segunda-feira, 9 de julho de 2012

Com uma agilidade invejável, Avenida Brasil continua empolgando o público

Faltando 77 capítulos para o fim, "Avenida Brasil" continua prendendo os telespectadores através de sua história ágil, recheada de drama, humor e muito suspense. O tão esperado capítulo 100 --- onde teremos a grande virada, quando Carminha (Adriana Esteves) finalmente descobrirá que Nina (Débora Falabella) é na verdade Rita --- irá ao ar no dia 21 de julho e promete grande índices de audiência e muita repercussão.


João Emanuel Carneiro tem se mostrado um autor com muitas cartas na manga e que se preparou bastante  antes de levar sua novela para a televisão. O público tem a impressão de que a história já está completa e totalmente desenvolvida desde o primeiro capítulo. A quantidade de acontecimentos impressiona e a novela parece que está na reta final todo dia. Quem acompanha a trama sabe que não pode deixar de assisti-la diariamente, caso contrário, perderá grande cenas, situações importantes e atuações dignas de muitos aplausos. Um ritmo que impressiona.

"Até onde você iria por justiça?", a pergunta feita no 'teaser' (uma pequena chamada para despertar a atenção sobre a estreia de um determinado produto, nesse caso, a novela), que ia ao ar antes de "Avenida Brasil" estrear, está cada vez mais presente. O cerco em volta de
Nina está se fechando e a protagonista não está disposta a abrir mão de tudo o que lutou. Sua obsessão pela vingança é tão assustadora, que não pensou duas vezes em colocar o seu relacionamento com Jorginho (Cauã Reymond) em risco para seduzir Max (Marcello Novaes) e impedir que o vilão atrapalhasse seus planos. Além de ser abandonada pelo seu grande amor de infância, Nina perdeu a melhor amiga. Betânia viu seu cachorro (Dodi) ser envenenado a mando de Carminha e ainda teve uma briga séria com o namorado. Tudo, claro, porque está se passando pela Rita. A mocinha se vê cada vez mais só e encurralada.

Mesmo se a imprensa não estivesse divulgando a todo momento que a trama está perto do tão esperado centésimo capítulo, não seria nem um pouco difícil o telespectador perceber que a virada e a queda de Nina estão próximos. Agora Max descobriu a verdadeira identidade da anti-heroína e irá chantageá-la. A 'amizade' que Carminha tinha pela empregada está cada vez mais fragilizada e a desconfiança da vilã está cada vez maior. Ainda haverá um assassinato. Os alvos principais são: Nilo (José de Abreu), Betânia e Max. Quem morrerá?

Além de todos estes acontecimentos, os demais núcleos não estão parados. Cadinho (Alexandre Borges) continua metendo os pés pelas mãos e agora teve seu casamento com Alexia (Carolina Ferraz) cancelado porque Paloma (Bruna Griphao, uma grata revelação) descobriu que é filha biológica do galinha. Para melhorar, Betty Faria entrou na história na pele de Pilar, mãe de Alexia, e que irá infernizar a vida deles e alegrar a do público. Suelen (Ísis Valverde) e Roni (Daniel Rocha) irão se casar só para que um livre a barra do outro (ele não seja mais visto como gay e ela não seja deportada do Brasil). A dupla é uma das melhores dos últimos anos e o entrosamento dos atores é nítido. Ainda teremos a entrada do grande ator Juca de Oliveira, que interpretará um antigo amor de Lucinda (Vera Holtz). A única situação repetitiva é a insistência de Leleco para que Tessália (Débora Nascimento) o traia com Darkson, porém, ainda assim, Marcos Caruso e José Loreto protagonizam cenas engraçadas.

"Avenida Brasil" tem conseguido (ao menos por enquanto) manter a atenção do público desde que estreou, fato considerado raríssimo no mundo das novelas, onde a tradicional 'barriga' (quando o autor (a) enrola o público devido ao excessivo número de capítulos) está cada vez mais presente na maioria das obras. Os altos índices de audiência que a trama tem obtido são merecidos e João Emanuel Carneiro não parece disposto a deixar a 'peteca cair'.

