terça-feira, 12 de julho de 2016

Grace Gianoukas não demorou para roubar a cena como Teodora em "Haja Coração"

"Haja Coração" estreou há pouco tempo e até então vinha se mostrando uma trama bem gostosa de se assistir, conseguindo, inclusive, um bom retorno da audiência. É uma pena que Daniel Ortiz tenha se perdido de algumas semanas para cá, deixando sua história cansativa e andando em círculos. Já há uma sensação de barriga, o que é preocupante, pois está no ar somente há pouco mais de um mês. Porém, deixando as questões de enredo um pouco de lado, o elenco, com algumas exceções, está ótimo. E, apesar de vários bons destaques até agora, tem uma atriz que não demorou para roubar a cena, brilhando desde a primeira aparição: Grace Gianoukas.


Na pele da arrogante e milionária Teodora Abdala, a atriz estava se destacando na trama das sete e protagonizando cenas hilárias, mesmo a personagem sendo uma quase vilã. Sua parceria com Tatá Werneck (que vive a filha Fedora) é perfeita e dificilmente essa dupla daria errado, pois são duas comediantes natas. Ela, cuja interpretação é bastante peculiar e teatral, ainda se destaca ao lado de Alexandre Borges, intérprete de Aparício (homem que só se casou com a empresária para dar o golpe do baú), além de ter outros ótimos companheiros de cena, como Cláudia Jimenez e Marcelo Médici ---- mais dois nomes especialistas em humor.

Grace é uma figura rara nas novelas e na própria televisão, pois sempre se dedicou mais ao teatro. Fez apenas pequenas participações em "Bang Bang" (2006), no remake de "Guerra dos Sexos" (2012) ---- ambas na Globo --- e, recentemente, em "Cúmplices de um Resgate" (2015), no SBT.
Também chegou a participar brevemente de algumas minisséries, como "Chapadão do Bugre" (na Band, em 1988) e "Sex Appeal" (na Globo, em 1994), além de ter marcado presença em alguns programas clássicos de humor, vide o inesquecível "Ra-Tim-Bum" (1990/1994) e o "Castelo Rá Tim Bum" (1997), ambos na TV Cultura.

A "Escolinha do Professor Raimundo" (1993) foi outro formato que pôde contar com seu talento, ainda que por pouco tempo (apenas um ano). Ela viveu a mentirosa Maninha Marrom ---- repórter sensacionalista que manipulava as notícias e só aparecia no meio das aulas, indo embora logo depois ---- e chegou a protagonizar engraçados momentos ao lado de Chico Anysio. Mas foi no teatro que Grace conseguiu se firmar na carreira, expondo sua vocação para as artes. São várias peças em seu currículo, levando em consideração seus múltiplos talentos: afinal, é diretora, produtora e autora, além de atriz.

Seu projeto teatral de maior sucesso, responsável pelo seu ápice, inclusive, é o "Terça Insana". Criado por ela em 2001, o formato (produzido, escrito, atuado e dirigido pela mesma) tinha como objetivo incentivar novos autores e atores de humor. Tanto que o elenco se renovava a cada temporada e vários intérpretes eram responsáveis por inúmeros perfis hilários presentes no espetáculo, que fez um sucesso arrebatador e revolucionou o humor brasileiro. Muitos monólogos com cerca de dez minutos compunham a apresentação e divertiam a platéia. A peça, aliás, acabou influenciando e lançando muitos outros humoristas ao longo dos anos, vide Graziella Moreto, Marcelo Mansfield, Luiz Miranda e Marcelo Médici, que já fizeram parte do time.

Ou seja, após divertir o público ao longo dos anos no teatro, chegou a hora de Grace fazer o mesmo na televisão. E o sucesso da sua Teodora Abdala foi tanto que Daniel Ortiz desistiu de matá-la. Na obra original, a personagem (vivida na época pela maravilhosa Jandira Martini) tinha que morrer para Aparício 'sassaricar', fazendo jus ao título de "Sassaricando". Embora sempre tenha recusado a classificação de 'remake', o autor ia seguir à risca o destino da perua, mesmo não havendo mais a necessidade da situação, já que o marido humilhado não é protagonista da atual versão. Porém, a aceitação da milionária prepotente foi tão grande que os rumos mudaram.

