sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Término do "Vídeo Show" não beneficiou a Globo em nada

A Globo anunciou o fim do "Vídeo Show" no dia 8 de janeiro. E a atração saiu do ar no dia 11, dois dias depois, em uma sexta-feira. Decisão tomada de última hora, sem aviso com antecedência aos responsáveis pela produção e nenhuma satisfação para o público. Um programa que estreou no dia 20 de março de 1983 e completaria 36 anos. Um dos mais longevos do canal. Passados sete meses do cancelamento, é possível afirmar com convicção que foi um erro gigantesco da emissora. Para não dizer amador.


É preciso lembrar a burrice da atitude dias antes da estreia da décima nona edição do "Big Brother Brasil". Embora a temporada tenha sido um completo fracasso com razão, os índices do programa sempre aumentavam quando exibiam imagens ao vivo da casa ou quando entrevistavam algum eliminado. Era o momento de aproveitar um produto que inevitavelmente rende assunto na internet. O pior é que a atração foi encerrada sem qualquer substituição. Simplesmente anteciparam a exibição da "Sessão da Tarde" e começaram a reprisar dois episódios de "A Grande Família" antes do "Vale A Pena Ver de Novo". "Planejamento" que não condiz com o famigerado padrão Globo.

Para culminar, a emissora resolveu inserir as coberturas das festas de lançamentos de séries e novelas no "Mais Você". Além de evidenciar o 'remendo' de última hora, Ana Maria Braga e Louro José não se mostram nada confortáveis na hora da apresentação das reportagens, o que é compreensível.
É até uma quebra de ritmo do programa de variedades da apresentadora e o "quadro" só marca presença mesmo quando tem alguma coletiva de imprensa. Porque os tradicionais bastidores das gravações não exibem mais e o "Falha Nossa" (agora chamado informalmente por eles de "Falhas do Louro") é sempre um conjunto de reprises já vistas ene vezes, com raras exceções.

O fato é que o "Vídeo Show deixou uma lacuna que não foi e nem será preenchida. O telespectador das novelas e produções da emissora sente falta, sim, de acompanhar os bastidores, os erros de gravações, as homenagens aos atores consagrados e as entrevistas a respeito das novas tramas que irão estrear, enfim. O que não deixou a menor saudade foi o humor descartável que inseriram através de quadros bobos ou aquela sucessão de entrevistas com populares que nunca acrescentaram nada. A identidade do programa, o seu DNA, é o que deixou um vazio. Tanto que o GShow, site de entretenimento da emissora, tem tentado suprir isso através de umas mini-matérias com alguns atores, como Gabriela Duarte falando das fotos da abertura de "Por Amor", por exemplo, que vem sendo reprisada.

E valeu a pena a atitude impulsiva da Globo? A resposta é não. O motivo para o cancelamento do programa foi a sucessão de derrotas sofridas para "A Hora da Venenosa", quadro do jornalístico "Balanço Geral", da Record. Mesmo que muitas vezes por décimos. Porém, a "Sessão da Tarde" continua sofrendo com a concorrência e não triunfa sempre na audiência, o que é algo inadmissível para a emissora. Depende muito do filme escolhido. Ou seja, por mais mutilado que estivesse o "Vídeo Show", a culpa nem era do formato. A questão sempre foi a força das fofocas sobre a vida alheia de Fabíola Reipert. Os comentários venenosos, querendo ou não, caíram no gosto do público. Não havia razão para a extinção de um produto de 35 anos de existência. Havia, sim, a necessidade de voltar com o DNA da atração. Mas acabar nunca.

Recentemente, surgiu uma especulação na imprensa a respeito da possibilidade do "Vídeo Show" voltar para uma experimentação. Não se sabe o  horário ainda, mas provavelmente no lugar das reprises de "A Grande Família" ---- portanto, depois da "Sessão da Tarde", sem a concorrência com a atração da Record. A Globo negou e, segundo consta, há uma preparação para um novo programa de variedades comandado por Fernanda Gentil e Érico Brás. Todavia, resta torcer para que essa informação seja verdadeira. Ou então voltar somente aos sábados. A emissora não pode abrir mão de um programa como esse e colocar matérias sobre os bastidores televisivos em outros produtos na casa. É de um amadorismo que não combina com o canal.