Links relacionados: Vera Holtz e José de Abreu: a dupla de Avenida Brasil
                             As empreguetes de Avenida Brasil
                            Cadinho e suas mulheres: uma situação...
                           Cheias de Charme e Avenida Brasil: sucessos...
                          JEC tem mais uma jogada de mestre
                         Débora Falabella se supera ao viver a...
                        Suelen: uma periguete apaixonante
                       Avenida Brasil impressiona pelo ritmo

43 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Sérgio, ótimo artigo, embora ainda prefira a situação do Leleco à do Cadinho, por gostar mais do Leleco/Marcos Caruso. A revelação da Paloma e a entrada da Betty Faria farão muito bem ao núcleo do Cadinho, que mesmo também tendo suas cartadas, não deixa de ser o único núcleo imperfeito da trama.

O núcleo da Suellen, que já era perfeito, se tornou ainda melhor graças às reviravoltas que vieram: Suellen desmascarada, o retorno de Ramon, o sequestro dela e agora o casamento de fachada com o Roni.

Na trama principal, enfim a Nina gravou uma das provas contra Carminha, no sábado. O gancho final foi tão sensacional que me deu um ódio daquele menino do lixão entregando o ouro pro bandido (Max). Uma das cartadas já foi e as peças da vingança continuam a se encaixar para a revelação final.

Enfim, os elogios a AVBR são merecidos SIM! A trama é tudo isso de tão boa SIM! Digo novamente, um presente de JEC aos que gostam de uma história instigante e com tramas paralelas perfeitas.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, obrigado pelo comentário. Também prefiro as situações do Leleco e mesmo estando repetitivas, eu ainda me divirto muito com ele. O núcleo do Cadinho está longe de ser perfeito mesmo, mas tenho gostado do desenvolvimento dado a ele.

Nina está cada vez mais encurralada e sem saída. A virada se aproxima e o ritmo da novela não diminui um só momento. Suelen e Roni tiveram uma parceria perfeita. E como não ter raiva daquele menino (que por sinal participou de "Morde & Assopra") que contou para Max sobre Betânia/Nina. A novela está ótima e merece o sucesso que tem feito. Abração e obrigado pelo comentário.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Concordo com quase tudo, Sérgio. Bruna Griphao está muito bem, as entradas de Betty Faria e Juca de Oliveira são muito bem vindas. Acho que Betânia e, depois, Max serão as próximas vítimas, tanto pode ser pelas mãos da Carminha quanto da própria Nina.
Só acho implausível ninguém na casa do Tufão ter desconfiado da relação amorosa de Carminha e Max, e do assédio do Max a Nina. Carminha, tão esperta, será a última a saber que Nina é Rita.
As tramas do Cadinho e do Leleco são repetitivas e desperdiçam talentos, como os de Deborah Bloch, Marcos Caruso e José Loreto.
Mesmo assim, "Avenida Brasil" é a melhor novela no horário desde "A Favorita" e confirma mais uma vezo talento de João Emanuel Carneiro. O elenco reunido para a novela é ótimo.

Vera Lúcia disse...

Olá Sérgio,

De fato, a novela está eletrizante e dando aquela ideia de que estaria próxima de seu final. No entanto, as surpresas continuam acontecendo e mostrando que a mesma permanecerá no ar ainda por um bom tempo, mas sem monotonia.
Espero que não seja Betânia a ser assassinada, pois ela é vítima inocente da teia criada por Nina. Esta, por sua vez, exagera em sua vingança merecendo, a meu ver, perder o amor do Batata para a rival, mais solidária e verdadeiramente apaixonada.
Estou me divertindo com a relação entre Suelen e Roni e torcendo para
que ela "salve" o Roni, conforme
acredita a mãe dele (rsrsrsrs).

Beijo.

Dandara Blue disse...

Sérgio,

É mesmo impressionante ritmo e qualidade desta novela.Assisti Revenge inteira-que acusam ser a fonte em que JEC bebeu- e posso afirmar que Avenida Brasil dá de mil na série americana.
Ao término do capítulo fico em estado de choque e de graça.
Estamos vivendo um momento de ouro no horário nobre.Seu ótimo texto comprova isso.m beijo,
Dandara

Montez Oliveira disse...

