quarta-feira, 3 de setembro de 2025

O que esperar da segunda temporada do "Estrela da Casa"?

 Na nova temporada do ‘Estrela da Casa’, que estreou dia 25 de agosto, 14 desses sonhadores se reúnem em um Centro de Treinamento, onde podem aperfeiçoar suas habilidades, soltar a voz e competir para ver quem vai se tornar o próximo vencedor do reality. O local conta com estúdio de gravação de voz, equipamentos para captação e composição, instrumentos musicais, além de mais palcos para shows – o ambiente ideal para qualquer cantor que quer alavancar a carreira. 

 

Os participantes, que já vivem da música e carregam diferentes experiências em suas jornadas profissionais, ficam confinados em um ambiente totalmente equipado para explorar as qualidades de cada um, potencializando seus principais atributos. Este ano, o ‘Estrela da Casa’ tem ainda mais música e shows, e traz, em tempo real, o desenvolvimento dos artistas ao alcance do público, que escolhe quem tem a melhor performance através de votação. 
 
Agora, os participantes não votam entre si, e os laços criados ao longo do programa não serão mais fortes do que a voz do futuro campeão. A convivência, fruto do confinamento dos cantores, será apenas um gostinho a mais para animar as noites da Globo. Para ganhar o reality, é preciso saber cantar.  
 Entre as novidades desta edição, o cantor Michel Teló assume a função inédita de mentor. Ele possui uma vivência em realities musicais, sabe o que é preciso para moldar novas estrelas e compartilha dicas e percepções com todos os competidores do início ao fim da jornada, garantindo a isonomia do jogo. A temporada também tem festivais com apresentação de todos os competidores, presença de jurados convidados, mais shows ao longo da semana, performances com artistas consagrados, oficinas fixas e um cronograma repaginado. 
 
A música está presente em todas as provas da nova temporada do ‘Estrela da Casa’. No ‘Desafio Musical – Estrela da Casa’, os participantes são divididos em dois grupos que competem entre si, e têm a missão de cumprir um novo desafio envolvendo música a cada semana. Apenas o grupo vencedor avança para a prova 'Dono do palco'. 
 
A prova ‘Dono do palco’, ao vivo, vale uma imunidade. Com ela, além de ficar imune, o ganhador indica duas pessoas para o ‘Duelo’ e ganha um feat com o famoso que vai visitar a casa naquela semana. Os indicados pelo 'Dono do Palco' duelam ao vivo, dentro do Centro de Treinamento. Cada um escolhe uma música para apresentar, e o público decide o vencedor de mais uma imunidade através de votação. Os votos são ilimitados e por nota, de 7 a 10. Quem tiver a maior nota, garante o benefício.  
 
Outra imunidade da semana pode ser conquistada através da 'Prova do Jingle'. Toda a semana, os participantes terão um desafio inusitado: criar um jingle para um produto ou campanha publicitária. O anunciante vai compartilhar os ativos da campanha e os participantes, divididos em grupos, terão que criar em tempo real. Uma segunda etapa vai definir quem fica imune. Depois de pronto, o jingle já sai licenciado para a marca.  
 
Todos os participantes se apresentam no ‘Festival’, e aqueles que não estiverem imunes entram em votação popular para definição do eliminado. Os três participantes imunes se apresentam mesmo assim, sem cobranças, aproveitando a oportunidade para colocar em prática os aprendizados adquiridos até ali. Durante as performances, o público atribui notas de 7 a 10, quantas vezes quiser. Os três participantes que obtiverem menores médias são avaliados por jurados, que escolhem um para salvar. 
 
O time de jurados é formado por convidados volantes, sendo três a cada semana; são cantores, profissionais do meio musical e artistas em geral ligados à música. O competidor com menor nota na avaliação popular, entre os dois restantes, deixa o programa.  
 
Nesse mesmo dia, as músicas apresentadas pelos participantes são lançadas para o público nas plataformas de áudio. A canção que tiver mais plays do público no gshow e no Globoplay define o ‘Hitmaker’ da semana, que será revelado com direito a um quadro decorativo no Estúdio Musical do Centro de Treinamento. 
 
A decisão sobre o destino dos participantes continua nas mãos dos espectadores, que, agora, poderão contar com uma ajuda extra na hora de estabelecer critérios e atribuir notas nas votações. 
 
Além da música ser o centro das disputas do programa, ela também estará presente nos momentos de convivência e de lazer dos participantes. Na ‘Visita do Famoso’, um astro da música visita o Centro de Treinamento para trocar experiências de carreira musical com os confinados. À noite, o artista convidado se apresenta ao vivo, no programa da TV Globo, e faz um feat com o vencedor da prova ‘Dono do palco’. 
 
