terça-feira, 24 de julho de 2012

A retomada do SBT e o medo da Record

A Rede Record nunca escondeu que sonha em obter a liderança de audiência e ser uma Rede Globo. Para atingir esta meta, investiu alto, melhorou a qualidade de suas novelas, contratou atores e profissionais da líder, enfim, tudo para conseguir concretizar seu objetivo. A partir de 2007, conseguiu deixar o SBT para trás e havia se fixado como a emissora vice-líder. No entanto, a cada dia que passa e a cada mês que se encerra, a Rede Record vem observando seus índices diminuírem significativamente e, além de não mais ameaçar a Globo no horário nobre --- que anda em grande fase com todas as suas novelas e apresentando novas atrações ---, está sendo obrigada a 'engolir' a retomada do SBT, que com o sucesso do remake de "Carrossel", resolveu se mexer e a investir na sua programação, fato que não acontecia há tempos.


A prova do desespero da Rede Record foi a exibição de mais uma matéria no "Domingo Espetacular" ---  programa já colocado como uma forma da emissora atacar rivais e se defender quando é acusada de algo, digamos, ilícito --- a respeito do Presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro. Foram vários ataques ao  'um dos homens mais ricos do Brasil e envolvidos em negócios sombrios', segundo a reportagem, e ainda sobrou munição para cima da Rede Globo.

Coincidentemente,  segundo a Revista Veja, o mês de julho tem sido bastante ingrato para a Record. Nos primeiros dezoito dias de julho, entre sete da manhã e meia noite, o SBT foi segundo colocado na Grande São Paulo em onze
dos dezoito dias (61% do total). É uma grande evolução da emissora de Silvio Santos, que também já havia conseguido ficar no segundo lugar no mês de junho, embora continue atrás no Painel Nacional de Televisão. Porém, ao que tudo indica, a terceira colocação está se afastando cada vez mais do SBT.

Esta 'reportagem' da Rede Record denunciando Carlos Augusto Montenegro e atacando a Rede Globo, foi tão desnecessária quanto as anteriores (uma vez que este tipo de ataque já virou praxe no "Domingo Espetacular"). Foi praticamente uma reprise de outras denúncias já apresentadas, ou seja, nenhum fato novo foi descoberto. Para piorar a situação, a audiência da revista eletrônica da Record deste último domingo foi a mais baixa desde fevereiro de 2010, obtendo 8 pontos de média e ficando atrás da Globo e SBT. Sinal que o público já cansou deste tipo de ataque.

As Olimpíadas, 'pacote'comprado com exclusividade para a transmissão na tevê aberta pela emissora dos Bispos, provavelmente ajudará a alavancar um pouco estes preocupantes números; porém, tendo a transmissão das competições pelos canais a cabo, estes índices podem sem ser tão significativos assim. Resta para a Rede Record melhorar sua grade e investir em novos programas, para que esse quadro se reverta, caso contrário será obrigada a disputar a terceira colocação com SBT e Band.

Links relacionados: O que há de errado na programação matutina...
                             A crise da Rede Record
                            A Fazenda e o desespero da Record

42 comentários:

Carlos disse...

A Record vem preparando a sua cova desde quando resolveu piorar o que tinha de melhor: o jornalismo. Ela vinha se gabando e tudo com isso, até que resolveu usá-la como arma e ficou tão tendenciosa quanto a Globo, se bobear até mais. Isso afetou a sua teledramaturgia que está fraca fraca. E eles podem falar o que quiser do Ibope, mas é um fato: Globo continua sendo a Globo. Por mais que alguns reclamem dos números dizendo que tem repercussão na internet e tal, mas na boa? Se eu quiser posso fazer uma conta no twitter e digitar diversas vezes sobre um assunto, ou criar várias contas no youtube e fazer elogios nos vídeos e está feito o sucesso. Nas ruas é que vemos o sucesso de alguma coisa, nas conversas, nas bancas de jornal, nas músicas, nas roupas... Sem dúvida, chegamos a conclusão de que Globo ainda está na boca do povo, e nem reclamo, já que ela é a única que ainda tem de fato qualidade. A Record primeiro deveria buscar uma identidade PRÓPRIA pra depois vir com conversa de liderança, pq esses ataques não estão adiantando.