Avenida Brasil é realmente aquela novela que se voce passar um dia sem ver, corre pra saber o que está acontecendo. E as constantes reviravoltas nos deixam ainda mais curiosos e interessados por essa historia. Joao Emanuel se firma ainda mais como um dos grandes autores da TV.
A entrada da Betty vai dar um folego a mais pro nucleo do Cadinho, e com a vinda do Juca de Oliveira pra revelar o passado sombrio de Lucinda a novela promete tirar mais o folego do publico.
E o que falar se Suelen e Roni? Casal maravilhoso! Em A Favorita a historia entre Ceu e Orlandinho era interessante, mas em Avenida a historia ficou bem melhor! E a Isis e o Daniel estao otimos nos personagens.
Sabado vimos uma cena brilhante entre a Adriana e a Falabella, onde Nina foi tomada pelo odio que sente por Carminha, fazendo lembrar a primeira cena de Carminha e Ritinha na novela.
Enfim, uma novela que cada vez mais vai nos surpreender.
E todos aguardam ansiosos pelo capitulo 100!
Otimo texto, Sergio!

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Cada vez mais apaixonado por Avenida Brasil! Assistir a novela é um prazer imenso1 A gente se emociona, se diverte, vibra e tudo mais. A cena de Carminha e Nina no ultimo sábado foi perfeita, pensei que Nina ia pular no pescoço da vilã, e foi muito bom rever Mel maia em uma das melhores cenas da novelas, que fi ao ar logo no primeiro capítulo. Tem gente dizendo que a novela tem barriga! Só pode ser completamente sem noção quem diz isso. Todo dia a novela, tem algum acontecimento importante, uma surpresa! Estou ansioso para grande virada, e para ver a derrocada de Carminha! E ainda louco para as mortes e o mistério a cerca do assassino começarem a acontecer. Gosto muito do núcleo do Cadinho, realmente nunca entendi a implicância, adoro as cenas de Noêmia e Verônica, e agora com Betty Faria, tudo fica ainda melhor! Acho que parte dessa implicância se deve ao fato do assunto já ser batido, e pelo núcleo estar completamente separado do resto da novela, onde todo o restante do elenco se concentra no divino, ás vezes nem parece que Cadinho e seu núcleo fazem parte da mesma novela que a família de Tufão por exemplo, apesar do romance de Débora e Jorginho ser uma forma de integração entre os dois núcleos. Bom me divirto muito com Leleco e Darkson. Estou amando Suelen e Roni juntos e sinceramente torcendo para que fiquem juntos, os dois se dão muito bem em cena e são bonitinhos juntos. A única coisa que esta me incomodando na novela, É Monalisa, parece que a personagem que eu adoro, está meio perdida na trama, achei meio exagerado o drama dela por Iran ter saído de casa e também me irrita as cenas de Silas indo atrás de Olenka, tomara que nenhuma das duas fique com ele, e que a amizade etre elas não acabe! Enfim Avenida Brasil, é um sucesso meteórico, como diria Chayene de Cheias de charme. Uma obra que deu certo e que vale a pena assistir, e que não dá pra perdeu um só capítulo.
http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

Patricia Galis disse...

É que o estilo de novelas que ficam enrolando uma coisa uma semana já cansou hoje em dia tudo tem que ser dinâmico quem sabe eles aproveitam essa deixa e mudam as próximas.

Marcos disse...

Sérgio, vontade de matar você! Como vc me estraga a semana, já na segunda-feira, dizendo que só faltam 77 capítulos de Avenida Brasil? rsrs

Brincadeiras à parte, seu texto está ótimo! Disse tudo sobre essa novela de ouro! Eu considero o JEC o melhor novelista atualmente. Isso desde A Favorita, pra ser sincero, mas acho que Avenida Brasil consagra esse 'status' mais que merecido a ele.

Abraços!

Clau disse...

Oi Sérgio!
Que bom que 'Avenida Brasil',continua eletrizante.
Afinal,são um tédio,essas novelas estilo 'mexicanas',que enrolam o telespectador.
(Ah,eu acho que quem vai morrer é o Max,afinal o Marcelo Novaes,andou comentando isso por aí).
Bjs!

Laura Roratto Foletto disse...

Gostei da postagem.
Mas fico pensando tudo bem que a Nina é a protagonista, mas já pensou se ela acaba sendo a própria vitima de sua vingança e acaba morta por Carminha hehehehehe. Ai todos vão dizer que isso não é final que se preste a novela. Mas seria interessante mostrar ao telespectador que vingança não leva a lugar nenhum, e tem consequência muitas vezes irreversível.
Ou se não gostaria de ver Nina vingada mas sozinha, sem Jorginho sem ninguém.
Mas isso é minha humilde opinião.
Estou curiosa mesmo para saber que fim terá o o quarteto cardinho e as três esposas, que tbm este merecia ficar sem nenhuma. E o Leleco com a sua obsessão incansável pela (in)fidelidade de Tessália.

