quarta-feira, 9 de março de 2022

Não havia necessidade da virada de Stephany em "Um Lugar ao Sol"

 A autora Lícia Manzo é conhecida por suas tramas realistas e sem grandes viradas ou acontecimentos catárticos. O que não é demérito. "A Vida da Gente" e "Sete Vidas", suas duas novelas das seis primorosas, são a prova. No entanto, a autora conseguiu mostrar uma nova faceta com "Um Lugar ao Sol". Foram vários momentos de tirar o fôlego e com reviravoltas muito bem construídas. Deixou explícito que também sabe fazer quando quer. Mas o plot criado para Stephany (Renata Gaspar) se mostrou equivocado e desnecessário. 


A personagem protagoniza uma situação grave e muito presente na vida de várias mulheres: a violência doméstica. Vários folhetins já abordaram o tema e Lícia vem tratando com seriedade. Roney (Danilo Granghéia) é um marido violento e abusivo. Stephany nunca conseguiu se livrar do companheiro e acaba sempre cedendo aos teatros emocionais. Demorou muito para ter coragem e denunciá-lo por agressão, mas, retratando a realidade, nada aconteceu com ele. Ainda assim, acaba reatando em vários momentos. 

Ao contrário da irmã, Érica (Fernanda de Freitas), Stephany não tem muita instrução. Já teve atitudes questionáveis, como insinuar que a irmã deu um golpe do baú no ricaço. No entanto, sempre foi uma ótima amiga com Érica e amorosa com o sobrinho. No capítulo de ontem, após mais uma agressão sofrida, recebeu a ajuda de Renato, que atendeu ao pedido da esposa de Santiago (José de Abreu).

Para fugir do marido, Stephany aceitou ficar no apartamento que era de Ravi (Juan Paiva). Assim que Renato a deixou no local, a personagem deu um beijo no marido de Bárbara (Alinne Moraes). Foi um gesto questionável, mas até compreensível analisando a carência daquela mulher que nunca recebeu um carinho do esposo. 

Todavia, está difícil comprar o que tem acontecido com a personagem desde então. Stephany achou um celular da Joy (Lara Tremourox) em uma das gavetas e ainda conseguiu acertar a senha de acesso. Para culminar, Joy deixou um vídeo para o filho, ainda um bebê, contanto que Ravi é cúmplice de Renato e que o melhor amigo do pai dele se chama Christian e roubou a vida do gêmeo. A mãe deixar um vídeo para uma criança, que nem completou dois anos, chantagear o pai? E achar que o pai não veria esse celular muito antes do filho? Não teve qualquer nexo. 

E o pior é o que Stephany se transformou por conta do vídeo. A irmã de Érica foi imediatamente até o escritório de Renato chantageá-lo. Virou uma mulher sem escrúpulos do dia para noite e ainda ameaçando o sujeito que, querendo ou não, a ajudou a escapar da violência que sofria. Ficou bastante perceptível que a autora optou pelo recurso para causar alguma movimentação na trama na reta final. Isso porque as novelas das nove recebem uma cobrança grande do público para serem ágeis o tempo todo. Mas muitas vezes é melhor não ter uma agilidade a custa de tantas alterações no roteiro. E vale acrescentar que Renato a subornou com uma boa quantia, mas também cedeu ao beijo dado por ela no dia anterior. Ou seja, virou amante para ter sua identidade preservada. Isso foi condizente com o que o protagonista está mostrando. Ele, sim, virou um canalha muito pior que o Renato. A construção do personagem central está impecável. Mas não havia a necessidade de mexer na personalidade de Stephany para um plot que todos sabem que não dará em nada. Afinal, todos que descobrem a verdade sobre Christian morrem, mas não pelas mãos dele. É quase certo que ela será assassinada pelo marido, retratando uma rotina que segue implacável no Brasil. 

"Um Lugar ao Sol" segue merecendo elogios, mas Lícia se equivocou na trajetória de Stephany nas últimas semanas. E a situação também reforça o desrespeito da Globo com autora em virtude do encurtamento da trama. A situação provavelmente seria melhor trabalhada, o que evitaria o estranhamento que causou. 

