sábado, 19 de janeiro de 2013

Triângulo amoroso se transforma em um dos principais atrativos de Guerra dos Sexos

Quem acompanha "Guerra dos Sexos" desde a estreia percebe claramente uma melhora gradativa da novela. Nunca concordei com as críticas pesadas que a trama sempre recebia, mas é inegável que a história inicialmente apresentava alguns equívocos. Núcleos sem muita função e um ritmo nada atraente. Porém, não demorou muito para que o remake de Silvio de Abreu se encontrasse. E após uma nítida progressão geral, pode-se dizer que um dos atuais  e principais pontos positivos é o triângulo amoroso envolvendo Roberta Leone (Glória Pires), Nando (Reynaldo Gianecchini) e Juliana (Mariana Ximenes).


O casal formado por Reynaldo Gianecchini e Glória Pires funcionou perfeitamente e a diferença entre os personagens apenas ajuda a deixar o romance ainda mais atraente. Roberta se apaixonou pelo jeito inocente e puro do motorista de Otávio (Tony Ramos) e a atriz demonstra toda a ternura da empresária pelo olhar doce. Já Reynaldo deixou a conturbada fase inicial --- onde acabava incorporando o Pascoal de "Belíssima" em vários momentos --- há tempos e vem se mostrando um dos melhores atores do time masculino da novela. Só perde para o Tony.

Mas se por um lado Nando combina com Roberta, o mesmo pode-se dizer do par formado com Juliana. A química intensa entre Gianecchini e Mariana Ximenes já havia sido mostrada em "Passione", onde ambos viveram a dupla de vilões Fred e Clara. Agora, interpretando personagens bonzinhos, a dupla comprova que a sintonia em cena continua firme
e forte. Após humilhar o motorista injustamente, a neta de Charlô (Irene Ravache) percebeu o erro e pediu desculpas a Nando. Já demonstrando que se apaixonou pelo rapaz, Juliana entrará pra disputa e a 'guerra' com Roberta será inevitável. No caso será uma guerra entre os sexos e a torcida do público está dividida. Esse fato se deve à química presente nos dois casais.

Embora esteja sendo muito bacana acompanhar todos os núcleos da novela, é fato que o triângulo amoroso tem sido a parte mais agradável e divertida. Glória Pires é uma atriz que dispensa qualquer tipo de elogio. Consegue se destacar em todos os seus trabalhos, sempre atuando magnificamente. Agora não é diferente ao interpretar Roberta Leone. Enquanto a grande atriz brilha na ponta desse triângulo, Mariana Ximenes se destaca na outra extremidade. Juliana, apesar de irritar muito por causa de sua excessiva ingenuidade, é carismática e está sendo muito bem defendida por Mariana. O que também não é nenhuma surpresa, pois é uma das melhores atrizes de sua geração. Já Reynaldo Gianecchini conseguiu se superar. Depois de um início irregular, acertou o tom e faz de Nando o melhor personagem masculino da novela. O motorista já pode ser considerado o melhor trabalho do ator.

"Guerra dos Sexos" tem feito por merecer índices muito maiores na audiência. Apesar de ter apresentado uma elevação nos números, ainda é pouco pelo bom produto que está sendo exibido. Silvio de Abreu conseguiu dar a volta por cima e aparou os excessos. E entre tantas boas histórias que estão sendo apresentadas, está claro que o triângulo formado por Roberta, Nando e Juliana é a trama mais atrativa. Ponto para o trio.

47 comentários:

Ricardo disse...

Texto perfeito. Já estava mais do que na hora dessa trama ser reconehcida, pq realmente é o ponto alto da novela, mas Nando tem que ficar com Juliana, ele combina muito mais com ela. Espero que no final os dois fiquem juntos.

Maíny disse...

Concordo com a crítica, esse triângulo é o ponto alto da história e não entendo porque caem tanto em cima de Guerra, a novela começou perdida, mas está ótima! Minha torcida é pelo casal Nando e Juliana, Gianecchini e Ximenes tem muito mais química e formam um casal muito mais atrativo. Sobre a Gloria é óbvio que ela é uma ótima atriz, mas não acho a Roberta uma personagem interessante, ela ainda não mostrou suas facetas, principalmente na parte dramática, ao contrário da Mariana, que é a verdadeira mocinha da novela. Reynaldo está maravilhoso e o Nando é mesmo seu melhor papel.

