quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Apesar das inúmeras qualidades, Globo erra ao antecipar a volta de "Louco por Elas"

Os dilemas de Léo (Eduardo Moscovis) voltaram em 2013. Após exibir a excepcional microssérie "O Canto da Sereia" e o filme "Gonzaga - De pai pra filho" fragmentado em quatro capítulos, a Globo estreou a terceira temporada de "Louco por Elas" na terça-feira passada (22/01). A série escrita e dirigida por João Falcão continua a mesma e isso não é um demérito. Entretanto, a produção retornou sem dar tempo do telespectador 'respirar'.


Ao invés de apresentar um produto novo --- como fez às quintas-feiras com "Pé na Cova", novo seriado de Miguel Falabella ---, a emissora optou por trazer de volta uma série já consolidada e que fez sucesso em 2012. E foi exatamente o fato de não ter trazido uma novidade que causou estranhamento. Afinal, há anos que a programação da Globo 'pós-novela das nove' entra de férias durante o "Big Brother Brasil". E justamente nos horários vagos (às terças e às quintas, às 23h) há estreias de novos seriados ou então a volta do já tradicional "Amor & Sexo", apresentado por Fernanda Lima. Entretanto, a novidade mesmo ficou apenas restrita às quintas-feiras com o a série do Falabella.

"Louco por elas" foi uma grata surpresa da Globo que surgiu curiosamente em março de 2012. Ou seja, quase na mesma época do seu retorno à grade em 2013. A série continua ótima e o texto inspirado como de costume. As situações provocam o riso pela espontaneidade dos diálogos, que não transforma o humor em
obrigação e sim em bônus. E novamente Glória Menezes rouba a cena na pele da engraçadíssima Violeta. O segundo episódio ainda contou com a grande e impagável participação de Reginaldo Faria, interpretando o pai do Léo, um senhor que tem prazer em se vestir de mulher.

Absolutamente nada mudou no formato da série. E como já foi mencionado, não é nenhum demérito uma vez que a produção é merecedora de muitos elogios. Porém, a Globo errou ao antecipar a volta da história de João Falcão. O perigo de desgastar o formato ficou eminente. Ao optar por não estrear a terceira temporada juntamente com o restante da programação que se encontra de férias ("A Grande Família", "Tapas & Beijos" e "Profissão Repórter"), a emissora corre o risco de cansar o telespectador, exibindo a continuação de um produto que terminou há pouquíssimo tempo.

"Louco por Elas" continua repleta de qualidades e ainda faz a alegria de quem assiste. Mas ao insistir em sua exibição quase que contínua, a emissora praticamente obriga João Falcão a se renovar e a apresentar maiores novidades na história da peculiar família de Léo. Se continuar do jeito que está, será bem difícil escapar da mesmice e inevitavelmente cansará o público.

27 comentários:

paulo disse...

Voce nunca mais falou sobre a novela Balacobaco que está muito boa e vem alcançando ótimos indices no ibope. A novela da Record finalmene encontrou o ritmo e esta imperdivel. A cena do hospital fez a Record encostar na Globo ontem. Sem contar a Fazenda de verão que tambem esta com boa audiencia SIM! Quem duvida desses numeros procura na internet. Enquanto a globo segue ladeira abaixo com sua novela chata, um bbb cada vez mais decadente e series e filmes desinteressantes. Quem sabe assim ela aprende e faz uma reformulação geral, a começar mandando esse boninho pra rua e readmitindo o boni, apesar de que esse disse que NUNCA MAIS volta pra globo. Pena!
Abrçs.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lulu on the sky disse...

Achei super sem graça esse seriado.
Big Beijos

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Sérgio
confesso que às vezes assisto, para poder avaliar quando o "De olho nos detalhes" toca no assunto... mas a grande verdade é que estão na mesmice, e num horário muito ruim, para quem está no horário de verão. Confesso que a câmera balançando a imagem, me dá um enjoo.
Parei...
Bela quarta feira!
Abraços

eder ribeiro disse...