24 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma atitude bem imbecil! E continua perdendo. Bem feito.

Heitor disse...

Que análise precisa! Até agora não entendi essa decisão da Globo e sinto falta da aproximação com os atores que esse programa proporcionava. Agora ficam reprisando Grande Familia que já tava chata pra caramba e filme que nem é mais clássico da Sessão da Tarde.

Tenório disse...

Como eu amo ler seus textos. Você entende e gosta de tv. Isso faz toda diferença. Concordo com tudo!!!!

Pedrita disse...

é uma pena a globo comparar ibope com programas sensacionalistas, não é um bom balizador. e o vídeo show promovia os eventos da casa, estimulava as pessoas a ver os seus produtos. tenho dito a exaustão que sai de baixo e a grande família viraram o chaves do sbt. bbb pode ter sido ruim, mas de merchandising foi o que mais faturou. beijos, pedrita

Malu disse...

Perfeito seu texto! Comentei na época que a solução era voltar ao formato original, apenas com falha nossa (inéditos, por favor, aquele de deus salve o rei ninguém aguenta mais), bastidores de cenas importantes, o meu vídeo é um show que era sensacional (com potencial até de virar programa solo, talvez), e entrevistas com ATORES e não com populares ou cantores sertanejos ou funkeiros. Nada contra, mas essas pautas de "vamos ver o guarda roupa do MC não sei o que" estragavam o programa. Acho que a Sophia Abrahão até poderia continuar na apresentação, ela estava melhorando. Enfim, assim como o "Momento Bem Estar" no Encontro, o "Momento Vídeo Show" no mais Você tb não faz o menor sentido, visto que o programa de Ana Maria Braga já tem uma parte voltada à dramaturgia da emissora, quando recebe atores pra falar de seus papéis nas novelas, por exemplo. Enfim, A Grande Família até começou bombando na audiência, mas agora deve agradecer ao sucesso de Por Amor, pq o seriado entrou em sua pior fase. Resta torcer para que venham boas novidades.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: Bem Sucesso, nestes primeiros capítulos, superou a minha expectativa! Comentarei no meu blog. A avaliação é super positiva. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

raider disse...

O Vídeo Show errou em vários pontos. Primeiro ao ser um programa que apenas abordava os artistas e programas da Globo. Não existe somente ela no mundo. O SBT, a Record, a Bandeirantes tem muitas produções. Valeria a pena abrir os horizontes e quebrar o paradigma e abordar das outras.

Hora, se as outras falavam dos bastidores da TV e falavam de todas as emissoras, porque a Globo deveria continuar fechada em seu mundinho?

Isso não vale somente para o Vídeo Show, também vale para os outros programas de entretenimento dela, como o Faustão também. Além daquele Melhores do Ano que deveriam trocar para Melhores da Globo. Porque não abrir esse prêmio para premiar o melhor da TV no geral?

Enquanto continuarem fechados em seu mundinho, não vão parar de apanhar.

Anônimo disse...

Se é sobre o post anterior pq não comentou no post anterior?

Lulu on the sky disse...

Sinto falta do Video Show quando mostrava os bastidores das cenas, as curiosidades, os erros de gravação. Infelizmente erraram a mão.
Eu tiraria a sessão da tarde pra colocar o programa da Fernanda Gentil e no lugar da Grande Família colocava o VÍdeo Show.
big beijos

Anônimo disse...

Esse irreconhecível Video Show, que nada tinha a ver com o que estreou nos anos 80 e nem com os dos anos seguintes, tomava uma surra no ibope todo ia da Hora da Venenosa na Record. Pór isso acabou. A graça do programa antigamente era mostrar os bastidores da programação da Globo, mas como a Globo atualmente esta muito ruim então o programa perdeu o interesse. Um exemplo: era muito legal ver como eram feitas as aberturas das novelas, mas quando as aberturas eram legais e super produzidas(era Hans Donner), hoje em dia as aberturas não passam de imagens aleatórias com uma música qualquer que não casa com as imagens, totalmente pobre e sem graça. Não tem como mostrar bastidores disso. Entendeu?