Thallys Bruno Almeida disse...

Ótimo texto, Sérgio. Mais um pro time da Juliana, rsrsrs...

Com a Roberta eu vejo mais uma relação "fraternal": ela o valoriza, entende o jeito dele, mas algo do tipo que não me permite imaginar os dois juntos. E olha que quando a Juliana tava agindo errado eu até torcia pra ele com a Roberta pra ela se ligar do que estava acontecendo. Mas vejo mais uma relação fraternal do que um casal propriamente dito.

Juliana, por sua vez, é a mulher dos sonhos de muita gente: linda, inteligente, simpática... Devido à imensa química da Mariana com o RG, eu já acho esse par mais atrativo.

Uma coisa é certa: os três estão ótimos e GdS melhorou demais. E aos poucos a audiência vai reconhecendo isso. Abçs!

paulo disse...

Assisti a versão original da novela e assisto essa pra comparar e tambem porque o Silvio de Abreu esta mantendo a historia original igualzinho, inclusive eu lembro das cena clássica do Felipe transando com a Vania na cabine de som e a loja inteira escutando, isso foi um sucesso na época essa cena, entre tantas outras. Bem, gostaria de te corrigir Sérgio, se me permite, como o texto da novela e os personagens são os mesmos da outra versão não existem personagens ou núcleos sem função como vc disse no texto, pelo contrário, todos os personagens da novela tem ligação entre sí, todos tem uma função importante na trama, repare: o núcleo da vilã Carolina e tudo nele interfere e interage com o núcleo principal, assim como o Romance da Roberta Leoni com o Nando tem muita importancia no desenrolar dos fatos que envolvem a tentativa do Otávio em prejudicá-la na empresa, enfim, é a chamada TRAMA, aquilo que NÃO existe nas novelas atuais, como Avenida Brasil por exemplo onde existia uma historia principal com as protagonistas e um monte de núcleos avulsos que nada tinham a ver com aquilo(Cadinho, Suélen e cia). Enfim, até que esse remake esta bom, mas ainda prefiro a novela original, nem se compara, o trio Mário Gomes(Nando), Glória Menezes(Roberta), Maitê Proença(Juliana)e todo o elenco original era muito mais marcante assim como a novela de 1984. Essa é legal mas assim como Gabriela e Tititi nunca superará a original. Mas estou gostando mesmo assim, ok?
Abrçs

Vane M. disse...

Oi, Sérgio. É interessante quando acompanhamos uma novela e vemos um reviravolta na trama que ocorre de acordo com a resposta do público. Isso reflete também a experiência e criatividade do autor. Um abraço!

Unknown disse...

¨`*• (¨`•.•´¨) ♡ .•*
Bom dia Serginho, eu até que gosto dessa novela sim, mas quero que o Nando fica com a Roberta, acho que já deu química entre os dois, apesar de adorar a Juliana ,mas confesso que estou gostando de tudo, e espero ver a Santinha cair la do alto rsrsr
E tudo vai dando certo com o tempo
vamos assistir
Abraços e bom final de semana
Bjuss
Rita
¨`*• (¨`•.•´¨) ♡ .•*

BIA disse...

Gosto das suas análises Sérgio, você parece sempre muito coerente e correto nas suas afirmações.
Bom fim de semana!!!
Bjs :)

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Não acompanho Guerra dos Sexos, de vez em quando dou uma espiada, e dá pra ver que em relação ao seu inicio melhorou significamente, mas ainda não me sinto muito atraído pela trama, não consigo gostar. Talvez porque sempre tive certa resistência as novelas do Sílvio, e a direção ainda me incomoda. Só digo que acho que Reinaldo Gianecchine, está regular, mas o "caipirês" dele me irrita, ainda prefiro o Pascoal, Fred, e Paco/Apolo. Glória Pires e mariana Ximenes são grandes atrizes e mandam bem sempre. Quando vejo, o que mais gosto é de Nieta, que é hilária. No momento a única novela que venho gostando de ver, é Lado a Lado que está em uma boa fase.

