domingo, 2 de julho de 2017

"Show dos Famosos" foi uma boa ideia mal executada

O "Domingão do Faustão" estreou um novo quadro em abril, ficando quase três meses no ar: o "Show dos Famosos". O formato é da empresa Endemol --- responsável por vários produtos de sucesso,como o "BBB" ---, cujo título original é "Your Face Sounds Familiar". O SBT chegou a exibir uma temporada dessa espécie de show de talentos em 2014, chamando de "Esse Artista Sou Eu." Na época chegou a fazer um relativo sucesso, embora não tenha tido continuidade. Como Silvio Santos não manteve os direitos, a Globo comprou o produto e transformou em quatro do Faustão, tendo como juri Cláudia Raia, Silvio de Abreu e Miguel Falabella.


O show se resume em uma disputa com oito candidatos, divididos em duas rodadas: quatro por domingo. Não há eliminação, sempre tendo um vencedor em cada domingo. Mas, todos vão acumulando pontos e na grande final somente os três melhores participam e um vencedor é eleito. Os participantes escolhem cantores nacionais ou internacionais para imitar, homenageando os artistas. Obviamente, foram selecionados para o quadro atores que cantam e cantores profissionais. Eriberto Leão, Fafá de Belém, Ícaro Silva, Samantha Schmutz, Emanuelle Araújo, Enzo Romani, Nelson Freitas e Luiza Possi foram os escolhidos para a missão.

Para ajudá-os nos números musicais, todos contaram com o suporte do preparador vocal Felipe Habib, da fonoaudióloga Maria Silvia Siqueira Campos, da preparadora de elenco Cris Moura, do coreógrafo Sylvio Lembruger e da produção musical de Simoninha e Jairzinho. Entretanto, mesmo com tantos auxiliares e profissionais envolvidos, o resultado deixou bastante a desejar.
No quesito audiência não houve qualquer problema, pois o quadro levantou os índices do "Domingão". Mas várias apresentações se mostraram totalmente equivocadas e algumas até constrangedoras. Foi difícil assistir a muitos números em virtude das caracterizações artificiais, desafinações e imitações forçadas.

Todos os participantes são competentes, mas muitos acabaram errando feio em vários momentos. O caso mais gritante foi o de Eriberto Leão. Quase todas as suas apresentações deixaram a desejar e o número mais constrangedor foi a sua imitação de Adriana Calcanhoto. Nelson Freitas foi outro que protagonizou situações vexaminosas, como quando tentou imitar Tina Turner. Já no quesito caracterização as maiores prejudicadas foram Samantha Schmutz e Emanuelle Araújo. Cantoras talentosas, as duas convenciam na voz, mas o trabalho da maquiagem falhou várias vezes ---- vide Samantha como Elis Regina e Ricky Martin, e Emanuelle de Luiz Caldas, por exemplo.

Os melhores desde o início foram Ícaro Silva e Fafá de Belém. Ambos se destacaram do início ao fim e fizeram valer o quadro. As apresentações demonstravam a total entrega deles e até as caracterizações ficaram mais plausíveis, embora longe de deixá-los muito parecidos com os homenageados . Os dois também sempre demonstraram mais domínio de palco, deixando qualquer constrangimento ou vergonha de lado. Deu para ver que se divertiram com os shows que fizeram. Pena que Fafá não conseguiu ir para afinal, mas ao menos Ícaro garantiu sua merecida vaga e foi consagrado campeão. Justíssimo.

O juri alterou bons e maus momentos, mas o entrosamento do trio fez a diferença. Miguel Falabella, Cláudia Raia e Silvio de Abreu são amigos de longa data e protagonizaram bons momentos de descontração. Algumas análises mais críticas também merecem menção e só pecaram quando exageram nos elogios, principalmente a Nelson Freitas, que decepcionou em todas as apresentações e acabou indo à final. Falabella ainda se mostrou desnecessário quando comentou que Samantha Schmutz não era cantora profissional porque não tinha CD vendendo em loja. Ela se aborreceu e acabou discutindo com ele ao vivo, provocando uma saia justa. Mas no geral foi um bom time de jurados.

