terça-feira, 26 de setembro de 2017

"Tempo de Amar" estreia com belas imagens e dramalhão clássico

"Para aqueles que amam, o tempo é eterno. Para os que perdem, o tempo é implacável. Para aqueles que partem, o tempo é esperança. Para quem espera, o tempo é mistério". Baseada nessa premissa poética, estreou, nesta terça-feira (26/09), "Tempo de Amar", nova novela das seis da Globo, escrita por Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago, dirigida por Jayme Monjardim, baseada em um argumento de Rubem Fonseca.


A missão da nova trama é honrar a qualidade da faixa, após o imenso sucesso de público e crítica de "Novo Mundo". As chamadas iniciais deram uma boa impressão, tanto pela beleza da fotografia quanto pelo elenco escalado. E a história promete apostar em um dramalhão clássico, evitando qualquer ousadia maior. É um enredo típico de novela das seis e o primeiro capítulo deixou isso tudo bem claro, expondo o amor à primeira vista dos mocinhos, a inveja do vilão e o contexto voltado para um clima mais poético, onde o amor é o grande protagonista (para o bem e para o mal).

Uma procissão religiosa em Portugal, em 1927, é o ponto de encontro que transforma a vida de Maria Vitória e Inácio Ramos, interpretados pelos estreantes Vitória Strada e Bruno Cabrerizo. O encantamento é imediato, despertando imediatamente o ciúme de Fernão (Jayme Matarazzo), um médico recém-formado em Coimbra, cuja paixão pela mocinha se torna uma obsessão.
Ela é uma jovem letrada, que mora na fictícia Morros Verdes, e o mocinho um rapaz simples, que reside em um vilarejo. Portanto, além do canalha invejoso, há a questão social como empecilho para a concretização do romance. Ou seja, só nesse triângulo já há uma boa quantidade de clichês. E isso não é ruim, desde que todos os elementos sejam bem conduzidos.

Pelo que foi visto na estreia, pode-se constatar que o folhetim tem potencial para envolver o público. A direção de Jayme Monjardim tem como principal característica a contemplação de belíssimas paisagens, transformando cada ambiente em uma espécie de pintura. E no primeiro capítulo já foi possível observar isso. Foram muitas imagens de encher os olhos ---- várias do Sul do Brasil, reproduzindo Portugal ----, sendo necessário aplaudir a equipe de arte e figurino, em virtude da perfeição das vestimentas e das ambientações, incluindo a cidade cenográfica, reproduzindo a década de 1920 (do Rio de Janeiro), período de todo o enredo. É uma novela de época caprichada, sem dúvida.

O que incomodou, todavia, foi a rápida aproximação dos mocinhos. Com menos de 20 segundos de novela, os dois já se olhavam durante a procissão e pouco tempo depois estavam conversando, como se conhecessem há 10 anos. Teve até conselho de Maria Vitória, orientando Inácio a seguir seus objetivos. Antes do último bloco, ambos já se beijaram e trocaram juras de amor. Hoje em dia é muito difícil comprar esse tipo de situação. O amor súbito, sem qualquer construção, não costuma gerar empatia do público. Vide o caso de Eric (Mateus Solano) e Luiza (Camila Queiroz), em "Pega Pega". Não havia necessidade dessa pressa, até porque o capítulo se desenvolveu bem lentamente, sem acontecimentos relevantes. Porém, resta aguardar como esse romance será conduzido agora. Ao menos, Vitória Strada está muito bem e nem parece seu primeiro trabalho na televisão. Promete ser mais uma grata de revelação de 2017.

Outros nomes que se sobressaíram nesse começo foram Letícia Sabatella (na pele da vilã Delfina), Tony Ramos (vivendo o influente José Augusto, pai da mocinha), Regina Duarte (como Madame Lucerne), Marisa Orth (como a fadista Celeste), Olívia Torres (interpretando a doce Tereza) e Andreia Horta, que promete roubar a cena vivendo a vilã Lucinda, linda mulher que teve o rosto deformado após um acidente que vitimou sua mãe. A abertura também merece menção, apresentando lindas imagens de casais clássicos ---- Adão e Eva, Lampião e Maria Bonita, Romeu e Julieta, entre outros ---- ao som de "Amar Pelos Dois", do cantor português Salvador Sobral.

"Tempo de Amar" teve uma estreia belíssima, expondo os planos de Jayme Monjardim para a trama: encher os olhos do público com uma fotografia deslumbrante. Já Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago optaram por um drama tradicional, defendido por um elenco de peso e com dois estreantes vivendo os mocinhos. Tomara que esse conjunto funcione ao longo dos meses, mantendo a qualidade no horário.

28 comentários:

Vinícius disse...

Eu quase dormi... Novo Mundo me acostumou mal.

Anônimo disse...

Achei xoxa...Realmente as imagens estão fantásticas mas só isso não basta.

Gustavo Nogueira disse...

O elenco é ótimo e a novela é muito caprichada, mas achei a trama clichê demais e achei os mocinhos bem chatos e melosos, o envolvimento deles foi rápido demais(lembrando o casal protagonista fracassado de Pega Pega).Mas gostei da atuação da mocinha, me surpreendi, já o ator que interpreta o mocinho eu achei fraco.Outras atuações que eu gostei foram do Tony Ramos, Regina Duarte(apesar de ter aparecido pouco) Letícia Sabatella e Andréia Horta.Acho que os personagens secundários se destacarão mais que os mocinhos, mas não tenho certeza se continuarei acompanhando nessa novela, não gostei muito desse primeiro capítulo, acho que será uma novela bem monótona e sonolenta.

Xaiene disse...

