sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Camila Pitanga se destaca e elenco brilha em mais uma semana emocionante de Lado a Lado

O telespectador da atual novela das seis da Globo só tem motivos para sorrir. Afinal, "Lado a Lado" é uma linda novela e demonstrou isso logo no primeiro capítulo. Mas apesar de merecer elogios desde a estreia, é verdade que nas últimas semanas a trama de João Ximenes Braga e Cláudia Lage deu uma guinada e exibiu cenas grandiosas e muito aguardadas das duas protagonistas. A primeira foi a forte sequência em que Laura (Marjorie Estiano) é atacada pelo senador Laranjeiras. A segunda foi ao ar nessa semana: o momento em que Isabel (Camila Pitanga) descobre que seu filho está vivo e que Constância (Patrícia) roubou seu bebê anos atrás.


Se na semana passada o público aplaudiu de pé a atuação de Marjorie Estiano; nos últimos capítulos é Camila Pitanga que tem protagonizado grandes cenas. As duas mocinhas sempre carregaram a novela nas costas --- o que não deixa de ser natural já que são as protagonistas --- e ambas têm brilhado em todos os momentos mais fortes que Laura e Isabel têm vivido. Nos últimos dias, o telespectador pôde acompanhar o show da atriz e o drama da dançarina ao descobrir a verdade sobre Elias (Cauê Campos).

Camila Pitanga demonstrou todo o sofrimento e a revolta de Isabel ao constatar que a mãe de sua melhor amiga é muito pior do que ela pensava. Após descobrir que teve seu filho trocado logo depois de nascer, a mocinha entra em desespero e começa a unir as peças do quebra-cabeça que mostram Constância como autora do plano. A atriz honrou o
posto de protagonista e fez grandes cenas ao lado de Sheron Menezes, Alessandra Negrini, Ana Carbatti, Patrícia Pillar, Marjorie Estiano, Zezeh Barbosa e Milton Gonçalves.

A sequência em que Isabel enfrenta Constância e a estapeia foi impactante e as duas atrizes foram incríveis. Não foi por acaso que o capítulo alcançou uma audiência recorde, obtendo 25 pontos de média. Aliás, Patrícia Pillar está maravilhosa e a mãe de Laura já pode ser considerada a melhor personagem de sua carreira; claro, depois da inesquecível Flora, de "A Favorita". E em meio a tanta cena boa e atuações magníficas, é necessário elogiar novamente Marjorie Estiano que conseguiu emocionar mesmo em momentos onde Laura teoricamente seria a coadjuvante. O olhar de horror que sua personagem lançava em cima da mãe foi impactante e o choro, ao constatar a monstruosidade, tocou quem assistiu.

Ainda é preciso elogiar todas as cenas no capítulo dessa quinta-feira (17/01), onde Isabel colocou pimenta nos olhos e na boca de Berenice e Zenaide, e humilhou Catarina e Constância publicamente no teatro. Um texto brilhante e atuações que honraram a qualidade da novela. Werner Schunemann e Christiana Guinle também tiveram a chance de se destacar quando Assunção se revolta contra a mulher e Carlota debocha da situação da irmã. Por vários momentos a sensação de estar vendo uma trama digna de horário nobre se fazia presente.

"Lado a Lado" apresentou uma leve melhora nos índices de audiência, assim como as demais novelas da Globo. A elevação é mais do que merecida, pois a trama de João Ximenes Braga e Cláudia Lage nunca foi digna de um ibope insignificante. Mas a verdade é que tendo bons números ou não, a história que é levada ao ar diariamente às 18h sempre foi merecedora de aplausos. É uma produção de qualidade ímpar e que vem apresentando capítulos cada vez mais emocionantes. Que venham os próximos!


37 comentários:

João Leal disse...

Ola Sergio, concordo com voce, minha mae assistia Ladi a Lado diariamente e nao via a menor graça, mas de duas semanas pra ca a novela cativou a mim e desde entao passei e acompanha-la e agora me arrependo amargamente de nao ter visto ao começo rsrsrsrs

João Leal disse...

Ola Sergio, concordo com voce, minha mae assistia Ladi a Lado diariamente e nao via a menor graça, mas de duas semanas pra ca a novela cativou a mim e desde entao passei e acompanha-la e agora me arrependo amargamente de nao ter visto ao começo rsrsrsrs

A Viajante disse...

Muito legal sua postagem. Concordo com tudo! Cenas brilhantes e super bem feitas. Me emociono com as histórias... dá até pra entender porque o título é LADO A LADO... de um lado, a feiura dos inescrupulosos e do outro a beleza, amor e humanidade dos mocinhos e mocinhas!!! Beijo, querido!

Anônimo disse...