Pessoal, por favor quem puder colaborar comigo respondendo a um questionário piloto para o meu TCC, não vai tomar muito do tempo de vocês.
Ficarei muito grata!
Obrigada!

Link:https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFQzU2UyNGR4bVlzelJFMDlPQldpcUE6MQ#gid=0

Mirian disse...

Sergio

Realmente, Avenida Brasil "viciou"! E eu que viajo dia 21!! Só a internet pra me salvar! Meus aplausos para Débora Falabella, seja atuando com Tufão , seja com Carminha, arrepia, emociona... Adoro a Débora, mas acho que ela merece alguém que a ame com o mesma intensidade que Jorginho ama Nina. Quanto à Nina, torço muiiito por ela, acho que a vingança dela é totalmente justificável, e quero que a Carminha arda no mármore do inferno, rsrs

Paty Michele disse...

Adoro a novela, não perco um capítulo! E olha que eu já tinha decidido não ver mais novela, hein...
O cap 100 vai ao ar dia 21 de junho? De julho, né? Tô numa ansiedade só!

Vamos continuar vendo.

bjão, Sérgio.

Cecilia sfalsin disse...

Olá Sérgio,

Pois é amigo,

A novela a cada dia nos surpreende e prende a nossa atenção, a trama tem nos instigado a pensar e formular o seu final, e como bem disse quando parece esta chegando ao fim, esta só começando fatos novos que darão muito pano pra manga, Nina esta perdendo o controle da situação a meu ver, Carminha sempre com sua esperteza tomando conta da cena .Max sempre considerado "burro" , agora esta com o jogo em suas mãos, e eu estou aqui ansiosa para os próximos capítulos que parecem prometer grandes desfechos...:), e confesso estou adorando a novela...

Beijos

Vanessa disse...

Meu querido Sérgio, tudo bem?
Sou a Vanessa, que às vezes posta no blog da Kogut, no Cabide.. Estava te devendo um comentário, né? Aliás, sempre venho aqui te visitar, mas nunca me sobra um tempinho para interagir com a qualidade que o seu blog merece. :c( Falha minha! Sorry..

Sobre o post.. Cheguei a ficar menos entusiasmada com "Avenida Brasil". Embora o ritmo continuasse alucinante, muitos núcleos não saíram do lugar, como do Leleco/Tessália, Cadinho/Esposas, Silas/Monalisa... Outros, como do Jorginho, ficaram chatérrimos. Não sei se pela atuação do Cauã, pela história cansativa mesmo. Enfim...

Mas "Avenida Brasil" é daquelas novelas que te surpreende a cada capítulo, tem uns ganchos que te prende... Parece muito com o ritmo das séries americanas. Acaba um cap e vc quer o próximo. Imagine o de número 100 então! Teremos aí um clima de final de novela. O melhor é que todo mundo renova o fôlego para a metade final! :c)

Sérgio Santos disse...

Elvira, obrigado pelo comentário. Realmente às vezes fica forçado ninguém daquela casa descobrir, mas é a licença poética que toda novela tem, só não pode ser um completo absurdo como em algumas tramas que abusam da inteligência do telespectador.

Tenho gostado cada vez mais do núcleo do Cadinho e apesar das repetições, Caruso e o José me divertem. A novela é excelente mesmo e na minha opinião superou A Favorita. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera, eletrizante é a palavra. Nina está ultrapassando todos os limites, digamos, éticos para se vingar e vai pagando caro por isso. Prefiro que Débora fique com o Iran mesmo, como já está sendo cogitado.

Como não gostar dessa dupla formada por Suelen e Roni? Eles estão ótimos mesmo. Será que ficarão juntos? Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Dandara, pois é, a cada término de capítulo ficamos com gostinho que 'quero mais'. Uma grande novela, sem dúvidas. Obrigado pelo elogio e comentário, beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Montez, obrigado pelo elogio e comentário. Não dá para perder um só capítulo de "Avenida Brasil". É uma sucessão de acontecimentos imperdíveis.

Essa cena citada por você foi mesmo incrível; Nina derrubando suco em Carminha e despertando sua fúria. A entrada da Betty deixou o núcleo do Cadinho ótimo. Juca também só terá a acrescentar e irá repetir com o autor a parceria da série "A Cura".