61 comentários:

Unknown disse...

Muito boa sua análise
Só acho que a intenção não foi encurtar a trama. Pelo contrário, esticar a novela até p final de mes.

Unknown disse...

Além de não ter a necessidade de mudar a personalidade de Stephany,já tá bem cansativa essa narrativa de chantagens para cima do Renato.Uma outra questão, as cartas de Noca para Lara,não é possível que vem aí Lara e Ravi

Anônimo disse...

ENDOSSO TUDO. E teria muito mais movimentação se colocasse os personagens descobrindo aos poucos.

chica disse...

Passando pra deixar meu abração! Tuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom! chica

Pedrita disse...

esse final está com tramas esquisitas, perdendo a coerência, rebeca e felipe mereciam um final feliz. todo o preconceito que a novela tentou apontar, confirmou mostrando q uma mulher com mais de 50 não aceita os amigos do namorado com pouco mais de 20 anos. sendo q rebeca sempre foi liberal e aceitava os casos do marido, muito incoerente. e felipe, q nunca trabalhava, tava sempre sozinho, de repente tem um monte de amiga e ex tocando violão com ele. exato, de uma hora pra outra sthepany virou uma mulher forte, empoderada e chantagista. se era tudo isso se livraria fácil do marido. não tem coerência alguma. beijos, pedrita

Unknown disse...

Perfeita sua análise,pensei a mesma coisa ,ela não tinha força para enfrentar o marido e vira corajosa demais com Renato .Não gostei da cena .

Roseli disse...

Concordo totalmente com a sua análise. Também achei que essa mudança da Stephany não faz sentido e só vai estragar a personagem.

E o vídeo da Joy para o filho pequeno? Não tem nenhum nexo... Será que é mesmo a Licia Manzo que está escrevendo estes capítulos? Está tão estranho.

Ela teve que criar novos acontecimentos porque a novela foi esticada, mas a história perdeu a coerência.

Roseli disse...

Eu achava que o Christian ainda tinha chance de se redimir - por exemplo, se ele usasse o cargo na Redentor para fazer obras de caridade. Mas agora que ele está tendo caso com a Stephany, só para proteger a identidade dele, o personagem se perdeu de vez... Agora acho muito difícil ele se redimir. Só fico me perguntando como vai ser o final dessa novela. Só espero que não vire uma grande "salada"...

Unknown disse...

Também achei que a autora se perdeu! Fica a mensagem que ela e ruim e merece apanhar!

Anônimo disse...

Por mais que uma obra de ficção faça um merecido sucesso, sempre há um ou outro "quesito" dela em relação ao qual temos de esconder nosso lado fã, seja do produto e/ou de seu(s) criador(es). Embora Renata Gaspar esteja defendendo com maestria sua Stéphany em "Um Lugar Ao Sol", essa virada em nada agregou à trajetória da personagem. É claro que o descaso da TV Globo com o atual folhetim das 21h15min para favorecer "Pantanal" também prejudicou algumas tramas, mas não justifica a mudança súbita de certos perfis apresentados na novela.

Guilherme

Unknown disse...

Acho que autora se perdeu. Está chata essa reta final da trama. Nada ver com Stephany e Renato.

Ana disse...

Não havia necessidade nenhuma dessa virada da Stephany. Aliás, nem da virada do Christian.
Até recentemente, a novela fazia sentido: o Christian assumiu a identidade do irmão pensando que iria ter uma vida melhor, mas viu que era tudo ilusão. Arrependeu-se de casar com a Bárbara, separou-se e voltou para o seu verdadeiro amor, a Lara. Ele já estava caminhando para um final feliz, tudo fazia sentido. Mas daí a autora decidiu mudar a história. O Christian voltou para a Bárbara, adotou uma filha, agora tem caso com a Stephany. E a Lara vai se envolver com o Ravi (um cara que ela sempre viu como amigo, não como namorado. É um romance que não tem nada a ver).
Essa novela não tem mais nem pé nem cabeça. Eu gostava de assistir, mas agora estou desistindo. Está muito confusa. A autora realmente se perdeu.

