quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Reprise comprovou que "Império" foi uma novela regular e sustentada apenas pelo núcleo central

"Império" teve 203 capítulos em sua exibição original, entre julho de 2014 e março de 2015. A reprise da saga do comendador José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero), que chega ao fim nesta sexta-feira (05/11), foi exibida quase na íntegra. Na época, a trama de Aguinaldo Silva fez sucesso: elevou em três pontos a média geral, derrubado por "Em Família", fracasso anterior, escrito por Manoel Carlos. No entanto, a reexibição não repetiu o feito: a média foi bem menor que as reprises de "Fina Estampa" e "A Força do Querer". 


Apesar do êxito nos números do Ibope em 2014, a trama pode ser classificada apenas como regular. Não foi uma obra péssima e conseguiu ser bem melhor do que dois folhetins relativamente recentes do autor ---- a já citada e problemática "Fina Estampa" e o fiasco "O Sétimo Guardião". Entretanto, esteve longe de ser uma novela ótima. A história teve muitos equívocos, mas o núcleo central sustentou bem "Império", sendo o seu maior acerto. A família Medeiros teve dois perfis de destaque muito complexos (Zé Alfredo e Maria Marta) e os embates pelo comando da empresa de joias sempre eram atrativos.

O autor foi muito corajoso ao colocar um homem repleto de desvios de conduta e extremamente arrogante como protagonista, e ainda escolher Alexandre Nero para interpretá-lo. Toda a coragem valeu a pena, afinal, o comendador (um típico anti-herói) caiu nas graças do público, fez sucesso e o ator deu um verdadeiro show na pele do personagem que até hoje é o melhor de sua carreira.
O mesmo vale para Maria Marta. Lília Cabral merecia uma personagem grandiosa e ganhou. Apesar da imperatriz não ter sido a grande vilã prometida, a sua humanidade acabou favorecendo o perfil, que ficou muito mais rico dramaturgicamente, proporcionando primorosas cenas para a intérprete.


E a sintonia que os dois atores tiveram deixou o conjunto ainda melhor. O casal que ficava junto apenas para manter as aparências, apesar do amor sincero da esposa pelo marido, era um dos pontos fortes da novela. Mereciam mais destaque juntos, vale ressaltar. Além deles, é preciso elogiar o par João Lucas (Daniel Rocha) e Du (Josie Pessoa), que foi mais um acerto do núcleo central, incluindo ainda o mordomo Silviano (grande Othon Bastos), perfil que ganhou muita importância na reta final, se revelando o maior vilão da história. O ator conseguiu brilhar e aproveitou a oportunidade. Caio Blat também merece menção pela sua boa atuação interpretando o mimado e mau caráter José Pedro, que revelou ser o Fabrício Melgaço no antepenúltimo capítulo.


Porém, apesar de ser considerada o ponto alto do folhetim, a trama principal também teve falhas. Andreia Horta não teve o destaque que merecia com sua Maria Clara e a filha do comendador teve sua personalidade alterada para favorecer a aceitação do casal Cristina e Vicente (Rafael Cardoso). Aliás, a mocinha insossa da história ficou apagada diante dos demais perfis do folhetim, embora Leandra Leal tenha brilhado, como de costume. E não há como mencionar os personagens equivocados sem citar a Cora. Também vinculada ao enredo central, a irmã de Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli) prometia ser a grande diaba do autor. Mas não foi.


Marjorie Estiano esteve impecável na bem escrita primeira fase e a vilã era promissora, entretanto, após a passagem de tempo, a personagem perdeu sua força. Não por culpa da maravilhosa Drica Moraes ---- que fez a cena mais forte da novela, quando Cora riu e chorou ao mesmo tempo depois que viu a irmã morrer -----, e sim por causa da comicidade forçada implantada no papel. A mulher virou uma futriqueira amarga que cheirava cuecas e soltava pum. Seu único momento de grande vilania foi quando empurrou Fernando (Erom Cordeiro) da escada. Para piorar a situação, um problema de saúde fez a atriz se afastar das gravações, o que implicou em uma atabalhoada substituição.


E, curiosamente, a troca deu um novo fôlego à vilã. Marjorie voltou às pressas e conseguiu mais destaque do que Drica. Virou um dos pilares da história na época que o comendador forjou a própria morte. O problema foi a solução bizarra do autor, colocando Cora vinte anos mais jovem, com todos os demais aceitando este absurdo sem problema algum. Se a trama fosse de realismo fantástico, não haveria mal algum, mas como era realista, a explicação ficou ridícula. Aguinaldo também errou ao focar apenas na virgindade da mulher (cujo maior sonho era transar com Zé), deixando de lado suas eventuais maldades. Ou seja, a personagem, entre altos e baixos, foi uma grande decepção ----- não pelas atrizes, mas pela condução errônea. Outro equívoco grave: a relação entre o comendador e Maria Isis. A menina era praticamente uma prostituta de luxo e tudo de problemático que envolvia o casal foi romantizado. 