Paulo disse...

A globo até fora do ar dá mais ibope que as outras porque o povo é alienado, tem preguiça de mudar de canal. Quer ver: jogos de copa do mundo, todas as emissoras estão transmitindo, as pessoas preferem assistir na "grobo" com o chato do galvão bueno, ou mesmo se fosse qualquer locutor. Só que o fato é que a globo hoje em dia é péssima: jornalismo, progamas de terror, quer dizer, humor, programas de auditório, etc. Eu já fui muito fã da globo, lá nos anos 80 até metade dos 90, de lá pra cá ODEIO essa emissora podre.

Vanessa disse...

A verdade é que, nos últimos tempos, não tivemos uma emissora de fato que ameaçasse a Globo. E esta nem precisa de uma concorrente direta em seu pé para produzir material de qualidade. A Globo é uma emissora que caminha sozinha, tem sim os melhores profissionais e a melhor estrutura. Claro que alguns programas destoam, como "Didi", "Os Caras de Pau", "Zorra Total"...

No geral, porém, é excelente. Não por acaso, está aí no TOP5 global, o que não é pouca coisa. Deveria sim ser motivo de orgulho a todos nós, que temos umas das melhores TVs abertas do mundo. Quem já viajou mundo afora sabe do que falo!

Com relação a SBT e Record, confesso assisti-las pouco. O SBT cumpre seu papel ao ser uma emissora mais popular. E sempre foi assim. Não podemos esperar dela um produto fino como "Avenida Brasil". Claro, tem suas falhas, e talvez a maior delas seja a falta do jornalismo de boa qualidade, assim como uma grade fixa.

Em relação à Record, me parece ter perdido o fôlego. Percebeu que dinheiro não é tudo. O mais curioso é que, ainda que tire muitos profissionais da Globo, não consegue emplacar. Nem nas novelas, tampouco no jornalismo. E a impressão que dá é que os ex-globais "desaprendem" na concorrente. Prova disso foi o fiasco da cobertura do Pan. Até a ótima repórter Heloísa Vilela derrapou. A nossa sorte é que os Jogos de Londres terão a cobertura do SporTV! E a nossa sorte é que a Globo segue imbatível na arte de fazer novelas e séries. Nesse quesito, a Record é ainda uma aprendiz. E das piores.

Patricia Galis disse...

A Record perde por bobeira o SBT tem o que de bom? É uma das piores grades que conheço salvo alguma coisa aqui e ali, a Record perdeu o foco por ganancia e esta pagando caro.Rede Globo não vejo quase mais nada a programação é terrível, ainda bem que tenho tv paga se não nem ligaria o aparelho de tv.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Boa crítica, Sérgio. Acho saudável existir competitividade entre as emissoras, desde que feita em bom nível, com programas diversificados e não copiados uns dos outros. Sendo assim, o mercado de trabalho e o público só teriam a ganhar. Os ataques entre os concorrentes não conduzem a nada, e o mesmo vale para campanhas políticas, nas quais o que interessa são propostas dos candidatos e a maneira como irão colocá-las em prática.
A concorrência com a Internet também obriga as emissoras a buscarem alternativas cada vez melhores.
A Record exibiu boas novelas, como "Essas Mulheres", "Prova de Amor", "Cidadão Brasileiro", e a minissérie "Rei Davi". O SBT tem na figura do Silvio Santos o maior atrativo, ele até parece o rei Midas, "tudo o que toca vira ouro".
No passado, já haviam brilhado emissoras como Tupi, Excelsior, Manchete e até a Band.
É difícil se igualar à Rede Globo, em termos de padrões de qualidade.

Vera Lúcia disse...