Anônimo disse...

Que eu me lembre a hoy cravo um video estando en seu quarto antes de sair de casa realmente sem pé nem cabeca

Unknown disse...

Até assistia essa novela.Parei de ver, pois não é possível alguém passar tanto perrengue como o Christian e o Ravi. O mocinho da novela tem a essência boa, mas se ferra a cada dia que passa.

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, eu não acompanho essa novela mas fico muito interessada nos seus artigos, lendo-os com atenção para poder pegar um pouco da história!
A violência contra a mulher deveria ser retratada com bastante veracidade e mudar as características da personagem nessa altura pode criar um desfecho trágico e desnecessário!!
Grata amigo, por suas análises sempre primorosas!
Abraços e lindo final de semana!! :)))

Elisabete Ossig Andrade disse...

Também não gostei transformaram a vítima em vila tbem qdo o foco maior era a violência contra a mulher

Unknown disse...

já que a autora resolveu transformar a Stephanie numa mau caráter, que eu também achei desnecessário essa mudança, já que é para dar exemplo da vida real para os maridos violentos, como todos mau-caráteres tem que morrer, ela que morreu numa briga com o marido dela, e que ele vai preso, assim resolve problema dos maus caráter.

Maria Rodrigues disse...

Excelente análise.
Bom fim de semana
Abraços

Unknown disse...

Q novela chata. Assistia no inicio,hj ,de canal. Todo dia tudo igual

Unknown disse...

Hj mudo de canal

Unknown disse...

A novela foi muito encurtada, sim. Agora que foi esticada um pouco - e houve essa possibilidade justamente pq havia sido encurtada antes. Está passando na TV bem menos do q foi gravado originalmente. Muitas cenas resumidas.

Unknown disse...

Ela não "inventou" isso para esticar a história. A novela foi integralmente gravada durante a pandemia, as gravações já acabaram faz tempo. Isso tudo já estava previsto e gravado. A novela havia sido até encurtada, com cenas mais resumidas... por isso tinha "sobras" pra poder esticar agora, na reta final. Ou seja, mesmo sem sentido, essa história já estava gravada, sim.

Unknown disse...

Eu tbm gosto demais da novela, mas o final tá sendo péssimo! NADA A VER Christian com Stephany, Lara com Ravi e Rebeca sem Felipe.

Unknown disse...

Pena que já vai acabar poderia esticar essa novela e muito boa não perco um parte parabéns dereito

Unknown disse...

A autora boiou nessa de Stephany e Renato Nada a ver também Lara e Ravi, ela parece uma desesperada passou a novela inteira atras de macho, amor próprio zero aff

Gi disse...

A novela se perdeu, tá tudo ruim..

Joana disse...

Ela é uma doente, não poderia acabar de outra forma.

Unknown disse...

A novela está boa não poderia acabar agora,essa outra que é o patanal já conhecemos a história é sem graça nem assisto novela com história repetida

Unknown disse...

Novela boa em um lugar ao sol porque resumiu capítulos patanal é novela sem graça nem vou assistir não foi de história repetida. Novela boa tem ser inédita ao contrário não t graça

Unknown disse...

Essa novela foi a pior q já vi em todos os tempos .tnho pena dos atores atrizes q submetem a isso vrgonha alheia....

Unknown disse...

Foi a pior novela q já aprece na rede Globo...

Unknown disse...

Totalmente desnecessário essa transformação da Stéfany se for assim ela até q merece o marido q tem !!

Anônimo disse...

Por fvr, dizer que o mocinha tem a essência boa....chega a ser Hilário....se tivesse a essência boa,não teria se transformado em um interesseiro capaz de qq coisa....

Unknown disse...

Concordo c seu comentário, a autora está sendo machista pq Érica/Santigo????
Stnepany fazendo estás chantagens vai parecer provocações para uma realidade DQ acontecem c as vítimas da violência masculina. Péssima.Autora machista.