Já os núcleos paralelos não funcionaram. Xana e Naná (Aílton Graça e Viviane Araújo em plena sintonia) formaram, inicialmente, uma ótima dupla, mas perderam importância ao longo da história, ficando muitas vezes deslocados. O desfecho (com eles casados e em um triângulo com Antônio - Lucci Ferreira) também deixou a desejar e a questão da adoção da criança, feita pelo casal, ficou mal conduzida. A trama de Orville (Paulo Rocha inexpressivo), Salvador (Paulo Vilhena em um bom momento) e Carmem (Ana Carolina Dias) foi a mais avulsa da novela e nunca despertou interesse, enquanto a história ao redor da escola de samba ----- envolvendo Antoninho (Roberto Bonfim) e Juju Popular (Cris Vianna) ----- só teve algum objetivo na época do Carnaval.


O drama envolvendo a bissexualidade de Cláudio (José Mayer) e a homofobia de Enrico (Joaquim Lopes) foi um dos mais atrativos no começo de "Império"; porém, se esvaziou depois que o filho do casal dispensou Maria Clara, humilhou o pai e viajou. Para culminar, o romance de Cláudio com Leo (Klebber Toledo) não caiu no gosto popular, a reconciliação ficou muito forçada, e a excessiva compreensão de Beatriz (uma Suzy Rêgo em estado de graça) muitas vezes beirou o exagero. E a outra filha do casal (Bianca - Juliana Boller) nunca teve função, era apenas uma figurante. É preciso citar ainda o equívoco da escalação do inexperiente Laércio Fonseca para interpretar o obcecado cozinheiro Felipe, que apenas prejudicou uma trama que não estava indo bem. Suas cenas davam vergonha alheia.


Além de todos os núcleos secundários equivocados já mencionados, o enredo em torno do trígamo Reginaldo (Flávio Galvão) foi outro problema. O ator muitas vezes sumia sem maiores explicações e a história nunca teve um bom destaque. Tanto que Elizângela (Jurema, cuja morte foi desnecessária), Nanda Costa (Tuane, um dos perfis que prometiam inicialmente) e Ravel Andrade (Otoniel) ficaram apagados e pouco foram aproveitados. O único que teve alguns bons momentos foi Júlio Machado porque seu Jairo virou comparsa da Cora por um tempo, antes de morrer ---- aliás, o vilão foi assassinado por um líder dos sem terra (Cardoso - Ravel Cabral), que desapareceu do folhetim (o autor ainda resolveu apagar este crime e colocou Cora - ? - como a assassina).


E o blogueiro Téo Pereira foi um caso à parte. Paulo Betti não foi feliz na composição do personagem que virou a caricatura de uma caricatura. E as situações vividas pelo personagem, em sua grande maioria, serviam apenas para o autor exaltar a si mesmo (tanto que ele apareceu no último capítulo contracenando com sua criatura) ou ironizar a imprensa especializada. A crítica foi válida e o texto ácido era sempre muito bom, mas o papel não teve muita utilidade e muitas vezes caía na repetição. O casal Robertão (Rômulo Arantes) e Érika (Letícia Birkeuer), que fazia parte do núcleo, também cansou com o tempo. 


Mas nem tudo deu errado nas tramas paralelas. O casal Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes) foi um dos pontos positivos e os atores se destacaram inúmeras vezes. O entrosamento era nítido e as sacadas politicamente incorretas ajudaram no humor ferino dos golpistas. Aguinaldo só se equivocou no final, criando um Mal de Alzheimer para Severo do nada. Ele deveria, ao menos, ter inserido o drama antes, facilitando a verossimilhança da importante doença e destacando ainda mais o talento dos intérpretes ----- exatamente como foi feito por ele em "Senhora do Destino" (2004), com Glória Menezes e Raul Cortez. Mas, apesar do desfecho, o saldo do núcleo é positivo. E o outro acerto foi a hilária Lorraine (Dani Barros), que começou pequena e cresceu graças ao talento da atriz.


A reta final foi totalmente voltada para a identificação do misterioso Fabrício Melgaço. E não houve grande surpresa no momento que José Pedro revela para Silviano que é ele o tal inimigo número um do comendador, já que toda a imprensa, inclusive o próprio site GShow, na época, já havia divulgado a notícia. Aliás, a situação deixou vários fios soltos e muitos furos. Como o filho de José Alfredo era o grande mentor se Maurílio (Carmo Dalla Vechia) o denunciou por tráfico de diamantes, sendo o responsável por sua prisão? E José Pedro faria Maurílio chantagear a própria mãe que sempre o apoiou? Por que ele roubaria o diamante cor de rosa para pagar Daniele (Maria Ribeiro) se ela estava com seu comparsa? O que Jesuína (Laura Cardoso) tinha a ver com todo o imbróglio? Ficou claro que o autor inventou aquilo durante a novela. Não foi nada planejado.


