terça-feira, 18 de julho de 2017

Com Elvira, seu melhor papel, Ingrid Guimarães prova sua versatilidade em "Novo Mundo"

Ela é uma comediante nata e já esteve em várias produções cômicas da Globo, além de ter virado um fenômeno nos cinemas, conseguindo milhões de telespectadores com seus filmes. Porém, já estava mais do que na hora de Ingrid Guimarães se desvencilhar um pouco dos vários perfis essencialmente cômicos que a 'perseguem'. A sua grande amiga e parceira de vários trabalhos, Heloísa Périssé, já havia conseguido, por exemplo. Agora chegou a vez dela em "Novo Mundo", ótima novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão.


A atriz participa muito mais de séries e programas humorísticos da Globo do que de novelas. Foram poucos folhetins e o último que contou com sua presença foi a deliciosa "Sangue Bom", em 2013, onde viveu a descompensada Tina, um dos perfis mais hilários da trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Na atual produção das seis, quatro anos depois, ela ganhou um dos melhores perfis do enredo: Elvira Matamouros, trambiqueira que vive enfiando os pés pelas mãos e se julga uma grande atriz de teatro.

A personagem é completamente apaixonada por Joaquim (Chay Suede) e os dois viviam de pequenos golpes no início da trama. Ao longo da história, Elvira acabou se juntando aos interesseiros Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva), chegando até a adotar Quinzinho (Theo de Almeida Lopes), sobrinho do dono da Taberna dos Porcos que perdeu a mãe assim que nasceu. Foi com essa adoção, inclusive, que a 171 teve seu lado humano explorado.
O amor que ela sentiu pelo bebê foi verdadeiro, se transformando em uma mãe amorosa. O próprio sentimento que nutre pelo mocinho se mostra verdadeiro, por mais que suas atitudes para 'fisgá-lo' ---- se aliando até a Thomas (Gabriel Braga Nunes) ---- sejam todas erradas.

Elvira é um tipo que tem comicidade, mas apresenta um lado dramático muito bem aproveitado pelos autores. Ao mesmo tempo que protagoniza cenas hilárias ao lado de Germana e Licurgo, participa de momentos tensos junto de Thomas, vide todas as vezes que compactuou com o vilão para separar Joaquim de Anna (Isabelle Drummond). As sequências recentes, por sinal, mostraram a personagem chantageando o mau-caráter depois que concluiu a sua participação no atentado ao mocinho. A atriz se destacou, convencendo no ódio da trambiqueira pelo seu até então aliado.

Mas a melhor cena de Ingrid até agora foi o embate entre Elvira e Joaquim, logo depois que o rapaz a desmascarou quando descobriu que Quinzinho não era seu filho. Ela e Chay Suede se entregaram, expondo com precisão toda a emoção que aquele aguardado momento exigia. Apesar do caráter duvidoso, deu pena da 171 se desesperando com a possibilidade de perder o filho para o namorado de Anna, além do seu medo de nunca mais ter uma chance sequer com Joaquim. Embora seu desempenho seja merecedor de elogios desde o início, foi nessa cena que a atriz comprovou sua versatilidade.

E o sucesso da personagem é tanto que a morte dela foi cancelada. Por incrível que pareça, os autores já haviam avisado para a intérprete (antes mesmo da novela estrear) que Elvira morreria por volta do capítulo 80. Difícil de acreditar que eles iriam tirar um dos perfis mais atrativos do enredo. Mas, em virtude da aceitação da senhora Matamouros, Alessandro e Thereza resolveram criar uma falsa morte. Thomas pensa que matou a antiga aliada, conseguindo incriminar Joaquim, mas a trambiqueira conseguiu escapar e voltou vivinha, disfarçada de cigana (a Madame Dalila). Esse retorno movimentou o folhetim e ainda implicou em uma divertida vingança. Ou seja, ótima solução.

Essa é a personagem mais rica que Ingrid ganhou na carreira. Ela aproveitou a chance e cresceu em cena, virando um dos pontos altos da história. Vale ressaltar, ainda, o ótimo sotaque português adotado para a interesseira, que ajudou muito na composição do papel. A intérprete conseguiu evitar qualquer exagero na voz, imprimindo bastante naturalidade. Tanto que nunca incomodou e sotaque em novela é algo sempre arriscado. O espanhol porcamente falado da Madame Dalila também foi outro acerto.

"Novo Mundo" segue deliciosa e Elvira Matamouros vem mostrando a versatilidade de Ingrid Guimarães, que protagoniza sequências cômicas e dramáticas com extrema competência. A personagem, sem qualquer dúvida, engrandeceu o currículo da atriz.

20 comentários:

Fernanda disse...

Ela está muito bem e nunca gostei como atriz. Me surpreendi.

Anônimo disse...

Fiquei com raiva quando soube da morte e ainda bem que repensaram.

Paulo Faria disse...

Concordo, é mesmo o melhor papel da sempre ótima Ingrid Guimarães. Faltava-me uma personagem assim, depois de brilhar em Sangue Bom, a actriz consegue deslumbrar com a sua Elvira :)

Bitaites de um Madeirense

Gustavo Nogueira disse...

Concordo totalmente Sérgio.Ingrid Guimarães está ótima como Elvira e é o primeiro papel dela que eu gostei, já que achei os papéis dela em Caras e Bocas e Sangue Bom bem cansativos.Me surpreendi.

Lulu on the sky disse...

Olá Sérgio,
Eu gosto da Ingrid Guimarães. Ela é muito divertida
big beijos

Anônimo disse...

Elvira tem uma boa mescla de drama e comédia. Achei que Ingrid não convenceria no drama, mas paguei a lingua.

Unknown disse...

Elvira Matamouros, Grande Personagem

Unknown disse...

Elvira Matamouros, Grande Personagem

Anônimo disse...

Elvira tem momentos engraçados e dramáticos.

Smareis disse...

Ingrid Guimarães é uma excelente atriz. Qualquer papel que for dado a ela, creio que se sai muito bem. Ela é muito comédia.
Beijos Sérgio!
Uma boa semana!
Abraço!
Escrevinhados da Vida

Filha do Rei disse...

Oi, Sérgio!! Tudo bem!!
Hoje estava assistindo a novela e ria, divirto-me com a Ingrid( Elvira).Muito bom conseguir se divertir com este talento!! Bjs

Sérgio Santos disse...

Ela tá ótima, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Consegue, Paulo. Bom te ver aqui novamente. abçs

Sérgio Santos disse...

Eu curti esses papéis dela, Gustavo. Mas agora é o auge dela. abçs

Sérgio Santos disse...

É sim, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Grande personagem, Felipe.

Sérgio Santos disse...

Tb gosto dela,Smareis. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Ela está mt bem, Cléu.