Unknown disse...

Verdade

Unknown disse...

Acho que ela está querendo mostrar a real dos dois . São dois doentes , que vítimam todos a sua volta , sem consciência das consequências que
envolvem , a família , os amigos e todos que pensar está e/ou pretendem ajudar . Éuma trama bem realista ,que aborda o problema na íntegra , sem a fantasia de(vítima e/ou vilã) . Mostra o desequilíbrio dos personagens, querendo se safar com mentiras, vantagens e desvantagens , INDEPENDENTES DO NÍVEL SOCIAL,TODOS escrevem suas histórias sem máscaras e sem se aperceber de erros e acertos , conforme lhe forem conveniente .

Unknown disse...

Infelizmente na vida , tudo tem um pq de existir. Não queremos saber das verdadeiras histórias pq são chatas e dolorosas . Queremos punir, apontar, castigar ,quem a gente acha está errado . Mas...o problema em si é bem mais complexo do que se imagina . Se observarem há homens tbm passando pela inversão do fato e não são cobertos pela lei. A trama e tão realista que desagrada a muitos , pq não tem vítimas na história . TODOS ERRAM PELA CONVENIÊNCIA...

Unknown disse...

Amo a novela, assisto todos dias. Porém, tenho críticas: a ingratidão da Ravi que poderia ser um filho de Santiago e ajudar a Renato/Cristian por tudo o que ele fez com ele, após ser preso pelos crimes. Depois ele poderia ficar com Barbara com a filhinha, enfim...
Túlio morrer sem ser desmascarado!
Hoje tudo é filmado, poderia já ter descoberto a safadeza dele pressionando Renato, que cometeu erros, deve pagar, mas não era mal carácter/ladrão, ficava claro na hora das assinaturas a tristeza dele.
Muitos assuntos polêmicos, sem desdobramento ficaram soltos: estupro, alcoolismo, adoção, etarismo, diferença de idade, gordofobia, preconceito racial, ganancioso a pelo poder... corrupção...filhos sem adoção, violência contra a mulher, essa foi ruim, Estefany chantagear Christian não tem nada a ver.
Mateus poderia ter ficado com Lara ou conhecido Barbara, ótimo rapaz. Casou com uma moça, nem sei quem é. Aquela psiquiatra com aquele ranço todo com a filha desmiolado...
Agora outro assunto polêmico, alzaimer!!
A novela foi cortada,talvez isso tenha desorganizado alguns desdobramentos dos assuntos em pauta. Rebeca deveria terminar com Rebeca, não com ex, tem nada a ver.
Mas, é assim mesmo...novela há diz tudo... é novela.
No mais, amo o elenco de um lugar ao sol. Cauã está lindo, dando um show de interpretação, maravilhoso. Aline é intensa, perfeita no papel.Beltrão, show de atriz. E sei que não foi fácil gravar essa novela em plena pandemia, com muitas mudanças...meu respeito a autora, sei que ela fez de tudo para dar certo, entendo as limitações e compreendo que nem tudo dependendo só do nosso esforço e talento. Tomara que o finalzinho nos agrade. Abraços para todos, paz e compreensão. Menos julgamento

Unknown disse...

Desculpem os erros... Rebeca com Filipe, quis dizer.
Renato/Christian deveria ficar com Barbara, presidente da redentor, já passaram muitas coisas juntos. Barbara ,apesar das oscilações dela, é muita humana mostra muito amor por Renato nos momentos mais difíceis esteve ao seu lado. Depois da prisão, ele deveria ser presidente sim, ele errou muito, porém como administrador foi muito bom merece ser presidente, Cristian.

Unknown disse...

E Monótona

Unknown disse...

Tem uma Piorrrrrr
Aquela do Gato 🐱
O Protagonista Era o Gato 🐈
Kkkkkkkkk

Unknown disse...

