sexta-feira, 11 de março de 2022

"Um Lugar ao Sol" prova que muita gente reclama de clichês, mas não vive sem eles

 A novela de Lícia Manzo está em plena reta final e desde o início da produção, incluindo a divulgação nas coletivas online, a autora deixou claro que "Um Lugar ao Sol" não era uma mera novela de gêmeos, como tantas que o telespectador já viu. Agora fica clara a explicação da escritora. Realmente não é e passou longe de ser. A ousadia em matar Renato (Cauã Reymond) logo no começo do enredo e depois focar apenas na saga de Christian (Cauã) usurpando a vida do irmão foi uma ousadia merecedora de elogios. 


A autora optou pelo mais difícil: confiar na potência de sua narrativa e evitar situações óbvias envolvendo trama de gêmeos. Não teve gêmeo bom e gêmeo mau. Renato era um playboy inconsequente e problemático, mas passou longe da vilania. Christian era um sujeito íntegro, mas também estava longe de ser uma pessoa boazinha. Os dois eram sujeitos repletos de camadas e contradições. Agora, com o protagonista no posto da presidência da Redentor que tanto almejou, ficou claro que o falso Renato se transformou em algo muito pior que seu irmão. 

Apesar de alguns tropeços na trama, como a enrolação de alguns conflitos que acabaram caindo na repetição e a edição dos capítulos por conta de um esticamento forçado pela Globo, "Um Lugar ao Sol" segue com boas qualidades. No entanto, é comum ver nas redes sociais comentários reclamando da ausência de Renato. Grande parte do público esperava uma volta triunfal do irmão morto para desmascarar Christian, mesmo após a cena exibida nas primeiras semanas, quando Lara (Andreia Horta) viu o corpo de Renato no Instituto Médico Legal (IML) e achou que era de Christian. Nunca existiu a possibilidade de um retorno. Ele foi metralhado pelos traficantes que cobravam uma dívida de Christian. Mas a dúvida de parte da audiência nunca foi totalmente dissipada. 

A questão é que a 'esperança' do público apenas prova que o famigerado clichê é sempre ridicularizado, mas quando algum autor opta em fugir do recurso o telespectador sente. Lícia seria massacrada pela crítica especializada caso trouxesse Renato de volta, pois a grande maioria dos críticos detesta clichês e plots que acabam exigindo uma certa fuga da realidade para serem de fato comprados. Todavia, o povo ama mesmo fingindo detestar para não parecer 'menos inteligente'. E nada contra o clichê, é bom ressaltar. Todo bom folhetim precisa dele. Há escritores que usam muito e outros que aproveitam menos. Depende do estilo de cada um e tudo bem. Há produções para todos os gostos. 

É preciso até citar outra situação da atual novela. Túlio (Daniel Dantas) e Ruth (Pathy DeJesus) morreram em uma queda de helicóptero. Os dois eram corruptos e chantageavam Christian. Com a morte do casal de amantes, o protagonista se livrou de dois coelhos com uma cajadada só. Infelizmente, a cena nem foi exibida por conta dos vários impedimentos que a produção teve durante as gravações em tempos de pandemia. Mas a ausência da cena acabou despertando novas dúvidas nos telespectadores nas redes sociais sobre a veracidade da morte da dupla. Muitos acharam que os dois voltariam para acabar com Chris. Só que não voltarão. A autora não adota esse tipo de 'plot'. Não é uma característica sua. Mais uma vez parte da audiência sentindo falta daquele clichê.

"Um Lugar ao Sol" é uma novela que ousou na narrativa. Fugiu do óbvio, ainda que tenha todos os elementos clássicos dos folhetins. Lícia Manzo foi corajosa e merece reconhecimento. Ao mesmo tempo, sua história provou que muita gente reclama de clichês mas no fundo não sabe viver sem eles. 

24 comentários:

Fatyma Silva disse...

Uma novela muito boa, gostei dos personagens e dona Noca, adoro!
Muito boa todas as cenas!
A autora está de parabéns!

Bom fim de semana com saúde epaz.

Um abraço.