Oi, Sérgio, bom dia.
Como sempre, vc é espetacular em suas crônicas televisivas. Abçs.

Thallys Bruno Almeida disse...

Sérgio, gostei da análise. Reginaldo Faria esteve perfeito como sempre e Glória Menezes é a melhor da série. Mas começou de fato cedo demais. As únicas novidades MESMO na programação da Globo foram Canto da Sereia e Pé na Cova.

Paulo, sério que eu li isso? Olha o que eu li! Fazenda com audiência boa e BBB decadente... O que interessa a queda de audiência do BBB se repercussão e lucros ele sempre vai ter? E ainda por cima dando um banho de repercussão na tal Fazenda de Verão que não sei como vai ganhar segunda temporada. foi um fail total quer alcance boa audiência ou não. Esse discurso "a Record está no caminho da liderança e a Globo ladeira abaixo" não cola, sejamos francos.

Paty Michele disse...

Eu não assisto e tbm achei estranho o seriado não ter entrado de férias.

:o

bj, Sérgio.

Roney disse...

Antes de dizer um pouco do que achei, eu eu gostaria de dizer que:

Eu comecei a assistir Louco Por Elas à uns 7 dias (baixei os episódios na Internet). No momento eu estou terminando de ver a 1ªtemporada, dia 29 eu assisti um episódio da 1ªtemporada e o
episódio que passou na TV. Eu achei particularmente interessante observar o contraste de idade. O estranho foi observar a Deborah Secco, diferente dos demais membros do elenco que estão notavelmente mais velhos ela aparenta não ter envelhecido sequer um dia (eu me pergunto se ela fez alguma cirurgia plástica).

Como eu ainda não vi todos episódios já transmitidos pode ser que minha opinião possua algum equivoco, se for o caso eu peço que você tenha um pouco de compreensão.

Vamos ao que interessa:

Algo que eu gostei na série Louco Por Elas (que é difícil de ver em obras brasileiras) é a sua estrutura narrativa pragmática/objetiva. O elenco é mínimo mas todos personagens tem importância na trama principal, se por algum momento algum personagem não vai ter relevância na historia, ao invés de "encherem linguiça" com o personagem, ele só volta a aparecer se for para mostrar algo que alem de o envolver tenha relevância na trama principal. Alias na história não há subtramas irrelevantes, um feito que merece aplausos.

Uma Interessante Vida disse...

Eu me divirto com este seriado... e a Globo tem uma programação tão extensa que não consigo ver tudo... rs

Masturbação Mental disse...

Olá, voltei...
Então, é bem verdade que a série voltou logo sem dar maior intervalo para que pudéssemos respirar, até pensei que seria um problema tbm, mas, depois desse segundo episódio, que achei espetacular, percebi que não. Sou menos crítico que você, é claro, e percebo menos detalhes tbm, então, não sei oq pensou a respeito desse último episódio onde o pai-mãe do Léo aparece.
A Menezes, espetacular como sempre, e estou me apaixonando pela Bárbara. O Moscovis me chateia um pouco, a Teodora é muito fofa, e a Débora está muito bem no papel, curioso não? rsrs.
Sem mais mas... Adorei!
Até mais ler...

João França disse...

Sérgio, achei sua análise ótima como sempre, o episódio de ontem com a participação do Reginaldo Faria foi mesmo impagável. Mas acho que podemos ver as coisas por outro lado: há um grupo amplo de anti-BBBs que todo verão reclama incessantemente que o reality acaba com a programação de depois da novela, forçando as férias dos programas habituais. Fazendo "Louco por Elas" não sair da grade, a Globo agrada, um pouco que seja, estes descontentes. Sei que o programa corre o risco de desgaste, mas a leveza e a naturalidade com que ele é conduzido são tantas que, na minha opinião, ainda vai demorar bastante pra entrar na morosidade. E, afinal de contas, quem não gosta de ficar muito tempo com uma avó hilária, mesmo que seja para atenuar uma rotina maçante? Parece até engraçado reclamarmos da volta de "Louco por Elas" quando formatos totalmente desnecessários como "A Turma do Didi" nos assombraram, voltando temporada após temporada, por tantos anos. Um grande abraço (:

Unknown disse...