Rosana de Oliveira Souza disse...

Excelente texto. Essa análise, combina com o que observei e venho observando, apesar de não ser crítica de novelas e nem ter cacife para tal. Sou mesmo é uma admiradora incondicional de Reynaldo Gianecchini e acompanho todos os seus trabalhos. Até comentei, por diversas vezes, que só assistia uma novela tão boba por causa dele. Também achei, no início, que seu personagem lembrava, e muito, o Pascoal. Acontece que, em minha opinião, a novela tomou uma proporção magnífica. Ganhou graça e personagens como os de Tony Ramos e Irene Ravache começaram a se encontrar. Então, ficou claro, para mim, que não apenas Gianecchini mas estrelas da grandeza de Tony, Irene e Glória Pires, conseguiram acertar o passo e engrandecer seus personagens - está uma delícia assistir Guerra dos Sexos - e o meu querido Reynaldo Gianecchini nem se fala! A novela parece ter sido escrita para ele. Seu personagem vem dominando as cenas e ele está excelente, magnífico em sua interpretação. Diverte, emociona (com aqueles olhos nostálgicos que tem), seduz. Fico super feliz por ele e peço a Deus pela manutenção de sua saúde. Com relação ao triângulo amoroso, acho lindo ele e Roberta e estão bem introsados. Ela é doce, amorosa, paciente. Mas ele ama mesmo é Juliana que agora começou a olhá-lo com outros olhos. Sendo assim, em minha opinião, ele deve conseguir reciprocidade por parte da personagem de Mariana Ximenes. Afinal, Nando é apaixonante!

Uma Interessante Vida disse...

Triângulos amorosos, sempre chamam atenção do público... rs Não assisto a novela, mas gosto do elenco que a compõe. beijos e lindo sábado.

MARILENE disse...

A novela é leve e agradável. Esse triângulo ficou divertido, pois envolve duas mulheres totalmente diferentes. Não creio que seja amor o que Roberta sente pelo Nando, mas uma enorme admiração, em vista de sua simplicidade. E, sendo realista, esse tipo de relação não se consolida (rss). Concordo que a interpretação dos atores está muito boa. Bjs.

Unknown disse...

Perfeito Sergio, está muito bom ver essa novela muito leve e nem nos lembramos das Empreguetes.
Diferente de Salve Jorge...

Valquíria Novaes disse...

Eu não acompanho essa novela, sendo que assisti alguns episódios no início e não gostei hahahaha
Bjos!
http://amonailart.blogspot.com.br/

Milene Lima disse...

A novela de fato melhorou, está divertida sem forçar demais a barra, como no início. Também concordo com sua opinião sobre o personagem Nando, tornou-se cativante. Torço por ele e Juliana... Guardo ainda as minhas (grandes) restrições em relação ao desempenho do Gianni como ator,mas enfim.

Amo o Felipe. Dou risadas todo o tempo q ele está na tela, é uma delícia. Além do que, não há ator que chore tão lindamente e dê tanta vontade de colocar no colo, como o Edson Celulari.

Beijo, Sérgio.

Sérgio Santos disse...

Oi Ricardo, obrigado pelo comentário. Fico dividido e não consigo escolher um casal. Quem sabe mudo mais adiante... Abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi Maíny! Também acho exageradíssimas essas críticas em cima de Guerra dos Sexos, mas ainda bem que os elogios já começaram a aparecer e o festival de pedras foi diminuído.

Adoro a Roberta e a Juliana. E acho as duas atrizes impecáveis. Beijão!!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, obrigado. Eu ainda fico divido e não me decidi para quem torcer, mas gosto dos 2 casais.

Juliana irritou muito naquela fase de grosseria com o Nando. Mas agora tá acordando! Fico feliz em constatar que estão reconhecendo que a novela está muito boa. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Paulo, é exatamente por isso que eu sempre insisti pra você ver o remake. Lembro de ler você criticando porque os remakes alteram e destroem as tramas originais. Nesse caso pouca mudança é feita. Ou seja, se você gostou da original não tem razão pra detestar essa.

