quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Multishow prova que os fãs de "Chaves" e "Chapolin" foram desrespeitados pelo SBT

No dia 21 de maio, o Multishow estreou "Chaves" e Chapolin" em sua programação. Algo que, teoricamente, não teria qualquer relevância. Afinal, as icônicas sérias mexicanas protagonizadas por Roberto Gómez Bolaños viraram uma espécie de marca do SBT, que começou a exibi-las em 1984 e nunca mais parou.  São anos de reprises e mais reprises. Porém, o canal a cabo conseguiu surpreender em vários aspectos, fazendo a alegria dos inúmeros fãs.


Além da boa qualidade de imagem e som, a emissora se preocupou em exibir as séries em ordem cronológica e conseguiu reunir os dubladores clássicos para algumas redublagens que foram necessárias em episódios que o SBT nunca se preocupou em exibir ---- obviamente, os profissionais já falecidos foram substituídos. Ainda deixou como opção o áudio original através de ícones disponibilizados pelas operadoras de canais pagos. E o melhor de tudo foi a compra de mais de cem capítulos inéditos, incluindo alguns considerados perdidos pelos fãs.

Não por acaso, "Chaves" e "Chapolin" entraram para o topo da lista de programas mais vistos do Multishow. E impressiona a quantidade de episódios que o SBT jamais exibiu. Claro que o anúncio de "cem episódios inéditos" adquiridos pelo canal despertou uma grande expectativa, mas havia a chance de a maioria deles serem da década de 90, quando Roberto chegou a regravar várias histórias com parte do elenco e todos bastante envelhecidos.
Todavia, muitos são da década de 70 e alguns até com a dublagem original feita pelos Estúdios MAGA ---- é possível reconhecer as vozes naturalmente mais 'joviais' de Carlos Seidl e Nelson Machado, por exemplo.

Aliás, muitos fãs conseguiram disponibilizar vários episódios nunca exibidos na televisão no You Tube e o "Fórum Chaves" é o maior "canal" em português das séries, além de reunir uma quantidade expressiva de informações e curiosidades sobre as produções e tudo o que envolve Roberto Gómez Bolaños. Mas, o Multishow adquiriu material que nem mesmo os maiores pesquisadores de "Chaves" e "Chapolin" conseguiram disponibilizar para o público. Infelizmente, isso acaba constatando como o SBT desrespeitou os fãs ao longo de 34 anos ---- completados nesta semana, por sinal.

Não faltou pedido e manifesto para a exibição dos famigerados episódios perdidos. A emissora de Silvio Santos até chegou a colocar alguns chamados de "semelhantes" em 2011. Mas foram bem poucos e sem a dublagem de Carlos Seidl e Nelson Machado, que não entraram em um acordo financeiro com o canal. O mais absurdo é que o SBT declarou que nunca exibiu os capítulos 'parecidos' porque eram iguais aos outros que já iam ao ar há anos. Realmente, Roberto sempre gravou muitos episódios praticamente iguais. Mas qual a lógica não exibir todos e ficar reprisando exaustivamente o mesmo? Seria até uma alternativa para evitar tantas reprises seguidas em apenas duas ou três semanas, por exemplo.

E a exibição do Multishow impressiona porque realmente foram muitos capítulos ignorados pelo SBT. Já foi ao ar toda a leva de inéditos (atualmente o canal está reexibindo as temporadas) e alguns estavam até fora do catálogo da Televisa, emissora mexicana responsável pela venda. "Exibição de Ioiôs", "Uma confusão de bolos", "Os Astronautas e "Deus ajuda quem cedo madruga" são alguns do "Chaves"; enquanto "A história não contada de Julieu e Romieta - parte 1", "Branca de Neve e os sete tchuim tchuim tchum claim - parte 3", "Onde está Clarissa?", "A Mansão dos Fantasmas" e "O show deve continuar - parte 1" fazem parte da leva de "Chapolin".

O Multishow fez por merecer todos os elogios possíveis do público admirador de Bolaños e a cada dia fica mais evidente o quanto que o SBT não fez questão alguma de valorizar os inúmeros fãs de "Chaves" e "Chapolin", responsáveis pela generosa audiência que as séries sempre alcançaram ao longo dos anos.

20 comentários:

Anônimo disse...

O SBT tem vários bons exemplos em que se mirar, como o Multishow, e só não o faz pela insistência de Silvio Santos em tomar algumas decisões que podem comprometer a qualidade da programação do canal. De fato, o SBT teve pouca consideração por seus telespectadores ao longo de 35 anos, haja vista a iniciativa do Multishow de exibir todas as levas de episódios inéditos de "Chaves" e "Chapolin" desde 21 de maio de 2018.

Guilherme

Anônimo disse...