Boa noite Sergio, não assisto mas gosto
dos atores só vi mesmo a propaganda
mas se voltou é pq deve estar dando certo né..tomara que sim
Abraços durma bem e tenha bons sonhos
Rita!!!

Bruno Marques disse...

Sérgio.
Na verdade eu queria que A Grande Família saísse do ar e colocassem Louco Por Elas em seu lugar.Mas como estou falando de um sonho impossível,vamos aos fatos.
Acredito,pra minha tristeza,que essa será a última temporada de Louco por Elas,portanto não há risco de desgaste!
O episódio da última Terça foi espetacular!
Reginaldo Faria estava ótimo e Glória Menezes brilha muito!Aliás,nunca tinha visto a Glória tão louca assim na TV!
Enfim,curto muito o seriado!!!

Sérgio Santos disse...

Paulo, deixa ver se eu entendi. Vc, um crítico ferrenho de tudo quanto é novela, está gostando de Balacobaco? Desculpa, mas eu ri. Não escrevo sobre a novela porque nunca mais vi então não tenho embasamento. Se escrever será só na última semana.

Desculpe, mas A Fazenda de Verão foi um retumbante fracasso e ficou longe de ter uma boa audiência. Não sei aonde vc tem visto esses índices fabulosos de ibope, espero que não seja no R7, a cópia da Globo.com. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu, obrigado pelo comentário. Bj

Sérgio Santos disse...

Oi Felis. Eu gosto muito da série e a tomada de câmeras não me incomoda, mas entendo quem não gosta. O horário é tardio mas acho bom porque a programação precisa ter bons produtos em todos os horários. Abraço!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, muito obrigado. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Thallys, a série é ótima mas voltou cedo demais. Assim fica mais fácil cansar logo, ainda mais sem apresentar novidade alguma no formato.

Vai ter segunda temporada da Fazenda de Verão, é? Pensei que tivessem desistido de vez. O Paulo considerou 51 pontos de Avenida Brasil fraco, mas acha os 9 de Balacobaco bom. Claro que não dá pra comparar audiência da Globo com da Record, porém, nesse caso isso se faz necessário. Enfim... Abraço.

Sérgio Santos disse...

Pois é ,Paty, foi um erro. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Roney, concordo com o seu comentário. A série é repleta de qualidades e vc vai gostar muito de todos os episódios, porém, voltou ao ar cedo demais. Tudo que é demais cansa. Mas o elenco menor, onde todos têm chance de destaque, e a narrativa são acertos mesmo. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie. É divertido mesmo. rs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi amigo. Eu achei esse episódio excelente e Reginaldo Faria estava impagável. A série continua muito boa, mas essa volta precoce pode cansar o público. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi João, muito obrigado. Sem dúvida a série continua muito boa, mas a Globo poderia lançar um produto inédito, como fez ano passado ao lançar a própria Louco por Elas. Sobre a Turma do Didi, ainda bem, acaba em fevereiro. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Rita, obrigado pelo comentário. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Bruno. Também curto muito o seriado e a participação do Reginaldo foi genial. O personagem deveria até ser fixo. Não sei se acabará na terceira temporada, mas se continuar uma renovação se fará necessária.

A Grande Familia vai precisar dar a volta por cima esse ano, porque 2012 não foi muito feliz. Abraço!!!

Vera Lúcia disse...

Oi Sérgio,

Concordo com você que a exibição de um programa sem um intervalo razoável entre as temporadas pode levar a algum desgaste, mesmo que seja um programa de qualidade.
Não assisto "Louco por Elas" na íntegra, mas costumo pegar alguns lances e acho divertido.

Beijo.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera. Pois é, o erro foi o curto intervalo. Não custava nada só voltar junto com a programação em março. O risco do desgaste é grande, mas a série continua boa. Bjssss