O "Show dos Famosos", no final das contas, foi um quadro que atingiu o objetivo do programa. Afinal, os números de audiência foram os melhores possíveis. E o formato comprado pela Globo realmente é muito interessante. Não deixa de ser um entretenimento gostoso nas noites de domingo. Porém, infelizmente, o conjunto não foi feliz. As caracterizações se mostraram pouco convincentes e alguns imitados não combinaram com seus imitadores, vide a diferença do timbre de voz. Apesar disso, a segunda temporada já está confirmada pela produção. Tomara que ao menos tentem consertar esses problemas, pois a primeira foi uma boa ideia mal executada.

24 comentários:

Italo disse...

Achei uma vergonha alheia!!!

Anônimo disse...

Ícaro merece ganhar porque o resto foi deprimente.

cantinhovirtualdarita disse...

Bom Bom dia,bom domingo 🌺🍀🌷Serginho queridoo
tbém adoro o Ícaro tomara que ele ganhe,vamos ver como fica
hj...espero vc para uma brincadeira no meu Blog
Bjussss

Galdino disse...

Achei uma caracterização tosca demais.Nem pareceu a Globo.

Leitora disse...

Oi Sérgio! Não posso falar muita coisa porque estou aproveitando esse horário para por minhas leituras em ordem vejo apenas o Ding Dong, porem vi uma outra apresentação bem esporadicamente e não gostei muito não. Não desmerecendo o trabalho de ninguém, mas comigo não funcionou.

Vane M. disse...

Oi, Sérgio, como vai? Vi uma edição desse quadro, confesso que não me empolguei. Talvez como bem colocou, tenha faltado bos execução, o que se traduz em capricho, paixão pela ideia. Quem sabe de posse do conhecimento do que não deu certo, a próxima temporada seja melhor! Abraços!

Clara disse...

Pelo menos o Ícaro foi o campeão! Valeu por ele.

Unknown disse...

Adorei o quadro. E achei sua crítica preguiçosa; já que vc é muito bom no que faz.
o quadro diverte e tem bons números. A superioridade do Ícaro deixou complicado os outros concorrentes. Mas Fafa e Samantha eram muito boas. Infelizmente uma predileção pela Luiza e pelo Nelson os levaram a final.
Enfim, achei ótimo entretenimento e muito boa produção.

Sérgio Santos disse...

Tb não é pra tanto, Italo.

Sérgio Santos disse...

E ganhou, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ele ganhou, Rita. E mt merecidamente. bjs

Sérgio Santos disse...

Em alguns casos foi mesmo, Galdino.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Leitora... bjssss

Sérgio Santos disse...

Tomara, Bia. Beijão!

Sérgio Santos disse...

Por ele valeu, Clara.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Leila.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Não assisto Domingão do Faustão e por isso não vi nenhuma dessas apresentações, porém li bastante e achei até que interessante a ideia do quadro!!!


Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

O Esse Artista Sou Eu ERA infinitamente melhor Sergio. Vc chegou assistir?

Pedrita disse...

eu só vi o ícaro silva na final. adoro esse ator. e estava incrível. ele já vem arrancando prêmios nos musicais que vem fazendo. grande ator. beijos, pedrita

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Debora. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Cheguei a ver sim, anonimo.Mas tb não achava grandes coisas.

Sérgio Santos disse...

Ícaro é ótimo mesmo, Pedrita. Mereceu a vitória. bjs

Clau disse...

Oi Sérgio,
Vc resumiu em poucas palavras
o que foi o show dos famosos,
certamente foi 'uma boa ideia mal executada'.
As poucas vezes que assisti concluí mesmo que
alguns participantes imitavam cantores que
não combinavam com eles!rs
Porém se estes detalhes forem corrigidos,
esse formato de entretenimento,
tem tudo pra ser sucesso e convencer.
Ótima semana ;)
Bjs!

Unknown disse...

Vdd