Concordo com seu texto, Sérgio. Mas não acho que seja um desrespeito, é que o SBT é assim mesmo. Nem os bons programas da própria emissora eles valorizam direito, imagina os de outras... Nossa, eu lembro que quando eu era criança era viciada em Rebelde, aí esses dias fui assistir no youtube e percebi o quanto a dublagem é péssima e eles cortavam umas partes também. O SBT é uma emissora que todo (ou quase todo) brasileiro tem um carinho especial, não sei explicar por quê, mas tem. É a única emissora que eu acho que se investisse mais na sua programação teria chances de bater ou pelo menos encostar na Globo. Infelizmente, por falta de criatividade ou vontade, não o fazem. Pena. Obs: nada a contra a Globo, só gostaria de ter mais opções de entretenimento de qualidade na TV aberta.

Anônimo disse...

É verdade. Eu mesmo só consegui ver o desfecho daquela trama da Boa Vizinhança pq o Multishow passou. O SBT NUNCA.

John disse...

E o curioso é que quando o Multishow começou a anunciar a exibição o SBT não perdeu tempo em criticar, com comerciais tipo "pra que pagar se você pode assistir de graça?". Como comentado, o SBT não tem respeito com seus programas, se o Silvio não gostar ele elimina da grade e ponto! Lembro do Encontro com a Fátima, no começo era um porre aquele programa, mas com o tempo foi se encontrando e hoje é um programa super gostoso de assistir. Se fosse no SBT hoje nem existiria mais. Multishow deu um banho e uma linda aula de como tratar os fãs de uma série tão atemporal e tão viciante como Chaves.

Lulu on the sky disse...

Eu já enjoei de Chaves e Chapolin, assisti a vida inteira
big beijos

Adriana Helena disse...

Sérgio, que belo texto, tomei conhecimento de muitas coisas que não sabia aqui, obrigada!!
Sou fã do Chaves e Chapolim e adorei a iniciativa do Multishow em passar, inclusive com novos episódios!!
E ainda aos sábados, por volta das 13 horas, o horário que estou descansando em casa, que maravilha!!!
Tenha um excelente restante de semana amigo!! :)))

Anônimo disse...

SBT e Record têm seus momentos de genialidade, mas é isso, são momentos. No geral, é assim mesmo. Lembro de um ótimo texto que você escreveu, Sérgio, sobre como a Record era a única culpada pelo fracasso da sua dramaturgia. Depois do fenômeno "Os Dez Mandamentos" só fizeram novela bíblica, já pensou se a Globo depois do fenômeno (de verdade) "Avenida Brasil" só fizesse novela sobre vingança? O mais engraçado é que eu acho que a Globo não é tão difícil de bater, se as outras emissoras investissem um pouquinho mais e tivessem paciência, conseguiriam chegar perto. O horário inteiro da noite a Globo tá liderando com folga. Sim, as novelas atuais da Globo estão boas, mas uma audiência tão alta acho que se deve mais a falta de concorrência do que a qualidade das novelas em si. Até porque, os jornais também estão muito bem e a Globo já teve novelas melhores nessa década sem tanta audiência. Será que ninguém da cúpula das outras emissoras é capaz de enxergar o óbvio? E não me diga que falta dinheiro pra investir em entretenimento de qualidade, porque, tirando a Rede TV, todo mundo ali tem muito dinheiro sobrando, até a Band, ou será que eles se esqueceram que um dos maiores sucessos deles foi Floribella? Enfim, é muita falta de criatividade e descaso com o telespectador. Não é à toa que a Globo é o que é.

Paula

Anônimo disse...

Verdade, Paula. Record e Band não fazem dramaturgia de qualidade há um bom tempo. Não sei por quê, se quando fizeram tiveram resposta na audiência. O SBT, eu acho as novelas infantis deles boas (pro público alvo), mas também acho que eles deviam voltar a investir em novelas ou séries pro público adulto. É só parar de ficar reprisando um monte de coisa que dá pra ter os dois na grade e muito mais. Mas o Silvio todo mundo sabe como é que é, nunca foi o rei da paciência.

Anônimo disse...

Sérgio, tenho que admitir que eu tenho um grande carinho pelo SBT, marcaram muito a minha infância. Mas esse descaso que eles têm não só com Chaves, mas com toda sua programação de forma geral é foda. Não só com nós telespectadores, mas até com eles mesmos, pois a emissora seria a que mais ganharia se investisse mais na sua programação. Silvio Santos é um gênio, mas tinha que aprender a ter um pouco de paciência.

Jonas disse...

Os episódios que citou são distribuidos normalmente pela Televisa.

Sérgio Santos disse...

É o que enxergo, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Eu acho desrespeito, anonimo, pq nunca faltou pedido dos fãs e insistência nesses anos. Mas entendo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, John.

Sérgio Santos disse...

Todo mmundo assistiu, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Vc tb, Dri!!!!!!

Sérgio Santos disse...

Fico feliz de ter lembrado desse meu texto, Paula!!!

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Eu sei, Jonas, isso só reforça como o SBT foi desrespeitoso.

Sérgio Santos disse...

Falta paciencia msm, anonimo.