Sempre gostei da trama, mas ultimamente essa mudança de ritmo tem me surpreendido positivamente! Marjorie e Camila estão lindas e essa trama se junta com Cordel Encantando e Vida da Gente como excelentes telenovelas das 18 hrs!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Sérgio
Tudo bem?
...fiquei contente ao ler essa postagem do blog.Parabéns! Isso é sinal que essa telenovela é o melhor folhetim que está passando no momento. Bons atores, boa fotografia, boa trama e que o ritmo lento dos primeiros capítulos, penso que devido aos aspectos históricos e didático da trama, já não é mais necessário.
Gosto da Camila e da Pilar.
Belo final de semana!
Abraços

Rafael Barbosa dos Santos disse...

lado a Lado, finalmente aconteceu!

Lado a Lado nunca me apeteceu muito, até porque não curto tanto novelas de época. Mas nos últimos dias, tenho acompanhado melhor a trama e tenho gostado muito do que tenho visto.
Sempre achei Lado a Lado uma boa novela, de encher os olhos. Uma produção caprichada, bem escrita, bem dirigida, elenco de primeira, uma boa história para ser contada, enfim uma proposta bacana. Ainda assim, pude notar alguns pontos fracos, acho que faltava a trama um plus a mais. Quando assistia um capítulo, não me sentia convencido a ver o próximo. Mesmo assim, sempre achei a audiência injusta, tendo em vista que a trama é superior a sua antecessora.
Me rendi a novela nesses últimos capítulos, aliás, não teve como não se render. A novela promoveu cenas e sequencias brilhantes, dignas de aplausos e todos os elogios possíveis, Camila Pitanga deu um show. A cena em que Izabel passa pimenta nas rivais, e humilha a tal Catarina, foram impagáveis, impossível não notar a influencia da supervisão de Gilberto Braga nesta cena. Acho que agora a trama ganha um novo gás, os autores finalmente mostraram todas as suas potencialidades, e isso está refletindo na audiência. A Globo precisa apostar nas chamadas, para despertar a atenção do publico. Enfim, Lado a Lado finalmente aconteceu, e confirma que é a melhor novela no ar atualmente. Que a audiência suba mais e mais.

Abraços

Lulu on the sky disse...

Oi Sérgio. Sou fã do trabalho da Camila Pitanga que já fez personagens incríveis como a Bebel em Paraíso Tropical e agora como Isabel, sem contar qaue ela é linda né?
Big Beijos

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Realmente, Sérgio, o ritmo da novela acelerou nas duas últimas semanas e a audiência correspondeu, mas ainda assim continua injustamente baixa. Camila Pitanga e Patrícia Pillar deram shows de atuação, acompanhadas de perto por Milton Gonçalves, Marjorie Estiano, Lázaro Ramos, Zezeh Barbosa, Cauê Campos, Ana Carbatti, Sheron Menezes. Outra boa cena foi quando Isabel obrigada Catarina a limpar o palco, com boa atuação de Alessandra Negrini.

Vanessa Barbosa disse...

Eu sabiiia que você ia comentar sobre isso, rsrs. Eu simplesmente achei as cenas fantástica. Dava pra sentir a força da personagem de Camila Pitanga através da televisão, isso é incrível.
A cada dia essa novela cresce mais, tomara que continue assim.
Beijos querido, te desejo um final de semana muito bom.

Vane M. disse...

Sérgio, concordo plenamente contigo...penso ser uma das maiores novelas das 6 que assisti nos últimos tempos. Me admira a frieza de Patrícia Pillar o tempo todo no papel da baronesa, como se ela sempre estivesse representando um personagem em sua "vida real". Um abraço!

Vera Lúcia disse...


Oi Sérgio,

Como você sabe, não vejo esta novela, mas gosto de acompanhar as notícias através de suas postagens. Gostei demais da última vez que você postou o vídeo da cena da tentativa de estupro, pois pude avaliar um pouco mais o trabalho da Marjorie. Por outro lado, Camila Pitanga e Patrícia Pillar são atrizes maravilhosas, dando gosto assistir as interpretações de referidas atrizes.
Tenho ouvido ótimos comentários acerca desta trama. Tenho certeza de que gostaria da novela, caso a estivesse acompanhando.

Beijo.

Monica disse...

Assisto "Lado a Lado" desde o começo, a novela sempre teve uma otima história, muito bem amarrada e o elenco afiadissimo. De duas semanas pra cá, ganhou um ritmo mais acelarado, culminando no desfecho de algumas histórias, o que atraiu mais telespectadores. "Lado a Lado" preenche todos os requisitos de uma boa novela: enredo, elenco, fotografia, trilha sonora. Estão de parabéns os autores e a Globo, por levar ao ar uma obra prima. É a melhor novela das seis dos últimos 10 anos, juntamente com a novela "A vida da gente".

Thaisa disse...

