quinta-feira, 14 de setembro de 2017

"Tempo de Amar": o que esperar da próxima novela das seis?

A missão da próxima novela das seis será manter a qualidade da faixa, após a elogiada "Novo Mundo", sucesso de público e crítica (cuja média de audiência foi 24 pontos, a maior do horário dos últimos anos, com exceção do fenômeno "Êta Mundo Bom!", que marcou 27). Escrita por Alcides Nogueira, em parceria com Bia Corrêa do Lago, e dirigida por Jayme Monjardim, o folhetim será um clássico romance água com açúcar e vem apresentando chamadas belíssimas, com uma fotografia de encher os olhos.


A história terá dois estreantes vivendo os mocinhos: Bruno Cabrerizo e Vitória Strada. Ele dará vida a Inácio Ramos, um rapaz simples, que mora em um vilarejo, em Portugal, e vive de trabalhos temporários. Ela será Maria Vitória, jovem letrada e de mente aberta, moradora de Morros Verdes, que ficou órfã de mãe muito cedo e foi criada pelo pai, um sujeito muito íntegro. Os dois se apaixonam à primeira vista e começam a namorar, mas logo se separam em virtude de uma viagem que o mocinho tem marcada para o Brasil, onde conseguiu um emprego no Rio de Janeiro. Porém, ele viaja e deixa a amada grávida, sem saber.

O contexto dos protagonistas é um dos maiores clichês já vistos, mas, se bem conduzido, funciona. E a ousadia em escalar dois novatos para a missão é bem válida. Em meio a repetições constantes de elenco, onde vários atores emendam uma novela na outra, sem descansar a imagem nem por sete meses, é preciso elogiar a atitude do diretor e do autor.
Bruno atuou em algumas tramas de Portugal e Vitória encara a profissão de atriz pela primeira vez na televisão, após uma experiência no cinema e trabalhos como modelo. Ela, em especial, tem tudo para ser uma das gratas revelações do ano. Suas cenas exibidas no clipe da trama ---- que pode ser conferido aqui --- estão ótimas.

A mocinha é filha de José Augusto (Tony Ramos), um influente produtor de vinhos e azeites de Morros Verdes. Muito amigo de Padre João (José Augusto Branco), pároco querido da região, o pai de Maria Vitória só quer a felicidade dela e a criou com mais liberdade que as amigas da menina. Ele é objeto de desejo da perversa Delfina (Letícia Sabatella), empregada da família, que criou Vitória na base da falsidade, fingindo amá-la como filha. Será interessante ver Letícia vivendo outra vilã, após a insossa Yvone, de "Caminho das Índias". É a chance dela se destacar na pele de uma víbora, o que não aconteceu na trama de Glória Perez, exibida em 2009. Aliás, a malvada mulher é mãe de Tereza Leitão (Olívia Torres), menina doce, fruto de seu rápido envolvimento com José --- sua mágoa maior é ele nunca tê-la reconhecido como herdeira.

Além dos clichês mencionados que cercam os mocinhos, há também o clássico vilão que quer separar o casal: Fernão (Jayme Matarazzo) é um médico recém-formado em Coimbra, cuja paixão avassaladora por Maria Vitória se revelará doentia, provocando vários embates com Inácio. Após uma sequência interminável de mocinhos chatos, finalmente Jayme ganhou a chance de interpretar um canalha. Tomara que aproveite a oportunidade. E a talentosa Andreia Horta também terá a missão de encarnar uma víbora, depois de ter vivido a heroína Joaquina, em "Liberdade, Liberdade" (2016). Ela será Lucinda, mulher que encontrará Inácio desacordado, após um assalto, e o levará para casa. A sedutora filha do músico Reinaldo Macedo (Cássio Gabus Mendes) se encantará pelo rapaz e fará de tudo para separá-lo da mocinha. É sempre bom ver a atriz em cena.

Ou seja, como se nota, a vida de Maria Vitória será um sofrimento só. Ela ainda vai parar em um convento e será obrigada a dar seu filho para adoção. No Convento dos Santos Anjos, a mocinha conhecerá a Irmã Imaculada (Bete Mendes), uma freira muito rígida, e não suportará ficar por muito tempo no local. Ela foge atrás de Inácio para contar sobre o filho deles e o enredo terá mais desdobramentos. O elenco conta com outros grandes nomes, como Nívea Maria, Regina Duarte ---- que fará par com Tony Ramos, vivendo a elegante Madame Lucerne, dona de um bordel -----, Henri Castelli, Bruno Ferrari, Sabrina Petraglia, Bárbara França, Amanda de Godoi, Marisa Orth, Françoise Forton, Deborah Evelyn, Werner Schunemann, Nelson Freitas, Lucy Alves, Marcelo Mello Jr., Mayana Moura, Jackson Antunes, Malu Valle, Maria Eduarda de Carvalho, Odilon Wagner, entre outros.

"Tempo de Amar" é baseada em um argumento de Rubem Fonseca e tem boas chances de conquistar o telespectador. O enredo é clássico e o folhetim reúne boas características de uma atrativa novela das seis. Resta aguardar a estreia e confirmar ou não essa impressão.