Ótima crítica. Belas imagens e um roteiro que tem clichê pra caramba. Aguardemos.

chica disse...

Não assisti ,mas pelo que vi, parece ser linda a fotografia pelo menos! Acho que será legal! abraços,chica

Malu disse...

Vi algumas cenas e gostei. Não achei lá essas cocas, mas não é uma bomba. No entanto, sinto que não vai ser um sucesso de público como NM, senti uma vibe meio "Força de um Desejo", novela ótima e linda, mas que não foi bem de audiência. Ainda não posso opinar sobre o desempenho dos protagonistas, acho que preciso de mais tempo, mas pelo menos o casal tem química, ao contrário de certas outras novelas (Pega Pega mesmo). Aliás, a rapidez do romance tem justificativa a meu ver, já que ela precisaria engravidar logo, porque a novela só começa mesmo depois que esse bebê nasce. Na maravilhosa "Chocolate Com Pimenta", por exemplo, também não foi muito coerente a Aninha transar com o Danilo, sendo uma mocinha do interior, tão ingênua, que antes dele não tinha nem beijado, mas isso não comprometeu a novela, que foi maravilhosa e é amada até hoje. Também espero grandes cenas de Delfina e Lucinda, e fico feliz em ver Olívia Torres de volta à TV, ela é uma das melhores de sua geração, mas pouco aproveitada.

Unknown disse...

Quase dormi, só a fotografia que é bonita, de resto achei cansativa. Novo Mundo me empolgou desde o primeiro capítulo ao contrário dessa

Bell disse...

Perdi a estreia, vamos ver se me chama atenção.

bjokas =)

Adriana Helena disse...

Sérgio, boa tarde amigo!!
Meu pai está desolado com o término de Novo Mundo...rsrs
E achou o início desta muito lento!!
Entretanto, destacou a atuação do monstro sagrado Tony Ramos!!

Estou falando por meu pai porque é ele o noveleiro da casa....hhihihihihi
E depois me conta tudo!!!
Como sempre, adorei sua resenha do capítulo inicial!!
Mas as imagens da novela são encantadoras!!

Um super beijo!!
Maravilhosa semana! :)))

Roseli disse...

Ainda é cedo para dizer, afinal é só um capítulo. Por enquanto, achei o casal principal muito meloso... E com muitos clichês, principalmente nos personagens de Portugal. Os do Brasil pareceram mais interessantes. Vamos ver, temos que aguardar e ver como a trama se desenvolve. Mas já estou com saudades de Novo Mundo...

Giovanna disse...

Tenho achado uma linda novela. Está muito no começo, é difícil avaliar na primeira semana... Gostei muito do Jayme Matarazzo vivendo um vilão, pode ser uma virada importante pra carreira dele. Sobre os mocinhos: A Vitória Strada é maravilhosa, de fato a "nova Camila Queiróz", como alguns sites disseram. Já o Bruno... Bom... as vezes com o tempo melhora né? Se ele levar a sério pode se tornar um grande ator. É esperar pra ver. Estou feliz também de ter o Guilherme Leicam no elenco.

Sérgio, uma curiosidade, no geral o que tem achado do trabalho do Sílvio de Abreu? Tenho a impressão que quando a novela dá errado (tipo pega pega) tem gente que joga a responsabilidade toda em cima do Sílvio, não acho que ele deva levar a culpa, afinal, não é adivinha, as vezes a sinopse parece muito atrativa e o público não curte, outras vezes, não dão nada pela novela e ela acaba surpreendendo positivamente (Novo Mundo, Rock Story, por exemplo.)

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Acredita que ainda não vi nenhum capítulo?
Só as chamadas, a fotografia parece mesmo linda!
Quero ver se coloco em dia no findi.
Amei seu post, assim que conferir venho dar pitaco hihihi
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Até que gostei desses primeiros capítulos, não é nada espetacular, mas dá pra acompanhar. Também gostei da Vitória Strada, muito segura; o Bruno Cabrerizo, nem tanto, mas pode melhorar. Falar bem do Tony Ramos e da Regina Duarte é chover no molhado, mas merecem menção e eu não vejo a hora do romance dos personagens deles começar...
Ao contrário de muitas pessoas, a aproximação súbita do casal não me incomodou; além deles terem química, eu entendi como sendo essa a proposta da novela: mostrar o amor deles como sendo o grande protagonista, aquele que vai passar por inúmeros obstáculos, mas vai resistir a tudo. E tenho gostado da condução até agora.
No mais é isso. Abraços!!

Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza2 disse...

Também não assisti, vou conferir, gosto de novela com elenco e imagens que impactantes.]Lindo findi Sérgio!

bjss!

Sérgio Santos disse...

É lenta msm, Vinicius.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb achei o rapaz fraco, Gustavo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Xaiene.

Sérgio Santos disse...

Pelo menos isso, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Tb amo Olivia Torres, Malu!

Sérgio Santos disse...

Te entendo, Vanessa!

Sérgio Santos disse...

Veremos, Bell.

Sérgio Santos disse...

Se eu to triste, imagine teu pai, Adriana.... rsrsrs Bjao!!!!!!!

Sérgio Santos disse...

Eu tb estou, Roseli, não nego.

Sérgio Santos disse...

Acho que o Silvio faz uma boa administração, mas não pode cancelar novela depois que entra em produção.Isso é desrespeitoso. Foi o que fez com a novela da Licia Manzo, por ex. bjsss

Sérgio Santos disse...

Te aguardo, Luli...rs

Sérgio Santos disse...

A Vitoria é uma grata revelação, Germana. Já ele é mt ruim...

Sérgio Santos disse...

Boa semana, Diná. bjs