quarta-feira, 23 de março de 2022

Cauã Reymond viveu um de seus melhores momentos na televisão em "Um Lugar ao Sol"

 A densa novela de Lícia Manzo se encaminha para o final e uma das muitas qualidades de "Um Lugar ao Sol" foi o trabalho do elenco. Como a trama sofreu várias paralizações por conta da pandemia do novo coronavírus, o ritmo das gravações não foi corrido. Houve tempo para os atores entenderem seus personagens e aprofundarem as camadas dos tipos tão bem escritos pela autora. E Cauã Reymond foi um dos que se beneficiaram. 

Cauã chegou a declarar em entrevistas que a novela não teve aquele ritmo frenético que um folhetim sem pandemia teria, o que beneficiou a sua atuação. Ele tem razão. É um de seus melhores momentos na televisão. O ator conseguiu diferenciar os gêmeos Renato e Christian de forma brilhante no início da novela e a missão não era simples. Afinal, não era o clichê do gêmeo bom e mau. Eram duas pessoas repleta de dramas que resultaram em diferentes personalidades por conta da separação ainda na infância (um foi adotado por uma família rica e o outro chegou a ser devolvido e morou no orfanato até completar 18 anos). 

Renato era um típico playboy mimado que teve tudo o que o dinheiro poderia proporcionar. Mas o que sobrou em bens materiais faltou em educação e caráter. O rapaz não respeitava a namorada (Bárbara - Alinne Moraes), a traía constantemente e vivia se metendo em vários confusões, incluindo o assassinato de um homem porque estava dirigindo bêbado. Aliás, era viciado em álcool e cocaína. Já Christian sempre foi um jovem correto e sonhava em achar o irmão gêmeo. O sonho do irmão pobre foi realizado logo no começo da trama e não segurou a inveja quando viu do que foi privado naquela vida.

O trabalho duplo de Cauã foi digno de muitos elogios. Ele emprestou seu carisma ao Renato, ao mesmo tempo que conseguiu deixar o Christian como uma espécie de sombra sem vida. Uma pena que tenha durado tão pouco tempo a presença dos irmãos juntos. Renato logo foi assassinado quando tentou pagar a dívida de Christian com o tráfico, o que abriu a oportunidade para o pobre se corromper e usurpar o lugar do rico. 

Uma falha da novela foi não ter exibido todo o período de adaptação de Christian ao mundo de Renato. Seria uma oportunidade para Cauã brilhar ainda mais. Ainda assim, o intérprete dominou o personagem e conseguiu expor todas as contradições daquele homem que arrota moral e ética, mas não pensou duas vezes antes de tomar o lugar do irmão morto e fez de tudo para manter aquela farsa eternamente, incluindo entrar em um esquema de corrupção de Túlio (Daniel Dantas). O personagem é desafiador para qualquer profissional. Até porque não desperta torcida do público para que tenha um final feliz. Pelo contrário, a expectativa sempre foi em torno da descoberta de sua verdadeira identidade. Ou seja, era um mocinho que virou um vilão de sua própria vida. Não há quem culpar além dele mesmo. 

O ator protagoniza muitas cenas carregadas de dramaticidade em "Um Lugar ao Sol". Lidar com um perfil que quase nunca sorri não é uma tarefa fácil. Como evitar uma apatia na atuação? O risco havia. Como já mencionado, Christian é um personagem repleto de armadilhas para qualquer ator. O irmão de Renato não desperta empatia, torcida, identificação, nada. Mas ranço no telespectador o marido de Bárbara provoca. Só que não é um malvado clássico de folhetim. Aliás, é malvado? Então como apresentar isso ao público? Ser o tipo central de um enredo e carregar todas as contradições que aquele homem foi desenvolvendo ao longo do tempo para atingir seu objetivo foi desafiador para Cauã. E o ator conseguiu entregar um bom trabalho. Lícia Manzo não tem motivos para reclamar.

16 comentários:

Anônimo disse...

Não poderia cair nas mãos de qualquer intérprete perfis de complexa construção como os gêmeos Christian e Renato de "Um Lugar Ao Sol", e Cauã Reymond, mais uma vez, mostrou quão bem se sai ao dar vida a personagens desafiadores em sua carreira, comprovando seu talento e competência.

Guilherme

Anônimo disse...

Nem achei um dos melhores, achei o melhor papel da carreira dele.

Fernanda disse...

JÁ TO COM SAUDADE DA MINHA NOVELINHA INJUSTIÇADA.

Pedrita disse...

ele está incrível realmente. até tinha esquecido o renato que acabou vindo em alucinação. christian não é mais christian, mas tb não é renato. exato, o corre corre inicial nos tirou momentos que adoraríamos ver. beijos, pedrita

chica disse...

Como sabes, não assisto novelas, mas sei bem da qualidade da atuação dele! Sempre assim! abração,tudo de bom,chica

Margarida Pires disse...

Um ator excelente!
Beijinhos!
Gratidão!
😊💙😊 Megy Maia

Vinicius disse...

Ele e ótimo porque eu odeio o Christian desgraçado,Vinicius

Outsiders disse...

Christian se tornou um anti-vilão?

Anti-Vilão é o oposto de um Anti-Herói; enquanto o anti-herói muitas vezes luta pelo lado do bem, mas com motivos egoístas; O anti-bandido joga um jogo de vilão, mas por uma causa nobre ... pelo menos em seus olhos. Eles podem ser mais nobres ou heróicos do que um anti-herói, mas os meios para alcançar seus fins são muitas vezes considerados imorais, injustos ou maus. Às vezes, eles podem simplesmente ser um vilão com qualidades cavalheirescas, um código de honra ou algum senso de justiça.
Anti-vilões ocasionalmente lado com os seus rivais (geralmente o protagonista), se uma maior ameaça do que eles próprios vem ou é em ambos os seus melhores interesses. Muitas vezes, se eles se juntam aos protagonistas, eles são desconfiados. Estes anti vilões também são muitas vezes considerados caracteres cinzentos devido à sua ambigüidade moral constante. É possível e, de fato, muito comum ser um anti-vilão e anti-herói ao mesmo tempo, dependendo do objetivo do personagem e seus métodos de alcançá-lo.

Sérgio Santos disse...

Isso, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Foi msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Isso, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Megy.

Sérgio Santos disse...

Sim, Vinicius. kkkk

Sérgio Santos disse...

Boa observação, Outsider.