Todos estamos na espera pelo capítulo 100! Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael, também estou cada vez mais apaixonado. Tudo o que essa novela não tem é barriga. Sempre vemos cenas importantes e um festival de acontecimentos.

No início o núcleo do Cadinho me incomodava muito, mas o desenvolvimento foi melhorando bastante e agora com a entrada da Betty ficou ainda melhor.

Continuo gostando muito da Monalisa, embora, depois do término do relacionamento com o Tufão ela tenha ficado mais 'avulsa'. Hoje ela fez ótimas cenas com Eliane Giardini e Fabíola Nascimento.

Dá pra discordar de Chayene? rs Abração e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Patrícia, ninguém mais tolera tramas lentas demais. A agilidade se faz cada vez mais necessária. Que todas as próximas sigam o exemplo. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos, obrigado pelo comentário. Pois é, também fiquei chateado quando soube que faltava 'só' 77 (76 agora). Essa novela deixará muitas saudades. Na minha opinião o autor conseguiu corrigir os erros que teve em A Favorita e (por enquanto) Avenida Brasil está superando a sua trama anterior. Abração! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, o Marcello chegou a comentar isso mesmo e pelo que parece Max não terá escapatória. Realmente novelas lentas demais entediam o público e não são mais toleradas. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Laura, olha eu não duvido que Nina termine a novela morta ou sozinha. O autor pode muito bem escrever um desses desfechos, assim como deixá-la feliz com o Jorginho também. Tudo é uma incógnita. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Mirian, uma novela viciante mesmo. Torço para que Débora fique com Iran, formam um belo casal. Também acho a vingança da Nina totalmente justificável depois de tudo o que ela sofreu. Ninguém sabe como agiria se estivesse no lugar dela. Sem dúvida Carminha terá uma punição e tanto.

Antes havia sido divulgado que o capítulo 100 ia ao ar dia 21, agora estão dizendo 19. Vamos ver. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Paty, é em junho mesmo. Portanto se prepare porque está bem próximo. E agora já estão dizendo que será dia 19 de junho, uma quinta-feira. Beijos e vamos ver!

Sérgio Santos disse...

Oi Cecília, Nina tropeçou na própria confiança e tem se perdido mesmo. Ela está subestimando Carminha e isso a fará cair. Ela conseguirá contornar Max, mas aos poucos está perdendo os aliados 'do bem' e só ficando com aliados 'do mal'. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa, tudo bem? Não tem que se desculpar de nada e também não há dívida alguma. Que bom que você vem sempre me visitar aqui! =)

O ritmo de "Avenida Brasil" impressiona e a novela fixa o público diante da televisão. Não perdi o ânimo em nenhum minuto, mas respeito esse seu ponto de vista. Obrigado pelo comentário! Beijão! ;)

Unknown disse...

a novela é muito boa, mas ainda acho que a Favorita é melhor. teve mais qualidade, um ambiente de filme, cenas muito densas.
bjs

ELAINE disse...

Sérgio, meu amigo! Excelentes considerações! Já era hora mesmo de mudar alguma coisa na dramaturgia televisiva! Já estávamos ficando saturados de mesmices, repetitividade e apelação! Vamos esperar que as boas inovações continuem acontecendo.....Uma quarta-feira iluminada!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Laura Roratto Foletto disse...

De nada Sérgio.
Realmente, é uma incógnita e certamente seremos surpreendidos por JEC

Abraços.

Uma Interessante Vida disse...

Eu perdi esse capítulo... que pena! mas tenho assistido a quase todos os capítulos.. fazia tempo que eu não acompanhava as novelas da TV. E sabe o que acho, Sérgio? Que além do núcleo e história ser toda interessante, o que mais cativa o telespectador é a Nina, ela é uma "mocinha" forte, que luta pelos seus objetivos sem desistir. Adorei sua crítica. Abraços e tudo de bom!

Sérgio Santos disse...

Oi Jeanne, obrigado pelo comentário. Também gostei muito de A Favorita, mas acho que a agilidade de Avenida Brasil e a valorização dos atores superaram a antecessora dele. Beijos! ;)

Sérgio Santos disse...

Oi Elaine, muito obrigado. Pois é, Avenida Brasil ficará marcada como uma trama que deu uma sacudida no horário nobre. Beijos e tenha uma ótima semana.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, perdeu um grande capítulo! E você tem razão, a novela tem uma trama muito bem amarrada e a mocinha foge da mesmice; é decidida e muitas vezes até ultrapassa limites do aceitável. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Laura, verdade, poderemos ser surpreendidos de várias formas.