Outro grande furo, aliás, foi Silviano ser pai de Maurílio. Ele, inicialmente, tinha contado para a família Medeiros que o vilão tinha roubado o laptop de Daniele contendo a gravação que incriminava Zé Alfredo. Por que ele denunciaria o próprio filho e comparsa? Enfim, ficou evidente que o autor se perdeu em seus próprios segredos. Mas o último capítulo apresentou algumas grandes cenas que merecem menção. O embate final entre o comendador e Maurílio foi ótimo. O rival do protagonista foi assassinado e ainda ouviu um "Morre, 'fela' da puta". A morte de Silviano também foi um bom momento, que encerrou a participação do extraordinário Othon Bastos.


Já Alexandre Nero brilhou absoluto no instante que Zé tenta matar o filho e não consegue. Caio Blat foi outro que se destacou, assim como Leandra Leal, que interpretou sua melhor cena na novela, quando Cristina entra em desespero ao ver o comendador ser atingido com uma bala pelas costas. Ela ainda impede que Zé Pedro cometa suicídio, praticamente obrigando o rapaz a conviver com a culpa do assassinado do pai pro resto da vida. E, ironicamente, o homem de preto, que alegava ser imortal, morreu mesmo. Outra sequência merecedora de aplausos foi o velório do José Alfredo, com a família toda abraçada, deixando as desavenças de lado. Destaque especial para a maravilhosa Lília Cabral, que também emocionou quando Maria Marta (ao lado de Maria Isis, Maria Clara e Cristina) jogou as cinzas do imperador no Monte Roraima. A trama encerrou com a tradicional foto da família Medeiros, desta vez tendo João Lucas como o novo comendador e Du ocupando o trono da nova imperatriz. A famigerada cena secreta era Zé (ou melhor, seu espírito) aparecendo em uma janela, observando todos. Portanto, tudo o que havia sido divulgado com duas semanas de antecedência foi confirmado e não houve surpresa. O autor perdeu uma ótima oportunidade de trazer a Cora de Drica Moraes de volta, colocando a vilã como Fabrício Melgaço. Haveria bem menos furos no roteiro, sem dúvida.


Aguinaldo Silva teve todos os motivos para comemorar o êxito de "Império" em 2014/2015, inclusive a ótima direção de Rogério Gomes. A produção ainda levou um Emmy Internacional. Porém, a novela apresentou muitas falhas e se não fosse seu núcleo central dificilmente despertaria interesse. Entre altos e baixos, pode-se constatar que a produção conseguiu ser bem melhor que a fracassada "Em Família", mas ficou longe de ser considerada uma grande novela. O comendador José Alfredo entrou para a galeria dos grandes personagens da teledramaturgia e Alexandre Nero merece todos os aplausos, entretanto, a história que o cercou, no saldo geral, foi no máximo mediana. A reprise só confirmou o fato. 


25 comentários:

Vinicius disse...

Regular e pouco foi ruim mesmo

Fatyma Silva disse...


Na minha humilde opinião, realmente o "Comendador" foi o melhor personagem.

Sérgio, tenha uma boa noite.

Beijos.

chica disse...

Só valeu o Comendador,rs...abração, lindo fds! chica

Teresa Isabel Silva disse...

Excelente publicação!
Aproveito para desejar um bom fim de semana!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

danilo andrade disse...

essa novela foi provada que foi um erro reprisa-la, preferia uma re-reprise de caminho das índias, só valeu pelo comendador e pronto, o resto foi lixo.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Já republiquei no meu blog o balanço final com os pontos positivos e negativos da novela Império. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Já foi tarde.

Ane disse...

Não vi a novela toda,
mas lembro bem do comendador,
tem personagens que marcam.


😁

Maria Rodrigues disse...

Excelente análise.
Bom fim de semana
Abraços

Isa Sá disse...

Nunca vi. Bom domingo!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Rainbow Evening disse...

well written review

# Have a wonderful weekend

Lulu on the sky disse...

A novela em si era chata, só segurava o carisma do Comendador e mesmo assim ele era politicamente incorreto de viver com a esposa e ainda trazer a amante dentro de casa.
Eu gostava mais das novelas regionais do Aguinaldo como Tieta, Pedra sobre Pedra, Fera Ferida, A Indomada. Depois desandou a mão.

Big Beijos,
Lulu on the sky

Jovem Jornalista disse...

Resenha impecável! Novela memorável!

Boa semana!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Te entendo, anoni mo.

Sérgio Santos disse...

Foi mesmo, Fatyma. Bjs

Sérgio Santos disse...

Bjs,. Chica.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Caminho das Indias tambem era bem ruim, Danilo.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tem sim, Ane.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Maria.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb,Isa.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Lulu...

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Emerson.