segunda-feira, 3 de junho de 2024

Segunda temporada de "Encantado`s" mantém as qualidades da primeira

 Em meio ao sucesso da primeira temporada de "Encantado`s" no Globoplay --- cuja estreia foi em novembro de 2022 e a exibição na Globo entre maio e junho de 2023 ---, uma segunda já tinha sido encomendada e estreou na plataforma de streaming da emissora em março deste ano. A receptividade do público seguiu em alta e sua entrada na grade da tevê aberta se deu em pouco mais de um mês ---- um intervalo muito menor. E dá para entender todos os motivos para o êxito da série. 


Na primeira temporada, o público conheceu o funcionamento do mercado e da agremiação Joia do Encantado, que dividem o mesmo espaço no estabelecimento da família Ponza, em uma mistura de personagens apaixonados por ambos. De dia, é Olímpia (Vilma Melo) quem administra o comércio, sucesso entre os moradores do bairro, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Quando anoitece, é hora de arrastar as prateleiras e abrir espaço para o samba, a maior inspiração na vida de Eraldo (Luis Miranda). E é encarando as adversidades e levando o dia a dia com leveza que esses irmãos mantêm a união para tocar os negócios herdados pelo pai, Geraldo Ponza, também interpretado por Luis Miranda. 

Depois do desfile apoteótico que emocionou a avenida, Olímpia, Eraldo e toda a turma enfrentam novos desafios. Se a disputa entre os irmãos foi a base da primeira temporada, agora, sem deixar de lado os conflitos da dupla,

que passa pela sobrevivência dos seus empreendimentos para contornar os resultados negativos dos investimentos frustrados que fizeram, as relações familiares ganham diferentes camadas e histórias dos personagens que vivem no entorno dos protagonistas são aprofundadas. 

Mergulhando nas novidades da temporada, no mercado, Maria Augusta (Evelyn Castro), influencer digital e a mulher de Eraldo, salva o "Encantado`s" da falência e se autoproclama como gerente, sendo mais um problema para a cunhada, Olímpia. Já no bairro, a vilã da vez é Dalva (Eliane Giardini), que ocupa o lugar de Madurão (Tony Ramos), com objetivos que vão muito além da mera compra do terreno dos Ponza. Após ter aprontado com Eraldo e quase levado a Joia do Encantado ao rebaixamento no último episódio da primeira temporada, Madurão é rechaçado por Marlene Ponza (Dhu Moraes). A matriarca da família não aceita as desculpas do bicheiro, que acaba ridicularizado pela comunidade. Mas antes de ser enviado para um ponto menor, o mandachuva consegue articular sobre quem o substituirá na contravenção: entra em cena Dalva. A princípio, a chegada da mãe de Ceroto (Leandro Ramos) parece trazer alívio cômico para a série, mas as aparências enganam. O curioso é que Tony precisou se afastar da segunda temporada por conta das gravações intensas de "Terra e Paixão", onde vivia o temido Antônio La Selva. E Eliane Giardini, além de tê-lo substituído, ainda conseguiu emendar com a novela de sucesso de Walcyr Carrasco e, na pele da perversa Agatha La Selva, fez um trio grandioso com Tony e Gloria Pires (Irene La Selva). No primeiro episódio da segunda temporada, Tony e Eliane contracenaram brevemente, o que causou a lembrança imediata do folhetim das nove.

A série fala de afetos, relações e superação com uma mistura competente de humor e leveza. Desta vez, além do núcleo familiar dos Ponza, a cada episódio ficam evidentes um pouco mais das relações e características das figuras que compõem tanto o supermercado como a Joia do Encantado. Com um elenco repleto de talentos, o caminho para a expansão desses personagens foi algo esperado e merecido. Há um foco na relação de Melissa (Ramille) e Ponza, além da nova relação de Melissa com Pedro (Dhonata Augusto). O agora namoro entre Flashback (Digão Ribeiro) e Pandora (Dandara Mariana) e uma espécie de trégua nos embates entre os irmãos Olímpia e Eraldo diante de Maria Augusta, que não deixa de ser um problema em comum, e até uma crise na dupla formada por Eraldo e Leozinho (Augusto Madeira). Também há uma boa sacada em abordar como é a rotina da comunidade nos meses em que não há nada sobre Carnaval. 

A sintonia entre Vilma Melo e Luis Miranda reflete bem o clima gostoso da série e Evelyn Castro segue como um dos pontos altos do elenco. Mas é até injusto destacar apenas alguns porque todos esbanjam talento e os personagens são carismáticos. Luellem de Castro diverte através do péssimo humor de Ana Shaula, Ludmillah Anjos traz toda a sua luminosidade para Crystal, Digão Ribeiro imprime uma pureza bonita demais ao Flashback e a entrada da maravilhosa Eliane Giardini e do ótimo Romeu Evaristo (Tião) deixou o time ainda melhor. Ainda merecem elogios Augusto Madeira, Dandara Mariana, Dhonata Augusto, Ramille, João Côrtes (Celso), Neusa Borges (Tiia Ambrosia) e Dhu Moraes. Vale citar também as deliciosas participações, como Clara Moneke revivendo a Kate de "Vai na Fé", Fabíula Nascimento, Paolla Oliveira, Késia, Welder Rodrigues, Tia Surica, Urias e até Regina Rouca. 

"Encantado`s" ---- com direção artística de Henrique Sauer e direção de Nathalia Warth e Naína de Paula ----, manteve as qualidades da primeira temporada na segunda e já tem uma terceira em andamento. Fruto do sucesso de uma história simples e desenvolvida com amor pelas autoras e criadoras Renata Andrade e Thais Pontes, que contam com a colaboração de Antonio Prata, Chico Mattoso e Hela Santana.

12 comentários:

Marly disse...

Essa série parece ser uma delícia, vou procurar ver. O elenco é de primeira grandeza, a estória é do tipo que me prende, por causa da brasilidade, tenho que dar uma conferida!

Beijão

Anônimo disse...

Dos lançamentos originários da Globoplay, "Encantado's" foi o que mais me interessou até o momento, juntamente a "Filhas De Eva", "Rensga Hits" e "Turma Da Mônica: A Série". O conjunto de qualidades evidenciado gera expectativas para mais temporadas, com bastante fôlego na narrativa.

Guilherme

Citu disse...

Gracias por la recomendación

Maria Rodrigues disse...

Parece ser uma serie bastante interessante.
Como habitualmente uma excelente analise.
Abraços

Outsiders disse...

Jóia dos seriados brasileiros!!!

Mesmo não tendo curtido muito algumas cenas estilo musical em alguns episódios a série continua com um enredo maravilhoso assim como da primeira temporada. Além disso está visualmente linda e mantendo as ótimas atuações dos personagens.

Leozinho me fez rir muito nessa temporada.

Sérgio Santos disse...

É isso, Marly!

Sérgio Santos disse...

Concordo mt com voce, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Citu.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Maria.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Outsiders.

Jovem Jornalista disse...

Gostei muito da temporada que passou.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Eu tenho a impressão que a novela é escrita pelo chatgpt porque são situações tão repetitivas e meio desconexas que parece que ele coloca o prompt e a inteligência artificial desenvolve... Não tem alma nenhuma