No ‘Clássicos - Estrela da Casa’, os participantes, divididos em duplas ou trios, realizam shows temáticos no palco principal do reality, também ao vivo, homenageando grandes nomes e movimentos da música. As performances valem prêmios, que serão atribuídos ao grupo vencedor da noite por meio das notas do público para as apresentações. 
 
Já para o momento de descompressão da semana, o ‘Sextou’ dos participantes vai ser repleto de experiências inusitadas. Todas as sextas-feiras, eles ganham um evento especial que invade o Centro de Treinamento de Música. São ativações musicais diversas, experiências que compõem um momento de descontração e diversão entre os aspirantes a estrela. Ao longo da temporada, mais de 100 nomes do cenário musical vão passar pelo programa, seja nas oficinas, nos shows, como convidados ou como jurados. 
 
A 'Oficina de musicalidade' amplia o conhecimento dos participantes com profissionais renomados do meio musical ensinando dicas valiosas. A 'Oficina com o convidado' conta com um profissional de mercado a cada semana, que compartilha conhecimentos com os participantes sobre temas variados da indústria da música. Na 'Oficina de voz', é a hora de melhorar as habilidades vocais dos participantes com o desenvolvimento de técnicas que serão fundamentais para eles se destacarem ao longo da competição. Na 'Oficina de corpo', os cantores aprendem a se movimentar no palco e se conectar com a plateia, algo essencial para um grande artista.  
 
Antes do ‘Festival’, haverá mais uma leva de ensaios individualizados com o mentor, desta vez, já no palco. No dia seguinte, com menos um participante no jogo, Teló conduz um momento de feedback com os competidores, fazendo um balanço da semana. Nesse bate-papo coletivo, eles têm a oportunidade de repensar erros e acertos da grande apresentação eliminatória. 
 
O Centro de Treinamento de Música é equipado para explorar as qualidades de cada um, potencializando seus principais atributos. Os 14 competidores podem descansar da rotina de treinamentos e performances no segundo andar, onde foi construído um dormitório unificado. Para a alimentação, os cantores terão acesso a um refeitório, onde serão servidos diariamente com pratos pensados de acordo com a dinâmica de cada dia, incluindo refeições mais leves nos dias de apresentação.  
 
O estúdio de gravação de voz, a sala de composição e o estúdio musical funcionam à serviço de ativações, ensaios, feedbacks com mentor e oficinas. Nas áreas comuns, os participantes ainda têm à disposição o espaço corpo, para trabalharem movimentos de dança; espelho camarim para as produções; um lounge recheado com jogos como sinuca, xadrez e dama para os momentos de lazer; e uma sala de criação de conteúdo, abastecida com elementos que facilitam a divulgação das composições e singles pelos próprios competidores. 
 
A sala de composição será preenchida com quadros e elementos que remetem ao universo musical. No lounge, os fones de ouvido de todos os participantes ficam expostos em uma parede com a indicação do nome de cada um; junto aos fones, uma lâmpada de led vai se iluminar para indicar os que conquistarem as imunidades da semana. No estúdio musical, o ‘Hitmaker’ da semana ainda ganha, em um grande painel, um acessório de led que se ilumina quando encaixado em seu quadro, fazendo referência aos clássicos discos de ouro.  
 
Os espaços são todos voltados para música e pensados para otimizar os treinamentos, muito mais do que para favorecer a convivência entre os participantes. A atmosfera é mais sóbria e industrial, com menos cara de casa e mais paredes decoradas com ícones temáticos, fazendo o mínimo de interferência possível na concentração dos competidores.
 
Com apresentações musicais ainda maiores, a temporada trouxe incrementos importantes para o palco principal do ‘Estrela da Casa’. O local onde acontecem o ‘Festival’ e o show ‘Clássicos - Estrela da Casa’ agora ocupa um estúdio de shows dos Estúdios Globo, maior e mais bem equipado para atender à nova estrutura das performances semanais, com mais luzes, som mais potente e uma plateia de cerca de 350 pessoas. 
 
Para isso, foi criada pela Tecnologia uma conexão até então inexistente entre o estúdio F e o Centro de Produção de Realities, de onde as transmissões dos shows serão realizadas ao vivo. O trabalho envolveu viabilizar uma estrutura física de cabeamento, fibra ótica e transmissão de rede e dados que se tornou um incremento de operação definitivo dos Estúdios Globo. Com o implemento da estrutura, de agora em diante, vai ser possível fazer a transmissão de forma integrada do que acontece no estúdio a ancoragem em tempo real dos switchers do Centro de Produção de Realities. Toda essa conexão foi planejada em 30 dias, tempo recorde para um incremento desse porte. 
 
Vencedor da primeira edição do reality musical, o cantor Lucca é a voz da abertura da nova temporada do ‘Estrela da Casa’. 

Nenhum comentário: