A personagem, inspirada em um caso real, ficou 'adormecida' no início da novela. Suas aparições se resumiam em momentos melosos com Rubinho (Emílio Dantas), homem metido a malandro com quem se casou ---- e teve um filho, André (João Bravo) ----, após ter abandonado o advogado Caio (Rodrigo Lombardi) no primeiro capítulo. Os poucos conflitos do núcleo tinham como base a implicância de Aurora (Elizângela), que nunca aceitou o novo genro, principalmente por causa da vida de dificuldades que eles passavam.
Agora, com a prisão de Rubinho por tráfico de drogas, Bibi começou a crescer na trama, destacando o conhecido talento de Juliana Paes. A obsessão daquela mulher pelo marido tem ficado a cada dia pior, a ponto dela passar por cima de qualquer um para conseguir livrá-lo da cadeia.
O seu ódio por Jeiza ---- em virtude das acusações que a policial fez sobre o traficante ---- chega a ser assustador, expondo o total descontrole emocional da filha de Aurora. Essa raiva respingou até nos vizinhos Heleninha (Totia Meirelles) e Yuri (Drico Alves), pois a mãe do menino entregou as fotos que o filho fez de Rubinho para a polícia, sendo vital para a permanência do meliante na cadeia.
E Juliana passa todo o sentimento de Bibi com extrema precisão. Somente pelo olhar, o telespectador consegue perceber tudo o que a personagem está sentindo. Do amor ao ódio, passando pela tristeza e medo. Sua facilidade para chorar ajuda bastante o processo, pois muitas vezes a agora inimiga de Jeiza chega a lacrimejar de raiva. E atriz corria o risco de cair no exagero. Afinal, o perfil é bem melodramático e qualquer deslize resvala para um excesso de tons, prejudicando a veracidade de toda aquela situação, até mesmo mergulhando em um dramalhão cansativo.
Vale destacar, ainda, que a personagem é bastante irritante. Tanto na burrice, pois se negou a acreditar que o marido era um bandido mesmo diante de uma avalanche de evidências, quanto pela arrogância de enfrentar todo mundo levantando o tom de voz, sem um pingo de respeito por ninguém. Ou seja, qualquer tropeço da atriz deixaria o conjunto insustentável. Mas não é o caso. Ela se entrega ao papel e transmite humanidade a um perfil que comete muitos mais erros do que acertos, sempre por causa dessa paixão que vira obsessão. É uma mulher que ama demais e perde a noção de tudo que a cerca. Só seu sentimento importa, o resto é dispensável ou menor.
É por esse seu sentimento doentio, aliás, que ela vira Bibi Perigosa, a Baronesa do Pó. Com o marido preso, é a mulher que assume o tráfico, crescendo cada vez mais no 'mercado'. E a mesma já mostrou que encara bandido com coragem, vide a primeira vez que subiu o morro para pedir ao chefe do tráfico proteção ao esposo na cadeia. Como a verdadeira Bibi teve sua redenção, é provável que o mesmo ocorra na ficção e deve ser ao lado de Caio. Isso porque, mesmo diante de todo o "amor" que sente por Rubinho, fica claro em todos os momentos que está com o advogado que ela se arrependeu de ter largado o ex. A cena da breve recaída deles, por sinal, foi linda e repleta de química entre os atores (observada desde "Caminho das Índias", da mesma autora).
Juliana Paes vem de três trabalhos primorosos na televisão. Em "Meu Pedacinho de "Chão" (2014), remake de Benedito Ruy Barbosa e dirigido por Luiz Fernando Carvalho, a atriz brilhou como a descompensada Catarina, uma espécie de rainha louca e pura. Já em "Totalmente Demais" (2015), sucesso de Rosane Svartman e Paulo Halm, ela viveu seu melhor momento na pele da complexa Carolina Castilho, poderosa mulher que tinha momentos de vilã e de mocinha. E no início desse ano, em janeiro, o público pôde vê-la mergulhada em um universo dramático angustiante na minissérie "Dois Irmãos", escrita por Maria Camargo e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Ela deu um verdadeiro show vivendo a passional Zana, que priorizava um dos filhos, prejudicando toda a família.
Em "A Força do Querer", Juliana vem comprovando o quanto cresceu profissionalmente ao longo dos anos. Quem viu os trabalhos anteriores mencionados já não tinha a menor dúvida, mas quem por acaso perdeu, está vendo a grande atriz que ela virou. Bibi Perigosa é uma das ótimas protagonistas da atual novela de Glória Perez e tem sido um dos principais focos de movimentação do enredo. Só tende a crescer ainda mais.