Comecei a assistir a duas semanas devido aos elogios que li aqui no seu blog e estou completamente fascinada com essa novela, me arrependo muito de não ter assistido desde o inicio.

Uma Interessante Vida disse...

A Camila Pitanga sempre tem destaque nos papéis que faz, ela é uma ótima atriz, Sérgio, concordo com o que você descreveu. beijos

Unknown disse...

Simplesmente a melhor novela da Globo na atualidade.

Milene Lima disse...

Quando comecei a ler esse texto, me veio imediatamente o pensamento: por essa novela não passa no horário nobre? É de uma lindeza absurda. Camila Pitanga foi monstruosa nessas cenas da descoberta do Elias e ajuste de contas com a Constância. A Marjorie, é tudo isso mesmo e um bocado mais.

Beijo!!

Thallys Bruno Almeida disse...

Sérgio, essa atuação fenomenal da Camila Pitanga nesses últimos caps é mais uma grande prova de que esse é o melhor papel dramático da carreira dela (e se considerar todos talvez fique atrás apenas da Bebel de Paraíso Tropical). A sintonia dela com a Marjorie é uma coisa linda de se ver. Adorei as cenas dela esfregando pimenta na cara de Berenice/Zenaide e humilhando Catarina/Constância no teatro. Acabou com quatro "vacas" numa tacada só, rs.

Por isso que não acho justo dizer que só a Camila é destaque (ocultando a Marjorie) ou vice-versa. AS DUAS têm espaço. Vide a semana passada e a atual. E agora que as duas vão passar por uma provação na amizade, mais cenas emocionantes virão por aí. Abçs!

Sérgio Santos disse...

Oi João. Pena mesmo que vc não viu desde o começo. Mas antes tarde do que nunca! rs abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Ju. Concordo! Lado a lado com o talento também. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Diogo. Eu também sempre gostei e fiquei mais feliz ainda com esses acontecimentos mais recentes. Grandes cenas. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Felis! É a melhor novela no ar mesmo e nunca a achei didática. Vejo um contexto histórico sendo em abordado num conteúdo ficcional. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael. Eu sempre fui fã de novelas de época e sentia falta das produções desse tipo que a Globo havia deixado de produzir. Não vejo pontos fracos em Lado a Lado, com exceção dos anchos finais que muitas vezes deixam a desejar mesmo. Mas tirando isso, não vejo mais nada de errado. Também torço para que, ao menos a partir de agora, a audiência suba mais. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu! Adorei Paraíso Tropical e Bebel era uma das melhores personagens. Foi um marco na carreira da Camila. É linda msm. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira. É verdade, o ibope aumentou mas continua muito injusto pela qualidade da trama. Todos os atores citados foram excelentes e também gostei muito da cena em que Isabel manda Catarina limpar o palco. Muito bom. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa! Sabia que eu não ia resistir, né? Quanta cena boa foi exibida! Deu gosto de ver. Bom fim de semana pra vc também. bj

Sérgio Santos disse...

Oi Bia! Essa produção é impecável. E Patrícia está fantástica mesmo e a frieza da Baronesa assusta. Sempre mantém a pose, mesmo estando em baixa. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera. Pois eu também tenho essa certeza. Você amaria a novela com toda certeza.

Camila e Patrícia foram incríveis e não selecionei nenhuma cena porque são várias imperdíveis. rs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Monica, excelente comentário. Assino embaixo de tudo o que escreveu. Só digo que é uma das melhores novelas dos últimos dez anos. Porque ainda temos Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e Cordel Encantado para entrar na lista junto com A Vida da Gente. Mas a melhor dessas eu considero Alma Gêmea. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Oi Thaisa. Puxa, que bom que consegui te convencer a ver a novela. Já valeu. Pena que perdeu o começo. É uma grande novela. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie. Obrigado. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Gal! Concordo com você! Bj!

Sérgio Santos disse...

Milene, essa é a pergunta que eu sempre me faço. Que desperdício! E se fosse no horário nobre ainda poderiam exibir cenas mais densas e com mais impacto. As atrizes são fantásticas! Beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, concordo. As duas merecem o posto de protagonistas e ambas têm destaque. As personagens são fascinantes. Também acho que Isabel só perde pra Bebel no quesito importância. Abraços!

Vanessa disse...

Sérgio, tudo bem?
Não poderia deixar de vir aqui comentar sobre essa novela linda! E que semana, hein? Aliás, as últimas já foram bem intensas. Até parece que já estamos na reta final. Ainda bem que ainda há ao menos um mês e meio de frente. ;))

A Camila Pitanga foi realmente bem na maior parte das cenas, mas às vezes acho que ela fica meio over no drama. É tudo muito carregado. Nessas últimas cenas da Isabel na cadeia, por exemplo, achei que ela exagerou um pouquinho. Aliás, espero que essa fase Isabel do Bairro passe rápido. Cansou!