A sua 'morte' foi adiada, pois iria ao ar por volta do capítulo 16 e só ocorreu no capítulo 36. Após muitas indecisões do autor ---- que chegou a cogitar a permanência da personagem na história através da figura de um fantasma (como ocorreu em "Sassaricando" e relembrando a época em que escreveu "Alto Astral") ou então em sonhos do Aparício ----, a perua teve seu falecimento cancelado, para a alegria do telespectador. Ela 'morreu' em um acidente de helicóptero (muito mal realizado, aliás), mas só acham o dedo médio da mãe de Fedora e a empresária voltará vivinha no capítulo 100, ao que tudo indica. Enquanto o retorno não acontece, a atriz aparecerá em pesadelos do pai de Fedora. Esta mudança nada mais é do que fruto do show que a atriz vem dando desde a estreia.

"Haja Coração" teve um bom início, mas apresentou uma nítida decaída nas últimas duas semanas e a morte de Teodora com certeza entraria para a lista de críticas à novela. A trama perderia muito sem uma de suas melhores personagens, fragilizando até mesmo o núcleo da família Abdala, que é um dos principais e melhores. Resta torcer, inclusive, para que seu retorno seja antecipado. Os folhetins estavam precisando de uma Grace Gianoukas em um perfil de destaque. Finalmente aconteceu e o autor ainda soube mudar na hora certa o rumo da personagem, valorizando o talento que tem em mãos. Todos ganharam.

30 comentários:

Felipe disse...

Não sabia que ela voltaria. Menos mal. Mas ainda assim foi uma burrada sem tamanho!

Anônimo disse...

Até agora não entendi a necessidade dessa "morte" dela para o andamento da história.

Paula disse...

O autor deu um tiro no pé. E volta no 100? Estamos no 37. Até lá já será tarde.

Valentina disse...

Adoro ela e realmente não é uma figura frequente na televisão. Aí vem o autor e faz isso.

Anônimo disse...

Pra você quais atores estão indo mal? Com uma atuação ruim e abaixo da média...
Cite uns três.

Anônimo disse...

Grace Gianoukas é ótima e não vi necessidade em sua "morte".A personagem é um dos melhores perfis da novela e a trama vai cair um pouco sem sua presença.

Quanto a trama,é muita enrolação pra pouca historia. O núcleo principal é uma chatisse e anda em círculos e quem sustenta a novela são os paralelos.
A parte envolvendo o futuro casal Shirlipe é o que vem chamando minha atenção.

Anônimo disse...

Grace vai fazer falta à trama, pois suas cenas são sempre hilárias e a personagem é excelente.

Shirley bem que podia ser a protagonista da novela, até porque Sabrina Petraglia está ótima e seu par romântico Marco Pitombo também. Sem contar que Carmela daria uma ótima vilã principal, ainda mais com a excente atuação de Chandelly Braz

Anônimo disse...

Novela começou boa e está um tédio.Prefiro Escrava Mãe. Mas essa Grace era uma das poucas que salvavam. Agora então tudo vai piorar.

Unknown disse...

Algo a comentar...

Sabe Sérgio, algo semelhante aconteceu em 1987 com "Sassaricando". Eu não conhecia a Jandira Martini até então, e adorei a Teodora Abdala. Ela, juntamente com o grande Paulo Autran, fizeram uma excelente parceria. Senti a morte da personagem, porém entendi que naquele momento era crucial para o desenvolvimento daquela novela. Aliás, a Teodora da Jandira era muito mais tirana que a Teodora da Grace, que é mais cômica.

Discordo um pouco da tua crítica sobre a saída da personagem da trama. É bem verdade que a saída total da megera não é tão crucial assim para o desenvolvimento do enredo do Aparício, porém é perceptível que a permanência da Teodora agora seria uma mudança um tanto quanto radical na sinopse da novela. Ortiz teria que desenvolver novos entrechos que geraria certas mudanças nos rumos de outros personagens, além do Varela. Uma saída parcial para um retorno no capítulo 100 acho bastante viável.

