segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Juliana Paes se entrega e emociona no flagra mais esperado de "A Dona do Pedaço"

A surra mais esperada de "A Dona do Pedaço" (de Maria da Paz na filha) lavou a alma do público, rendeu recorde de audiência (41 pontos) e destacou o talento de Juliana Paes e Agatha Moreira. Porém, Walcyr Carrasco ainda tinha outra aguardada catarse de sua novela na manga: o flagra de Maria da Paz em Jo e Régis (Reynaldo Gianecchini). A cena era ansiada pelos telespectadores há muito tempo e o autor usou o mesmo ''esquema" da outra sequência impactante ---- encerrou com o gancho do capítulo de sábado e finalizou no início do de segunda-feira (19/08).


O flagrante de traição é um dos maiores clichês da teledramaturgia e sempre costuma render boas cenas. A situação do atual folhetim das nove da Globo, inclusive, lembrou a antológica cena de "Verdades Secretas" (2015), do mesmo autor, quando Carolina (Drica Moraes) flagrou a filha Angel (Camila Queiroz) na cama com Alex (Rodrigo Lombardi), seu então marido. As duas mulheres traídas abusaram da ingenuidade (ou burrice) ao longo das histórias, despertaram a torcida de quem assistia e também seguravam um revólver na hora do aguardado momento. A diferença foi o desfecho.

Maria da Paz não se suicidou como Carolina. A protagonista da trama pela primeira vez assumiu o DNA da sua família de matadores e atirou no marido, iniciando uma nova virada na trama de sucesso do escritor. Após ter sido alertada por Rock (Caio Castro) e tentado fugir da verdade mais uma vez, a boleira ficou com a desconfiança em seus pensamentos e a quase revelação de Teo (Rainer Cadete) foi o ponto final na cegueira completa da personagem.
O mais interessante, todavia, foi a causa que proporcionou o flagrante. A mãe de Jo estava dormindo quando Régis foi até o quarto da vilã, mas só acordou quando a chef recém-demitida deixou cair suas facas no chão da cozinha. Isso porque, horas antes, já sem paciência, a dona da nova mansão colocou para fora a cozinheira que só servia comidas elegantes.

E toda a sequência do flagra evidenciou o talento de Juliana Paes. O olhar de profundo ódio da atriz impressionou, assim como sua expressão catatônica. O sorriso sempre cativante da boleira e seu ar divertidamente estabanado desapareceram e uma face sombria da personagem ficou exposta. Mais uma vez Juliana deu tudo de si em um dos momentos mais importantes da trama e proferiu o texto do autor com total entrega: "Larga minha filha, desgraçado, larga. Estou vendo você no quarto da minha filha, da minha Josiane... os dois... quase sem roupa. Você seduziu minha filha, desgraçado. Você não fala uma palavra, Josiane. A nossa conversa é depois. Agora você, Régis, você se aproximou de mim com muita conversa, muito lê-lê-lê, como eu fui burra em achar que um homem fino, elegante, ia se apaixonar por mim... ia casar comigo... Há quanto tempo isso tá acontecendo?" Ao ouvir da filha "Sempre", Maria atirou no marido e iniciou uma nova fase na trama.

A personagem finalmente se deu conta do ambiente em que vivia e com quem estava lidando ao longo desse tempo. Mesmo negando para si mesma a real culpa da filha, já não conseguia mais fugir da realidade. A prisão da boleira ainda proporcionou uma sequência emocionante protagonizada por Juliana. Já em sua cela, a filha de Evelina (Nivea Maria) questionou Deus e não segurou o choro compulsivo. Impossível não ter lembrado de outro grande momento da atriz, em "A Força do Querer", quando viveu a inesquecível Bibi Perigosa e também entrou em desespero quando se viu na cadeia. Novamente o telespectador foi presenteado com uma grande atuação.

A expressão sombria e até depressiva de Maria, após todo o momento traumático, foi outro ponto alto da interpretação de Juliana. Ela soube adotar um novo tom para a protagonista, após meses protagonizando cenas solares e engraçadas na novela. Walcyr foi muito feliz na escalação de sua personagem central. Após ter vivido um tipo tão marcante quanto Bibi, a intérprete merecia um papel totalmente diferente e que fizesse sucesso pelo carisma e ingenuidade (algumas vezes exagerada). "A Dona do Pedaço" apresentou uma nova reviravolta, chegou a 45 pontos de pico e sempre é bom ver a protagonista sendo defendida com tanto talento.


28 comentários:

Anônimo disse...

Chegou a 45 pontos!!!!! CHOCADA.

Xaiene disse...

Que show da Ju. Agora se ela nao ganhar o Melhores do Ano será um absurdo.

Anônimo disse...

Eu chorei junto com a Ju!!!!

Bethania disse...

Ela deu um banho mesmo e agora Maria deixou de ser burra finalmente.

chica disse...

Uma cena e tanto!! Empolgante!!!Está ótima a novela! abraçao,tudo de bom,choica

Matheus. disse...

A filha verdadeira será interpretada por Marina Moschen. Não achei mal porque as atrizes são parecidas ao meu ver.

Bell disse...

Acho ela bobinha na novela, mas está seguindo o roteiro.
Adoro essa novela.

bjokas =)

Anônimo disse...

UM NOVELÃO DESSES!

Adriana Helena disse...

Sérgio, a atuação de Juliana Paz foi sensacional!!
Tanto no clímax da descoberta da traição, quanto na delegacia, o olhar da Maria da Paz dizia tudo!Que atriz!!!
Maravilhosa narrativa amigo, como sempre!!
Tenha uma ótima semana!! :)))

Duda disse...

Juliana está ótima mesmo. E Agatha Moreira e Reynaldo gianecchini também. está mostrando outras facetas com essa nova fase da personagem. Sabe que eu fiquei estagnado com um premio chamado troféu Santa Clara. Eles decidem os piores do ano. E indicaram Agatha Moreira e Alice Wegmann como piores atrizes do ano (?????). Nada a ver! E também indicaram Bruno Montaleone e jesuíta Barbosa como piores atores. Outra incoerência absurda. Esse prêmio não faz o menor sentido.

João Pedro disse...

A direção não foi lá essas coisas (mais uma vez), mas Juliana arrasou. E Agatha também tá muito bem, convencendo com o cinismo nas cenas dela com Téo e com o pai.

Anônimo disse...

Em menos de um mês, Juliana Paes foi agraciada com duas cenas marcantes envolvendo as descobertas de Maria da Paz a respeito do caráter de Josiane (Agatha Moreira). Agora "A Dona Do Pedaço" caminha para um ponto em que promoverá várias viradas em sequência, creio eu.

Guilherme

Unknown disse...

Juliana Paes deu show de atuação e a cena só teve o impacto que teve por causa dela. Me lembrou até a Bibi Perigosa

Lulu on the sky disse...

Que atriz hein?? Espero que dessa vez a Globo dê o troféu Melhores do Ano pra ela, ela merece.
big beijos

Sérgio Santos disse...

Fenômeno, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Xaiene.

Sérgio Santos disse...

Tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso, Bethania!

Sérgio Santos disse...

Foi msm, Chica!!!

Sérgio Santos disse...

É a Bruna Hamu, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Ok, Bell. bjao!

Sérgio Santos disse...

Novelão!

Sérgio Santos disse...

Foi mesmo, Adriana!!!

Sérgio Santos disse...

Nem sabia desse prêmio, Duda...

Sérgio Santos disse...

Verdade, João!

Sérgio Santos disse...

Uma atrás da outra, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Bibi icone, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Merece, Lulu!