Portanto não me surpreendo ao ver que, após assistir, que está gostando.

Quando me referi ao início, falo das tramas que demoraram pra acontecer. Muitos núcleos ficavam de lado e andavam em círculos. Em 83 isso poderia não ter sido problema, mas atualmente as tramas necessitam de mais agilidade e dinamismo. Nesse ponto eu acho que deveriam ter alterado.

E deu pra perceber também que reduziram a parte da guerra entre os sexos. Agora fica apenas centrado em Charlô e Otávio. Mas isso de Homens X Mulheres nunca me incomodou porque eu não acho datado, pelo contrário, ainda existe muito. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, é verdade. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Rita. Pois é, as torcidas estão bem divididas. Eu acho os dois casais bonitos. Enfim, vamos ver no que vai dar... Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, muito obrigado! Beijos e bom domingo.

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael. Eu sou fã número um do Silvio de Abreu. E gostei da novela desde o início, embora reconhecesse que não era incrível. Mas de uns meses pra cá a trama está ótima e muito agradável. A cara das sete.

Também gosto muito da Nieta. Mas acho o Reynaldo impecável no papel. Abração.

Sérgio Santos disse...

Rosana, muito obrigado. A novela está muito gostosa mesmo e o triângulo é um ponto positivo. O Nando está sendo muito bem vivido pelo Gianecchini e valeu a pena o Silvio ter reservado o ator porque ainda serviu de incentivo para sua recuperação. Glória, Mariana, Tony e Irene são maravilhosos desde sempre. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie. É verdade, mas tem triângulos muito ruins também... rs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene. É agradável mesmo. E quanto aos personagens, tudo indica que Nando ficará com Juliana e Roberta com Felipe. Vou gostar muito desse final, mas também gostaria se Roberta ficasse com o Nando. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Gal! Pois é, né? As Empreguetes deixaram saudades, mas a substituta não faz feio. Já com Salve Jorge... Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Val! Tudo bem! rsrs Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Milene. Tá muito boa mesmo. Olha, eu odiava a interpretação forçada do Celulari, mas não sei se me acostumei ou se ele acertou o tom. Acredito que foi uma união de fatores. A verdade é que também estou gostando muito do Felipe. E se Nando de fato ficar com Juliana, Roberta partirá pro Felipe. Beijão!

eder ribeiro disse...

Sérgio, bom domingo.
Como não assisto essa versão, quero lhe dizer, como sempre, a sua explanação sobre as novelas é perfeita. Parabéns, meu caro. Abçs.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Sérgio
Parabéns pelo seu texto sempre coerente e sensato.Dizem que a novela começou meio "devagar" mas está ótima, principalmente com esse triângulo amoroso. Gosto do trio abordado. Glória Pires, Gianecchini e Ximenes, Que bom que uma "versão" esteja agradando.Mostra a criatividade do autor.
Belo domingo!Bom início de semana!
Abraços

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sérgio, concordo que a novela melhorou muito desde que foi enfatizado esse triângulo amoroso. São boas situações, com belos desempenhos. Mas ainda acho Fred, de "Passione", o melhor trabalho do Giane até agora, assim como a Clara, o melhor da Mariana Ximenes.
Já Glória Pires está ótima, como sempre, esbanjando talento, naturalidade e simpatia. Dá para sentir o quanto ela está satisfeita no papel.

A Viajante disse...

Sérgio apesar de não conseguir acompanhar todos os capítulos, também percebi a mudança na trama, sobretudo o amadurecimento das personagens, a começar por Nando. Agora Nando e Roberta são fofos juntos. Juliana é apaixonada por Fábio... torço para que fiquem juntos. Beijão e saiba que já guardei sua quentinha de feijão... vai chegar em breve, via sedex... risos..