Paty, desculpe, você tinha total razão, era julho mesmo. Quando escrevi estava crente que ainda estávamos em junho. Falha minha. Beijos.

Trilhamarupiara disse...

Oii amigo, realmente esse autor está ando um show, ontem mesmo deixei de sair com marido p assistir, kkk ele fica P da vida rsrs muito empolgante, eu sinceramente não vou muito longe por justiça, fico com a Divina mesmo, minha mãe morreu por um erro medico e eu não tive forças p lutar por justiça, as vezes me arrependo mas tenho certeza que Deus fará justiça com quem errou!

Estou retornando aos blogs hj e trazendo um sorteio mineirinho lá no Blog, sua participação será bem vinda! Abraçoooss

Unknown disse...

Olá!
A novela é sensacional,bem novelas como da Rede Globo,estão para aparecer,e acredito que vai demorar,outra emissora ter o nivel que o Plim,Plim tem.
Mas a Av.Brasil nos prende muito à atenção.
Adorei vir aqui, e já estou a te seguir.
Felicidades.
http://wwwavivarcel.blogspot.com.br

Unknown disse...

__Boa noite____________♥ Que seus sonhos
_____________♥♥ Tenham o
____________♥♥♥♥ Brilho das
___________♥♥♥♥♥♥ Estrelas,
__________♥♥♥♥♥♥♥♥ para que tudo
________♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ seja sempre bonito pra vc
Com esse belo post dessa novela que está pegando fogo , e eu adoroooo
Abraços
Rita!!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, realmente é novela prende a nossa atenção. Não sei se faria tudo o que a Nina fez, mas não ficaria parado, não. Imagino a dor que você sentiu quando esse fato ocorreu com a sua família. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Célia, que bom que gostou de vir aqui! Seja bem-vinda! As novelas da Globo apresentam uma qualidade incontestável e "Avenida Brasil" está imperdível! Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Rita, obrigado pela mensagem bonita de sempre. A novela está pegando fogo mesmo! Beijos!

Carlos disse...

Gostaria de concordar com você, mas acho que a novela, apesar do ritmo agilizado (marca do autor), vem se enrolando em uma trama que já poderia ter sido resolvida faz tempo e de uma maneira mais convincente. Sei que é uma novela, mas essa vingança, pelo que venho lendo, vai terminar em uma chantagem de fotos tiradas no celular. Quero dizer, ela já não poderia ter feito isso antes? Se ela se vingasse aos poucos e fosse reunindo provas... Mas não é o que estou vendo.

Gostava da Nina no começo: emocional, medrosa, um pouco despreparada (normal esse comportamento, depois de tantos anos sem ver a madrasta), mas cadê a frieza dela na hora de agir? Ela deixa rastros absurdos e primários, como da vez que ela deixou a boneca no quartinho dela na mansão da INIMIGA, quando ela poderia ter deixado no apartamento de Copacabana. E fica na mão de todo mundo, porque insiste em ficar indo pro lixão, envolve mais de uma pessoa... "Planejou" durante 12 anos pra isso?

Outra coisa que me irritou foi o fato de Carminha ter roubado uma lingerie no início da novela. Foi só pra Nina ser amiga dela? Pra quê? Se a Carminha ainda fosse cleptomaníaca, ou quisesse ver a lealdade da Nina (se bem que esse último ainda seria estranho, já que elas não se conheciam) seria mais aceitável.

Leleco e Cadinho, duas tramas desnecessárias e absurdas. A primeira o autor tá "forçando" pra ele voltar pra Muricy e a segunda só anda em círculos, não duvidaria se no final ele ficasse com as 3 kkkkkkkk

Já reparou também que nessa novela, todos, TODOS, acertam nas suas desconfianças? Até aqueles que são mais "burros"? Preste atenção...

Concordo que novela é ficção, e nem tudo precisamos considerar, mas acho que as vezes os autores se perdem e fazem umas situações absurdas e surreais. Acho que a Nina (inspirada na inesquecível Flora) deveria ser mais FRIA. Pra uma mulher vingativa, infelizmente ela está bem fraca, muito sentimental (ela passou frieza no teaser, mas na trama só em algumas poucas cenas). Espero que a novela esquente do capítulo 100 em diante, porque me apaixonei no primeiro mês, mas depois...