longa (279 capítulos), muitas tramas foram criadas e acabaram tornando-se barrigas/enrolação.
Já comentei uma vez isso num post mais antigo, nunca entendi e nunca vou entender o fato do Jacobina ter tirado a Martinha dessa temporada, achava ela uma personagem boa, porém pouquíssimo valorizada, a antagonista de Rita no começo quase não aparecia e quando aparecia parecia que fazia parte do elenco de apoio (não os desmereço) mas acredito que quando você é um personagem e está fazendo também um papel de destaque, você pelo menos tem que ter no mínimo aparacicoes.
A mesma desvalorização acontece com Bill Cleaton e com Tatoo (esse último que vem ganhando mais espaço agora no momento).
E o que dizer da Leila ? Uma personagem que simplesmente chegou quas no capítulo 120 e sempre gostou do Felipe não tem senso nenhum, odeia a Rita e além disso é interessa... a personagem é boa a atriz também, mas gente ??? O grande vilão não seria o Rui ??? Acho ele muito vazio, muito cru, esperava um embate maior com a chegada dele, mas não foi o que houve.
Jacobina sempre faz essas mudanças em suas temporadas quando elas estão caminhando para o meio da trama... você acaba observando que não só os personagens mudam, como também o comportamento muda, é algo muito louco que ele faz e precisa ter coragem!!

Anônimo disse...

É que esse post é mais novo né?! mais chances de render cliques no blog dele kk

Anônimo disse...

vc bebeu? romance da rita e rui? KKKKKKK

Clara disse...

Eu tinha esperanças que o Rui causasse um reviravolta ótima como a Raquel causou em "Cidade Partida". Pena que a criatividade do Jacobina morreu com o fim dela.

Clara disse...

PS: Sérgio, vc sabe se há alguma possibilidade da Martinha voltar? Se a atriz está encaminhada pra outro projeto ou coisa assim? adorava ela

Lua disse...

O PIOR É SABER QUE ESSE RENOVOU COM A GLOBO POR MAIS CINCO ANOS A FRENTE DE MALHAÇÃO https://f5.folha.uol.com.br/nerdices/comic-con/2019/12/malhacao-pode-ter-retorno-de-personagem-de-temporadas-anteriores-nos-25-anos-da-serie.shtml

Anônimo disse...

Hahahaha o Bolsominion aproveitando o post pra defender o macho.

Anônimo disse...

Aquele ator que faz o Filipe também não me agrada. Ele não me convence e nem a Rita
Mas romance entre o Rui e a Rita só torna pior aquilo que já é ruim.

Ronaldo Lima disse...

Clara, eu acredito que ela não retorne mais para a trama, até porque os capítulos já estão se aproximando do 200, ou seja, logo logo haverão apenas 79 restantes.
A Martinha (Beatriz Damini) não chegou nem ao capítulo 100, ela saiu antes disso... logo após uns capítulos centenários, ela fez uma visita ao Brasil e foi embora de vez.
Acho que ele teve muita coragem de retira-la da trama, até pq era um rosto novo no folhetim, fora isso, essa mudança só pode acontecer mesmo de fato (ao meu ver), quando os personagens ficam 2,3 ou mais temporadas no folhetim, aí até rola uma "despedida" algo bacana. No caso dela, era uma personagem que estávamos conhecendo e quando começamos a nos adaptar com ela, simplesmente ela foi embora.
.
A Leila (Jade Cardozo) é uma boa atriz, mas acho que a forma como ela foi incluída na trama, acabou sendo desajeitada demais. Ninguém nunca ouviu falar dela, nem do elenco de apoio ou personagem secundária ela era, simplesmente ela apareceu e veio com uma conversa de que sempre se interessou pelo Felipe pelo que a irmã dela comentava dentro de casa!
Ela acaba sendo uma vilã melhor, porque ela aparece mais e tem mais destaque, tenho certeza que se a Martinha tivesse a mesma oportunidade estaria dando um show!