quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Virada em "Mania de Você" deixou a novela ainda pior

 A atual novela das nove já é considerado um caso perdido. A dois meses de seu fim, "Mania de Você" mergulhou em um buraco sem fundo e não há boia de salvação. Mas João Emanuel Carneiro tentou uma última cartada com uma nova virada no capítulo 100, exibido recentemente, utilizando o clichê que ele tanto gosta: a vingança. Mas é impressionante como a sua obra não consegue apresentar nada que empolgue ou surpreenda positivamente. A trama, que já estava muito ruim, conseguiu ficar pior. 


A novela está cercada de situações absurdas e não há credibilidade em absolutamente nenhum conflito. A virada até poderia marcar uma nova fase e corrigir alguns erros, mas as soluções encontradas pelo autor deixaram o conjunto da obra catastrófico. É até desanimadora a constatação diante de um elenco tão talentoso e que vem fazendo o que pode. Tudo o que vem acontecendo após a falsa morte de Viola (Gabz) beira o inacreditável, até mesmo em uma ficção. Afinal, todo folhetim tem suas licenças poéticas e algumas cenas que desafiam a lógica, mas o que tem sido visto em "Mania de Você" deixa qualquer telespectador incrédulo e irritado. 

A mocinha ser dada como morta e voltar para se vingar é um clássico e a premissa costuma atrair a atenção do público por ser um recurso quase sempre irresistível. Só que a sequência da 'morte' de Viola se mostrou constrangedora, tanto na execução quanto no texto. Mavi (Chay Suede) sabotou um helicóptero para matar Volney (Paulo Rocha), só que foi o fruto de sua obsessão que entrou na aeronave para fugir do vilão, que a perseguia.

A protagonista fez o piloto de refém e os dois voaram para longe. Já em pleno voo e durante uma tempestade, realizada por uma computação gráfica amadora, Mavi ligou para Viola e contou que tinha sabotado o helicóptero. Ela simplesmente não acreditou e desligou. Só que o piloto confirmou que havia algo estranho e mandou abruptamente a mulher que o sequestrava pular para se salvar. Ela caiu no mar e ele nem tentou pular também, apenas jogou a aeronave em uma ilha e morreu. Os efeitos especiais constrangedores deixaram o resultado ainda pior. 

A 'morte' de Viola resultou, ao menos, em uma cena boa quando Mavi contou a Mércia (Adriana Esteves) e Luma (Agatha Moreira) que era o responsável pelo acidente que matou o amor de sua vida. Mas foi só. Depois, a trama foi virando um amontoado de situações esdrúxulas. Mavi foi até a cerimônia de despedida da mocinha, chorou um pouco com Luma, e logo no dia seguinte os dois já estavam felizes e encantados um pelo outro. O psicopata, que até então tinha passado a novela inteira obcecado, esqueceu subitamente a sua 'paixão' em menos de dois dias. A química entre Chay Suede e Agatha Moreira é visível e os atores dominariam ainda mais a cena como um casal de vilões. Mas aproveitar a sintonia dos atores sem qualquer construção não adianta. E impressiona como não há nenhum tipo de estruturação em nenhuma trama. Tudo acontece subitamente. O slogan "O jogo vira o tempo todo" é utilizado da pior forma possível. Não há credibilidade. Vale até lembrar: Luma estava com ódio de Mavi por ele ter 'matado' sua melhor amiga, ainda que a amizade também não tenha sido construída dignamente no início da obra. E pouco tempo depois estava feliz ao lado dele, a ponto de topar um casamento surpresa preparado por Mércia. 

Após um conjunto de absurdos, houve uma passagem de tempo de um ano, que culminou no retorno de Viola. Uma volta que não teve o menor impacto e que ocorreu em menos de uma semana. O pior é que nada foi explicado minimamente para o público sobre o período em que a personagem ficou desaparecida. A protagonista apenas disse que seu pai a ajudou a fugir do país (com que dinheiro se o coitado não tem onde cair morto?) e ela passou longos meses estudando sobre computação para poder se vingar de Mavi. Como sobreviveu financeiramente? Porque no clássico "O Conde de Monte Cristo" todos sabem que o protagonista achou um tesouro deixado pelo aliado que fez durante os anos em que esteve preso. Mas e agora? Não foi explicado. E seu objetivo era se esconder, mas ao mesmo tempo estava atuando como chef de cozinha em um restaurante recém-aberto, o que causou a desconfiança de Mavi e Luma que foram comer no local e acharam a comida igual a de Viola. E como conseguiu se empregar nesse restaurante? Ela estava com documentos falsos? Bem, o fato é que todo mundo já descobriu sobre o retorno da protagonista e Mavi e Luma acreditaram que Viola não tinha retornado para uma vingança só porque a chef os tratou com carinho. Apenas Mércia não acreditou. Tanto que Viola criou um plano estúpido com Volney para dar um golpe financeiro em Mavi e o vilão caiu. A mocinha ainda armou para que Luma a flagrasse beijando Mavi, algo que já tinha acontecido duas vezes com Rudá (Nicolas Prattes) na primeira fase. A versão vingativa da protagonista era fazer o que ela já fazia quando não era vingativa. Mas o pior capítulo da novela é sempre o próximo, então não demorou até a 'vingadora' ser desmascarada por Mércia, que expôs todo o plano amador em menos de duas semanas. Ou seja, todo o arco da revanche desmoronou em tempo recorde e sem uma cena sequer interessante. Nada causou uma mínima empolgação ou curiosidade sobre o desfecho. 

