quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Brilhando na pele da íntegra Gema, Louise Cardoso ganhou um ótimo papel em "Além do Tempo"

Ela tem mais de 30 filmes e mais de 30 participações em televisão. Louise Cardoso é uma profissional que honra o ofício de atriz e finalmente está sendo valorizada como merece na atual novela das seis, "Além do Tempo", que está em plena reta final. Após um longo período ganhando apenas figurações de luxo em folhetins, a intérprete ganhou de Elizabeth Jhin a íntegra Gema e tem correspondido à altura desde então.


A personagem, na primeira fase, era a melhor amiga de Emília (Ana Beatriz Nogueira) e mãe de Pedro (Emílio Dantas) e Anita (Letícia Persiles). Ela estava sempre pronta para apoiar a fiel companheira e ajudou a criar Lívia (Alinne Moraes). O papel desde o início teve uma boa importância para a história e as cenas eram quase sempre dramáticas. Gema ainda teve um lindo romance com Raul (Val Perré), ex-escravo que tinha um filho chamado Chico (João Gabriel D`Aleluia) ---- e o garoto considerava a namorada do pai uma verdadeira mãe.

A atriz conseguiu se destacar em vários momentos e foi bastante exigida, principalmente na reta final da trama ambientada no século XIX. A relação de Gema e Raul, aliás, despertava a fúria do racista Pedro e o casal não teve um final feliz no encerramento da primeira fase ---- terminaram separados e o preconceito foi o vitorioso.
Foram muitas cenas merecedoras de elogios, quase todas protagonizadas por ela ao lado de Ana Beatriz Nogueira, Alinne Moraes, Val Perré e Emílio Dantas.

Agora, na segunda fase, passada em 2015, Louise continuou com o mesmo destaque de antes e sua personagem sofreu uma total modificação familiar. Gema não é mais mãe de Anita e Pedro. A determinada mulher é mãe de Matheus (Cadu Libonati), um jovem médium que não sabe lidar com seu dom ---- ele consegue ver a vida passada de todos ao seu redor ----, e tinha um casamento infeliz com o preconceituoso e arrogante Queiroz (Zécarlos Machado).

Assim como ocorreu na primeira fase, a personagem não tem uma vida fácil e precisa lidar com o preconceito de perto. O encontro com Raul se deu novamente através de Chico, que agora é filho adotivo de Gema, e sofre com o racismo de Queiroz. O garoto tinha fugido de casa, foi achado pelo agora fotógrafo e levado até sua mãe. Claro que os dois se apaixonaram imediatamente, fazendo renascer o amor da outra vida.

Louise tem uma ótima química com Val Perré e a relação do casal é muito tocante. As cenas dos personagens juntos são sempre repletas de sensibilidade, sobressaindo a sintonia entre os intérpretes. E se o par teve Pedro como grande obstáculo no século XIX, agora os dois precisam lidar com o racismo de Queiroz ---- tema que vem sendo muito bem abordado, vale ressaltar. O marido de Gema faz questão de menosprezar a ex-esposa e vive assediando outras mulheres. Para culminar, ainda despreza o filho Mateus por ele ser um garoto sensível e ter dons.

A atriz também tem feito boas cenas com Cadu Libonati e a relação próxima que a personagem tem com seu filho parece uma recompensa pelo herdeiro que teve em outra vida. Vale mencionar ainda as sequências protagonizadas junto de Ana Beatriz Nogueira. A relação de amizade das duas grandes amigas foi retomada aos poucos pela autora e agora as 'irmãs de alma' estão bem próximas, como eram antes. Isso, claro, coloca em destaque novamente o entrosamento cênico das atrizes. E tem sido muito prazeroso ver Louise em evidência, contracenando com tanto ator talentoso.

A sua melhor cena na trama, inclusive, foi quando Gema expulsou Queiroz de casa, dando definitivo basta nos desmandos do então marido. Louise deu um show de emoção e conseguiu passar todo o sentimento de libertação da sua personagem, que não aguentava mais tantas declarações machistas, racistas e misóginas do pai de Mateus. Zécarlos Machado também merece elogios, aliás.

A última novela em que a intérprete teve o destaque que merecia foi a fraca "Como uma Onda", de 2004, onde viveu a extrovertida Idalina, esposa de um pescador (vivido por Tatu Gabus Mendes). Desde então, vinha ganhando figurações de luxo em folhetins, vide suas participações em "Páginas da Vida" (2006), "Insensato Coração" (2011) e "Sangue Bom" (2013). Também fez uma pequena aparição na minissérie "JK", em 2006. Ao menos, a atriz teve um bom papel na série "Doce de Mãe" --- vencedora do Emmy de Melhor Série de Comédia ---, quando viveu a Elaine, uma das filhas da carismática Dona Picucha (Fernanda Montenegro).

Entre os muitos êxitos da carreira de Louise Cardoso, estão a Bibiana jovem, de "O Tempo de o Vento" (1985); todos os perfis da inesquecível "TV Pirata" (1988); a vilã Daniela, de "Cambalacho" (1986) --- em reprise no Canal Viva ---; a Gilda, de "Deus nos Acuda" (1992); a Guiomar, de "Força de um Desejo" (1999), além de outros mais.