Olá Sérgio,

Seu artigo está muito bem colocado
e suas argumentações são muito pertinentes.
Houve um momento em que pensei que a Record fosse se igualar à Rede Globo, pois tal emissora havia dado um salto no jornalismo e também em algumas outras programações. Observo, contudo, que a Globo não pretende perder sua coroa para emissora alguma, pois procura sempre inovar e melhorar suas programações.
Particularmente, penso que os jornais da Globo mascaram muito os fatos. A apresentação do Jornal Nacional reveste-se de uma seriedade, por parte dos apresentadores, que considero pouco simpática. Prefiro ver a Ana Paulo Padrão sorrindo e dando os seus pitacos com o colega de apresentação do jornal da record.
No mais, estou sempre mais ligada à Globo.

Beijo.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Cont. Mesmo assim, a Globo não tem uma programação perfeita, porque existem programas de baixo nível, como "Zorra Total", "Turma do Didi", mas que atendem a certa faixa do público.
O que falta a todas as emissoras são programas musicais, em bons horários, e uma programação infantil de qualidade, exceção às das TVs Cultura e Futura. Em compensação, o que não faltam são programas sensacionalistas.

Unknown disse...

Olá boa tarde!!!!
Essa postagem é maravilhosa, aqui vc coloca muito bem o que tem melhor ou pior nessa ou naquela, mas a Globo apesar de tudo ainda bate nas outras
O bom amigo sempre está junto das belas amizades
Deixo um abraço com carinho
Bjuss
Rita!!!!

Clau disse...

Boa tarde Sérgio :)
Vc tem razão,as pessoas já cansaram dessas 'reportagens' tão desnecessárias que são mostradas no Domingo Espetacular.
Eu gostava de assistir a esse programa,mas de uns meses pra cá,não perco mais meu tempo.
E acho que,os índices de audiência,vão continuar sendo ingratos para a Record,pois
quem tem canal pago,não vai ver as Olimpíadas na emissora dos bispos.
Bjs!

Milene Lima disse...

Eu também concordo que a Record está num processo "ladeira a baixo" por pura burrice. Perdeu tempo demais com ataques atoa, ao invés de investir de verdade na sua programação. Lamentável, porque cansei um tanto desse monopólio global, conduzindo a população brasileira a pensar de acordo com as suas conveniências.

Que capítulo foi aquele da novela ontem, heim? Aposto que vem postagem sobre isso por aí. Tô na espera.

Beijo!

Lucas disse...

Tadinha da Record!!! Mas tá colhendo o que plantou... Quis tanto ser como a Globo e esqueceu que agia como SBT nos maus tempos...
Lucas - www.cascudeando.zip.net

FABIO DIAS disse...

A Record tá tendo o que merece!
Não tem respeito nem pelos telespectadores, nem pelos profissionais da emissora!
Torço pelo SBT!

@FABIODIASR
www.ocabidefala.com

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, concordo com o seu comentário. A Record foi se perdendo na própria soberba e quando começou a ver que até poderia brigar com a Globo pela liderança em alguns horários, passou a se achar uma empresa imbatível e aí começou a decair, vendo o SBT acordar e até a Band sair das últimas colocações. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Paulo, obrigado poe expor sua opinião, mas eu discordo. Se fosse realmente preguiça todos os programas da Globo seriam um grande sucesso, o que não é o caso. Vide várias atrações que foram canceladas por causa da baixa audiência como "Batendo Ponto", "Norma", enfim há muitos casos.

Sérgio Santos disse...

Vanessa, adorei se comentário! Concordo plenamente com tudo. Eu confesso que também não sou um telespectador assíduo do SBT e nunca sequer passava perto da Record, mas acabei vendo um pouco até para poder escrever e saber do que estou falando.

A Globo tem muitas qualidade, isso é fato, mas também é preciso destacar, como você bem disse, que as concorrentes nunca se fizeram à altura. É como disse o Silvio Santos: "As pessoas podem até mudar de canal e fazer o programa da concorrente ser líder por alguns minutos, mas elas sempre voltarão para a Globo depois." Beijos! ;)

Sérgio Santos disse...