Vale ressaltar que tudo o que vem ocorrendo nas demais tramas também piorou consideravelmente. O núcleo de Fátima (Mariana Santos) era o mais promissor e o único que tinha uma construção crível, mas as mudanças repentinas por conta do cancelamento de seu romance com Diana (Vanessa Bueno) destruíram os conflitos. Diana não tem mais relevância e é apenas uma orelha para Fátima desabafar, ainda que de vez em quando. Hugo (Danilo Grangheia) era um ciumento possessivo e virou um sujeito íntegro e compreensivo. A derrocada de Robson (Eriberto Leão), que foi espancado e estapeado quando sua cantada em cima de Bruna (Duda Batsow) foi descoberta, de nada adiantou porque o sujeito seguiu morando com a ex-esposa e os dois tiveram uma recaída, que originou uma gravidez. Sim, Fátima engravidou da pessoa que abusava dela psicologicamente e fisicamente durante anos. E a personagem está há um ano flertando com Gael (Igor Cosso), recepcionista que até pouco tempo atrás não queria assumir o filho que achava que tinha com Lorena (Liza Del Dala). Aliás, o plot da Lorena, que enganava Sirlei (David Jr), Robson e Gael para pegar dinheiro da pensão dos três, tinha sido uma grata surpresa, mas foi esquecido por meses pelo autor, que do nada resolveu colocar Iberê (Jaffar Bambirra) como o verdadeiro pai da criança. Os personagens nunca tinham trocado nem um 'bom dia' na novela. É preciso citar ainda a justificativa horrível para a saída de Ana Beatriz Nogueira da trama. Nem se preocuparam em criar uma cena de velório para Moema. Apenas um diálogo rápido de Nahum (Ângelo Antônio totalmente avulso) com Iberê dizendo que ela tinha morrido por conta de uma doença. Nem uma sequência do Rudá (Nicolas Prattes) descobrindo o falecimento da tia foi mostrada. Aliás, Rudá sumiu da novela. O mocinho sofreu uma rejeição gigantesca do público, mas não por culpa do ator. E seu desaparecimento em nada melhorou o roteiro, que é ruim com ou sem ele.

E o que comentar a respeito do romance entre Michele (Alanis Guillen) e Daniel (Samuel de Assis)? Dois atores talentosos desperdiçados em um núcleo repetitivo e que nem interage com os demais. O casal nunca teve qualquer chance de funcionar. O autor transformou Michele em uma sonsa que finge se importar com o namorado, que passou a novela quase toda preso em Portugal, enquanto transa com o patrão em sua casa. E qual o objetivo da exibição da cena de Cristiano (Bruno Montaleone) sendo espancado na cadeia logo depois de um momento colocado como 'fofo' entre o casal? E os dois ficaram nesse joguinho de sedução durante um ano? E Cristiano não foi ajudado em nada ao longo de um ano? E por qual motivo Michele mentia para o namorado quando falava com ele ao telefone? Agora, a governanta da mansão do patrão passou a mentir para o namorado pessoalmente porque o rapaz retornou nesta semana da cadeia. O triângulo amoroso está sob o mesmo teto e com Cristiano sendo feito de idiota. Tem como o público nutrir qualquer simpatia por Michele e Daniel?

E voltando ao núcleo central, é preciso citar ainda o complemento da reviravolta do retorno de Viola: a ressurreição de Molina (Rodrigo Lombardi). A história se baseou o tempo todo em um assassinato que não aconteceu. O vilão reapareceu para Mércia em uma lancha (impossível não lembrar do Alex, de "Verdades Secretas") e os dois proferiram um texto didático e repleto de absurdos para tentar explicar ao público o plano da falsa morte do empresário. Nada do que foi dito fez o mínimo sentido e ainda enfraqueceu o arco do quarteto protagonista, que já era extremamente frágil. O retorno do ricaço traz o enredo de volta para o começo, o que só reforça que o folhetim nunca saiu do lugar ao longo de seis meses. Também não dá para ignorar a investigação súbita de Luma, que resolveu saber mais sobre sua falecida mãe, após doze anos, a ponto de ir atrás de Berta (Eliane Giardini), a banqueira que sempre esteve nas reuniões familiares e ainda assim nunca foi procurada pela filha de Molina, que preferiu ser motorista de aplicativo quando não tinha um tostão no bolso. São inúmeras situações que tratam o telespectador como palhaço.

"Mania de Você" está de mal a pior e a virada promovida por João Emanuel Carneiro se mostrou uma decepção. A frase do Tiririca, quando se candidatou a deputado pela primeira vez, é uma das maiores mentiras já ditas porque sempre dá, sim, para ficar pior do que está e a atual novela das nove da Globo é a maior prova disso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Seria João Emanuel Carneiro o David Lynch brasileiro?

chica disse...

Que pena tanto trabalho e a novela não agrada! Ando longe delas há muito! abraços, chica e ótimo fds!

Pedrita disse...

nem tenho visto. só vejo o finalzinho pra esperar o bbb e sem som. mas parece tudo igual. sempre alguém tentando matar alguém e eles fingindo q a pessoa morreu pra ela reaparecer. e acho q demoraram demais pra voltar com o molina. já tinha spoiler desde o começo da novela. so agora tiraram ele do armário. perdeu a força. beijos, pedrita