Renata disse...

adoro a novela tb. Li numa das entrevistas do Silvio que na verdade a parte amorosa principal da novela será formada pelos personagens fábio, nando, juliana e roberta...Ele disse que o felipe entra também, mas não será o foco.
Gosto do Nando, mas prefiro a Juliana com o Fábio até pq a história de amor deles é mais conflituosa e intensa. Agora a Ju vai namorar o Nando, mas espero que no fim ela perceba que ainda ama o Fábio, afinal a Roberta ama demais o Nando, o aceita como ele é e o viu e deu valor a ele primeiro.
Grande abraço!

Ricardo disse...

Concordo que esse triangulo é o mote mais atrativo da novela. Os tres atores estão ótimos, embora a quimica entre Giane e Ximenes é mto grande e encantadora. Os dois atores se tornaram protagonistas da novela e merecem terminar juntos. Acho que nessa história Felipe se nao me engano, tem um peso maior que Fábio.

Anônimo disse...

Otimo texto acho que gds começou meio chata mesmo mais ao longo dos dias foi melhorando o triango amoroso e muito involvente torço pra juliana e nando ficarem juntos eles tem uma quimica inexplicavel mais e claro que a Gloria pires nao ia ficar de fora grande atriz bjos ;)

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, muito obrigado! Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, obrigado. A novela não começou muito bem, embora eu sempre tivesse gostado. Mas agora está excelente. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira. Olha, apesar de ter me esquecido de citar no texto, realmente o Fred foi um grande trabalho do Gianecchini e concordo que seja o melhor trabalho dele. O Nando vem logo depois.

Já Glória está maravilhosa como de costume. Também a vejo muito feliz com o papel. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Ju! As torcidas estão bem equiparas. Gosto do Nando com as duas. Quem sabe ele não banca o Cadinho de Avenida Brasil e fica com ambas? rsrs


Ah, sim, quero receber, hein? rs bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Renata, obrigado. Olha, eu odeio o Fábio e não torço para que Juliana fique com ele. Caso não termine com o Nando a quero com outro personagem. Provavelmente essas participações de final de capítulo.

Mas creio que Roberta fique com Felipe e Nando com Juliana, pelo o que está sendo mostrado até agora. Vamos aguardar. Bjs!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Ricardo. Também acho que o Felipe tem um peso bem maior do que o Fábio. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi "anônimo", obrigado. Nunca achei a novela chata, mas reconhecia uns equívocos iniciais. No entanto, agora, está ótima e é uma típica novela das sete. Bjs!

Mila disse...

Olá Sérgio! Também acho que GDS melhorou com o tempo e gosto mais da Ju com o Nando. A relação do Nando com a Roberta é meio fraternal e ele apresenta ter mais respeito por ela do que amor avassalador como o q ele sente pela a Juliana. A unica coisa que me irrita com o Silvio de Abreu é demora para se desenrolar as histórias. Nando e Ju já deveriam ter começado a namorar há muito tempo atrás. Falta pouco pra novela terminar e ainda a coisa ta enrolada! BJJJJJJJJJJuuss

Sérgio Santos disse...

Oi Mila! Também gosto do Nando com a Ju, mas acho Roberta e ele um lindo casal também. Não acho que Guerra dos Sexos demora para desenrolar as histórias e tem gente até que acha esse amor da Juliana pelo Nando rápido demais... Beijos!!!!!!!!! ;)

Anônimo disse...

Torço pro juliana e nando antes mesmo da novela começar! Eles tem tanta quimica! A roberta tem que ficar com felipe espero que seja assim...

Sérgio Santos disse...

Oi "anônimo". Creio que esse será o final mais provável mesmo. Abraço.

Anônimo disse...

Eu espero que o autor mantenha o final da original. Nando e Roberta são "o casal" da novela. Não entendo torcida para Juliana. Sinceramente? Se ela quiser que fique com Fábio. Juliana já conseguiu destruir um casamento. É uma pena que essa paixãozinha do Nando vai destruir um relacionamento bonito e verdadeiro. Amor é o que ele tem com a Roberta. Nando disse para Roberta que depois que a conheceu não era mais solitário.Eu achei lindo! Disse que havia encontrado a sua parceira.