E o teatro? Estava tão feliz com aquele núcleo todo em Niterói. Pena que voltaram. Não fizeram a menor falta! Apesar de ter grandes atores, o núcleo não me convence. É sempre a mesma história, não evolui, sabe? E me irrita ainda mais porque eles ocupam um espaço enorme na trama.

Aliás, hoje quero falar só do que me incomoda, posso? rs. O Zé Maria, ser o salvador da pátria para todos os assuntos, também é over demais. Ele já ajudou na Revolta da Vacina, na Revolta da Chibata, virou contador, achou o Elias nas ruas do Rio... Esse herói acima do bem não me convence! Personagem bom é aquele que não carrega esse tipo de maniqueísmo, que causa discussão pela complexidade. Por isso, considero a Constância e a Laura as melhores da novela. Vc precisa se colocar no lugar delas para entender pq, às vezes, tomam decisões duvidosas. Dá para entender, por ex, como uma mulher tem a coragem de 'roubar' o neto e amá-lo acima de tudo? Ou como uma filha fica ao lado da mãe, apesar de toda a monstruosidade que esta cometeu? Isso sim me fascina! ;)

Também não acho bacana a forma como a história se desenrola. Está claro que os autores optaram por dividir o foco das protagonistas a cada duas semanas, mais ou menos. Pode ser uma opção interessante, mas pode ser também um tiro no pé. E eu fico com a segunda. Se a trajetória da Isabel não te comove, vc perde o interesse pela trama no período. E vice-versa. Se é a Laura que não te agrada, como vou ver a trama no período em que o foco estiver sobre ela? Por que não fazer como em "Cheias de Charme", em que as três protagonistas dividiam ao mesmo tempo o espaço? Eu, por gostar muito mais da história da Laura, fico sem entusiasmo para acompanhar a trama nas semanas em que ela coadjuva.

Outro senão... Ainda não entendi como Patrícia Pillar e Alessandra Negrini, muitas vezes, são tão pouco exploradas. As principais vilãs da trama não podem ficar dias sem aparecer. A Baronesa ganhou destaque agora por causa das revelações, mas nem sempre foi assim. Foram episódios com uma ou duas cenas dela. E a Catarina então? É uma cena aqui, outra ali... Novela boa é aquela em que as antagonistas têm o mesmo peso das protagonistas. Ainda mais quando se tem atrizes do nível das duas! Não dá pra abrir mão!

Apesar de eu destacar aqui tantos itens que me incomodam, amo "Lado a Lado". Como já comentei aqui outras vezes, com certeza, "Lado a Lado" está no meu top10 das tramas inesquecíveis. E, se não tivéssemos tido "Amor Eterno Amor", diria que teríamos a trinca dos sonhos com "Cordel Encantado", "A Vida da Gente" e "Lado a Lado". Três novelaços!

Beijos, querido!

Vanessa

Carlos disse...

Essa novela pra mim é ótima, nem tenho do que reclamar, mas concordo quando a Vanessa fala do Zé Maria ser "muito" herói. Mas de resto discordo. O que gosto dessa novela é que apesar de ter as vilãs, os autores não estão as tratando como divas e mais espertas que as demais. Em um só capítulo, Isabel pisou em 4 e depois de várias novelas com mocinhas idiotas, as atitudes da Isabel lavaram a alma dos telespectadores.

Abraço

Sérgio Santos disse...

Vanessa, sobre o Zé Maria eu concordo plenamente. Também acho muito forçado ele ser sempre o responsável pelos atos heroicos. Cansa muito mesmo. De resto, discordo.

Acho Camila impecável na novela e sempre gostei dela como atriz. Só em Insensato Coração que não gostei da interpretação dela. Mas el Lado a Lado está ótima e sua trama não me cansa em nada.

Acho um acerto da trama procurar destacar uma protagonista por vez ou as duas ao mesmo tempo. Dá chance pra todos.

Também não concordo sobre o núcleo do teatro. É composto por ótimos atores e gosto de ver o teatro sendo retratado numa novela, fato tão raro. E é o único núcleo cômico na novela. Caso não tivesse, teria gente criticando a 'trama pesada' como foi o caso de A Vida da Gente.

Vejo Patrícia Pillar com um grande destaque e o fato dela não dominar sempre mostra a preocupação de fazer com que todo o elenco se destaque. E isso é fato, ninguém pé apagado ou avulso. Já a Negrini nem tem muito pra aparecer porque suas aparições dependem das armações pra cima da Laura ou Isabel. Ela só serve pra isso.

Beijão!!!!!!!!!!!!!!

Sérgio Santos disse...

Carlos, concordo com o seu comentário. E esse capítulo da Isabel pisando na Catarina e na Constância foi bom demais! Abraço!