Oi Patrícia, obrigado pelo comentário. A TV paga também tem muitos programas ruins, assim como bons. O mesmo caso que ocorre na televisão aberta. Mas entendo seu ponto de vista! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, obrigado. Sem dúvida a concorrência é sempre positiva porque faz com que as emissoras se qualifiquem cada vez mais. Porém, ataques que a Record faz são desnecessários e a baixa audiência dessa 'reportagem' apenas comprova que o público já cansou disso.

A Globo não tem uma programação perfeita mesmo, e há vários programas que deixam a desejar como os que você citou. Lembro da Manchete e do sucesso que ela fazia. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Vera, obrigado pelo comentário. Não cheguei a pensar que a Record se igualaria à Globo porque desde o início dessa 'empreitada' pela liderança, a emissora mostrou querer plagiar vários programas, faltando uma identidade. Mas achei que a vice-liderança seria dela sem riscos. Agora o SBT quer pegar o seu antigo lugar de volta.

Também não gosto do formato engessado do Jornal Nacional, mas não gosto do Jornal da Record porque até o logotipo é uma cópia do JN. Beijos! :)

Sérgio Santos disse...

Oi Rita, obrigado pela mensagem carinhosa de sempre. Sem dúvida a Globo é a melhor. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, assim como você muitos também desistiram, vide a queda do ibope. Como as Olimpíadas também serão transmitidas pelos canais pagos, acredito que quem os tenha irá assistir pela tv a cabo e não pela Record. Mas ainda assim creio que ela terá uma crescida na audiência. Pelo menos por esse período. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, obrigado pela opinião e comentário. Sim, em breve escreverei sobre o capítulo! Que novela, hein? Beijos!

Sérgio Santos disse...

Lucas, você tem razão! A Record resolveu ignorar as demais concorrentes e preferiu mirar só na Globo. O resultado está aí. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Fábio, também não gosto da Record desde que Edir Macedo comprou a emissora. Abração! =)

Anônimo disse...

Que coisa boba e antiga ficar defendendo essa ou aquela emissora, a globo hoje é um LIXO! Ultrapassada, maniqueísta... Pra globo só existe o mundo dela. Ignora qualquer coisa que saia dos limites do projac. As olimpiadas de londres NA RECORD nã existem pra globo. A morte da irmã da Angela bismarcki não passou em nenhum jornal da globo. Nas suas premiações os atores, novelas e programas de outras emissoras não concorrem a nada. ODEIO essa emissora. Pega aquele BBBosta, O PROGRAMINHA DA FATIMA BERNARDES, o faustão, o zorra total e tudo mais e joga no LIXO!

Thallys Bruno Almeida disse...

Bem, Sérgio, eu confesso que até apostava no crescimento da Record quando a emissora estava ganhando seu espaço em 2006, 2007, embora de forma mais racional, não compartilhando do discurso arrogante dos talifãs da emissora. Mas, pra mim, a Record nunca quis "acabar com o monopólio" e sim "tomar o monopólio para si".

A nova fase da emissora teve acertos, como o reality "O Aprendiz" brasileiro e as séries bíblicas (como "Rei Davi"), porém, seu jornalismo, além dos ataques, aos inimigos, também é conhecido pelo contraponto ideológico oposto ao do jornalismo global (se o jornalismo da Globo ataca certo grupo político, o da Record o defende).

Um grande erro da emissora foi ter subestimado o SBT, declarando que a emissora não estava mais em pauta nas suas reuniões. O resultado foi que o SBT desde o ano passado aprendeu a lição, parou de alterar a grade sem motivos aparentes e, agora, investiu em sua programação a ponto de se surpreenderem com o sucesso de Carrossel.

A própria Record se contradiz muito: ataca veículos como Folha de São Paulo e Ibope, porém, é só um programa da casa liderar na audiência que eles fazem anúncios citando os mesmos veículos como fonte.

Nessas horas, me vem à cabeça a boa ideia que Boni deu em uma entrevista na época do lançamento de seu livro: se ele estivesse com a Record nas mãos, venderia a um grupo não religioso e colocaria gente que realmente entende de TV pra trabalhar.