26 comentários:

Ricki disse...

Me parece que será muito bonita, mas monótona...

Anônimo disse...

Espero que seja um Alcides de A Força de um Desejo e não um Alcides de I Love Paraisópolis.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
As chamadas tem mesmo uma fotografia belíssima e a atriz Vitória Strada tem se destacado nesses breves momentos.
Ó não tenho nada contra clichê hihihi naturalmente bem desenvolvidos e articulados, mocinhos e mocinhas versus vilões e cobrinhas, mas confesso na minha opinião, acho que vai ser difícil substituir Novo Mundo, se por um lado no passado novelas assim emplacavam pela empatia e torcida pelos personagens sofredores, agora penso que são as tramas mais instigantes e inovadoras que prendem a atenção.
Vamos esperar para ver!!!!
Bjusss Luli
Café com Leitura na Rede

chica disse...

Pelo que vi e li, parece será bem boa. Mas não é o meu horário de novela possível...abração,chica

Fernando disse...

As chamadas estão belíssimas e aparenta um trabalho impecável. Parece que os mocinhos virão com tudo para arrebatarem as donas de casa e os amantes de boa novelas. Além disso tem os vilões, mas aposto mesmo na amargurada Lucinda da Andreia Horta. Espero que a direção de Jayme Monjardim em Tempo de Amar seja correta como foi em Sete Vidas e que passe longe dos arrastados erros que ele cometeu. Um arros com feijão bem feito funciona sempre.

Bell disse...

oi Sergio


Não espero muito das novelas não, acho que são tudo a mesma coisa.
Muda o elenco, mas os enredos são os batidos.
bjokas =)

Chaconerrilla disse...

Estou doida para ver essa novela. Parece bem linda.

Malu disse...

Concordo com o comentário do anônimo pq Força de um Desejo era um hino, mas I <3 Paraisópolis foi um dos piores trambolhos que já passaram pelo horário das 19h. Gostei bastante das chamadas. Particularmente, gosto muito de novela das seis de época, e essa tem uma fotografia belíssima, e um elenco bem interessante. Também acho o uso de clichês uma faca de dois gumes, mas nesse caso, pelas chamadas, está bem atrativo, enfim, fiquei com vontade de dar uma chance. Ah, e legal mesmo a ideia de colocar dois novatos para protagonizar, realmente alguns rostinhos na globo já estão saturados e depois do caso da atriz Nathalia Rodrigues ficou realmente claro que alguns pegam papel porque são mais comerciais que outros, e não mais talentosos. Desejo sorte aos dois. Já ouvi comentários negativos sobre a atuação do Bruno de quem viu suas novelas de Portugal, mas como eu mesma nunca o vi mais gordo vou esperar para dar meu parecer. Já ela, tem uma baita oportunidade nas mãos, pois vai ser filha de ninguém menos que Tony Ramos e ainda terá vários cenões de drama pela frente, se ela for bem, vai estourar.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Nossa quero assistir essa novela, vou pegar desde o 1º capítulo e ver tudo pelo globo play...



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Vane M. disse...

Oi, Sérgio, como vai? Pelo que vi os autores tem ousado em novas estratégias nas novelas da globo, embora eu já não tenha acompanhado. Dois novatos para o papel principal pode ser uma boa estratégia, tudo é uma questão de aliar talento com uma boa história. Abraços!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? As chamadas da novela são lindas!!!!! E o melhor: a emissora apostará em dois jovens talentos. A Globo repete demais os atores. Isso é ótimo em buscar novos nomes. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Clau disse...

Oi Sérgio,
Só de ler aqui, já fiquei com dó da
Maria Vitória...pôxa vida! quanto sofrimento!
Imagina, dar o filho pra adoção e ir para um convento...
Tomara que este folhetim, traga boas surpresas
para o público. O elenco é muito bom!
Gostei de saber um pouco mais sobre 'Tempo de amar'.
Beijos ;)

JAN disse...

Oi, Sérgio!
Às 18 horas, eu quero mesmo é ver romances "água com açúcar" bem dirigidos e entre cenários bonitos, sejam internos ou externos.
Estou 'levando fé', apesar de que substituir "Novo Mundo" seja uma missão bastante árdua.

BJL
JAN

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Ricki.

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Eu tb nada tenho contra, Luli. Desde que bem desenvolvidos. A Vitoria tem tudo pra ser uma ótima revelação. Bjão!!!

Sérgio Santos disse...

Entendo, Chica. bj

Sérgio Santos disse...

Concordo com vc, Fernando!

Sérgio Santos disse...

Ok, Bell. bj

Sérgio Santos disse...

Parece msm, Porlapazy. bjão

Sérgio Santos disse...

Comentário ótimo, Malu. Assino embaixo!

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Débora. bjsss

Sérgio Santos disse...

É uma estratégia válida, Vane.; bjssss

Sérgio Santos disse...

Exato, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Que bom que gostou, Clau. bjsssssss

Sérgio Santos disse...

Tb to levando fé, Jan! bjssss