Sérgio Santos disse...

Bem feito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nem eu, Heitor...

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Tenorio.

Sérgio Santos disse...

É isso, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Malu, e eu endosso seu comentário. E em resumo é isso.

Sérgio Santos disse...

Está ótima msm, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Isso nao tem nada a ver, Raider. Não tem o menor cabimento o programa mostrar bastidor de programa da concorrência. A Casas Bahia vai ficar falando dos eletrodomésticos da Ricardo Eletro??? As outras falam da Globo pq nem tem conteúdo próprio pra mostrar....

Sérgio Santos disse...

Exato, Lulu, tinha que estar no lugar dessas reprises da Grande Familia...

Sérgio Santos disse...

Nao, anonimo, não entendi. As novelas continuam com bastidores, erros e os atores seguem na ativa. Não falta matéria. Acabaram por puro amadorismo mesmo.

raider disse...

Discordo totalmente Sérgio Santos. Pra começar, qual o lema adotado pelo programa?

"Abordar os bastidores da TV brasileira".

Então de que adianta usar isso e só fala da própria emissora de TV? No Brasil não existe somente a Globo. Há muitas produções das emissoras concorrentes que mereciam ser exploradas, e isso as outras emissoras faziam sem nenhum problema. Programas como o Vitrine (esse sim fazia jus ao objetivo principal), Hora da Venenosa, TV Fama e dentre outros faziam isso. E a Globo se acomodou abordando apenas o seu próprio umbigo, uma hora iriam dançar com esse programa.

Outsiders disse...

O VS parou no tempo e demorou muito a se "reconectar". Creio que, mais humilhante, seria prorrogar sua existência para ficar à sombra. Seria como um doente ter morte encefálica e a família. Seria como um doente ter morte encefálica e a família se recusar a desligar os aparelhos que o manteriam respirando artificialmente.

Hoje em dia existe tanta opção de filmes, desenhos, novelas, programas, no Youtube, na TV, na Netflix, na Hulu, na Amazon, no cinema, na TV a cabo, em DVD, que a coisa ja esta saturada. Ninguém mais eh especial. .. Quem quer curtir as velharias televisivas vai lá no YouTube e viaja no tempo.

O viés político-partidário (seja direitista ou esquerdista) de seus programas, o formato puxa saco com pouca autenticidade nas emoções fez a audiência sair da Globo e ir para outras mídias, TV a Cabo, Netflix, e pasmem até o youtube que apresenta programas independentes com baixo custo e sem interferências editoriais, sendo um conteúdo mais conciso e claro do ponto de vista intelectual.

Abram alas para Fê Gentil e Fábio Porchat!! ksksks

Que venham programas novos para atender a demanda atual de conteúdo da TV. Quem quer curtir as Que venham programas novos para atender a demanda atual de conteúdo da TV. Programas de verdade como Profissão Repórter, A Divisão, Lady Night, Sob Pressão e outras produções.

Sérgio Santos disse...

Desculpe, Raider, mas a Hora da Venenosa fala das fofocas e dos podres dos contratados da Record??? O Tv Fama fala do que rola de briga nos bastidores da Rede TV??? Não, então dá na mesma.

Sérgio Santos disse...

Desculpe, Outsiders, mas dizer que o VS era politico-partidário é coisa de bolsominion... Não tem o menor cabimento. E faz muita falta ver os bastidores das cenas. Que mantivessem ao menos uma vez por semana. Cancelar da forma que fizeram foi uma falta de respeito.

raider disse...

Discordo totalmente de novo, Sérgio.

Existe somente a Globo no Brasil? Não.

De novo repito a pergunta? Qual era o lema do programa?
De novo: Abordar os bastidores da TV brasileira.

Abordando a Globo então é toda a TV brasileira?

Qual a parte que não entendeu?