Eu confesso que tenho preguiça de alguns comentários como "a Globo é tendenciosa, manipuladora, blá blá blá" porque eu prefiro não me ligar a nenhuma emissora, e sim aproveitar o que cada uma tem de melhor. Se a notícia passada por uma emissora não me convence, vejo na outra, ou nos portais de internet.

É isso. Abraço!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Tudo bem, Sérgio?
Mais um texto bem pertinente e inteligente!
concordo com aqueles que dizem que a Record está perdendo espaço porque não tem uma identidade definida, muitas "cópias", além de se mostrar um canal para telespectadores segmentados ( TV dos bispos etc...)...eu penso que o SBT, mesmo com uma grade muito móvel ( por causa do PATRÃO)investiu nas crianças e desenhos animados,e conseguiu esta alavancada...e por fim, a TV Globo, se não tem qualidade na programação ( minha opinião) investe pesado num alto padrão de tecnologia e afins...e não tem para ninguém...
Obrigado pela visita!
Boa quarta feira!
Abraços

Paty Michele disse...

Se eu já vejo pouco TV, imagine se perco tempo com a Record...? Acho de péssimo gosto essa barraco explícito armado contra a Globo, que ignora totalmente. kkkkkkkkkk
A Record até chegou perto, conquistou mtos telespectadores, mas não gosto do jornalismo sensacionalista, nem das novelinhas chatas deles.
O único programa que ainda me dou ao luxo de ver é o Fala Brasil, pq nem sempre tô a fim da Ana Maria Braga. kkkkkkkkkkk

um bjo, Sérgio

Anônimo disse...

Oi, Sérgio. O que não gosto muito na programação da Rede Record é o costume que eles tem de atacar as outras emissoras para chamar a audiência para si. Que invistam em qualidade e criatividade, sem apelação. Um abraço!

Carlos disse...

Anônimo, concordo e discordo de ti, pq ambas, Globo e Record, ignoram a existência da outra e quando não fazem isso, falam muito rápido pra não dar ibope para a outra. Esse é o mundo empresarial, cada uma passa a notícia que lhe convém, entretanto na internet as notícias são dadas.

A programação da Globo não é perfeita, mas tbm não é um lixo. Essas pessoas que ficam endeusando a TV estrangeira nunca viajou, pq a TV lá fora é terrível. E outra, na TV a cabo, é um canal próprio pra um público (só desenho, ou só filme, ou só esportes), não é "justo" comparar com um canal aberto e diversificado. A Globo não é a toa a segunda maior do mundo, temos que ter orgulho e não ficar esculhambando.

Quanto as premiações, apoio completamente o que vc diz, aliás, acho TODAS as premiações bem desnecessárias e mal feitas, nenhuma premiação é séria, nem o troféu imprensa, que aliás, nunca foi. Desde quando jornalista é especialista em música, teledramaturgia, etc? Se fosse artistas consagrados, músicos ou algo do gênero eu ficava quieto, mas é óbvio que esses jornalistas escolhem de acordo com os seus gostos duvidosos e sem justificativas plausíveis. Pra piorar ainda inventaram voto na internet, o que só estraga mesmo sendo do "público" (mentira, isso é de quem vota mais, quem tem tempo pra ficar votando várias vezes na internet. Por isso Rebelde brasileiro ganhou vários premios na ultima edição kkkkk).

Vanessa disse...

Sérgio, agora nos “falamos” também pelo Twitter, né? Rs. Não sabia desse comentário do Sílvio Santos sobre a Globo. Aliás, muito se explica o porquê de eles venderem a programação usando “depois da novela das nove”. Eles nunca tiveram vergonha disso! RS.

Caso ache pertinente, sugiro aqui a discussão que vai tomar conta pelos próximos dias. Afinal, é correto a Globo ignorar os Jogos Olímpicos? O que vale mais nesse caso: o negócio ou o compromisso com o jornalismo?

