sexta-feira, 20 de julho de 2018

Mistério em torno das herdeiras movimenta reta final de "Deus Salve o Rei"

"Deus Salve o Rei" está em plena reta final e Daniel Adjafre reservou bons enigmas para as últimas semanas de novela, despertando a curiosidade do público. Não por acaso, os índices de audiência aumentaram e o folhetim chegou a picos de 30 pontos recentemente. A trama, dirigida por Fabrício Mamberti, agora ficou voltada para o passado de três personagens: Catarina (Bruna Marquezine), Amália (Marina Ruy Barbosa) e Brice (Bia Arantes). Passado que implica em grandes viradas no enredo.


 A identidade da filha de Brice passou a ser um dos trunfos do roteiro e a procura da bruxa por sua herdeira proporcionou boas cenas para Bia Arantes, que emociona nos momentos de dor da personagem até então maquiavélica. Esse sofrimento serviu para humanizar a parceira de Selena (Marina Moschen) e Agnes (Mel Maia). Havia uma intencional dúvida em torno de Amália e Catarina. Quem seria a filha da bruxa? E quem seria o pai? O questionamento sobre o amor do passado da feiticeira também gerou outro possível conflito, pois o canalha Otávio (Alexandre Borges) passou a mencionar com mais frequência a filha que perdeu anos atrás.

Seria ele o homem com quem a bruxa se relacionou? Mas então Catarina não poderia ser a filha, pois teve relações sexuais com o rei e engravidou. Para uma novela das sete, uma situação pesada demais. Ou seja, tudo indicava que Amália era a herdeira.
Assim, também ficaria com o título de nobreza e poderia se casar com Afonso (Rômulo Estrela) no final da trama. Porém, quando uma parte do mistério parecia solucionada, tudo mudou novamente. Augusto (Marco Nanini) deixou escapar que havia um passado nebuloso sobre o parto da falecida esposa.

Por sua vez, Constância (Débora Olivieri), em uma conversa com Amália, falou da dificuldade em perdoar uma traição, principalmente quando há uma gravidez envolvida. Pelo diálogo, ficou evidente que o falecido Martinho (Giulio Lopes) teve um caso extraconjugal. E como Brice havia dito que o amor de sua vida era um homem muito bom, a ligação com o pai da mocinha se firmou. Ou seja, Catarina é uma plebeia e irmã de Amália. Vilã e heroína com laços sanguíneos, fazendo jus ao clichê de um bom folhetim. E essa virada era até então inimaginável. Ponto para o autor que soube entrelaçar a história com competência, criando uma atrativa reta final ----- o contexto das herdeiras não estava na sinopse, mas ficou tudo tão bem ligado que várias pontas soltas ainda despertam atenção. Uma ideia elaborada ao longo da trama que funcionou. Quem seria então a filha perdida de Otávio? Uma terceira personagem entrou no enigma. Diana (Fernanda Nobre)? Selena? Até mesmo Lucrécia (Tatá Werneck)?

A filha é Selena, mas todas as dúvidas proporcionam boas teorias e despertam o interesse do telespectador. A ex-chefe da Guarda de Montemor (e também bruxa) ser uma nobre, aliás, resulta em uma inesperada e atrativa reviravolta. A principal qualidade deste mistério é a união de vários ganchos nas últimas semanas, implicando em uma mudança drástica na vida de vários personagens importantes. O autor foi bem mais ousado, deixando de lado qualquer tentativa de elaborar um "quem matou?", recurso quase sempre obrigatório em novelas que passaram por problemas. Vale mencionar, ainda, o cerco se fechando em torno de Catarina, a redenção/morte de Virgílio (Ricardo Pereira) e a união de Otávio e Rodolfo (Johhnny Massaro) para derrubar Afonso do trono como elementos que têm ajudado a movimentar as últimas semanas de história.