Louise Cardoso é uma grande atriz, que consegue brilhar tanto no drama quanto na comédia. Agora, em "Além do Tempo", ela consegue mostrar toda a sua capacidade através de uma personagem que faz jus ao seu talento. Gema é um perfil que já está na lista dos destaques de sua carreira. E a intérprete estava merecendo um papel como esse há um bom tempo

32 comentários:

Elisa disse...

Ela tá maravilhosa mesmo!

Rafaella disse...

É mesmo. Ela não ganhava uma personagem boa há tempos! Que bom que veio e numa novela boa.

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Assino em baixo o seu texto, Sérgio.

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Concordo com tudo que você falou.

Heitor disse...

Ela teve uma coragem mt grande ao largar a TV Pirata pra se encaminhar para as novelas. A mesma declarou isso na época. E há mt tempo que não era valorizada mesmo. Até que enfim conseguiu agora.

Anônimo disse...

Adoro ela e a Gema. Pena que a novela tá acabando.

alguém disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alguém disse...

Realmente é uma ótima personagem.
E só falta 6 capitulos.
Será uma novela que deixará saudades.

Olivia disse...

Poxa, Sérgio, que texto merecido pra Louise. Ela merecia não só um papel à altura como uma postagem como essa. Adorei.

Anônimo disse...

Gosto dessa atriz.

Anônimo disse...

Ótmo texto, Sérgio.
Louíse é uma atriz excelente, espero que não fique longe da tv por muito tempo.Graças a Deus tiveram o cuidado de escalar um bom elenco para essa novela,Louíse,Irene Ravache, Alinne Moraes, Ana Beatriz Nogueira, Julia Lemmertz, Nívea Maria,Carolina Kasting, Paolla Oliveira, Letícia Persiles e Ines Peixoto são maravilhosas.Vida longa para quem as colocou em nossa telinha!
Mudando de assunto..
Não consigo acreditar,que a inassístivel Malhação-Seu Lugar No Mundo terá uma continuação após as olímpiadas, e pior: boa parte do elenco, entre eles, a inexpressiva Marina Moschen, e o insosso Nícolas Prattes, será mantido. Esse elenco é o pior em anos, espero que tenham uma segunda opção de carreira.
Outra coisa: Com tanta gente na Globo, porque chamaram a chata, pedante e nada carismática Ana Furtado,para participar de Totalmente Demais? Os queridos Rosane e Paulo já escolheram melhor as participações especiais de suas tramas.

Pamela Sensato disse...

Muito bom, na verdade a novela em si é boa mas eu preferia antes mas enfim é o que temos kkkk

Beijossssssssss
Blog Pâm Focada na Dieta

Unknown disse...

Finalmente, Louise Cardoso ganhou um papel à altura do seu talento. Gema está ótima. Gosto das cenas da Louise com ZéCarlos Machado.

Unknown disse...

Parei pra pensa aqui e os únicos papéis que lembrei dela recentes foram ds homofóbica de Insensato Coração e a figuração que ela fazia em Sangue Bom. Realmente deve fazer bastante tempo que ela não ganhava um papel bom. Eu não assisto Além do Tempo mas vi um pouco da primeira fase e ela tava ótima.
Abraços

Sérgio Santos disse...

Tá, né Elisa?

Sérgio Santos disse...

Que bom msm, Rafaella.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Décio.

Sérgio Santos disse...

De acordo, Heitor. abçs

Sérgio Santos disse...

Vai fazer falta, anonimo. Mas durou um bom tempo no ar, sete meses.

Sérgio Santos disse...

Deixará mesmo, Algúem.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Olívia.

Sérgio Santos disse...

Tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. O elenco dessa novela foi mt bom mesmo. E é pena mesmo que essa temporada fraca vá durar tanto tempo... E tb n~]ao curti a participação da Ana, mas foi curtinha.

Sérgio Santos disse...

Todo mundo preferia a primeira fase, Pamela. rs bjs

Sérgio Santos disse...

Finalmente, Elvira. E eu tb adoro as cenas dela com o Zécarlos.

Sérgio Santos disse...

A segunda fase foi inferior a outra, Ed, mas continuou mt boa. E essas duas personagens que vc citou não fizeram jus ao talento dela. abçs

MARILENE disse...

Ela é ótima atriz. Está brilhando na novela, como mulher sensível e ao mesmo tempo forte. Bjs.

Paulo Gomes disse...


Sérgio,

Este post foi um presente pra mim. Acompanho a Louise Cardoso desde a Vânia, de Marron Glacé (1979). Espero que este papel contribua para novas escalações de destaque para esta sensacional atriz, que é a mais amo, ao lado de Sura Berditchevsky e Lucélia Santos, que também estão fazendo falta na TV.
Parabéms!

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Muito bem merecido este destaque que você faz à Louise Cardoso. Com certeza, ela tem brilhado na interpretação de sua personagem.
Subscrevo suas ótimas considerações.

Abraço.

Sérgio Santos disse...

Puxa, fico honrado, Paulo. Mt obrigado. E ela merece.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Obrigado, Vera. bjsssss