Já tivemos uma prévia sobre a discussão nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, quando a Record os exibiu com exclusividade. Mas nada se compara à grandeza de uma edição olímpica, ainda mais uma que antecede os Jogos do Rio-2016. Beijão!

♥ Luciana de Mira ♥ disse...

Parabens pelo seu dia, viu?! Hoje é dia do escritor :)

Beijos!

Sérgio Santos disse...

Anônimo, discordo de todo o seu comentário e eu não estou defendendo a Globo, apenas fiz uma comparação entre o que que estava acontecendo com SBT e Record.

Acho normal a Globo não falar das concorrentes. Você vê a Casas Bahia falando do Ponto Frio? E hoje mesmo no Jornal Nacional ela divulgou o resultados de alguns jogos nas Olimpíadas. Mas se o telespectador quiser saber mais, tem a Record que comprou os direitos, ou a tv a cabo. Basta mudar de canal. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Thallys, obrigado pelo comentário. A Record sempre quis ser a Globo e isso é notório. Não se cansava de criticar o fato de a Globo sempre comprar a Copa do Mundo e não 'dividir' com as concorrentes, mas quando teve a chance fez exatamente a mesma coisa com as Olimpíadas. Também sempre discordei e continuarei discordando sobre essa 'manipulação' ou alienação e afins. Pura bobagem. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, obrigado pelo comentário. O SBT acertou em cheio ao investir nas crianças e pelo visto isso fez com que as concorrentes parassem para pensar que elas existem e ainda veem tv, sim. Vide a Band lançando o "Conversa de Gente Grande" e a Record inserindo atores infantis em "Rebelde". Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Paty, nunca tive paciência para assistir a Record e confesso que acabei vendo a matéria do Domingo Espetacular e torcendo para que acabasse logo. Aliás, nem tenho obrigação de ser imparcial, já que não sou jornalista, mas ainda assim tento ser. Obrigado pelo comentário. Beijão! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, é o que todos torcemos. A emissora não fazia isso antes de ser comprada pelo Edir Macedo, mas depois virou isso... Beijos!

Sérgio Santos disse...

Carlos, concordo com você sobre a qualidade da tv nacional. Se vermos as de outros países iremos pensar duas vezes antes de criticar a nossa. A Globo não é a terceira emissora do mundo por acaso. E nem me lembre das votações e premiações de internet... Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa, é verdade, você me achou lá, né? rs Que bom! Olha, hoje o Jornal Nacional falou dos resultados dos jogos e mencionou que a cobertura das Olimpíadas será bem reduzida porque eles não tem a detenção dos direitos. E acho louvável isso. Afinal, a Record não comprou a transmissão? Então ela que tenha comprometimento e faça de tudo para dar informação aos telespectadores e exibir imagens de qualidade.

Além disso também temos os canais fechados, que dessa vez também conseguiram (com muito custo) transmitir as competições. Beijão! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Luciana, obrigado! =) Mas nem me considero um escritor, viu? Beijos! ;)

Anônimo disse...

Respondendo ao primeiro Anônimo A GLOBO NÃO IGNOROU AS OLIMPIADAS E FALOU SOBRE A MORTE DA IRMÃ DA ANGELA NO JORNAL HOJE E JORNAL NACIONAL! Só fale o que você ver

Sérgio Santos disse...

"Anônimo", obrigado pelo comentário. Sim, você tem total razão! Abraço.

Anônimo disse...

Gente! De que adianta criticar a Globo, se a Record já faz isto por nós? Aliás, a Record critica e copia. Então o que a Record quer é manipular também. Então aqui podemos entender o porque da Recopia entrar em crise: o povo não é besta como eles pensavam. Na Igreja Universal, O INVEJOSO é aquele que quer ser o cara de sucesso igual você e não consegui. Assim ele faz de tudo para te derrubar. Agora, fundamentado com os princípios da Igreja Universal podemos dizer: A RECORD É UMA GRANDE INVEJOSA. NÃO CONSEGUE TER TANTO SUCESSO COMO A GLOBO E TRABALHA PARA DERRUBAR A EMISSORA LÍDER DE AUDIÊNCIA.