Não assisti todas, mas confesso que não acho. Se observarmos bem, como falei no comentário anterior, tem muitos ensinamentos, bom e ruins, assuntos bem palpitantes.
Um lugar ao sol tem seu valor, deixa lição, vai fazer falta, já que a próxima, o estilo, não será do meu agrado,e, portanto, não irei assistir.

Unknown disse...

Sim

Unknown disse...

Obrigada !!

Unknown disse...

Eu concordo contigo. Uma história tão bonita e ai autora caga com tudo...

Unknown disse...

Nada a ver ... concordo tbm contigo ... simplesmente essa autora se perdeu na história...pena dos atores que realmente se queimam.

Unknown disse...

Perfeito comentário. Concordo!!!

Unknown disse...

Em coerência mesmo esse fim!!!

Dynhage disse...

Peço mil desculpas, mas não concordo que essa autora seja genial. Ela cria bons personagens mas, não sabe onque fazer com eles depois de um tempo. Essa personagem em questão - Stephany - merecia um cuidado muito maior e respeito, já que retrata um drama horroroso ao qual mulheres são submetidas todos os dias. Torná-la uma mau-caráter só desmorona toda a construção feita. Uma lástima. Deu ensejo abque haja uma "torcida" contra ela, "justificando" atitudes absurdas do marido, afinal "ela não vale nada". E uma coisa não tem, absolutamente, nada a ver com a outra. Ser mau-caráter não é justificativa para violência doméstica! Pena ela não ter percebido isso

Unknown disse...

Eu acho que na realidade tudo.que aconteceu com o.Cristiano foi culpa do Ravinas desde o início. O Cristian querendo proteger o amigo caiu no buraco desde quando ele pegou o celular.Naquele momento que ele pegou as drogas não foi pra ele.foi pra salvar o Ravi.É não merece pq esse deficit de achar que tudo tem que ser certo não cabe no mundo que vivemos.A real é que o Cristiameu bateu palma pra maluco Ravi.Joy Bárbara.
.Nuca mais vejo novela autora
A cabeça dela também não 2 boa

Unknown disse...

Tbm acho desnecessário colocar a Stefano como uma vilã.Ela não conseguia nem enfrentar e denunciar o marido e agora mais que de repente super corajosa. Foi mal essa jogada.

Anônimo disse...

A novela deu uma piorada nessa etapa final.Esse comportamento canalha da Stephany, o vídeo gravado pela Joy para que o filho bebê um dia se beneficiasse com uma chantagem, tudo deprimente demais.

Unknown disse...

Oq.aconteceu com a autora dessa novela das nove,obem se paga com o mal?então quem vense é quem e mal carater?oq.isso?pensei q.teria um final agradavel essa novela,não esta valendo apena mesmo asistir uma novela.

Unknown disse...

A novela mais ridicula q.ja assisti nota 00000000000pra Um lugar ao sol

Unknown disse...

Pior novela da Globo

Unknown disse...

Não assisto mais nivela dessa autora

Ana disse...

Com certeza foi muito desnecessário este desfecho para stephany, isso só mostra que a mulher fica desacreditada na situação em que ela passou a novela toda tentando se livrar dos abusos e daí de uma hora para outra ela vira uma chantagista de quinta, acho que dessa forma só faz as pessoas terem o pensamento de que ela merecia tudo que passava.

Ana Paula disse...

Detestei também. A Joy já era um porre agora essa Sthefany piorou. Eca!

Sérgio Santos disse...

Obrigado a todos pelos comentários!

Unknown disse...

Novela Ridocula imoral,a pior .novela que eu tenteo Assistor nao dei Elenco impecaveel mas o Entedo e Absurdo

Fátima costa. disse...

Esperava mas dessa novela. Tudo uma bobagem,nada se aproveita. Era pra ser uma ótima novela. Essa de ravi com Lara foi o pior. Parece que não tinha mas homem nenhum no mundo e se ofereceu pra ravi. Pelo amor de Deus,eles eram praticamente irmãos,amor sincero e cristalino. Que raiva disso,gente😡Ela cagou na novela