Concordo plenamente que a novela perdeu seu ritmo inicial, mas nada muito grave. Continua sendo uma trama divertida e com um elenco muito talentoso. A audiência, até agora, é melhor do que a conquistada pelo grande sucesso "Totalmente Demais" no mesmo período de exibição.

Grace Gianoukas roubou a cena sim em Haja Coração. Um sucesso!

Abraços...

Flávia disse...

Podiam matar o Apolo, Adônis, Tancinha, Aparício...Mas matam justamente a Teodora! bjkkks

Fernanda Mendes disse...

Vc não vai comentar sobre o tamanho família? Não assistiu?

Bell disse...

Gostei da volta dela para as novelas, já tinha anos que não aparecia.
Sempre muito divertida e engraçada e o melhor ela não tem o estereotipo de mulherão. É bonita porque é engraçada.

bjokas e uma ótima tarde =)

Patrícia Campos disse...

Adoro a Grace e estou inconformada com isso!

Pâmela disse...

Como a Teodora faz falta. Burrada do autor tirar a personagem que mais faz sucesso em uma novela que tá mal das pernas. Enfim... que ela volte logo pra tirar Haja Coração do marasmo. Ótimo texto, Sérgio, parabéns!

Unknown disse...

Adoro a Teodora mas acho essa novela muito mais ou menos. O ponto alto da trama era justamente ela. Amo muito a Mariana Ximenes, mas não consigo me interessar pela Tancinha, pelo contrário, acho ela bastante irritante. Quanto ao Apolo nem preciso comentar. Personagem péssimo interpretado por um ator igualmente péssimo. Só não é pior que o Adônis. Chandelly tá ótima como vilã, assim como a Sabrina já encantou o público com a Shirlei. O núcleo Abdalla é o melhor da novela e agora sem a Teodora eu nem sei como vai ser por que nem assisti mais a novela. Tenho a sensação de que ela sai do nada e vai pra canto nenhum. Espero que a Teodora volte logo.
Abraços

Sérgio Santos disse...

Concordo, Felipe.

Sérgio Santos disse...

Nem eu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Paula...

Sérgio Santos disse...

Ela é ótima, Valentina!

Sérgio Santos disse...

Malvino Salvador, José Loreto, a que faz a irmã do Felipe...

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, anonimo????

Sérgio Santos disse...

Grace fará falta msm, anonimo. E a Sabrina está ótima ao lado do Pitombo. O casal promete.

Sérgio Santos disse...

Deu uma decaída msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, F Silva, imagino que a Jandira tenha feito um igual sucesso. Porém, é aquilo, lá isso era vital até para honrar o título da novela. Agora não mais. E o autor faz tanta questão de chamar esse remake de uma "releitura", que ele não deveria seguir tanto à risca a obra original. Até pq colocar Aparício com 3 mulheres de movo será insuportável, fazendo uma clara lembrança ao Cadinho. Então não vejo msm necessidade disso e até agora a morte dela não serviu pra nada.

E a audiência está ótima mesmo. Porém, não dá para comparar. Totalmente Demais foi um fenômeno e herdou índices ruins de I Love Paraisopolis, que foi decaindo os números ao logo da exibição. Pegou na base dos 23 pontos. Haja Coração herdou médias de 33. Outro nível. abraços.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Flávia... rs bjs

Sérgio Santos disse...

Postei na sexta, Fernanda. E vc nem comentou.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Bell. bjsss

Sérgio Santos disse...

Idem, Patrícia!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Pâmela! Bom te ver aqui sempre. =) bjs

Sérgio Santos disse...

Ed, excelente comentário. Até agora tenho achado a novela boa e só. E o núcleo Abdala é o melhor de mt longe. O enredo da Tancinha realmente deixa mt a desejar. E a Sabrina encantou como Shirlei! abçssss