As cenas em que Brice tenta se aproximar de Catarina, agora que já sabe que é sua filha, têm despertado atenção e os efeitos especiais em torno dos poderes da bruxa merecem menção. A virada de jogo promovida por Afonso, resultando na queda da vilã e de sua fiel escudeira Lucíola (Carolina Ferman), também movimentou a reta final, assim como o resgate do Rei Augusto (Marco Nanini). E todas as conclusões em torno do parentesco das personagens prometem outras sequências convidativas.

"Deus Salve o Rei" vem conseguindo prender o público em suas últimas semanas e o crescimento da audiência é um justo reconhecimento ao bom momento da história, que não perdeu mais o fôlego desde que Afonso retomou o  trono de Montemor.

20 comentários:

Fernanda disse...

Nao sabia isso da Selena. AMEI!!!! A novela tá muito boa agora.Nao tenho perdido.

Anônimo disse...

Ainda bem que não haverá o famoso "quem matou". Acho que não combinaria com a novela. Inclusive na reprise de "Bicho Do Mato" está havendo esse artifício em torno da morte do Ramalho. E eu vi na internet que Lili (Ana Beatriz Nogueira) é a responsável pelo assassinato e só matou o vilão por conveniência, pois ela era comparsa de Ramalho. Todo o seu discurso moralista e ético era hipócrita e extremamente falso. Apesar de interessante essa virada, não achei coerente. Afinal, a personagem foi uma jornalista correta e pontual a novela inteira. Essa revelação, justamente, no último capítulo fica meio nada à ver. Mas, foi bom para a atriz que é talentosa e sua única novela na Record valorizou seu talento.

Michele disse...

Estava esperando um texto da novela antes do último. Que bom que veio. Adorei e concordo que esse mistério está delicioso. Pena que as revistas já deram todos os spoilers e vc nem pôde fugir das informações no texto.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Comecei e assistir essa novela, mas não consegui continuar e por isso estou por fora dessa parte final =/



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Eu estava aguardando, roendo as unhas de ansiedade por um texto seu sobre os últimos capítulos da novela!
Sou apaixonada por essa novela, pelo plot e pela ousadia do novo no horário.
Bia Arantes está "hazandooo" na interpretação. Menino ela é mesmo uma atriz surpreendente, o tom que dá ao personagem é na medida exata, num equilíbrio sensa entre"o bem e o mal"
Só nessa última semana eu me dei conta que a "coroação" da rainha esteve o tempo todo na abertura da novela, onde uma moça com tranças é coroada.
Confesso que não pensei na Lucrécia por ela já ser uma princesa.
Pensei que fosse a Diana que sempre usa tranças.
Masssss estou feliz que seja a Selena!
Condizente com a trajetória da nossa heroína, a bruxinha fofis e primeira mulher na trama a entrar para o exército.
Ameeeei seu texto!!!!!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Michele disse...

Concordo que a novela melhorou e essa questão das herdeiras me surpreendeu porque me deparei pensando nas teorias.

Anônimo disse...

Nossa, que grandes atrizes são essas ai hein, e essa novela sensacional, icone da nossa teledramaturgia, e ainda tem gente que gosta dessas novelinhas antigas tipo Vale Tudo, aff...
*contem ironia.

Unknown disse...

Essa novela eu não gostei muito ruim, graças a Deus ke já está terminando.

Elisabete disse...

Estas novelas em tempos antigos devem ser tão interessantes. Gosto muito de romances históricos.
Bom domingo, Sérgio.

Lulu on the sky disse...

A novela poderia ter sido movimentada há mais tempo né?
big beijos
www.luluonthesky.com

Sérgio Santos disse...

Tá boa mesmo, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Ainda bem que naoo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que bom que correspondi à expectativa, Michelle.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Debora. bj

Sérgio Santos disse...

Luli, que felicidade ler seu comentário. Muito obrigado pelo carinho de sempre. E essa coroação na abertura, na verdade, é a da Catarina. Mas pode servir também para Selena, quem diria.

Sérgio Santos disse...

Exato, Michele.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem vc odiar, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Unknown.

Sérgio Santos disse...

É sim, Elisabete. bj

Sérgio Santos disse...

Podia msm, Lulu.