Anônimo disse...

Amem ou odeiem, o clichê nas obras dramatúrgicas é essencial para elas, e Lícia Manzo o insere com habilidade em "Um Lugar Ao Sol", sem deixar de lado a sua identidade para conduzir uma narrativa.

Guilherme

Anônimo disse...

Nossa sim! Galera reclama de coisas nada a ver. Inclusive o fato de Stephany ter alguns desvios de caráter acho interessante porque é a vida como ela é. Vítimas de violência doméstica são vítimas de seus algozes, mas seguem sendo seres humanos cheios de contradições como qualquer outro. Gosto muito da novela, salvo momentos em que ela andou em círculos. As vilãs cometeram menos absurdos que o mocinho haha. Elenice e Barbara são par perfeito. Noca e as irmãs de Barbara são personagens ótimos também. Muito legal também essa discussão da (não)paternidade de Christian. Há uns 10 anos não via novela, mas me empolguei com essa haha

Ana disse...

Mas essa novela também tem clichês. Por exemplo: o homem mais velho que casa com uma mulher bem mais jovem. É o caso do Santiago e da Érica.
Outro clichê: amor à primeira vista. O Ravi mal bateu os olhos na Joy, já ficou apaixonado por ela.
E o caso da Rebeca, que continuou no casamento com o Túlio só por "segurança". Isso não é clichê também?
Os autores de novela às vezes usam alguns clichês e isso não é problema em si. O ruim é quando o autor abusa dos clichês, usando demais.
Agora, esse lance da volta do Renato, não sei de onde as pessoas estão tirando isso, rsrsr. O cara morreu, foi parar no IML. Ele não volta mais, não. Só se for em um centro espírita, rsrsrs.

Ane disse...

Infelizmente não vi a novela,
mas me parece bem inovadora.

Ane 😊🌍
De Outro Mundo

Unknown disse...

o maior clichê será o Cristian ser castigado. Na vida real ele se daria muito bem com todas as suas atitudes, como muitos . Ficará tipo uma lição de moral hipócrita .

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Faltou um "tchan" na novela Um Lugar ao Sol. Ficou linear demais do meio para o final. Divulgarei em breve meu balanço final com os pontos positivos e negativos. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Jorge Henrique disse...

Desconstrução de clichês,veja o que aconteceu com esses personagens o caminho que trilharam é diferente descontruir é mostrar que existe dentro da sociedade e que necessariamente não acontece como dizem ,veja os casos que você sitou e o que está acontecendo com as personagens .

Márcia disse...

Não desconstruiu nada. Santiago casou mesmo com uma mulher bem mais jovem.
E a Rebeca não vai acabar com o Felipe. Vai reatar com o antigo marido, pai da filha dela. Achei uma droga isso.

Fatyma Silva disse...

Muito boa essa novela, acho que todos que quem assistiu gostou.

Sério, tenha uma feliz semana com saúde e muita paz.

Beijinhos e bom dia!

Sérgio Santos disse...

Beijo, Fatyma!!!

Sérgio Santos disse...

Concordo, Gui.

Sérgio Santos disse...

Que bom, anonimo!!!!

Sérgio Santos disse...

Ana, claro que a novela também tem clichê, eu nao neguei isso. Mas disse que até quando tenta escapar deles nas situações que eu mencionei o publico sente falta. Aí quando o autor faz diz que é clichê. Então gosta ou nao? Esse foi meu ponto. Eu amo clichê, inclusive.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ane.

Sérgio Santos disse...

Mas na vida real ele teria sido descoberto bem antes, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Jorge.

Sérgio Santos disse...

Ok, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, o caso da Stephany, eu acho que a Licia foi prejudicada pelo encurtamento da novela. Ela teria desenvolvido melhor essee plot.

Sérgio Santos disse...

Boa semana, Fatyma!

Lulu on the sky disse...

Sérgio, eu assistia a novela. Depois cansei de muito dramalhão e desisti.
Big Beijos
www.luluonthesky.com

Jovem Jornalista disse...

Licia sabe deixar os clichês de lado como ninguém!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Emerson.