25 comentários:
Ela está maravilhosa demais, mas essa personagem é insuportável!!!!!!!!
Juliana é uma grande atriz. Está bem e esse seu texto veio em boa hora.
Essa BIBI tá muiiiito burra e chata! CREDO! Nenhuma mulher é burra assim! Não aguento mais,rs...abraços,chica
Bom tarde Sérgio!
A Juliana Paes é uma atriz maravilhosa, mais esse papel como Bibi está insuportável. Ela é irritante demais, a burrice passou da conta. Estou assistindo muito pouco, mais sempre que dá, dou uma olhadinha pra ficar por dentro dos acontecimentos.
A postagem ficou muito boa Sérgio. Você sempre constrói muito bem cada detalhes da novela. Você é um excelente critico. Parabéns!
Boa semana!
Um Beijo!
Pessoal essas mulheres "estilo Perigosa" fazem atitudes absurdas, que é degradantes, elas defendem os maridos Bandidos com unhas e dentes, colocam drogas dentro do lanche deles, celulares introduzidos nas partes íntimas é triste e olha tem muitas mulheres lindas, e verídico. As Inspetoras de Policia podem comprovar isso, infelizmente.
Olá, Sergio!
Eu não sabia que a personagem foi inspirada em um caso real. Agora já sei!
O que já sabia é que a Juliana Paes está tão convincente nesse papel que estou ficando com raiva dela e que existem pessoas (mulheres e homens), cujo "amor" chega às raias da idolatria ou da burrice...
Achei sua crítica bem sensata e específica.
BJK
JAN
Juliana está ótima e tá sendo bem mais vilã que a Irene.
Ela está se destacando merecidamente e quem acabou apagada agora é a Ritinha. Bibi e Jeiza dominando.
Muito bom seu texto e ela como Zana esse ano foi show.
Não estou acompanhando, mas adoro ela.
bjokas =)
Olá Sérgio! Lendo agora esse texto estou me recordando de quando a vi pela primeira vez na TV na novela Laços de Família era visível que ela tinha talento, mas eu não imaginava que ela fosse tão longe. Acho um absurdo ela não ter ganhado nem um premio pela maravilhosa Carolina Castilho. Agora falando da Bibi fazia tempo que eu não sentia tanta vontade de esganar uma personagem isso é mais um mérito do talento da Juliana. (No capitulo de ontem eu não sabia se eu ria, xingava ou sentia vergonha alheia daquela situação em que ela se meteu.) Eu sei que o Rodrigo e a Juliana tem uma tremenda química shipei bastante Raj e Maya, porem está difícil shipar Caio e Bibi porque ao meu ver ela pode ter tido suas razões, mas não valorizou o que tinha, claro que quando você não esta feliz e satisfeito com uma relação não deve leva-lá adiante só que pra mim ela não foi 100% honesta com ele, aliás eu acho que ela não está sendo honesta nem com ela mesma eu sei que a personagem vai se redimir vide a história real e que provavelmente acabará com o Caio, mas antes eu queria que ela se enxergasse, que se redescobrisse, ela fala tanto de amor desse desejo que ela tem de ser amada grande que falta justamente o principal que é o amor próprio enquanto ela não tiver esse amor próprio ela nunca estará satisfeita com o Caio e aceitará essa situação degradante com o Rubinho então acho que antes de ficar com este ou aquele ela precisa de um tempo pra se relacionar consigo mesma.
Me desculpe por esse textão!
Oi Sérgio,
Considerações mais que perfeitas.
É a única novela que estou acompanhando atualmente e concordo na íntegra com as suas observações. Bibi chega mesmo a irritar e Juliana Paes está tendo uma atuação brilhante na extravasão das emoções de Bibi.
Parabéns!
Grande abraço.
Fato, anonimo.
Que bom que curtiu, Xaiene.
Verdade, Chica...rs
Mt obrigado, Smareis. Faço pra vocês. bjsssss
Infelizmente, Oath.
Entendo sua raiva, Jan. bjssss
É mesmo, anonimo.
Cada uma tem um momento, Valentina.
Ela deu show como Zana, Pedro.
Ok,Bell. bj.
Adorei o textão, Leitora. E concordo muito. Bjssss
Mt obrigado, Vera. Não suma de vez, por favor. bjssss
Postar um comentário